Вы находитесь на странице: 1из 102

MEDICINA INSTITUCIONAL DOCTOR CARLOS CARRASCO

ENFERMEDAD OCUPACIONAL
INTEGRANTES:
ANDRESSON SOARES ELDER CLAUDIO ELIDOMAR LEITE JESSICA SALES KATIANE SEGURA SIMONI DIAS

ENFERMEDADES
OCUPACIONALES PULMONARES ALERGICAS

DOENAS OCUPACIONAIS
INTRODUO No sculo XVI, j se descreviam as primeiras relaes entre trabalho e doena, mas apenas em 1.700, no sculo III, foi que se chamou ateno para as doenas profissionais, quando o italiano Bernardino Ramazzi publicou o livro De Morbis Artificum Diatriba ("As Doenas dos Trabalhadores").

Nesta obra, ele descreve, com extraordinria preciso para a poca uma serie de doenas relacionadas com mais de 50 profisses diferentes. Diante disso, Ramazzi foi cognominado o "Pai Medicina do Trabalho", e as perguntas clssicas que o mdico faz ao paciente na anammese clinica foi acrescentada mais uma: "Qual a sua ocupao?".

O advento da Revoluo Industrial ocasionou o surgimento das fabricas, as quais passaram a empregar grande parte populao, multiplicando as ocupaes e trazendo, como conseqncia, uma serie de problemas de sade. Com isso, surge tambm a necessidade de o mdico entrar nas fabricas e dedicar ateno ao trabalhador e as condies de trabalho.

Doena ocupacional designao de vrias doenas que causam alteraes na sade do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho.

Uma doena ocupacional normalmente adquirida quando um trabalhador exposto acima do limite permitido por lei a agentes qumicos, fsicos, biolgicos ou radioativos, sem proteo compatvel com o risco envolvido. EPC / EPI

DOENAS RESPIRATRIAS RELACIONADAS AO TRABALHO

APARELHO RESPIRATRIO
VIAS RESPIRATRIAS SUPERIORES VIAS RESPIRATRIAS INFERIORES PULMES PLEURA

APARELHO RESPIRATRIO DOENAS OCUPACIONAIS


AGUDAS

CRNICAS

DOENAS OCUPACIONAIS AGUDAS


VRS/VRI Irritao Infeco Alergia Pneumonias qumicas e microbianas Derrame pleural

DOENAS OCUPACIONAIS CRNICAS


VRS Ulcera de septo nasal; Adenocarcinoma das cavidades paranasais. VRI Asma ocupacional DPOC (A doena pulmonar obstrutiva crnica uma doena crnica dos pulmes que diminui a capacidade para a respirao). Pneumoconioses (so doenas que provocam uma fibrose ou endurecimento do tecido pulmonar em razo do acmulo de poeira txica nos pulmes). Mesotelioma ( um tipo de cncer que se desenvolve nas clulas do tecido mesotelial. A maioria dos casos tem origem na pleura.

ASMA OCUPACIONAL
a obstruo varivel das vias areas inferiores induzidas por agentes inalveis, na forma de gases, vapores ou fumos, presentes em ambiente de trabalho.
Apresenta causas imunolgicas ( produtos de origem animal e vegetal) e no imunolgicas ( substncias irritantes).

ASMA AGRAVADA POR FATOR OCUPACIONAL X ASMA OCUPACIONAL

Diagnstico
Histria clinica compatvel; Presena de agente conhecidamente causador de AO em ambiente de trabalho;

Bissinose
A bissinose pode ser caracterizada como uma doena com efeitos pulmonares agudos e crnicos causado pela inalao de fibras vegetais (algodo, linho, cnhamo, juta, sisal).

Manifesta-se...
Pela sensao de aperto no trax e dificuldade para respirar que geralmente, ocorre nos primeiros turnos do trabalho, aps o final de semana, volta as frias, ou no retorno de afastamentos. Estes sintomas tem retorno gradual aps algumas horas de exposio e podem revelar distrbios respiratrios do tipo obstrutivo, reversvel, que aps anos de exposio poder evoluir para obstruo fixa.

Pneumonites de hipersensibilidade

Grupo de doenas pulmonares resultantes da sensibilizao por exposies inalatrias a antgenos bacterianos, fungicos, protenas de alto peso molecular e inorgnicos.

Feno, palha e cereais mofados > pulmo de fazendeiro. Cana mofada > bagaose. P de madeira. Penas e excrementos de aves > pulmo dos criadores de ave.

