Вы находитесь на странице: 1из 93

Ajustes Neuromusculares ao Exerccio

Prof. Ms. Marcello Arias Dias Danucalov. Prof. Drd Tcito Pessoa de Souza Jr.

O sistema nervoso (SN) o meio que possibilita a rpida comunicao entre o crebro e os diferentes tecidos e rgos do corpo.

Cada clula muscular esqueltica est conectada ao ramo de uma fibra nervosa originria de uma clula nervosa. Essas clulas nervosas so denominadas motoneurnios e se estendem para fora a partir da medula espinhal.

Os Neurnios (motoneurnios) so clulas especficas que funcionam para conduzir uma rpida mudana de carga na membrana (potencial de ao), por meio de um longo e fino componente da clula (axnio).
O axnio une duas partes do corpo, conduzindo assim o potencial de ao at um local especfico. O local onde o axnio se conecta chamado de sinapse.

Na sinapse, uma substncia qumica especial (neurotransmissor) liberada e resulta em transmisso de potencial de ao para o tecido conectado.

Esse processo possvel pela presena de protenas especficas (receptores) na membrana de tecido conectado (ps-sinptica), onde o neurotransmissor se liga e regenera o potencial de ao.

Quando o potencial de ao atinge o tecido alvo, a ligao do neurotransmissor ao receptor especfico da membrana ps-sinptica leva a uma determinada resposta da clula/tecido que muito especfica para o receptor.

O SN pode ter uma diviso funcional ou anatmica (controle involuntrio ou voluntrio). O controle voluntrio, ou sistema nervoso somtico, mais bem exemplificado pelos neurnios que inervam o msculo esqueltico. O controle involuntrio, ou sistema nervoso autnomo, composto de duas subdivises que o nosso corpo usa para regular as funes das clulas, tecidos e rgos.

Simptico e Parassimptico

Essas subdivises existem por causa das diferenas anatmicas e de neurotransmissores liberados e no necessariamente de funo.
Neurotransmissor Acetilcolina Localizao Crtex motor, gnglios da base,neurnio motor Medula adrenal Funo durante o exerccio Contrao muscular, sudorese

Adrenalina

FC, regulao cardiovascular, glicose sangunea, metabolismo muscular Percepo de fadiga

Serotonina

Tronco cerebral, medula espinhal e hipotlamo

Quase todos os nervos parassimpticos deixam o sistema nervoso central no nvel do tronco cerebral, enquanto os nervos da diviso simptica deixam a medula espinhal no local que geralmente reflete a localizao anatmica dos rgos e tecidos que eles inervam.

Todos os neurnios parassimpticos liberam o neurotransmissor acetilcolina nos seus rgos alvo, enquanto a maioria dos neurnios simpticos liberam noradrenalina (noraepinefrina).

A diviso parassimptica trabalha junto com a simptica para controlar funes como FC e velocidade de contrao do msculo cardaco, liso, bexiga, glndulas sudorparas e a liberao de hormnios por determinadas glndulas.

Anatomicamente o sistema nervoso inclui o sistema nervoso central (SNC) e o perifrico (SNP).

Sistema Nervoso

Sistema Nervoso Central

Sistema Nervoso Perifrico

Encfalo

Medula Espinhal

Sensorial

Motor

Autnomo

Somtico

Simptico

Parassimptico

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO (SNP)


O SNP constitudo por clulas (neurnios) localizadas fora do SNC. nervosas

SNP Sensorial
Aferentes

Motora
Eferentes

Corpsculos de Nissi
Corpo celular Dendritos Segmento inicial Ncleo Nuclolo Neurofibrila

ATIVIDADE ELTRICA NOS NEURNIOS


Irritabilidade: resposta a um estimulo e converso em impulso nervoso
Condutividade: transmisso do impulso ao longo do axnio. Potencial de repouso da membrana: - 40 mv a 75 mv (neurnio)

MAGNITUDE DO POTENCIAL DE REPOUSO


Permeabilidade da membrana plasmtica aos diferentes ons;
Diferena da concentrao inica dos lquidos intra e extracelular.

