Вы находитесь на странице: 1из 31

ERNA

5 ANO

2013

TERMOS E DEFINIES
1

OBJECTIVOS

Apresentao dos principais termos e definies na area de Segurana e Higiene no Trabalho


2

Sistema de Segurana, Higiene e Sade no Trabalho um conjunto de normas e regulamentos que visam a melhoria das condies e do meio ambiente de trabalho, tendentes a salvaguardar a sade e integridade fsica do trabalhador, assim como a aplicao consciente dos princpios, mtodos e tcnicas da organizao do trabalho, conducentes reduo dos riscos profissionais Decreto n31/94 de 5 Agosto
3

SEGURANA Safety e Security


Segurana e Higiene no Trabalho (SAFETY) Compreende as abordagens destinadas a prevenir os riscos profissionais Segurana de Pessoas e Bens (SECURITY) Compreende as abordagens destinadas a prevenir a perturbao dos recursos das empresas, tais como, a intruso, roubo, agresso fsica, os actos de sabotagem, etc
4

Segurana no trabalho um conjunto de actividades que permitem estudar, investigar, projectar, controlar e aplicar os mtodos e meios tcnicos-organizativos que garantam condies seguras, higinicas e confortveis no trabalho, como tambm, das disposies jurdico-normativas de proteco no trabalho;
Higiene no trabalho um conjunto de mtodos e tcnicas no mdicas tendentes a preservar a vida e a sade dos trabalhadores contra a agressividade dos agentes ambientais nos locais de trabalho onde exercem as suas funes; Decreto n31/94 de 5 Agosto
5

CONCEITOS DE SEGURANA E HIGIENE NO TRABALHO


Ausncia de perigo Um nvel de proteco Uma condio que no envolve risco, Acto ou efeito de segurar Circunstncias e factores que afectam o bem-estar de todos os trabalhadores, incluindo os temporrios, prestadores de servios, visitantes ou qualquer outra pessoa que se encontre no local de trabalho
6

SEGURANA DO TRABALHO Conjunto de metodologias adequadas preveno de acidentes de trabalho.


HIGIENE DO TRABALHO Conjunto de metodologias necessrias para a preveno de doenas profissionais, tendo como principal campo de aco o controlo da exposio aos agentes fsicos, qumicos e biolgicos.
7

Sade no trabalho no s a ausncia de doena ou mal estar, abarca tambm os elementos fsicos e mentais que afectam a sade, estando directamente relacionados com a segurana, a higiene e a sade no trabalho; Decreto n31/94 de 5 Agosto

SADE OCUPACIONAL Ausncia de doena notrabalho. Estado de equilbrio e completo bem-estar fsico, mental e social no trabalho. ...

8

ACIDENTE DE TRABALHO Acidente de trabalho o acontecimento sbito que ocorre pelo exerccio da actividade laboral ao servio da empresa e que provoque no trabalhador leso ou danos corporais de que resulte incapacidade parcial ou total temporria ou permanente para o trabalho ou a morte Decreto n31/94 de 5 Agosto

ACIDENTE DE TRABALHO

Local de trabalho - Todo o lugar em que o trabalhador se encontra ou deva dirigir-se em virtude do seu trabalho e em que esteja, directa ou indirectamente, sujeito ao controlo do empregador; Tempo de trabalho - Perodo normal de trabalho, outros perodos em actos de preparao ou com ele relacionados, e o que se lhe segue, em actos tambm com ele relacionados, e ainda as interrupes normais ou forosas de trabalho.
10

ACIDENTE DE TRABALHO

Considera-se tambm acidente de trabalho o ocorrido:


- No trajecto (acidente in itinere); - Na execuo de servios espontaneamente prestados e de que possa resultar proveito econmico para o empregador; - No local de trabalho, quando no exerccio do direito de reunio ou de actividade de representante dos trabalhadores;

