Вы находитесь на странице: 1из 26

Cincias polticas

Fascismo A histria poltica e cultural da Europa na transio do sculo XIX para o sculo XX caracteriza-se pela acelerao da modernidade. marcada pelo desenvolvimento e expanso de um capitalismo imperialista dos Estados, da indstria e da tcnica, atravs de uma massificao da sociedade e do fantasma do operariado que acaba sustentadas pelas ideologias do imperialismo e do nacionalismo, em duas guerras mundiais.

Cincias polticas
No contexto especfico da Itlia, vislumbra-se neste perodo a tentativa de uma afirmao italiana no jogo das naes, impulsionada pelo crescimento industrial do norte italiano.
A sociedade italiana, marcada por fortes diferenas culturais e sociais, une-se socialmente no esforo da 1 Guerra Mundial, mas, logo aps, entra em crise pelas dificuldades econmicas decorrentes do conflito.

Cincias polticas
Surgem, ento, em 1919, o maior controle do Estado nacional sobre os paese (provncias), o operariado organizado para a luta poltica e a revolta dos catlicos a favor do Papado.
Revoltas e greves operrias estremecem a frgil monarquia italiana, que assiste a ascenso do movimento poltico liderado por Benito Mussolini.

Cincias polticas
Mussolini se baseia: Numa coaliso de foras sociais; Nas premissas das transformaes oriundas do progresso tcnico; O descontentamento dos combatentes da 1 guerra; As ideias revolucionrias socialistas e a necessidade de expanso imperialista da burguesia industrial. ficando a monarquia a deriva da marcha sobre Roma no dia 28 de outubro de 1922, quando o partido fascista se aloja no poder.

Cincias polticas
A palavra "fascismo" deriva de fascio nome de grupos polticos ou de militncia que surgiram na Itlia entre fins do sculo XIX e comeo do sculo XX; Tambm de fasces, que nos tempos do Imprio Romano era um smbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo.

Cincias polticas
O feixe de varas, simbolizando unio e fora, vem do latim fesce, um feixe de varas que, junto com uma machadinha, era levado pelo litor, uma espcie de oficial de justia que, na Roma Antiga, seguia os magistrados para executar as decises da justia, com poderes para coagir, incluindo a aplicao de castigos fsicos

Cincias polticas
Principais caractersticas: Totalitarismo; (liderana carismtica) Corporativismo; Nacionalismo; Militarismo; Expansionismo e o companheirismo entre os fascistas.

Cincias polticas
Ideias fundamentais: 1 - Concepo filosfica - "para se conhecer os homens preciso conhecer o homem; e para conhecer o homem preciso conhecer a realidade e as suas leis; 2. Concepo espiritual - , "uma lei moral liga os indivduos e as geraes numa tradio e numa misso; 3. Concepo positiva da vida como luta - O que se aplica ao indivduo, aplica-se nao;

Cincias polticas
4. Concepo tica - , Vida sria, austera, religiosa"; 5. Concepo religiosa O homem visto numa relao imanente com uma lei superior, e o eleva a membro de uma sociedade espiritual; 6. Concepo histrica e realista O homem visto como um ser na histria, em continuo processo de evoluo; 7. O indivduo e a liberdade Estado antes do indivduo;

8. Concepo do Estado corporativo - . "No h indivduos fora do Estado;

Cincias polticas
9. Democracia democracia organizada, centralizada, autoritria", exercida atravs do partido nico; 10. Concepo do Estado a nao no cria o Estado, o Estado que cria a nao. o Estado que d ao povo unidade moral, uma vontade, e portanto uma efetiva existncia; 11. Realidade dinmica OEstado deve ser o educador e o promotor da vida espiritual.

Cincias polticas
Estabelece-se o Fascismo na Itlia como um movimento poltico totalitrio e totalizante, caracterizado por ser uma sada do capital nacional ao crescimento das reivindicaes comunistas, pela prtica econmica coorporativa, por uma afirmao de uma identidade nacional italiana e pela expanso colonial.

Este movimento apresenta duas tendncias ideolgicas: Revolucionria, que possui traos da cultura e das estticas do sculo XIX (de D`Annunzio ao futurismo) e fundamenta-se sobre os mitos do progresso e do desenvolvimento pela indstria e pela tcnica.

Cincias polticas

Conservadora, que objetiva ser uma sada liberal autoritria para o restabelecimento da ordem social fraturada e contenso das classes populares.

Cincias polticas
Nazismo Said Maluf assegura que, assim como o fascismo italiano, surgiu o nazismo na Alemanha com o duplo objetivo de combater o liberalismo democrtico decadente e de reagir contra a infiltrao comunista.