Concentraes de ons atravs da Membrana Celular de um Neurnio Tpico Concentrao (milimoles/litro) on


Sdio (Na+)
Cloreto (Cl-) Potssio (K+)

Extracelular
150
110 5

Intracelular
15
10 150

POTENCIAL DE AO Produzido por um aumento da condutncia do Na+ no interior do neurnio. medida que o Na+ entra no neurnio, a alterao se torna cada vez mais positiva e um potencial de ao gerado. LEI DO TUDO OU NADA Se o impulso nervoso for iniciado, ele percorrer toda a extenso do axnio sem diminuio da voltagem.

Interao Neuromuscular
O Crtex motor responsvel pela origem do processo neural que inicia a maioria das contraes do msculo esqueltico. Mais de 50% do crtex motor destinado aos msculos das mos e da face

Os neurnios que deixam o crtex motor agrupam-se na altura do tronco enceflico e descem pela medula espinhal, formando o trato cortico-espinhal (ou trato piramidal).

Os neurnios do trato cortico-espinhal cruzam na medula; assim, o lado direito do crtex motor controla os movimentos do lado esquerdo co corpo e vice-versa.

Indivduos que sofrem AVC de um lado do crebro, tem os movimentos do outro lado do corpo afetados.

Estimulao do movimento
Os neurnios so classificados pelo dimetro do axnio, grau de mielinizao e pela velocidade de conduo. O neurnio motor tem o maior dimetro e a mais alta velocidade de conduo e as letras A indicam isso. A estimulao do neurnio motor A resulta na propagao do potencial de ao para a fibra do msculo esqueltico recrutado para contrair durante determinado movimento.

Axnio

Regio ps-sinptica ou Placa motora final

Fibra muscular

As ramificaes do neurnio motor A resultam na formao de muitas junes entre o neurnio e a fibra do msculo esqueltico, sinapses especiais, chamadas Junes neuromusculares.

Juno Neuromuscular
A juno neuromuscular a conexo entre um ramo do neurnio motor alfa (A) e a fibra do msculo esqueltico. Sua funo transmitir o potencial de ao atravs da fenda sinptica. Ao contrrio da sinapse, a membrana pssinptica no um neurnio, mas o sarcolema da fibra muscular esqueltica. Assim como na membrana ps-sinptica do neurnio sinptico, a regio do sarcolema na juno neuromuscular tambm possui canais de Na+ especiais que abrem quando chega acetilcolina.

O sarcolema despolarizado e um potencial de ao difundido ao longo do sarcolema e dos tbulos transversos profundos que eventualmente produzem os eventos moleculares da contrao muscular.

Estrutura do msculo esqueltico


O msculo esqueltico um dos trs tipos de msculos do corpo humano: esqueltico, cardaco e liso.

Esqueltico

Liso

Cardaco

Comparao entre as clulas musculares


Esqueltico
clulas alongadas mltiplos ncleos

Cardaco
clulas ramificadas um nico ncleo central estrias visveis controle involuntrio

Liso
clulas em formato de peixe um nico ncleo central sem estrias visveis controle involuntrio

perifricos
estrias visveis controle voluntrio

O msculo esqueltico, assim como todos os tipos de msculos, pode receber um potencial de ao e conduzir esse potencial de ao ao longo e dentro da fibra muscular.

As clulas individuais de cada msculo so chamadas de fibras musculares.


A membrana celular especializada da fibra muscular esqueltica que excitvel chamada de sarcolema. Propriedades do msculo contratilidade e elasticidade. esqueltico: excitabilidade,

Estrutura interna do msculo esqueltico


O msculo esqueltico composto de um arranjo ordenado de tecido conectivo e clulas contrteis. Epimsio: cobre o msculo todo, mantendo-o unido.

Perimsio: reveste cada fascculo.


Endomsio: reveste cada fibra muscular, separando e isolando eletricamente as fibras musculares umas das outras. Uma nica clula muscular conhecida como fibra

muscular.

As trs camadas de tecido conectivo mantm as clulas musculares juntas, fornecendo fora e suporte para o msculo todo. Elas se fundem ao final do msculo e continuam com o tendo.