11

ACIDENTE DE TRABALHO
- No local de trabalho, quando em frequncia de curso de formao profissional ou, fora do local de trabalho, quando exista autorizao expressa do empregador para tal frequncia; - Em actividade de procura de emprego durante o crdito de horas para tal concedido por lei aos trabalhadores com processo de cessao de contrato de trabalho em curso; - Fora do local ou do tempo de trabalho, quando verificado na execuo de servios determinados pelo empregador ou por este consentidos.
12

ACIDENTE DE TRABALHO
ACIDENTE IN ITINERE Todo o acidente que ocorre no trajecto de ida e regresso normalmente utilizado pelo trabalhador, qualquer que seja a direco na qual se desloca, e do qual resulta a morte ou leses corporais, nas seguintes situaes:

- Entre a residncia habitual ou ocasional do trabalhador e as instalaes do seu local de trabalho; - Entre a residncia habitual ou ocasional do trabalhador e as instalaes do local de formao ligada sua actividade profissional;

13

ACIDENTE DE TRABALHO
ACIDENTE IN ITINERE (Cont.)

- Entre o local de trabalho e o local da refeio;


- Entre a residncia (habitual ou ocasional) ou o local de trabalho e o local do pagamento da retribuio; - Entre a residncia (habitual ou ocasional) e os locais onde ao trabalhador deva ser prestado qualquer tipo de assistncia ou tratamento por anterior acidente.
14

Os acidentes, em geral, so o resultado de uma combinao de factores, entre os quais se destacam as falhas humanas e falhas materiais.
Vale a pena lembrar que os acidentes no escolhem hora nem lugar. Podem acontecer em casa, no ambiente de trabalho e nas inmeras locomoes que fazemos de um lado para o outro, para cumprir as nossas obrigaes dirias.
15

INCIDENTE

Um acontecimento no desejado, que sob circunstncias ligeiramente diferentes, poderia ter resultado em leses para as pessoas, danos propriedade ou perdas para o processo.

Um incidente um acontecimento indesejado que pode dar origem a um acidente.

ACIDENTE MORTAL

Acidente de trabalho de que resulte a morte da vtima num perodo de um ano aps a sua ocorrncia.
16

Leso corporal qualquer dano produzido no corpo humano, seja ele leve, como, por exemplo, um corte no dedo, ou grave, como a perda de um membro.

Perturbao funcional o prejuzo do funcionamento de qualquer rgo ou sentido. Por exemplo, a perda da viso, provocada por uma pancada na cabea, caracteriza uma perturbao funcional.

Doenas profissionais so aquelas que so adquiridas na sequncia do exerccio do trabalho em si. Doenas do trabalho so aquelas decorrentes das condies especiais em que o trabalho realizado. Ambas so consideradas como acidentes do trabalho, quando delas decorrer a incapacidade para o trabalho.
17

Um acidente de trabalho pode levar o trabalhador a ausentar-se da empresa apenas por algumas horas, o que chamado de acidente sem afastamento. o que ocorre, por exemplo, quando o acidente resulta num pequeno corte no dedo, e o trabalhador retorna ao trabalho em seguida.
Outras vezes, um acidente pode deixar o trabalhador impedido de realizar as suas actividades por dias seguidos, meses, ou de forma definitiva. Se o trabalhador acidentado no retornar ao trabalho imediatamente ou at ao dia seguinte, temos o chamado acidente com afastamento, que pode resultar na incapacidade temporria, ou na incapacidade parcial e permanente, ou, ainda, na incapacidade total e permanente para o trabalho.

