Вы находитесь на странице: 1из 35

UNIDADE 1 - DAS ESTRELAS AO TOMO

4. TABELA PERIDICA: ORGANIZAO DOS ELEMENTOS QUMICOS


4.1. RELAO ENTRE A ESTRUTURA DA TABELA PERIDICA E A ESTRUTURA ELECTRNICA DOS ELEMENTOS 4.2. COMPORTAMENTO QUMICO DOS ELEMENTOS DE UM MESMO GRUPO DA TABELA PERIDICA 4.3. VARIAO DAS PROPRIEDADES PERIDICAS

OBJETIVOS
Interpretar a organizao actual da Tabela Peridica em perodos, grupos (1 a 18), e elementos representativos (Blocos s e p) e no representativos. Identificar a posio de cada elemento na Tabela Peridica segundo o grupo e o perodo.

Relacionar as posies dos elementos representativos na Tabela Peridica com as suas configuraes electrnicas.
Verificar que algumas propriedades fsicas e qumicas, dos elementos representativos da Tabela Peridica e das suas substncias elementares, so peridicas.

OBJETIVOS
Interpretar as propriedades fsicas e qumicas, dos elementos representativos da Tabela Peridica e das suas substncias elementares, em termos das distribuies electrnicas. Interpretar as informaes contidas na Tabela Peridica, que se referem aos elementos e s suas substncias elementares. Reconhecer na Tabela Peridica um instrumento organizador de conhecimentos sobre os elementos qumicos.

CONTEDOS
Histria da Tabela Peridica Estrutura da Tabela Peridica Posio dos Elementos na Tabela Peridica e Suas Configuraes Electrnicas Variao do Raio Atmico Variao do Raio Inico Variao da Energia de Ionizao Propriedades Qumicas A Tabela Peridica como Fonte de Informao

ESTRUTURA DA TABELA PERIDICA

POSIO DOS ELEMENTOS NA TABELA PERIDICA E SUAS CONFIGURAES ELECTRNICAS


A posio dos elementos na Tabela Peridica depende da sua configurao electrnica. Os elementos esto ordenados por ordem crescente do nmero atmico ( igual ao nmero de protes e de electres). O nmero do perodo indica o nmero quntico principal (n) das orbitais de valncia (do ltimo nvel de energia) e o nmero de nveis de energia dos elementos desse perodo.

POSIO DOS ELEMENTOS NA TABELA PERIDICA E SUAS CONFIGURAES ELECTRNICAS


O nmero das unidades dos grupos 1, 2, 13 a 18 indica o nmero de electres no ltimo nvel de energia (electres de valncia), excepto no hlio. Os electres de valncia encontram-se nas orbitais de valncia.

POSIO DOS ELEMENTOS NA TABELA PERIDICA E SUAS CONFIGURAES ELECTRNICAS


Os elementos do grupo 1 tm todos um electro de valncia numa orbital s (s1). Os elementos do grupo 2 tm todos dois electres de valncia numa orbital s (s2). Bloco s Elementos dos grupos 1 e 2, juntamente com o hlio que tem dois electres (1s2), com uma orbital de valncia s.

Os elementos do grupo 18 tm todos 8 electres de valncia em orbitais s e p (s2 p6), excepto o hlio que tem dois electres (1s2).

POSIO DOS ELEMENTOS NA TABELA PERIDICA E SUAS CONFIGURAES ELECTRNICAS


Bloco p Elementos dos grupos 13 a 18, excepto o hlio, com orbitais de valncia s e p. Elementos representativos Elementos dos blocos s e p (grupos 1, 2, 13 a 18) Blocos d e f Outros elementos que tm os electres de valncia em orbitais d e f (orbitais de valncia).

POSIO DOS ELEMENTOS NA TABELA PERIDICA E SUAS CONFIGURAES ELECTRNICAS


Todos os perodos comeam com elementos que tm uma orbital de valncia s com 1 electro e terminam com elementos que tm as orbitais p com 6 electres (preenchidas), excepto o primeiro perodo que termina com o hlio, que tem uma orbital s com 2 electres. Os elementos do mesmo grupo possuem o mesmo nmero de electres de valncia, distribudos por orbitais do mesmo tipo. Por isso, os elementos e as suas substncias elementares tm as mesmas propriedades fsicas e qumicas. Estas propriedades variam periodicamente ao longo da Tabela Peridica (so propriedades peridicas). 10

POSIO DOS ELEMENTOS NA TABELA PERIDICA E SUAS CONFIGURAES ELECTRNICAS

11

VARIAO DO RAIO ATMICO

12

VARIAO DO RAIO ATMICO


O raio atmico aumenta ao longo do grupo e diminui ao longo do perodo: Aumenta ao longo do grupo porque os electres de valncia esto em nveis de energia (camadas) mais afastados do ncleo (n maior). Diminui ao longo do perodo porque os electres de valncia esto no mesmo nvel de energia e existem mais protes (carga nuclear maior), que atraem mais os electres.

13

VARIAO DO RAIO ATMICO


O tomo de potssio (K) tem mais camadas (n maior) do que o tomo de sdio (Na), pelo que o raio atmico do K maior.

14

VARIAO DO RAIO ATMICO


O tomo de magnsio (Mg) tem maior carga nuclear do que o tomo de sdio (Na), pelo que os electres do Mg so mais atrados pelo ncleo e o seu raio atmico menor.