PNEUMOCONIOSE
Termo criado por Zenker, em 1866, para designar um grupo de doenas crnicas do parnquima pulmonar que se originam da exposio a poeiras fibrosantes. Em 1971, este termo foi redefinido como sendo o acmulo de poeiras nos pulmes + a reao tecidual a sua presena.

O termo Pneumoconioses largamente utilizado quando se designa o grupo genrico de pneumopatias relacionadas etiologicamente inalao de poeiras em ambientes de trabalho.

PNEUMOCONIOSES PRINCIPAIS
NO FIBROGNICAS - Siderose - Estanose - Baritose FIBROGNICAS - Silicose - Asbestose - Pneumoconiose dos trabalhadores de carvo - Beriliose - Pneumoconiose por Poeiras Mistas - Pneumoconiose por Metais Duros

PNEUMOCONIOSE DIATOMITICA + DPOC


BM, masculino, 56 anos,trabalha com terra diatomtica (20 anos); doente h 5 anos, dispnia, tosse produtiva; fumante 20 cigarros/dia; roncos, padro obstrutivo em grau moderado.

AGENTE FSICO CANCR DE PULMO


Em 1879, Hurting e Hesse descreveram mortes de mineiros nas regies de minerao da Europa central, por Cncer de Pulmo. A explicao definitiva sobre a origem desta doena em mineiros s aconteceu em 1920, quando se estabeleceu a ligao entre cncer pulmonar e radiao ionizante, que existe em concentraes importantes em minas de urnio e outras minas.

SIDEROSE
A siderose pulmonar uma pneumoconiose causada pela inalao de poeiras e fumos contendo xidos de ferro, inicialmente descrita por Doig e McLaughlin, em 1936, em um soldador de arco eltrico.

Do ponto de vista de freqncia e difuso do risco inalatrio especfico no meio ocupacional, a siderose representa a pneumoconiose simples mais importante. A exposio ocupacional ao ferro talvez seja a mais comum no meio industrial.

Pode acometer trabalhadores expostos a atividades extrativas de minrio de ferro (hematita, magnetita, limonita), produo de pigmentos naturais contendo xidos de ferro em tintas e pisos, metalurgia de ao, ferro e ligas, solda a arco eltrico.

Dependendo da atividade profissional, existe exposio a outros agentes potencialmente lesivos, quando inalados juntamente com o ferro. Na minerao de ferro, os xidos de ferro podem estar associados a slica em concentraes variveis, causando leso pulmonar mista chamada siderossilicose.

Silicose
A silicose a formao permanente de tecido cicatricial nos pulmes causada pela inalao de p de slica (quartzo).

Silicose, a doena profissional mais antiga que se conhece, desenvolve-se em pessoas que inalaram p de slica durante muitos anos. O p de slica o elemento principal que constitui a areia, sendo por isso freqente a exposio entre os mineiros do metal, os cortadores de arenito e de granito, os operrios das fundies e os oleiros.

Os sintomas aparecem, geralmente, aps 20 ou 30 anos de exposio ao p. No entanto, nos trabalhos em que se utilizam jactos de areia, na construo de tneis e na fabrica de sabes abrasivos que requerem quantidades elevadas de p de slica, os sintomas podem surgir em menos de 10 anos.

Os enzimas libertados pelas clulas depuradoras causam a formao de tecido cicatricial nos pulmes. No princpio, as zonas cicatrizadas so pequenas protuberncias redondas (silicose nodular simples), mas, finalmente, renem-se em grandes massas (conglomerados silicticos).
Estas reas cicatrizadas no permitem a passagem do oxignio para o sangue de forma normal. Assim os pulmes perdem elasticidade e requer-se mais esforo para respirar.

Sintomas e diagnstico.
Os indivduos com silicose nodular simples no tm dificuldade em respirar, mas tm tosse e expectorao devido irritao das grandes vias areas, no processo denominado bronquite.

A silicose conglomerada pode causar tosse, produo de expectorao e dispnia. No princpio, a dispnia verifica-se s durante os momentos de atividade, mas por fim manifesta-se tambm durante o repouso. A respirao pode piorar aos 2 a 5 anos depois de ter deixado de trabalhar com slica. O pulmo lesado submete o corao a um esforo excessivo e pode causar insuficincia cardaca, a qual, por sua vez, pode evoluir para a morte.

A silicose diagnostica-se com uma radiografia no trax que mostra o padro tpico de cicatrizes e ndulos.

Preveno.
O controlo da produo do p no local de trabalho pode ajudar a prevenir a silicose. Quando esta no pode ser controlada, como poder ser o caso da indstria de jatos de areia, os trabalhadores devem usar mscaras que forneam ar exterior limpo ou que filtrem completamente as partculas.