Osso

Perimsio

Veias sanguneas

Fibra muscular

Tendo

Epimsio

Endomsio

Fascculo

Estrutura interna do fascculo


O msculo todo composto de pequenos feixes de fibras musculares, chamados de fascculos.

fascculos so compostos de vrias clulas musculares (fibra), que por sua vez so compostas de ncleos, sarcolema, citoplasma (sarcoplasma).
Os A parte mais fluda (sarcoplasma) da fibra muscular, constituda principalmente por:
Protenas dissolvidas Glicognio

Gordura
Mioglobina Organelas Extensa rede tubular

Fibra muscular
Endomsio
Ncleo Estriaes

Sarcolema
Sarcoplasma Miofibrila Miofilamentos

A Rede tubular constituda de:


Tbulos transversos (Tbulos T)
Invaginaes do sarcolema que se projetam profundamente no interior da clula muscular. Por serem interconectados, os Tbulos T permitem que o impulso nervoso recebido no sarcolema possa ser rapidamente transmitido para as fibras musculares individualmente; permitem tambm o transporte de substncias como glicose, O2 e ons atravs das fibras musculares.

Retculo Sarcoplasmtico
Tbulos que se interconectam ao redor de cada miofibrila

Cisterna Terminal
Regies do retculo sarcoplasmtico situadas nas adjacncias dos Tbulos T; servem como reservatrios especializados de Ca2+.

Trade
Um grupo de 3 unidades, constitudo de um Tbulo T situado entre 2 cisternas terminais adjacentes.

Mitocndria
Organela responsvel pela sntese de ATP.

Miofibrilas
Elementos contrteis do msculo esqueltico que percorrem todo o comprimento do msculo. So visualizadas apenas por microscopia.

O nmero de miofibrilas varia de centenas a milhares.

Estrutura da miofibrila
As miofibrilas so compostas por protenas contrteis individuais chamadas miofilamentos:

Filamento Fino
Constitudos pelas protenas actina, tropomiosina e troponina

Filamento Grosso
Constitudo pela protena miosina

Estrutura dos miofilamentos


Tropomiosina Troponina

Actina F

Actina G

Filamento Fino
Os filamentos de actina (actina F) contm unidades separadas de actina G. A troponina e a tropomiosina esto localizadas ao longo do filamento de actina F.

Estrutura dos miofilamentos


Cabea da miosina

Filamento Grosso

Estrutura dos miofilamentos


Cabeas da miosina
Meromiosina leve (MML)

Calda

Molcula de miosina

Meromiosina pesada

Arranjo dos miofilamentos


O padro estriado observado nos msculos esquelticos resulta do arranjo organizado das protenas contrteis dos filamentos finos e grossos, que formam bandas claro-escuras (estrias) alternadas ao longo das miofibrilas.

Banda A (zona escura)


Regio que contm filamento grosso; corresponde ao comprimento do filamento grosso.

Zona H: Poro central da Banda A. Aparece somente


quando o sarcmero est relaxado e distendido, e ocupado somente por filamento grosso. Linha M: Uma linha no centro da Zona H. Constituda de fibras proticas que fazem a conexo de filamentos finos e liga miofibrilas adjacentes.

Banda I (zona clara)


Contm somente filamentos finos. A largura da Banda I a distncia entre os filamentos grossos adjacentes. A Banda I se torna mais estreita durante a ao muscular.

Disco Z
Linha em zig-zag que atravessa a Banda I. O Disco Z uma estrutura protica que ancora os filamentos finos, ligando as miofibrilas adjacentes.

Estrutura dos miofilamentos


Zona H Filamento Grosso Filamento Fino

Poro do sarcmero mostrando a sobreposio dos filamentos finos sobre os filamentos grossos

Sarcmero

Disco Z

Linha M

Disco Z

Zona H

Banda I (clara) Banda A (escura) Banda I (clara)


Filamento Grosso Filamento Fino Filamento Elstico (Titina)