15

VARIAO DO RAIO INICO


Um catio (io positivo) tem menos electres do que o tomo correspondente, pelo que existem menos repulses e a nuvem electrnica fica menor. Alm disso, o catio pode ficar com menos uma camada.

Os raios inicos dos caties so menores do que os raios dos respectivos tomos.

16

VARIAO DO RAIO INICO


Um anio (io negativo) tem mais electres do que o tomo correspondente, pelo que existem mais repulses e a nuvem electrnica fica maior. Os raios inicos dos anies so maiores do que os raios dos respectivos tomos.

17

VARIAO DO RAIO INICO


Nos ies isoeletrnicos (ies com o mesmo nmero de electres), quanto maior for a carga nuclear do io, menor o seu tamanho. Isto acontece porque um ncleo com mais protes atrai mais os electres (ex: Mg2+).

18

VARIAO DA ENERGIA DE IONIZAO


Energia de ionizao (Ei - energia de primeira ionizao) Energia necessria para extrair o electro mais afastado do ncleo (electro de valncia), que tem menor energia de remoo.

A energia de ionizao mede-se em Joules por electro (J/e).


A energia de ionizao diminui ao longo do grupo e aumenta ao longo do perodo.

19

VARIAO DA ENERGIA DE IONIZAO

20

VARIAO DA ENERGIA DE IONIZAO

21

VARIAO DA ENERGIA DE IONIZAO


Num grupo, a energia de ionizao diminui porque o electro de valncia fica mais afastado do ncleo (porque aumenta o nmero de camadas), pelo que menos atrado e removido mais facilmente. Alm disso, como aumenta o nmero de electres, tambm aumenta a repulso sobre os electres de valncia, que contraria a atraco do ncleo (efeito de blindagem). Num perodo, a energia de ionizao aumenta porque o electro de valncia mais atrado pelo ncleo (porque aumenta a carga nuclear), pelo que removido mais dificilmente. 22

PROPRIEDADES QUMICAS
Grupo 1 Famlia dos Metais Alcalinos Tm um electro de valncia, que perdem facilmente, formando ies monopositivos (Li+, Na+, K+). Reagem muito com a gua, libertando energia e hidrognio gasoso, e formando um hidrxido (soluo bsica).

23

PROPRIEDADES QUMICAS
Reagem facilmente com o oxignio e com os halogneos (grupo 17). A reactividade aumenta ao longo do grupo, porque o electro de valncia fica mais longe do ncleo, saindo com mais facilidade (a energia de ionizao mais baixa). O hidrognio, por ter s um electro, costuma estar no grupo 1, porque tem uma configurao electrnica semelhante dos metais alcalinos. Mas, as suas propriedades so muito diferentes.

24

PROPRIEDADES QUMICAS
Grupo 2 Famlia dos Metais Alcalino-Terrosos Tm 2 electres de valncia, que perdem facilmente, formando ies bipositivos (Be2+, Mg2+, Ca2+). Reagem com a gua, libertando energia e hidrognio gasoso, e formando um hidrxido (soluo bsica).

25

PROPRIEDADES QUMICAS
Reagem com o oxignio e com os halogneos (grupo 17). A reactividade aumenta ao longo do grupo, porque o electro de valncia fica mais longe do ncleo, saindo com mais facilidade (a energia de ionizao mais baixa).

26

PROPRIEDADES QUMICAS
Grupo 17 - Famlia dos Halogneos So elementos no metlicos e tm 7 electres de valncia (precisam de um electro para completar uma orbital 2p). So muito reactivos porque recebem facilmente um electro, formando ies mononegativos (ies halogenetos ou haletos: F-, Cl-, Br-, I-).

27

PROPRIEDADES QUMICAS
Reagem com os metais alcalinos e alcalino-terrosos (grupo 1 e 2), formando sais. A reactividade diminui ao longo do grupo, porque a atraco do ncleo sobre o electro a captar menor, quando a camada que o vai receber est mais afastada (nvel de energia maior).

28

PROPRIEDADES QUMICAS
Grupo 18 - Famlia dos Gases Nobres, Raros ou Inertes Tm 8 electres de valncia (excepto o hlio, que tem dois). So muito estveis (praticamente no reagem), porque tm o nvel de valncia totalmente preenchido (no perdem ou recebem electres).

29

PROPRIEDADES QUMICAS
As propriedades qumicas das substncias elementares dependem do nmero de electres de valncia dos elementos, porque so estes electres que participam nas reaces qumicas.

30

A TABELA PERIDICA COMO FONTE DE INFORMAO


A Tabela Peridica indica vrias informaes sobre as propriedades fsicas e qumicas dos elementos e das suas substncias elementares:

31

A TABELA PERIDICA COMO FONTE DE INFORMAO


Propriedades fsicas dos elementos (tomos) Nmero atmico, raio atmico, energia de 1 ionizao, configurao electrnica e massa atmica relativa. Propriedades fsicas das substncias elementares Estado fsico, ponto de ebulio, ponto de fuso e densidade. Estas informaes permitem-nos saber as propriedades qumicas das substncias elementares, como a sua reactividade com outras substncias. 32

33

34

BIBLIOGRAFIA
Dantas, M., & Ramalho, M. (2008). Jogo de Partculas A Fsica e Qumica A - Qumica - Bloco 1 - 10/11 Ano. Lisboa: Texto Editores.

Вам также может понравиться