Essa proteo pode no estar ao alcance de todos os trabalhadores numa zona poeirenta (por exemplo, pintores e soldadores) e, nesse caso, sempre que seja possvel, devem utilizar-se abrasivos diferentes da areia.

Os trabalhadores expostos ao p da slica devem fazer radiografias no trax com regularidade, todos os 6 meses os que trabalham com jatos de areia e todos os 2 a 5 anos os restantes, de modo que seja possvel detectar qualquer problema o mais cedo possvel. Se a radiografia revelar silicose, o mdico, provavelmente, aconselhar o trabalhador a evitar a exposio constante slica.

Tratamento

A silicose incurvel.

No entanto, pode deter-se a evoluo da doena, interrompendo a exposio slica desde os primeiros sintomas.

Uma pessoa com dificuldade em respirar pode sentir alvio com o tratamento utilizado para a doena pulmonar crnica obstrutiva, como so os medicamentos que dilatam os brnquios e expelem as secrees das vias areas.

Pulmo negro.
O pulmo negro (pneumoconiose dos carvoeiros) uma doena pulmonar causada pela acumulao de p de carvo nos pulmes.

consequncia da aspirao do p de carvo durante muito tempo. No pulmo negro simples, o p do carvo acumula-se volta das vias respiratrias inferiores (bronquolos) dos pulmes. Apesar de o p de carvo ser relativamente inerte e no provocar demasiadas reaes, estende-se por todo o pulmo e numa radiografia observa-se sob a forma de pequenas manchas.

O p de carvo no obstrui as vias respiratrias. Todos os anos, 1 % a 2 % das pessoas com pulmo negro simples desenvolvem uma forma mais grave da doena, denominada fibrose macia progressiva, na qual se formam cicatrizes em reas extensas do pulmo (com um mnimo de 1,5 cm de dimetro). A fibrose macia progressiva piora mesmo que a pessoa j no esteja exposta ao p de carvo. O tecido pulmonar e os vasos sanguneos dos pulmes podem ficar destrudos pelas cicatrizes.

Sintomas e diagnstico.

O pulmo negro simples, geralmente, no produz sintomas.

Por outro lado, na fase de maior gravidade h tosse e, s vezes, uma dispnia incapacitante.

O mdico estabelece o diagnstico quando detecta as manchas caractersticas na radiografia no trax da pessoa que esteve exposta ao p do carvo durante muito tempo, em regra algum que trabalhou nas minas debaixo de terra pelo menos 10 anos.

Preveno e tratamento.
Pode prevenir-se o pulmo negro suprimindo o p do carvo no local de trabalho. Os trabalhadores do carvo fazem radiografias no trax todos os 4 a 5 anos, de modo que a doena possa ser detectada no estgio inicial. Quando esta se detecta, o trabalhador deve ser transferido para uma zona com baixas concentraes de p de carvo para prevenir a fibrose macia progressiva.

A preveno fundamental pois no h cura para o pulmo negro. A pessoa que no pode respirar livremente pode beneficiar-se dos tratamentos utilizados para a doena pulmonar crnica obstrutiva, como os frmacos que permitem manter as vias areas abertas e livres de secrees.

Asbestose
A asbestose uma formao extensa de tecido cicatricial nos pulmes causada pela aspirao do p de amianto.

O amianto composto por silicato de mineral fibroso de composio qumica diversa.


Quando se inala, as fibras de amianto fixam-se profundamente nos pulmes, causando cicatrizes. A inalao de amianto pode tambm produzir o espessamento dos dois folhetos da membrana que reveste os pulmes (a pleura).

As pessoas que trabalham com o amianto correm o risco de sofrer doenas pulmonares. Os operrios que trabalham na demolio de construes com isolamento de amianto tambm correm risco, embora menor. Quanto mais tempo um indivduo estiver exposto s fibras de amianto, maior o risco de contrair uma doena relacionada com o amianto.

Sintomas
Os sintomas da asbestose aparecem gradualmente s depois da formao de muitas cicatrizes e quando os pulmes perdem a sua elasticidade. Os primeiros sintomas so a dispnia ligeira e a diminuio da capacidade para o exerccio.

Os grandes fumadores que sofrem de bronquite crnica juntamente com asbestose podem tossir. A respirao torna-se, gradualmente, mais difcil. Cerca de 15 % das pessoas com asbestose tm dispnia e insuficincia respiratria.