Cincias polticas
Duas outras finalidades integravam o programa de ao do Partido Nacional Socialista: 1 - desvencilhar a Alemanha das clusulas asfixiantes do Tratado de Versalhes (1 guerra mundial) e; 2 - impor a supremacia da raa ariana. Desenvolveu-se o nazismo sombra das instituies democrticas, sob a gide da Constituio de Weimar, ascendendo ao poder atravs das eleies de maio de 1933.

Cincias polticas
A repblica alem de Weimar era excessivamente liberal, o que propiciou o rpido desenvolvimento de um partido declaradamente subversivo, totalitarista e revestido de carter militar. A corrente nazista exaltava as tradies e reunia os expoentes do antigo militarismo prussiano." MALUF, Sahid. Teoria Geral do Estado. So Paulo: Saraiva, 2009, p. 153.

Cincias polticas
Conhecido.oficialmente.na Alemanha como nacional-socialismo, o nazismo formulado por Adolf Hitler, e adotada pelo governo da Alemanha de 1933 a 1945, ficou conhecido como Alemanha Nazista ou Terceiro Reich.
( Imprio Romano-Germnico/ Guilherme II - Constituio de Weimar)

Cincias polticas
O nazismo no era um movimento monoltico, mas sim uma combinao de vrias ideologias e filosofias centradas principalmente no nacionalismo, no anticomunismo e no tradicionalismo. Na dcada de 1920 os nazistas se levantam como novo bastio contra os socialistas e se utilizam do discurso anticomunista para conseguir doaes dos banqueiros e industriais alemes para suas campanhas eleitorais.

Cincias polticas
O Partido Nazista tinha dois grandes desafios poltico-ideolgicos: Explicar a derrota de um povo teoricamente superior e; Ao mesmo tempo encontrar um culpado que no fossem os banqueiros alemes que agora financiavam as campanhas eleitorais do partido Nazista para a derrota na 1 guerra.

Cincias polticas
A soluo logo foi encontrada por Hitler: Alemanha havia sido derrotada por uma grande conspirao internacional de judeus de diferentes pases ( Inglaterra, Frana e Rssia);

Cincias polticas
A maior parte dos judeus que tinha condies econmicas suficientes, deixou a Alemanha quando Hitler tomou o poder em 1933-1934, logo so iniciadas as primeiras perseguies generalizadas e uma limpeza tnica de Judeus, ciganos e homossexuais.

Cincias polticas
Hitler dizia que o termo "socialista" era uma palavra de origem alem, correspondente a um modelo ideal de terras semicoletivas, semiprivadas que existia entre os antigos povos germnicos do 1 Reich, e afirmava que Karl Marx, um judeu, havia "roubado" esta palavra para sua teoria subversiva, o comunismo. Por que teremos a necessidade de socializar os bancos e as usinas? Ns socializamos os homens! Adolf Hitler.

Cincias polticas
Socialismo, Comunismo e Anarquismo. De todas as escolas socialistas, a mais indefinida e multiforme a do socialismo do Estado (ou socialismo integral), que no se distingue do socialismo de ctedra, autntico coletivismo, em que o Estado perde as suas caractersticas prprias para transformar-se em instrumento de opresso a servio de uma ditadura classista.

Cincias polticas
Para esta escola, o Estado proprietrio nico, inclusive dos meios de trabalho, dirigindo verticalmente a produo e a distribuio.
No campo social, o Estado absorve todas as atividades, levando a sua concepo materialista ao ponto de impedir as tendncias naturais de religiosidade, sob pretexto de que as manifestaes espiritualistas, sejam quais forem, colidem fundamentalmente com a filosofia bsica do Estado.

Cincias polticas
O socialismo de Estado se impe atravs de um governo ditatorial, que tem a seu cargo consolidar a ordem revolucionria e suprimir todas as resistncias, particularmente das foras capitalistas particulares e da burguesia. a sua primeira fase.

Cincias polticas
Na segunda, realizam-se os planejamentos, por meio dos planos quinquenais, caractersticos do stalinismo, pelos quais se chegaria ao estgio superior de evoluo da ordem comunista.

Neste ponto, extinguir-se-ia o Estado como governo de pessoas, para dar lugar a um simples sistema de administrao do patrimnio comum.

Cincias polticas
Resumindo, o socialismo de Estado seria o meio pelo qual se atingiria o fim ideal, que o comunismo, sonho e miragem dos utopistas." MALUF, Sahid. Teoria Geral do Estado. So Paulo: Saraiva, 2009, p. 357.

Вам также может понравиться