Вы находитесь на странице: 1из 48

REINO METAPHITA

Reino Plantae ou Reino Vegetalia

Critrios usados na classificao de plantas


Os critrios usados exclusivamente no estudo das plantas so os seguintes: vasos condutores a presena de vasos condutores de gua, sais minerais e molculas orgnicas com origem na fotossntese um importante critrio de classificao vegetal pois est relacionado com o grau de adaptao ao meio terrestre; semente a presena de semente, um rgo reprodutor particularmente bem adaptado disperso em meio terrestre, tambm revela um elevado grau de evoluo;

flor intimamente relacionado com os aspectos anteriores, tambm caracterstica de plantas terrestres bem adaptadas.

Neste reino so consideradas diversas divises:


Diviso Bryophyta

Diviso Tracheophyta Subdiviso Lycophytina Subdiviso Sphenophytina Subdiviso Pterophytina

Filo Bryophyta
Compreende as plantas simples denominadas "musgos" e hepticas". De porte reduzido; vivem em ambientes midos. No possuem flores, frutas nem sementes. So morfologicamente mais avanadas que as algas.

Avanos das Brifitas So pluricelulares, clorofiladas, com reserva de amido e parede celular de celulose. Possuem uma camada de clulas estreis chamada cutcula, que constitui uma proteo externa. Podem ser anatomicamente divididas em brifitas com gametfito folhoso e brifitas com gametfito taloso. Nas Brifitas com gametfito folhoso (musgos e certas hepticas), o gametfito pode ser dividido em rizides, caulide e filides, comparveis com as razes, caules e folhas das plantas vasculares.

Taxonomia das Brifitas


As brifitas so divididas atualmente em trs grandes classes: Hepaticae, Anthocerotae e Musci (hepticas, antceros e musgos).

Hepaticae A classe Hepaticae composta por aproximadamente 10.000 espcies distribudas em 3.000 gneros. "Hepaticae" significa "semelhantes a um fgado", nome escolhido por causa da forma de fgado do gametfito de certas espcies.

Heptica do gnero

Blasia

Anthocerotae A classe Anthocerotae (antceros) composta por 7 ou 9 gneros distribudos normalmente em 3 famlias. O gametfito dos antceros taloso, pequeno (normalmente 1 a 2 centmetros de comprimento) O esporfito dos antceros duradouro e cresce constantemente durante a vida da planta, ocorrncia exclusiva a esta classe de plantas. Isto ocorre devido a um grupo de clulas prximas a base que nunca param de se multiplicar. Nenhum outro tipo de planta possui esta caracterstica.

Antcero do gnero Phaeoceros.

Diagrama de antcero.

Musci A classe Musci (musgos) a maior classe de brifitas, com mais de nove mil espcies classificadas. O gametfito dos musgos fixado ao substrato pelos rizides, estruturas anlogas das razes das plantas superiores. Os rizides so conectados aos filides (pequenas "folhas" dispostas em espiral) pelo caulide, estrutura semelhante ao caule de uma planta vascular. Apesar de no possurem tecido condutor, alguns musgos tm no interior do caulide um canal semelhante a uma veia, que auxilia no transporte de nutrientes.

O corpo de um musgo tpico constitudo por:


Rizides, que apenas tm a funo de aderncia ao substrato pois a absoro de
gua e sais minerais ocorre diretamente atravs das clulas areas. Este fato explicado pela ausncia de verdadeiros vasos condutores.

Caulide que consiste numa epiderme, parnquima e uma zona central com

clulas alongadas mas sem espessamentos, com funo de ajudar no transporte de gua e nutrientes. A falta de clulas espessadas no caulide outro dos motivos porque os musgos no atingem grande tamanho;

Filides fotossintticos, com apenas uma clula de espessura, com exceo da

nervura central camada - que um pouco mais espessa. Os primeiros filides que se formam so sobrepostos mas os seguintes formam uma espiral, em torno do caulide. Nas partes areas, os musgos podem apresentar estmatos.

Para que as hepticas, o segundo grupo mais importante de brifitas, no fiquem ignoradas, o quadro seguinte tenta estabelecer uma comparao entre caractersticas de musgos e hepticas, embora sejam mais as excees a estas regras do que as que gostaramos de reconhecer. Os antceros so bastante semelhantes s hepticas (com exceo da forma do filide, que ser alongada (como um chifre) nos antceros.