Sarcmero

Estrutura da Fibra Muscular Ncleo


Mitocndria

Banda I Banda A Disco Z


Abertura entre os Tbulos Transversos

Retculo Sarcoplasmtico
Trade Cisterna Terminal Tbulo transverso

Sarcolema Sarcoplasma Miofibrilas

Contrao do msculo esqueltico


O potencial de ao chega ao axnio terminal, a alterao na voltagem da membrana abre os canais de Ca2+ que so regulados por voltagem, permitindo que ons Ca2+ entrem no axnio terminal. Os ons Ca2+ induzem a fuso da vescula sinptica com a membrana do axnio terminal O neurotransmissor acetilcolina, contido no interior das vesculas, liberado por exocitose para dentro da fenda sinptica. Adicionalmente, ons Ca2+ so bombeados para fora do axnio terminal. Aceltilcolina se liga a stios receptores, que so canais inicos operados quimicamente, existentes na placa motora Essa ligao causa a abertura desses canais, permitindo o influxo de ons Na+ e efluxo de ons K+. Essa troca de ons leva despolarizao local da placa motora terminal.

Aps um breve perodo a acetilcolina se desliga do receptor e os canais inicos de fecham. A acetilcolina degradada pela enzima acetilcolinesterase.

A despolarizao da placa motora terminal inicia um potencial de ao que se propaga ao longo do sarcolema, em todas as direes alcanando os tbulos T.
A propagao do potencia de ao pelos tbulos T causa a liberao, para o citosol, dos ons Ca2+ armazenados nas cisternas terminais. Os ons Ca2+ disparam a contrao das clulas musculares.

Contrao do msculo esqueltico

Teoria do filamento deslizante


A teoria do filamento deslizante envolve a atividade de cinco molculas diferentes, alm dos ons Ca2+: miosina, actina, tropomiosina, troponina e ATP. A energia do ATP usada para o Power Stroke e tambm para alteraes na conformao da ponte cruzada. A ligao do ATP transfere energia para a ponte cruzada da miosina quando o ATP hidrolisado a ADP + Pi. A alterao na conformao gera fora que puxa o filamento de actina (principal componente do filamento fino). A liberao do Pi associada a transio do estado de ligao fraca para o de ligao forte do complexo actina-miosina.

2 sarcmeros
Zona H
Banda I Banda A

Disco Z

Disco Z Relaxado

Disco Z

Parcialmente contrado

Contrao mxima

O ciclo de ponte cruzada move o filamento de actina 1X10-8m e desenvolve uma fora entre 0,00000000001 g.
O ciclo completo da ponte cruzada dura 50 ms, mas a miosina fica ligada por somente 2 ms. Em humanos, o treinamento de sprints induz aumento da liberao de Ca2+ do retculo sarcoplasmtico e no h efeito de reabsoro.

Contrao do msculo inteiro


As contraes do msculo todo sofrem variaes no desenvolvimento de tenso. Por exemplo, os mesmos msculos que podem segurar uma caneta podem tambm segurar uma embalagem de seis latas de cerveja. Embora uma nica clula muscular responda estimulao de um modo tudo ou nada, o msculo inteiro mostra variaes no desenvolvimento de tenso (ou fora de contrao). Fatores que afetam a tenso muscular: Freqncia de estmulos Nmero de unidades motoras recrutadas Grau de fora muscular

A contrao muscular, em resposta a um nico estmulo adequado de fora chamado de espasmo.


Um espasmo muscular completo dividido em 3 fases: perodo latente, perodo de contrao e perodo de relaxamento.

Perodo latente

(dura menos de 5 ms)

O sarcolema e os tbulos T se despolarizam.


Ca2+ liberado no citosol
As pontes cruzadas comeam a ciclar, mas no h contrao visvel.

Perodo de contrao
cruzadas.

(dura cerca de 40 ms)

O sarcmero se encurta devido ao funcionamento do ciclo na pontes


A velocidade da contrao depende do peso a ser levantado e do tipo de fibra envolvida (fibras de contrao rpida ou lenta).

Relaxamento ( o mais longo; dura cerca de 50 ms)


Ca2+ transportado ativamente de volta para as cisternas
terminais. As pontes cruzadas so desativadas A tenso reduzida e o msculo retorna ao comprimento original

Somao temporal de dois estmulos


Se um segundo estmulo de igual intensidade aplicado antes do trmino do relaxamento; haver uma segunda contrao adicionada primeira. Essa soma aumentar a tenso muscular. O segundo pico maior que o primeiro. Um influxo adicional de Ca2+ no citosol promove a segunda contrao, que adicionada primeira.

