Вы находитесь на странице: 1из 15

NR 10

SEGURANA EM SERVIOS EM INSTALAES ELTRICAS

Proteger a vida do trabalhador a nossa Misso

Todos os anos milhares de trabalhadores no mundo todo, experimentam as consequncias de um arco eltrico, sendo que a maioria das queimaduras de terceiro grau, ocorrem por ignio da roupa.

Definio: O arco eltrico a passagem de corrente eltrica atravs do ar ionizado. Ele possui natureza explosiva, tem alto poder destrutivo e pode liberar energias trmicas de at 30.000 em uma frao de segundo. A energia liberada pelo Arco eltrico, pode: Principais Implicaes:

Provocar incndios e destruir equipamentos Queimar roupas (por ignio do tecido) Projetar materiais ionizados Emitir raios ultravioletas/infravermelhos Irradiar temperaturas que excedem o limite da pele humana = 1,2 cal/cm2

TODA E QUALQUER ATIVIDADE ENVOLVENDO EQUIPAMENTOS ENERGIZADOS OU MESMO EM PROCESSO DE DESENERGIZAO.

Definio:
Norma Regulamentadora do Ministrio do Trabalho e Emprego brasileiro que regulamenta procedimentos de segurana operacional relativos a atividades na rea eltrica.

DA NECESSIDADE DO USO DE ROUPAS DE PROTEO:

10.2.9 - MEDIDAS DE PROTEO INDIVIDUAL 10.2.9.1 Nos trabalhos em instalaes eltricas, quando as medidas de proteo coletiva forem tecnicamente inviveis ou insuficientes para controlar os riscos, devem ser adotados equipamentos de proteo individual especficos e adequados s atividades desenvolvidas, em atendimento ao disposto na NR 6. 10.2.9.2 As vestimentas de trabalho devem ser adequadas s atividades, devendo contemplar a condutibilidade, inflamabilidade e influncias eletromagnticas.

Este uniforme foi confeccionado com tecido CEDROTECH FR que retardante a chama e tambm com aviamentos com a mesma caracterstica e tem por objetivo a proteo de profissionais em situaes de riscos. Oferece propriedades singulares de isolamento trmico, associados a uma resistncia permanente ao arco eltrico, calor por irradiao e fogo , conforme recomendao da NR-10.

CONFORTO tecido 100% algodo, que proporciona maior comodidade ao usurio e permite a transpirao. RESISTNCIA estrutura que resiste a propagao de rasgo. PROTEO a propriedade de retardar as chamas no eliminada nem mesmo aps lavagens industriais. Possui tecnologia nacional, testado e aprovado por instituies

1.

2.

3.

4.

O uniforme deve ser usado sempre que seu trabalho envolva instalaes ou manutenes em equipamentos e sistemas eltricos. O uniforme deve sempre esta com punhos e gola fechados e ajustados. No recomendado abrir os botes ou arregaar as mangas ao realizar trabalhos em equipamentos e redes eltricas. vedado o uso de adornos pessoais metlicos externo ao uniforme, o que inclui fivelas de cintos ou outras peas metlicas, nas trabalhos com instalaes eltricas ou em suas proximidades.

Quando estocado, o uniforme deve ser mantido dentro da embalagem, em local fresco e isento de umidade.

1. 2. 3. 4. 5.

6.

7.
8. 9.

Lavar e secar no mnimo 2 vezes este uniforme antes de fazer barra e usar; Pode ser lavado a frio ou a quente ate a temperatura de 60C; permitido lavagem a seco; permitido o uso de secador a temperatura mxima de 65C; A faixa refletiva pode ser passada com ferro ate 150C, mas no permitido o uso de vapor ao passar a faixa pois o vapor danifica a reflexibilidade da faixa. No tratar com cloro; No acidular (usar acido) o tecido; No lavar junto a outras peas, pilings de tecidos no retardantes podem contaminar o uniforme; O produto mais indicado para limpeza do tecido antichamas o DETERGENTE NEUTRO, o mesmo utilizado na cozinha para lavar louas.

Pequenos concertos de at 2 cm e a costura da barra da cala podem ser feitos com linhas comum, no precisando de linha especial antichamas.

FOTOS DE ACIDENTES:

LEMBRE-SE

NO H SERVIO TO IMPORTANTE E NEM TRABALHO TO URGENTE QUE NO POSSA SER FEITO COM SEGURANA.
Autor Desconhecido

Вам также может понравиться