Importncia das Brifitas As Brifitas so importantes componentes da biomassa, e so essenciais para alguns ecossistemas por serem parte de sua cadeia alimentar (certos animais comem musgos). As Brifitas, por absorverem muita gua, evitam a eroso do solo em locais onde crescem abundantemente. Assim como os lquens, so indicadores da poluio ambiental. As Brifitas podem ser utilizadas em pesquisas biolgicas, farmacuticas e para extrao de essncias. As Brifitas podem ser cultivadas como ornamentais.

Diviso Tracheophyta
Um dos eventos chave da evoluo vegetal ter sido, sem dvida, o surgimento de vasos condutores, uma caracterstica que permitiu a conquista do meio terrestre. Devido s suas adaptaes ao meio terrestre, as traquefitas so dominantes neste habitat, existindo atualmente 250000 espcies. Acrescentam-se ainda vrias divises extintas de plantas vasculares.

Caracterizao A esta diviso pertencem as plantas vasculares. A sua grande maioria terrestre mas algumas podem vivem em zonas alagadas. Estas plantas, as mais evoludas na Terra, apresentam elevada diferenciao tecidular, originando rgos como caules, razes e folhas. Os tecidos vasculares transportam gua e alimento a toda planta. Apresentam importantes adaptaes ao meio terrestre: cutcula cobertura cerosa das folhas e alguns caules, impede a excessiva perda de gua; estmatos aberturas na superfcie corporal por onde se realizam as trocas gasosas, que podem ser reguladas, evitando a excessiva perda de gua; razes verdadeiras estruturas especialmente adaptadas fixao e absoro de gua e nutrientes do solo; caules com lignina e folhas verdadeiras rgos areos com elevada resistncia, o que permite maior tamanho e grande superfcie fotossinttica; vasos condutores - tecidos de transporte especializados em deslocar seiva bruta e elaborada a grandes distncias; estruturas estreis de proteo aos gametas; esporos e sementes resistentes.

Subdiviso Lycophyta
Licofitas arbreas so as plantas dominantes nas jazidas de carvo do Carbonfero. So plantas que geralmente vivem em locais tropicais midos, embora a sua distribuio v desde o rtico a zonas tropicais. No entanto nunca so membros muito distintos da cobertura vegetal, sendo mais notrias em zonas temperadas e frias no Inverno pois so sempre verdes.(Selaginela e Licopodium)

Subdiviso Sphenophyta
Outrora abundantes tal como as licofitas, atualmente apenas o gnero herbceo Equissetum (cavalinha) sobrevive, com cerca de 15 espcies. Estas plantas vivem em zonas pantanosas, com caules articulados e rugosos, crescendo a partir de um rizoma perene.

Subdiviso Pterophytas A este grupo pertencem todas as restantes plantas atuais, consideradas as mais evoludas dentro da diviso. Essencialmente terrestres, estas so plantas com folhas grandes e de nervuras ramificadas, melhor adaptadas ao meio terrestre pois captam mais luz com menos tecido de suporte - megfilos.
Classe Felicinae (pteridfitas) Classe Gimnospermae

Classe Angiospermae

A Classe das Felicneas(Pteridfitas) compreende nove a doze mil espcies de plantas conhecidas popularmente como samambaias (no Brasil) ou fetos (nos outros pases lusfonos) e as avencas.

Caracterizao das felicneas A esta classe pertencem as samambaias e avencas, que apresentam uma mistura caracterstica de aspectos de plantas vasculares primitivas e mais evoludas. As samambaias so plantas vasculares (com vasos condutores), as primeiras a apresentar verdadeiras folhas, o que os torna muito melhor adaptados vida em meio terrestre que as plantas anteriormente referidas. Por este motivo, apesar de preferirem ambientes midos e sombrios, para os quais esto particularmente bem adaptados, conseguem sobreviver em zonas ridas. No entanto, nessas condies apenas se reproduzem sexuadamente na poca das chuvas.

As samambaias e as avencas apresentam um rizoma, que produz novas folhas todos os anos. As folhas, ou frondes, so megfilos equipados com uma vasta rede vascular e representam a parte mais notvel do esporfito. A fronde geralmente composta, ou seja, dividida em fololos, pnulas ou pinas, presas na raque, uma extenso do pecolo. A sua elevada razo rea/volume permite-lhes captar luz muito eficientemente em zonas sombrias, que so geralmente o seu habitat. As folhas jovens so enroladas bculos devido ao crescimento menor da parte inferior da folha. Este tipo de desenvolvimento das folhas protege o delicado meristema apical e impede a perda excessiva de gua por evaporao.

