Вы находитесь на странице: 1из 23

TIPOS DE ARGUMENTAO OU RACIOCNIO LGICO

LGICA ARISTOTLICA

RELEMBRANDO...
Princpios da lgica: IDENTIDADE: se um enunciado verdadeiro, ento ele verdadeiro. NO CONTRADIO: duas proposies contraditrias no podem ser ambas verdadeira ou ambas falsas. Ex: Se for verdadeiro que alguns humanos no so justos, falso que todos humanos so justos. Se todo S P verdadeiro, ento alguns S no so P falso.

TERCEIRO EXCLUDO: ou verdadeiro ou falso e no h uma terceira possibilidade.

RELEMBRANDO...
Verdade Validade

Verdade: uma proposio verdadeira quando corresponde ao fato que expressa.

Validade: quando a concluso consequncia lgica de suas premissas. Nenhum homem inteligente. Jos homem. Logo, Jos no inteligente.

Ex.

CONCEITUANDO...
ARGUMENTAR quer dizer oferecer um conjunto d e razes a favor de uma concluso ou oferecer dados favorveis a uma concluso. Argumentar no apenas uma afirmao de um determinado ponto de vista nem uma discusso. (Weston, 2005) Aqui iremos analisar se um argumento foi bem construdo ou no, atentos forma e no ao contedo.

DEDUO
Geral Particular O enunciado da concluso no excede o contedo das premissas, ou seja, chega concluso a partir do que foi dito antes. Fonte de verdade para um dedutivista a lgica.

DEDUO
Exemplos: 1. Todo brasileiro sul-americano. brancos, e Algum ndio brasileiro. enviado Algum ndio sul-americano. ganso 2. Se todos gansos so irei receber um ganso, por um colega, logo, este

ser branco.
Obs.: Nem sempre a deduo aparece estruturada... Na prova de Fsica, uma questo se referia a um caso especfico, do qual foram fornecidos os dados no enunciado. Os alunos deveriam lembrar-se de uma lei e aplic-la aos dados a fim de resolver o problema. Trata-se de um raciocnio dedutivo, pois a lei, que geral, foi aplicada a um caso, que particular.

DEDUO
ATENO: Nesse tipo de raciocnio, a concluso nada acrescenta quilo que foi afirmado nas premissas. No entanto, se a deduo no inova, no significa que tenha valor algum, pois sempre fazemos dedues para extrair consequncias e preciso investigar quando essas inferncias so vlidas ou no.

INDUO

Particular Geral Concluso a partir de evidncias parciais. A partir de diversos dados constatados chegamos a proposies universais.

Induo completa: quando h condies de ser examinado cada um dos elementos de um conjunto. Ex.: A viso, o tato, a audio, o paladar e o olfato (que chamamos de sentido) tm um rgo corpreo. Portanto, todo sentido tm um rgo corpreo. Induo incompleta: De alguns elementos conclui-se a totalidade. Ex1: Esta poro de gua ferve a cem graus, e esta outra, e esta outra...; logo, a gua ferve a cem graus. Ex2: O cobre condutor de eletricidade, e o ouro, e o ferro, o zinco, a prata tambm. Logo, todo metal condutor de eletricidade. (concluso invlida)

INDUO
Ex3: Aps uma extensa pesquisa sobre gansos, um cientista constatou numa populao de 10 milhes de gansos, que todos eles eram brancos. Desta constatao, ele fez a seguinte proposio: 'Todos os gansos so brancos.' Um colega deste cientista telefonou-lhe dizendo que enviou para ele um ganso. O cientista que props a teoria acima tem certeza de que o ganso que ir receber branco? A resposta sim. Sua teoria est fundamentada em 10 milhes de gansos e no em todos os gansos. Portanto, um caso particular - 10 milhes de gansos, no pode fundamentar outro caso particular - um ganso.

INDUO
ATENO: O contedo da concluso da induo incompleta excede o das premissas, por isso a concluso da induo tem apenas probabilidade de ser correta. preciso examinar se existe nmero suficiente de casos que permita a passagem do particular para o geral. Apesar dessa aparente fragilidade, o raciocnio indutivo responsvel pela fundamentao de grande parte dos nossos conhecimentos da vida diria e de grande valia nas cincias experimentais. A induo utilizada em nossas previses, quando partimos de alguns casos da experincia presente e inferimos que ocorrero com a mesma regularidade futuramente. Cabe ao lgico especificar as condies sob as quais devemos tomar a induo como correta.

ANALOGIA
Fatos singulares caso singular ou particular. Raciocnio por semelhana. Da comparao entre objetos ou fenmenos diferentes, inferimos pontos de semelhana. Ex1: Li um bom livro de Graciliano Ramos. Vou ler outro desse autor, pois deve ser igualmente bom. Ex2: Fui bem atendido nessa loja. Voltarei a comprar aqui, pois serei bem atendido novamente.

Obs.: A metfora um tipo de analogia (recorrer a comparaes). Amor fogo que arde sem se ver.

ANALOGIA
ATENO: O raciocnio por semelhana fornece apenas probabilidade, e no certeza, mas desempenha papel importante na descoberta ou na inveno, tanto no cotidiano como na cincia, na tecnologia e da arte.

ATIVIDADE TIPOS DE RACIOCNIO LGICO


1. Quando o mdico Alexander Fleming estava cultivando colnias de bactrias, observou que elas morriam em torno de uma mancha de bolor que se formara. Se o bolor destrua as bactrias, sups que aquele fungo poderia ser usado como medicamento: assim foi descoberta a penicilina. Que tipo de raciocnio foi usado por Fleming?