O recrutamento das unidades motoras obedece a uma hierarquia, ou seja, quanto maior o tamanho do motoneurnio, maior o recrutamento. O SNC pode controlar o grau de contrao de um msculo particular pela variao no nmero e tamanho das unidades motoras recrutadas. Parece que um indivduo treinado tende a recrutar menos unidades motoras em relao a um no treinado, para um mesmo tipo de trabalho muscular.

Ajustes morfolgicos ao treinamento de fora


Morfologicamente, o msculo esqueltico dividido em dois tipos: fibras em paralelo (orientadas paralelamente ao eixo longitudinal do msculo) e fibras penadas (orientadas em ngulos oblquos em relao ao eixo longitudinal do msculo). O aumento da fora atribudo ao treinamento com pesos tem evidenciado hipertrofia muscular, ajustes neurais e mudanas na arquitetura da fibra muscular. Segundo Narici et al. (1989), a hipertrofia muscular contribui em 40% do aumento da fora e os outros 60% so atribudos aos ajustes neurais , mudanas na arquitetura da fibra, ou ambos. Maughan et al.(1984), sugeriu que msculos com grande ngulo de penao demonstraram uma relao inversa entre a rea de seco cruzada e a fora muscular.

Mtodos para mensurao transversa in vivo


Ultra-sonografia
Tomografia computadorizada
Ressonncia magntica de imagem

da

rea

de

seco

No passado as informaes sobre a arquitetura muscular eram derivadas de estudos feitos com cadveres.

Relao Comprimento versus Tenso


Para um determinado msculo, a fora mxima de uma contrao concntrica depende do comprimento muscular. O comprimento muscular influencia a tenso desenvolvida porque o alongamento excessivo e comprimento inadequado diminui a interao da actina com a miosina. Esses fatores tem aplicaes diretas no exerccio porque o aquecimento e o alongamento preparatrio e inadequado podem interferir no rendimento fsico.

Relao de Fora versus Velocidade e Potncia versus Velocidade.


O desenvolvimento de tenso no msculo esqueltico varia com a velocidade de encurtamento. Ocorre maior tenso quando a velocidade de encurtamento igual a zero (esttico ou isomtrico).

A curva de potncia do msculo esqueltico mostra que existe uma velocidade tima para o desenvolvimento de potncia.

Tipos de fibras musculares


A base original para classificar o tipo de fibra muscular como vermelha, branca ou intermediria foi aplicada para todos os msculos por uma simples inspeo visual. A caracterstica funcional majoritria que diferencia os tipos de fibra, no entanto, a velocidade de contrao e relaxamento.

Caractersticas bioqumicas e contrteis


Capacidade oxidativa: nmero de mitocndrias, capilares e mioglobina em seu interior. Tipo de isoforma da atpase: velocidade de degradao do atp IIa

IIb

I
fibras lentas: tipo I fibras rpidas: tipo IIa e IIb

4.0 3.5 3.0 2.5 2.0 1.5 1.0 0.5

Tipo I

Tipo IIa Tipo IIb


Fonte: Powers & Howley,2000.

Msculo Esqueltico
Caractersticas das fibras musculares humanas
Propriedades
velocidade de contrao capacidade glicoltica capacidade oxidativa estoque de glicognio estoque de triacilglicerol capilaridade do tecido Tipo I lenta baixa alta moderado alto boa Tipo IIa rpida moderada moderada moderado moderado moderada Tipo IIb rpida alta baixa moderado baixo pobre

Modificado de Saltin et al., 1977.

Continuum das fibras

IICIICIIACIIAIIAbIIABIIaBB

Treino de fora No treinamento de fora, geralmente ocorre uma migrao de fibras do tipo IIB para o tipo IIA.