Por vezes a inalao de fibras de amianto pode fazer com que se acumule lquido no espao que se encontra entre as camadas pleurais (cavidade pleural). Em raras ocasies, o amianto causa tumores na pleura, denominados mesoteliomas, ou em membranas do abdmen, chamados mesoteliomas peritoneais.

Os mesoteliomas causados pelo amianto so um tipo de cancro que no se consegue curar. Geralmente, aparecem depois da exposio crocidolite , um dos quatro tipos de amianto. A amosite, outro tipo, tambm produz mesoteliomas. O cristilo, provavelmente, no produz mesoteliomas, mas, s vezes, est contaminado com tremolite. Os mesoteliomas desenvolvem-se, de modo geral, ao fim de 30 ou 40 anos de exposio ao amianto.

crocidolite

amosite

cristilo

tremolite

O cancro do pulmo est relacionado, em parte, com o grau de exposio s fibras de amianto; no entanto, entre as pessoas que sofrem de asbestose, o cancro do pulmo desenvolve-se quase exclusivamente naquelas que tambm fumam cigarros, em especial nas que fumam mais de um mao por dia.

Diagnstico
Nas pessoas com antecedentes de exposio ao amianto, o mdico pode, s vezes, diagnosticar asbestose com uma radiografia no trax que mostre as alteraes caractersticas. De modo geral, a funo pulmonar da pessoa anormal e, ao auscultar o pulmo, podem ouvir-se sons anormais, as chamadas crepitaes.

Para determinar se um tumor pleural canceroso, o mdico pratica uma biopsia (extrao de uma pequena poro de pleura para ser examinada ao microscpio). Pode-se tambm extrair e analisar o lquido que rodeia os pulmes (um procedimento denominado toracentese); no entanto, este procedimento no habitualmente to rigoroso como a biopsia.

Preveno e tratamento
As doenas causadas pela inalao de amianto podem prevenir-se diminuindo ao mximo o p e as fibras de amianto no local de trabalho.

Dado que o controle do p melhorou nas indstrias que utilizam o amianto, atualmente menor o nmero de pessoas que sofrem de asbestose, mas os mesoteliomas continuam a aparecer em indivduos que estiveram expostos at h 40 anos. O amianto deveria ser extrado por trabalhadores especializados em tcnicas de extrao. Os fumadores que estiveram em contato com o amianto podem reduzir o risco de cancro deixando de fumar.

A maioria dos tratamentos para a asbestose alivia os sintomas; por exemplo, a administrao de oxignio alivia a dispnia. Drenar o lquido volta dos pulmes pode tambm facilitar a respirao.

H casos em que o transplante do pulmo deu resultados muito positivos na asbestose. Os mesoteliomas so invariavelmente mortais e a extirpao cirrgica do tumor no cura o cancro.

Beriliose
A beriliose uma inflamao pulmonar causada pela aspirao de p ou de vapores que contm berlio.

O que o berlio? um elemento alcalino-terroso, bivalente, txico, de colorao cinza, duro, leve, quebradio e slido na temperatura ambiente. empregado para aumentar a resistncia de ligas metlicas(especialmente a de cobre). empregado para produzir diversos instrumentos (giroscpios), dispositivos (molas de relgios), e em reatores nucleares.

No passado, o berlio extraa-se das minas para ser utilizado nas indstrias qumicas e eletrnicas e no fabrica de lmpadas fluorescentes. Atualmente, utiliza-se principalmente na indstria aeroespacial. Alm dos trabalhadores destas indstrias, algumas pessoas que vivem perto das refinarias de berlio desenvolvem tambm a beriliose.

A diferena entre a beriliose e as outras doenas pulmonares ocupacionais que os processos pulmonares parecem produzir-se somente em indivduos sensveis ao berlio e que representam, aproximadamente, 2 % dos que esto em contato com ele. A doena pode manifestar-se inclusive naquelas pessoas que sofreram uma exposio relativamente breve ao berlio e os sintomas podem tardar de 10 a 20 anos a aparecer.

Sintomas e diagnstico
Em algumas pessoas, a beriliose surge de repente (beriliose aguda), principalmente sob a forma de uma inflamao do tecido pulmonar (pneumonite). As pessoas com beriliose aguda tm acessos repentinos de tosse, dificuldade em respirar e perda de peso. A beriliose aguda pode tambm afetar a pele e os olhos.

Outros indivduos sofrem de beriliose crnica, caracterizada pela formao de um tecido anormal nos pulmes e pelo aumento de volume dos gnglios linfticos. Nestas pessoas, a tosse, a dificuldade respiratria e a perda de peso desenvolvem-se de forma gradual.

