Вы находитесь на странице: 1из 25

ANTROPOLOGIA JURDICA:

* ANTROPOLOGIA O QUE ?

* ANTROPOLOGIA DO DIREITO O QUE ?


* PRINCIPAIS ESCOLAS ANTROPOLOGICAS; * O HOMEM E O CAMINHO DA DOMINAO.

Antropologia o estudo do homem, ontem, hoje e no futuro. Antropo (Homem) e logo (estudo; cincia).

As principais reas de conhecimento antropolgico so: 1 Antropologia fsica ou Paleontologia; II - Antropologia cultural ou Etnologia; III - Antropologia de vestgios ou Arqueologia; IV - Antropologia do Direito ou legal.

Alteridade (identificao suigenere cultura diferente e nica - colonizao).

1. 2. 3.

Explor-los viso pragmtica; Entende-los para entender a sociedade do pesquisador viso cientifica; Proteg-los, sabendo do inevitvel contato e absoro por civilizaes mais predadoras (a nossa, por exemplo) viso romntica.

ANTROPLOGOS CIENTFICOS IMPORTANTES

Antroplogo Lewis Henry Morgan

Ano/origem Obra/Estudo Escola (1818-1881) A sociedade primitiva (1877)/ Escola: Evolucionismo americano, povos do norte dos EUA, os iroqueses.
(18841942)polons A vida sexual dos selvagens/ Funcionalismo Biologico. aborgenes da Melansia parte oriental da Nova-Guin, Pacifico, Ilhas Trobriand.

Bronislaw Malinowsky

Radcliffe-Brown

(1882-1955)/ ingls

Claude Lvi-Strauss

(1908belga

Estrutura e funo nas Funcionalismo Sociolgico sociedades primitivas/ aborgines da Austrlia, do Pacifico e da frica 2009)/ As estruturas elementares do Estruturalismo parentesco/ comparativo de povos da sia, Oceania e frica A produo dos grandes Estruturalismo Marxista homens: poder e dominao masculina entra os baruya da Nova-Guin povo baruya na Nova-Guin O povo brasileiro A formao Ps-estruturalismo e o sentido do Brasil/ ndios culturalismo sociolgico brasileiros Kaapo e outros. A casa e a rua/ povo brasileiro Relativismo Antropolgico

Maurice Goelier

1934/francs

Darcy Ribeiro

1922-1997/ brasileiro

Roberto DaMatta

1936/ brasileiro

Captulo 2
Antropologia do Direito O que ?

o estudo da Ordem social, das Regras e das Sanes em sociedade simples: direito primitivo, no especializado, no diferenciado, no estatizado.

Antropologia Jurdica
a observao participante e a comparao entre as modernas instituies do direito do Estado moderno. Para compreendermos melhor as definies de Antropologia devemos distinguir regras primrias e secundrias. Primrias so as regras que estabelecem os comportamentos desejveis aos indivduos. Secundrias so as regras que partem de primrias, mas vo servir para aplicao de sanes aqueles que no obedecem s regras primrias.

A grande concluso da Antropologia do Direito que no existe universalidade jurdica nas sociedades humanas e tampouco existem leis inteis ou nocivas nas sociedades primrias. As leis que regulam a vida das sociedades primrias so poucas, passadas de gerao em gerao pela oralidade e pelos costumes.

Captulo 3 Principais Escolas Antropolgicas


A Escola Evolucionista (Lewis Henry Morgan 1818 1881) americano

A Escola Funcionalista

Compara a cultura a um organismo. As unidades de uma cultura apresentam uma funo dentro do contexto cultural. nfase funcionalidade. Representante dessa escola (Bronislaw Malinowsky - 1884-1942) polons.

A Escola Estruturalista

Apresenta as mesmas caractersticas da escola funcionalista, porm, considerada uma verso melhorada, visto que alarga seu campo de abrangncia para a mente humana, a subjetividade. Representante dessa escola: (Claude Lvi.Strauss 1908 2009).

Escola Estruturalista Marxista Maurice Godelier (1934-) francs.


A forma acabada que revestem as relaes econmicas, tal como se manifesta superfcie, na sua existncia concreta, portanto tal como se representam tambm os agentes destas relaes e aqueles que as encarnam quando tentam compreend-las, muito diferente da sua estrutura interna essencial mas oculta e do conceito que lhe corresponde.