18

A incapacidade temporria a perda da capacidade para o trabalho por um perodo limitado de tempo, aps o qual o trabalhador retorna s suas actividades normais. A incapacidade parcial e permanente a diminuio, por toda vida, da capacidade fsica total para o trabalho. o que acontece, por exemplo, quando ocorre a perda de um dedo ou de uma vista.
A incapacidade total e permanente a invalidez incurvel para o trabalho. Neste ultimo caso, o trabalhador no rene condies para trabalhar, o que acontece, por exemplo, se um trabalhador perde as duas vistas num acidente do trabalho. Nos casos extremos, o acidente resulta na morte do trabalhador.
19

LOCAL DE TRABALHO Lugar que integra um ou vrios postos de trabalho, situado quer dentro de um edifcio, empresa ou qualquer outro ponto onde o trabalhador tenha acesso para desenvolver a sua actividade.

POSTO DE TRABALHO Sistema constitudo por um conjunto de recursos fsicos, tecnolgicos e organizacionais e meios humanos que, no seio de uma organizao, visa a realizao de uma actividade.
20

A Cultura de HST
Toda a medida preventiva se traduz por um custo e a sua verdadeira rentabilidade s poder ser confirmada mediante uma adequada analise custo-beneficio

Grau de Segurana =

Segurana efectiva Segurana possivel

21

A curva de custos totais representa a soma dos custos dos acidentes com os custos das actividades preventivas e apresenta um valor mnimo (P) que corresponde ao valor optimo do grau de segurana sob o ponto de vista econmico.
Significa pois que segundo um critrio estritamente econmico, interessa melhorar o indice de segurana em situaes correspondentes ao ramo esquerdo da parbola de custos totais, sendo essa melhoria no rentvel para o ramo direito da curva. As duas curvas de custos, dependem dos objectivos e das tcnicas de preveno utilizadas.

22

A estatistica constitui o metodo mais frequente de analise de riscos, permitindo ao especialista de segurana um conhecimento efectivo da sinistralidade laboral e a consequente definio de prioridades no controlo dos diferentes riscos.

23

PRINCIPAIS NDICES ESTATSTICOS

ndice de Frequncia
Representa o nmero de acidentes com baixa por milho de horas-homem trabalhadas.
n. de acidentes com baixa x 10 6
n. de horas-homem trabalhadas
24

If =

PRINCIPAIS NDICES ESTATSTICOS

ndice de Gravidade
Representa o nmero de dias teis perdidos por mil horashomem trabalhadas. Um acidente mortal equivale perda de 7500 dias de trabalho.

Ig =

n. de dias teis perdidos x 10 3


n. de horas-homem trabalhadas
25

PRINCIPAIS NDICES ESTATSTICOS

ndice de Incidncia
Representa o nmero de acidentes com baixa por cada 1000 trabalhadores (em mdia).

Ii=

n. de acidentes com baixa x 10 3


n. mdio de trabalhadores
26

Acidentes devido a ACTOS INSEGUROS

Resultado de uma atitude ou comportamento de uma pessoa, pelo desrespeito ou no cumprimento das regras e procedimentos de segurana, e que pode causar um acidente.

Exemplos: Actuar sem autorizao, trabalhar a um ritmo anormal, utilizar o equipamento de forma incorrecta, deslocar cargas sem cuidado, distraco, etc

27

Acidentes devido a CONDIES INSEGURAS

So deficincias, defeitos ou irregularidades tcnicas da empresa que podem constituir um risco acrescido.

Ex: Instalao no protegida, defeitos de fabrico nos equipamentos, ferramentas em mau estado, armazenamento perigoso, iluminao insuficiente, etc.

28

TAREFA/ACTIVIDADE
TAREFA
O que para fazer

ACTIVIDADE
O que realmente feito Os objectivos atingidos Resposta do trabalhador

Os objectivos a atingir Definio da organizao

O que se deve fazer

Como se faz
29

PERIGO - Situao da qual podem resultar danos ou perdas fsicas ou materiais. Fonte ou situao com um potencial de dano para a sade, patrimnio e ambiente.
RISCO combinao da probabilidade de ocorrencia de um acontecimento ou de exposio(es) perigosos e da gravidade de leses ou afeces da saude que possam ser causadas pelo acontecimento ou pela(s) exposio(es)
30

31

Вам также может понравиться