Вы находитесь на странице: 1из 30

MAGNETISMO & ELETROMAGNETISMO

O QUE O MAGNETISMO a expresso de uma forma de energia, normalmente associada foras de atrao e repulso entre alguns tipos particulares de materiais chamados ms, especialmente metais e ligas cermicas.

ORIGEM DO MAGNETISMO Os ms naturais encontrados na natureza, chamados de Magnetitas, so compostos por xido de Ferro (Fe3O4). Os ms artificiais so materiais geralmente compostos de metais e ligas cermicas aos quais se transmitem as propriedades magnticas e estes podem ser temporrios ou permanentes.

Teoria dos Domnios Magnticos Nos materiais com melhores caractersticas magnticas e de estrutura cristalina, alm de alguns tomos apresentarem resultante magntica, eles se concentram em regies de mesma direo magntica. Isto chamado de Acoplamento de Troca.

Estas regies so conhecidas como domnios magnticos.

Domnios desalinhados

Domnios alinhados por um campo externo

Campo Magntico Regio ao redor de um im, na qual ocorre um efeito magntico. Esse efeito percebido pela ao de uma Fora Magntica de atrao ou de repulso

Os ms apresentam dois plos magnticos. N (norte) e S (sul). Estes plos so indivisveis, isto , s existem aos pares.Observa-se entre eles, quando dois ms so confrontados, foras de atrao ou repulso. Embora as linhas de fora magntica sejam imaginrias, uma verso simplificada de muitos fenmenos magnticos pode ser explicada supondo que as linhas magnticas tenham certas propriedades reais.

Caractersticas das linhas de fora magntica: 1. So sempre linhas fechadas: saem e voltam a um mesmo ponto 2. As linhas magnticas nunca se cruzam; 3. Fora do m, as linhas saem do plo norte e se dirigem para o plo sul e dentro do m, as linhas so orientadas do plo sul para o plo norte;

4.Saem e entram na direo perpendicular s superfcies dos plos;


5. Linhas de fora magntica existem atravs de todos os materiais na presena de campo, quer magnticos ou no-magnticos.

Campo magntico de um m

Campo magntico da Terra

Campo magntico do Sol

A Terra funciona como um imenso m sendo, entretanto, fraco. O "Sul (S)" magntico deste m est prximo do polo norte e o "Norte (N)" magntico prximo do polo sul. Por isto, o norte do m da bssola apontar para o "Sul magntico" da Terra.

Campo magntico da Terra

Os efeitos do magnetismo so amplamente usados em nosso dia-a-dia. Vejamos alguns exemplos:

O conjunto de todas as linhas de campo que saem do plo norte e entram no plo sul de um im denominado de Fluxo Magntico -

A unidade do fluxo magntico no SI o Weber (Wb). 1weber=1x108 linhas do campo magntico. A densidade de fluxo magntico o fluxo magntico por unidade de rea de uma seco perpendicular ao sentido do fluxo. A equao para a densidade de fluxo magntico :
B- Wb/m2 - TESLA(T)

CLASSIFICAO DAS SUBSTANCIAS QUANTO AO COMPORTAMENTO MAGNTICO


FERROMAGNTICOS

Exemplos: ferro, aos especiais, cobalto, nquel, e algumas ligas

PARAMAGNTICAS

Exemplos: alumnio, mangans, estanho, cromo, platina, paldio, oxignio lquido, etc.

DIAMAGNTICAS

Exemplos: cobre, gua, mercrio, ouro, prata, zinco, etc.

PERMEABILIDADE MAGNTICA - Habilidade do material concentrar linhas do fluxo magntico. Aqueles materiais que podem ser facilmente magnetizados so considerados de alta permeabilidade.
O vcuo apresenta a permeabilidade magntica, 0 . Todos os outros materiais tem suas permeabilidades magnticas relatadas ao vcuo.

Permeabilidade Relativa a razo entre a permeabilidade do material () pela permeabilidade do vcuo (0). O smbolo para a permeabilidade relativa o R.

onde, - permeabilidade absoluta do material

RELUTNCIA MAGNTICA -
Oposio que um meio oferece ao estabelecimento e concentrao das
linhas de campo magntico

l .A

= relutncia, Ae/Wb l = comprimento da bobina, m = permeabilidade do material magntico A = rea da seco reta da bobina, m2

O QUE CRIA O CAMPO MAGNTICO?

Um campo magntico pode ser criado atravs do movimento de cargas, tal como o fluxo de corrente no fio, pode tambm ser criado pelo momento de giro do dipolo magntico, e pelo momento da rbita do dipolo magntico de um eltron dentro de um tomo.