Fatores que influenciam no desenvolvimento de fora muscular


Os msculos com maior rea transversa produzem mais fora que os msculos similares com menor rea transversa (Zatsiorsky, 1995)

O treinamento de fora muscular pode aumentar o numero de fibras musculares que podem ser ativadas a qualquer momento, assim como a freqncia de ativao da unidade motora (Antonio, 2000).

O aumento inicial de fora nas primeiras semanas de treinamento atribudo aos ajustes neurais ocorridos o treino, porque a hipertrofia muscular geralmente no ocorre antes de 4 semanas aps o incio do treinamento...
Antonio, 2000; Fleck & Kramer, 1999

...e somente ocorrero quando o organismo tiver substncias suficientes para a reparao protica
Zatsiorsky, 1995

Esterides

Fora Hipertrofia

Tempo
Ajustes neuromusculares ao treinamento de fora. (Sale, 1988)

O aumento da fora se deve tanto a hipertrofia dos msculos como ao aumento da densidade dos elementos de contrao dentro da clula e a mudana de correlao da actina e da miosina (Platonov, 1999)
O aumento inicial da fora visto em levantadores de peso atribudo aos ajustes neurais ocorridos nas primeiras semanas de treinamento por que a hipertrofia geralmente no ocorre antes das 4 semanas ou mais aps o incio do treinamento especfico para tal finalidade (Mayhew et al., 1995; Narici & Kayser, 1995).

A aquisio de massa muscular (hipertrofia) pode ser relacionada a dois fatores: rendimento e esttica. A hipertrofia objetivada no desporto visa o aumento do rendimento fsico para uma determinada modalidade esportiva.

A hipertrofia objetivada por bodybuilders visa o maior aumento da massa muscular sem necessariamente aumentar a fora (proporcional) e o rendimento esportivo. Tanto a fora como a hipertrofia se deve a melhoria da inervao intramuscular recrutando um maior nmero de fibras musculares.

Mecanismo do treinamento de fora

fibra muscular contrada fibra muscular no contrada


Modificado de Fugunaga, 1976

DeLorme e Watkins (1951) introduziram repetition maximum, conhecida por 1RM.

conceito

da

Vrios autores sugerem que somente com estmulos de uma certa durao (8 a 12), com intensidade mdia (40-60%) de 1RM em pessoas no treinadas; e de 60-80% de 1RM em pessoas treinadas que ocorre um aumento da seco transversal do msculo.

O treinamento de fora promove um aumento significativo nas fibras do tipo II, o mesmo no acontecendo com as fibras do tipo I (MacDougall et al., 1979; Hakkinen et al., 1985; Staron et al., 1991; Staron & Hikida, 1992; Tan, 1999).

Influncia sobre o aumento da massa muscular

10

15

n de repeties

20

Influncia do nmero de repeties sobre o desenvolvimento da massa muscular


(Modificado de Cometti, 1988)

Fonte: Hawke & Garry.J.Appl.Physiol, 91: 534-551, 2001

Resposta imune
Macrfagos Neutrofilos Clulas T

LIF IL-6 PDGF Cytokines IGF-I IGF-II FGF HGF TGF-

Outros fatores
Testosterona xido ntrico

Neurnio motor

Neurotransmissores Fatores neurotrpicos

EGF PDGF IGF-I FGF-II HGF

IGF-I IGF-II FGF HGF TGF-

Fatores autocrinos

Fatores que influenciam o muscular pelo treinamento

aumento

da

fora

Sob intenso repouso um msculo pode perder at 30% de sua fora em uma nica semana.

O maior ndice de crescimento da fora ocorre no incio do treinamento. Conforme se aproxima de um melhor nvel de desempenho, o nvel de crescimento cai vertiginosamente

Por essa razo, o desenvolvimento da fora foi dividido em etapas: fora inicial, fora relativa e fora mxima maximorum

Aumento da fora (%)


100

95
90

Fora relativa

85
Nvel iniciante

80

75
Fora inicial

Nvel de treinamento

Weineck, 2000

Mais fora...mais fora!!!

O que acontece realmente no msculo? como ocorre de fato a hipertrofia?


O que eu devo tomar?

No importa o quanto voc sabe...


O que realmente importa... o quanto voc se determina... A aprender...Keep moving!!! ALOHA

Вам также может понравиться