Reproduo

ESPERMATOFITAS Plantas com sementes


Uma das mais importantes inovaes durante a evoluo vegetal foi a semente, que foi a principal causa do domnio das espermatfitas (plantas com semente) na flora atual

Classe Gimnospermae
O nome da classe (Gimnospermae = semente nua) refere precisamente o fato de as sementes e vulos destas plantas se encontrarem expostos sobre a superfcie dos esporfitos ou estruturas anlogas . Todas as plantas so terrestres, e embora apresentem tamanhos variados (as sequias atingem 120 metros de altura e 10 metros de dimetro), so sempre rvores ou arbustos. Este fato deriva de apresentarem, pela primeira vez neste reino, crescimento secundrio, ou seja, o seu crescimento contnuo tanto em altura, como em largura. Os principais grupos de gimnospermas so as cicas (as primeiras gimnospermas, sobreviventes do tempo dos dinossauros), o Ginkgo (nica rvore do seu gnero sobrevivente e que parece ter mudado muito pouco em 80 milhes de anos) e as conferas (pinheiros, cedros, ciprestes, sequias, etc.).

Classe Angiospermae
A classe das angiospermas a maior dos organismos fotossintticos, incluindo mais de 230000 espcies. As angiospermas dominam completamente o mundo vegetal dos ltimos 100 milhes de anos. Sem elas no existiriam as cores das flores e frutos, bem como as belas cores outonais das folhas das rvores. Estas plantas evoluram de modo a estarem perfeitamente adaptadas vida em meio terrestre e em contato com animais.

Caracterizao
As caractersticas vegetativas destas plantas so muito variadas, variando desde os eucaliptos gigantes com mais de 100 metros de altura e e 20 metros de dimetro, at monocotiledneas flutuantes, no maiores que 1 mm de comprimento. Todas as angiospermas, com muito poucas excees, so de vida livre, embora existam seres saprfitos e parasitas, no apresentando clorofila. Estas plantas saprfitas estabelecem obrigatoriamente relaes com um fungo micorrzico, o qual, por sua vez, est associado a uma outra planta fotossinttica. Deste modo, o fungo serve de intermedirio entre a planta fotossinttica e a saprfita, o que a tornaria mais um organismo parasita que saprfito. Existem cerca de 2800 dicotiledneas e cerca de 200 monocotiledneas parasitas, que formam estruturas de absoro especializadas - haustrios - que penetram nas clulas do hospedeiro.

O sucesso das angiospermas em meio terrestre reside, em parte na presena de elementos dos vasos, o que torna o seu xilema mais eficiente no transporte de gua. Outro aspecto fundamental para esse sucesso a presena de falhas largas, com uma tremenda capacidade fotossinttica. Este tipo de folha perde enorme quantidade de gua por evaporao, mas a presena de um xilema to eficiente compensa essa dificuldade. A queda das folhas no Inverno permite uma poupana de energia quando as condies no so as ideais, bem como impede a destruio e acumulao de danos nessas estruturas fundamentais. As folhas das angiospermas so de crescimento rpido, principalmente nas plantas herbceas, o que lhes permite sobreviver ao herbivorismo.

As angiospermas, desenvolveram uma estrutura especialmente bem adaptada reproduo sexuada em meio terrestre e em presena de animais, a flor. A polinizao por insetos, atrada por flores vistosas e nctar, foi selecionada devido sua elevada eficincia. A cor das flores uma das caractersticas mais notrias das angiospermas, mas no entanto, devida a uma concentrao de pigmentos que existem em todas as plantas, apenas no se encontram concentrados numa estrutura como neste caso
A taxa de reproduo de duas a quatro vezes maior que as giminospermas pois produzem sementes com elevado contedo em reservas e com menor necessidade de luz para a germinao. A produo de frutos carnudos e apetitosos permite planta utilizar os animais na disperso das sementes neles contidas. As sementes, elas prprias, apresentam frequentemente ganchos e espinhos que se agarram ao pelo dos animais, que as espalham inconscientemente. O seu sucesso deve-se, portanto, sua excepcional adaptao vida em terra e com animais

Esta diviso inclui dois grandes grupos, as Monocotiledneas com cerca de 65000 espcies e as Dicotiledneas, com cerca de 170000 espcies. As semelhanas entre estes dois grupos so bem maiores que as diferenas, apesar de serem facilmente reconhecveis

Вам также может понравиться