Campo magntico rotacional ao redor do fio

Fio enrolado aumenta o campo magntico

ELETROMAGNETISMO Em 1819, o cientista dinamarqus Oersted descobriu uma relao entre o magnetismo e a corrente eltrica. Ele observou que uma corrente eltrica ao atravessar um condutor produzia um campo magntico em torno de um condutor.

A intensidade do campo magntico em torno do condutor que conduz uma corrente depende dessa corrente. Uma corrente alta produzir inmeras linhas de fora que se distribuem at regies bem distantes do fio, enquanto uma corrente baixa produzir umas poucas linhas prximas do fio.

Quando muitas espiras de fio formam um indutor, as linhas de fora de todas as espiras se combinam segundo um mesmo padro, que se parece com um campo magntico que envolve uma barra magntica, formando um eletroim ou solenide.

QUAL A RELAO ENTRE FLUXO DE CORRENTE E CAMPO MAGNTICO?

A Regra da Mo Direita uma forma conveniente de se determinar a relao entre o fluxo da corrente num condutor (fio) e o sentido das linhas de fora do campo magntico em volta do condutor.

Se voc tem um fio enrolado, a curva simples dos dedos de sua mo direita ao redor do enrolamento segundo o fluxo de corrente, dar o sentido do campo magntico. Dessa forma, o dedo polegar apontar para o plo norte magntico do qual o fio enrolado criou.

Fora Eletromagntica Cargas eltricas em movimento (corrente eltrica) criam um campo eletromagntico. Terceira lei de Newton = Um campo magntico de um m exerce uma fora em um condutor conduzindo corrente. Estando as cargas eltricas em movimento e inseridas em um campo magntico, h uma interao entre esse campo e o campo originado pelas cargas em movimento que se manifestam por foras que agem na carga eltrica. = foras eletromagnticas. Desta forma: Um condutor percorrido por corrente eltrica, dentro de um campo magntico sofre a ao de uma fora eletromagntica.

Exemplo: Condutor retilneo colocado entre os plos de um m em forma de ferradura

Campo for perpendicular corrente = fora exercida sobre o condutor MXIMA Campo e a corrente tiverem a mesma direo= fora sobre o condutor NULA

F B. I . l sen

Regra de Fleming: Usada para determinar a relao entre os sentidos da Fora Magntica, do Campo Magntico e da Corrente Eltrica, cujas direes so ortogonais (perpendiculares entre si). Ao Motriz Regra da Mo Esquerda: quando resulta uma fora Ao Geradora Regra da Mo Direita: quando resulta uma corrente gerada

INDUO ELETROMAGNTICA

Uma corrente pode ser induzida em um condutor se esse movimentado atravs de um fluxo magntico.
A corrente pode ser induzida em um fio atravs de trs mtodos:

1. O fio pode ser movido atravs de um campo magntico estacionrio (o princpio se aplica a um gerador dc).
2. O fio pode estar estacionrio e o campo magntico pode se movimentar, assim o campo est carregando o fio (o princpio se aplica a um gerador ac). 3. O fio e o eletrom podem ambos estar estacionrios e a corrente alternando em ligada e desligada causa a pulsao do campo magntico. Assim o campo magntico movimenta-se de um modo ou outro atravs do fio (o princpio aplicado em uma bobina de ignio).

LEI DE FARADAY DA TENSO INDUZIDA O valor da tenso induzida (fora eletromotriz) depende do nmero de espiras da bobina e da velocidade com que o condutor intercepta as linhas de fora ou o fluxo. Tanto o condutor quanto o fluxo podem se deslocar. A equao para se calcular o valor da tenso induzida

vinduzida
onde,

d B N. dt

vinduzida = tenso induzida, V N = nmero de espiras da bobina dB/dt = velocidade com que o fluxo intercepta o condutor, Wb/s

LEI DE LENZ

A tenso induzida tem polaridade tal que se ope variao de fluxo que produz a induo. Quando surge uma corrente produzida por uma tenso induzida, esta corrente cria um campo magntico em torno do condutor de tal modo que esse campo magntico, do condutor, interage com o campo magntico externo, produzindo a tenso induzida que se ope variao do campo magntico externo.

Assim, num indutor qualquer (como uma bobina, um solenide ou um toride), uma fem autoinduzida aparece sempre que a corrente varia com o tempo.

Pode-se encontrar o sentido da fem auto-induzida atravs da Lei de Lenz. O sinal menos na equao significa exatamente que como a lei afirma a fem auto-induzida se ope variao que a produziu.

CURVA DE HISTERESE

Correntes de Foucault Correntes parasitas So correntes que circulam em ncleos metlicos sujeitos a um campo magntico varivel. Para reduzir o efeito das correntes parasitas, deve-se laminar o ncleo na direo do campo,isolando-se as chapas entre si. Isso impede que as correntes se somem e as perdas por efeito Joule sero menores.

Вам также может понравиться