Вы находитесь на странице: 1из 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE EDUCAO FSICA E FISIOTERAPIA Metodologia do Ensino do Futsal Pro.

Geraldo Maciel

PRINCPIOS METODOLGICOS DO ENSINO DO FUTSAL

H GRANDES DISTINES ENTRE MTODOS DE ENSINO ENTRE AS MODALIDADES DESPORTIVAS?


H muito pouca diferena entre as modalidades coletivas; 2. Alguma proximidade entre as modalidades individuais, que por si, diferem das coletivas; 3. Em suma, h paralelismo em umas modalidades e convergncia em outras; 4. Mas, sempre h um mtodo mais adequado para cada caso, seja pelo aspecto biolgico, social, fisiolgico, cultural, faixa etria, finalidades etc. Selecione o seu de acordo com as necessidades.
1.

AFINAL...?

PRINCPIOS, CORRENTES OU CONCEPES METODOLGICAS? Tout la mme choise.= Tudo a mesma coisa. As diferenas esto nas diversidades de nomenclaturas, conceitos e classificaes atribudas aos mtodos pelos tericos remotos e recentes, para o ensinoaprendizagem ou do treino do futsal.

Dentro das teorias epistemolgicas da Educao Fsica e Desportos, a Teoria do Direito Prtica Fsica/Desportiva, de Manoel Tubino, a vigorante, nas ltimas dcadas, e os estudos e propostas didtico-pedaggicas se acentuaram em busca de metodologias cientficas.

Os inmeros mtodos muitas vezes so desdobramentos de mtodos mais, diramos complexos ou amplos, e todos se encaixam nas duas CORRENTES, OU CONCEPES, OU PRINCPIOS METODOLGICOS as quais declinamos a seguir.

PRINCPIOS METODOLGICOS CLSSICOS


1. Mtodo Analtico-sinttico; Esto enquadrados os Mtodos Parcial, Analtico, Exerccios por partes e Atividades Centradas na Tcnica entre outras denominaes; (DIETRICH, DURRWACHER E SHALLER) 1984.

1994). Seria o Aprender para Jogar. tcnico; * ttica.

professor parte dos fundamentos como parte isolada, e somente aps o domnio de cada um dos fundamentos o jogo propriamente dito desenvolvido. (REIS,

Corresponde aquele em que o

Prope

desenvolvimento

Comprometem

inteligncia

2. Mtodo Global-funcional. (Se refere ao princpio global-funcional) Criam-se {...} cursos de jogos, que partem

DURRWACHER E SHALLER) 1984. Seria o joga para aprender.

da simplificao de jogos esportivos de acordo com a idade, e atravs de um aumento de dificuldades na formao de jogos at o jogo final. (DIETRICH,

usa todos os tipos de jogos, de forma gradativa, desde um grau fcil, ou seja, habilidade, desempenho e conhecimento fraco, at o alto grau de dificuldade dos alunos, de acordo com realidade, como a forma central do aprendizado do jogo dito inteligente, dos problemas e s solues buscadas durante o jogo.

Corresponde aquele em que o professor

A srie de jogos (Jogos Recreativos, Jogos Reduzidos, jogos pr-desportivos, grandes jogos...) representa a medida metodolgica principal. * Tem se mostrado mais consistente quando comparado ao analtico, pois atende o desejo de jogar dos alunos, portanto ganham em motivao e o processo ensino aprendizagem facilitado. (GRECO, 2001).

O MTODO DO JOGO REDUZIDO,

proposto por Geraldo Maciel.

O Mtodo do Jogo Reduzido proposto baseado na sua prxis e na utilizao dos jogos com diferentes finalidades e objetivos. No tem base ou sustentao cientfica ou experimental com registros e objetivos de comprovao. Mas as vantagens enumeradas a partir do conceito e definio, e do ritual proposto, de forte atrativo, grande motivao e excelentes resultados.

Ele recebe e prope objetivos dos jogos :


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Cooperativos; Condicionados; Construtivos; Recreativos; Grandes, mdios e pequenos; Tticos; Criativos; Tcnico-tticos; Formal, etc.

LPEZ define 3 objetivos principais do mtodo:


1.Constante tomada de deciso dos alunos, desenvolvendo assim sua inteligncia ttica, permitindo solucionar problemas que ocorrem durante a partidia; 2. Facilitar a compreenso por parte do jogador, da verdadeira estrutura do jogo com fases defensivas e ofensivas que requerem do jogador posturas diferenciadas; 3.Permite, tambm, que os alunos enfrentem com mais segurana a competio, j que enfrentam a mesma situao em treinamento.

O Mtodo do Jogo Reduzido (texto, justificativa, orientaes, modelos de plano e passo-a-passo do professor, aula em PP) est inserido na CORRENTE, PRINCPIO OU CONCEPO DO Mtodo Global-funcional. ( Que se refere ao princpio global-funcional).

REFERENCIAL BIBLIOGRFICO.

FONSECA, G.M. Futsal: metodologia do ensino. Caxias do Sul.: EDUCS. 1997. GREGO, P.J. Iniciao desportiva universal 2: metodologia da iniciao esportiva na escola e no clube. Belo Horizonte: ed. UFMG, 1998. LPEZ, J.L. Ftbol: 1380 juegos globales para el entrenamiento de la Tcnica. Sevilla: Wanceulen, 1=2002. MACIEL, G. Antunes. Apostilas e aulas em Power Point dos Cursos de Futebol e Futsal, desde 1992. FEFF.UFAM. REIS, Heloisa Helena Baldy dos. O ensino dos jogos esportivados na escola. 1994. Dissertao (Mestrado em Educao Fsica).UFSM, Santa Maria. SANTANA, W.C. Heresia. 2004. Seo Editorial. Disponvel em http://www.pedagogia do futsal.com.br.editorial_006.php Acesso em 04 jul. 2004 VOSER, R.C, GIUSTI, J.G. O futsal e a escola: uma perspectiva pedaggica. Porto Alegre: Armed, 2002.

Вам также может понравиться