O diagnstico baseia-se na histria pessoal de exposio ao berlio, nos sintomas e nas alteraes caractersticas que se podem observar na radiografia do trax. No entanto, as radiografias de beriliose parecem-se com as de outra doena pulmonar, da pode ser necessrios exames imunolgicos complementares.

Tratamento
A beriliose aguda pode ser grave, inclusive mortal. No entanto, de modo geral, os indivduos restabelecem-se, apesar de estarem no incio muito doentes devido rigidez dos pulmes e alterao da funo pulmonar. Com um tratamento adequado, o doente recupera-se, habitualmente, ao fim de um perodo de 7 a 10 dias, sem efeitos colaterais.

Quando os pulmes esto gravemente afetados pela beriliose crnica, o corao pode sofrer devido a um esforo excessivo, provocando insuficincia cardaca e morte. s vezes, prescrevem-se corticosterides, como a prednisona oral, para a beriliose crnica, embora infelizmente no sejam muito teis.

Exposio a gases e substncias qumicas


Muitos tipos de gases, como o cloro, o fosgnio, o anidrido sulfuroso, o sulfato de hidrognio, o perxido de azoto e o amonaco, podem libertar-se de repente por um acidente industrial e irritar gravemente os pulmes.

Os gases como o cloro e o amonaco dissolvem-se com facilidade e irritam imediatamente a boca, o nariz e a garganta. As zonas inferiores dos pulmes s se vem afetadas quando o gs inalado profundamente.

Os gases radioativos, que se libertam no acidente de um reator nuclear, podem provocar cancro do pulmo e outras formas de cancro que podem demorar anos a desenvolver-se. Alguns gases como o perxido de azoto no se dissolvem facilmente. Por conseguinte, no provocam sinais de exposio, como irritao do nariz e dos olhos, e so mais propensos a serem profundamente inalados nos pulmes. Esses gases podem causar inflamao das vias areas inferiores (bronquiolite) ou mesmo a acumulao de lquido nos pulmes (edema pulmonar).

Na doena dos trabalhadores dos silos, que surge por inalao de vapores que contm perxido de azoto libertado pela fermentao nos silos, o lquido pode s aparecer nos pulmes 12 horas depois da exposio; a afeco pode melhorar transitoriamente e depois reaparecer ao fim de 10 ou 14 dias, inclusive sem ter havido um novo contato com o gs. Essa recorrncia tende a afetar as vias areas inferiores (bronquolos).

Em algumas pessoas pode aparecer bronquite crnica provocada pela exposio a pequenas quantidades de gs ou outras substncias qumicas durante um perodo prolongado.

Alm disso, julga-se que a exposio a certas substncias qumicas (os compostos de arsnico e os hidrocarburetos) provoca cancro em algumas pessoas. O cancro pode desenvolver-se nos pulmes ou em qualquer parte do organismo, dependendo da substncia inalada.

Sintomas e diagnstico
Os gases solveis como o cloro produzem queimaduras graves nos olhos, no nariz, na garganta, na traquia e nas vias areas superiores. Causam, frequentemente, tosse e sangue na expectorao (hemoptise), sendo tambm frequentes as nuseas e a dispnia. Os gases menos solveis como o perxido de azoto produzem dispnia, por vezes grave, ao fim de 3 ou 4 horas. Uma radiografia no trax pode por em evidncia se houve edema pulmonar ou bronquiolite.

Preveno e tratamento
A maioria das pessoas recupera completamente de uma exposio acidental a gases. A complicao mais grave a infeco pulmonar. A melhor forma de prevenir a exposio trabalhar com um cuidado extremo quando se manipulam gases e substncias qumicas. No caso de uma fuga acidental, devem estar disponveis as mscaras antigs com a sua reserva de ar. Os agricultores dos silos tm de estar informados sobre o perigo das exposies a gases txicos.

O oxignio a base do tratamento. Quando a leso pulmonar grave, a pessoa pode ter necessidade de respirao artificial. Os frmacos que abrem as vias areas, os lquidos por via endovenosa e os antibiticos podem ser teis. Prescrevem-se, frequentemente, corticosterides, como a prednisona, para reduzir a inflamao dos pulmes.

Pneumoconiose benigna
H outras substncias que, em algumas ocasies, levam a alteraes dos pulmes nas radiografias. A siderose resulta da inalao do xido de ferro; a baritose, da inalao de brio, e a estanose, da inalao de partculas de estanho. Embora estas poeiras sejam evidentes na radiografia do trax, no causam grandes reaes no pulmo, de modo que as pessoas expostas a eles no manifestam sintomas nem deteriorao funcional.

Вам также может понравиться