Вы находитесь на странице: 1из 13

Centro de Formao Humana Ana Nri Anatomia

Sistema Reprodutor Feminino

Docente: Isadora Alves Moreira Enfermagem UFG

O QUE ?
o conjunto de rgos encarregados da reproduo da mulher; Formado pelas: 2 ovrios 2 Tubas uterinas tero Vagina Vulva

OVRIOS
Os ovrios so rgos sexuais primrios; So as gnodas, pois produzem os gametas femininos (ovcito secundrio), alm de produzir os hormnios sexuais femininos estrgeno e progesterona. Os ovrios possuem o tamanho aproximado de uma azeitona.

A camada mais externa de tecido chamada de crtex e possui milhares de clulas, que so os vulos imaturos, chamados de folculos primrios. Mensalmente, apenas um folculo geralmente completa o desenvolvimento e a maturao, rompendo-se e liberando o ovcito secundrio (gameta feminino): fenmeno conhecido como ovulao. O gameta feminino liberado na super fcie de um dos ovrios recolhido por finas terminaes das tubas uterinas - as fmbrias.

TUBAS UTERINAS
so dois ductos que unem o ovrio ao tero. Seu epitlio de revestimento formados por clulas ciliadas. Os batimentos dos clios microscpicos e os movimentos peristlticos das tubas uterinas impelem o gameta feminino at o tero.

TERO
rgo oco situado na cavidade plvica atrs da bexiga urinria e anteriormente ao reto, de parede muscular espessa (miomtrio) e com formato de pra invertida. Na sua regio superior/lateral est ligado com as tubas uterinas e na regio inferior est ligado com a vagina.

O tero formado pelas seguintes regies: corpo, colo, stio e fundo. revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glndulas - O endomtrio.
O endomtrio tem uma participao muito importante durante a ovulao. Todo ms ele se torna mais espesso para receber o vulo fertilizado. Caso no ocorra a fertilizao, o endomtrio que se desenvolveu eliminado atravs da menstruao.

VAGINA
um canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elsticas, que liga o colo do tero ate o exterior, na genitlia. Prximo entrada da vagina h uma membrana vascularizada, chamada hmen, que bloqueia a entrada da vagina total ou parcialmente e normalmente se rompe nas primeiras relaes sexuais.

Contm de cada lado de sua abertura, porm internamente, duas glndulas denominadas glndulas de Bartholin, que secretam um muco lubrificante. Alm de possibilitar a penetrao do pnis, o canal vaginal possibilita a expulso da menstruao e, na hora do parto, a sada do beb. A mucosa vaginal possui pH cido para impedir a proliferao de microorganismos nesta regio.

VULVA
A genitlia externa ou vulva delimitada e protegida por duas pregas cutneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas - os grandes lbios. Na mulher reprodutivamente madura, os grandes lbios so recobertos por plos pubianos. Mais internamente, outra prega cutneo-mucosa envolve a abertura da vagina - os pequenos lbios - que protegem a abertura da uretra e da vagina.

Na vulva tambm est o clitris, um pequeno rgo, altamente sensvel e corresponde a glande do pnis e formado por tecido ertil.

CUIDADOS GERAIS

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

MOORE & PERSAUD. Embriologia Clnica. 6ed. Guanabara Koogan, 2000. DANGELO & FATTINI. Anatomia Humana Bsica. 2ed. Atheneu, 2007. Apostila de enfermagem disponvel no site: http://www.infoescola.com/biologia/aparelho -reprodutorfeminino/ . Acesso em: 15/03/2013. Apostila de enfermagem disponvel no site: http://www.afh.bio.br/reprod/reprod2.asp . Acesso em: 15/03/2013.

OBRIGADA!

Вам также может понравиться