ATIVIDADE TIPOS DE RACIOCNIO LGICO


2. Utilizando apenas o raciocnio, chegue a uma concluso lgica. preciso, no entanto, formular hipteses, fazer dedues e extrair consequncias das premissas.

ATIVIDADE TIPOS DE RACIOCNIO LGICO


Num certo trem, os empregados se dividiam em trs pessoas: o guardafreio, o foguista e o maquinista. Seu nomes, por ordem alfabtica, eram Jones, Robinson e Smith. No trem havia, tambm, trs passageiros com os mesmos nomes: Sr. Jones, Sr. Robinson e Sr. Smith. So conhecidos os seguintes fatos:
a) b) c) d) e)

f)

O Sr. Robinson vive em Detroit. O guarda-freio vive a meio caminho entre Detroit e Chicago. O Sr. Jones ganha exatamente $20 mil dlares por ano. Smith, em certa ocasio, derrotou o foguista, jogando sinuca. Um vizinho do guarda-freio, que vive numa casa ao lado da casa deste e um dos trs passageiros mencionados, ganha exatamente o triplo, do que ganha o guarda-freio. O passageiro que vive em Chicago tem o mesmo nome do guardafreio.

Pergunta: QUAL O NOME DO MAQUINISTA?

ATIVIDADE TIPOS DE RACIOCNIO LGICO


3. Identifique se os argumentos so induo, deduo ou analogia. Justifique sua resposta usando os conceitos aprendidos.
a) b) c)

d) e)

Tenho observado vrios erros cometidos por Jos e conclu que ele no serve para esse tipo de trabalho. Quando investi minhas economias na bolsa de valores, escolhi a empresa que teve suas aes em alta no ltimo ano. Entrou em cartaz um novo filme de Pedro Almodvar. Vou assistir, porque bem provvel que irei gostar, pois gostei de seu primeiro filme. Diversos metais, tendo sido aquecidos, se dilataram, o que nos fez concluir que o calor dilata os corpos. Antnia no pode ser locutora de rdio ou TV porque tem problemas de dico.

ATIVIDADE TIPOS DE RACIOCNIO LGICO


f) Aplicando a teoria da gravitao universal podemos calcular a massa do Sol e dos planetas e explicar as mars. g) Com o plano inclinado, Galileu tornou mais lentos fenmenos muito rpidos e assim pde calcular a lei da queda dos corpos. h) O cientista Bohr elaborou o modelo atmico semelhana do modelo do sistema solar. i) Se todos os metais so brilhantes, ento alguns corpos so brilhantes.

FALCIAS
Tipo de raciocnio incorreto, apesar de ter aparncias de correo. Sofisma - inteno de enganar o interlocutor, falcia engano involuntrio.

TIPOS DE FALCIA ARGUMENTO ERRADO


Falcia formal: erro na forma; a estrutura do raciocnio montada errada; quando fere as regras do silogismo. Ex: Algum homem no justo. Algum homem brasileiro. Logo, algum brasileiro no justo.

Falcia quanto matria: argumento formalmente correto, mas cuja concluso deriva de premissa falsa; a forma est certa, mas a matria (contedo) est errada. Ex: Todos os homens so louros. Ora, eu sou homem. Logo, eu sou louro.

TIPOS DE FALCIA ARGUMENTO ERRADO


ARGUMENTO DE AUTORIDADE: quando aceitamos a concluso por estar baseada no testemunho de quem confiamos. Ex: Quando artistas famosos vendem desde sabonetes at as propostas polticas de um candidato. ARGUMENTO CONTRA O HOMEM: quando NO aceitamos a concluso por estar baseada no testemunho de algum que depreciamos. Ex: Se desconsiderarmos a verso de um mendigo como testemunha de um crime.

TIPOS DE FALCIA ARGUMENTO ERRADO


FALCIA DE ACIDENTE OU GENERALIZAO APRESSADA: generalizar a partir de um caso. Ex1: Diante de um erro mdico, conclumos apressadamente que a medicina intil. Ex2: A maior parte dos polticos so corruptos. Ento a poltica corrupta. FALCIA DA CONCLUSO IRRELEVANTE: consiste em se afastar da questo, desviando a discusso; argumentos exteriores questo. Ex: Um advogado habilidoso que no tem como negar o crime do ru, enfatiza que ele um bom filho, bom marido, trabalhador etc.

TIPOS DE FALCIA ARGUMENTO ERRADO


FALCIA DE PETIO DE PRINCPIO ou crculo vicioso: supem conhecido o objeto em questo e no explica nada. Ex: Tal a ao injusta porque condenvel; e condenvel porque injusta. FALCIA DE AMBIGUIDADE ou equvoco: os termos so empregados com sentidos diferentes nas diversas etapas da argumentao. Ex1: o fim de uma coisa a sua perfeio; a morte o fim da vida; logo a morte a perfeio da vida. Ex2: O sol uma estrela. Beyonc uma estrela. Beyonc o sol.

TIPOS DE FALCIA ARGUMENTO ERRADO


FALCIA DE CONVERSO: quando convertemos a ordem do pensamento e conclumos errado. Ex: Todos os mamferos so vertebrados. Logo todos os vertebrados so mamferos. FALCIA DE FALSA CAUSA: ou tomarmos como causa o que no causa real. Ex: No levo a minha namorada em jogo do meu time porque da ltima vez que a levei, meu time perdeu: ela p frio!.

Вам также может понравиться