Captulo 4
O Homem e o Caminho da Dominao
A construo do homem pode ser resumida em trabalho. O trabalho para o homem seu inferno e seu paraso. Mesmo nas teorias criacionistas a criao divina -, o trabalho aparece como fundamento de sua ontologia a construo de seu ser. Pelo trabalho os homindeos, ancestrais dos humanos, se transformaram ao longo de milhes de anos e puderam produzir a humanidade tal como a conhecemos em nossos dias teoria evolucionista.

O Homo Sapiens
A liberao das mos a primeira tarefa humana, livres, as mos desenvolveram-se para proporcionar firmeza e habilidade para outras coisas alem de locomoo. Para isso os nossos ancestrais mais animalescos precisaram desenvolver a habilidade de se equilibrarem apenas nos dois membros inferiores, as pernas. Assim, na medida em que essa aptido para andarem de forma ereta se desenvolveu, mais e mais as mos puderam especializar-se em outros trabalhos, como a manipulao planejada na medida em que esses objetos pudessem ser teis para atividades posteriores. Esse esforo e essa transformao fisiolgica e fisionmica exigiram um esforo no desenvolvimento cerebral.

MOS LIVRES

APENAS NAS PERNAS

FORMA

A segunda tarefa humana a produo da linguagem a linguagem exige, para o homem, de um lado, um aparelho vocal apropriado, de outro lado, a produo abstrata de smbolos. O homem no o nico animal que se comunica com os de sua espcie. Mas o nico que o faz atravs de um conjunto de signos elaborados abstratamente na nsia de traduzir o meio que o rodeia, a natureza e a relao com seus semelhantes. E o nico que sente a necessidade de registrar as experincias de sua vida- a sua cultura.

Em todas essas situaes, e para que elas sejam possveis, necessrio trabalho e desenvolvimento cerebral. A cultura , como se viu, um conjunto de valores significativos introduzidos na coletividade a partir da necessidade humana de interpretar a sua relao com a natureza e com os outros homens.
Como consequncia desse esforo, da necessidade de sobrevivncia, da necessidade da sobrevivncia pelo trabalho, e, ao mesmo tempo como impulsionador desse crescimento, o crebro humano desenvolve-se e provoca alteraes fisionmicas nos humanos. Mas que para o crebro se desenvolva e possibilite a manifestao de todas essas capacidades, necessrio que seja nutrido, alimentado com certos nutrientes em quantidades e valores nutricionais adequados. Para a ecloso da humanidade, milhes de anos atrs, a par ou no da escassez de gros, vegetais e frutos coletados, o desenvolvimento dos homindeos foi atravs da dieta carnvora.

A introduo da carne na dieta humana no de surpreender, a no ser pelo fato de poder at mesmo chegar ao canibalismo. Na verdade, quando o europeu chegou a territrios desconhecidos, nos sculos XVI, XVII e XVIII, encontrou prticas de canibalismo nas sociedades primarias das Amricas, da frica e da Oceania (oceanos ndicos e Pacfico).

Diane desse horror selvagem, as potencias imperialistas da poca, atravs de estudos pouco participativos e incursivos nessas sociedades, aprofundaram a ideia de que as praticas de canibalismo estavam ligadas a uma ideia de incorporao mstica do esprito guerreiro do inimigo e que essa fora lhes seria acrescida se comessem esse inimigo derrotado. Portanto, o desenvolvimento do crebro humano e a possibilidade de desenvolver um a cultura como Homo eretus a terceira tarefa.

Naturezas, proibio de incesto e reciprocidade.


A dominao da natureza est relacionada com o trabalho humano, que comea pela elaborao de instrumentos. Esta a quarta tarefa do desenvolvimento humano. Os primeiros instrumentos fabricados pelos homens esto ligados caa e pesca. A partir da no parou mais de fabricar. A relao dialtica do homem com a natureza impelhe incessantemente a elaborao de novos instrumentos e formas de trabalho.

Pensamento, existncia e dominao


O pensamento, o questionamento da existncia, comea quando em algum momento os homens esqueceram do trabalho como fundador da sua humanizao e passaram a conceber e interpretar o mundo a partir da razo (idealismo).

Вам также может понравиться