Вы находитесь на странице: 1из 47

Ex.

2:
CASO VEREADOR QUE NO SE ELEGEU POR 8

VOTOS. Candidato a vereador que no se elegeu por falta de 8 votos, em razo de notcia jornalstica falsa, veiculada pelo rdio local de que sua candidatura havia sido impugnada. STJ concluiu, com base no contedo fticoprobatrio dos autos, pela existncia do ato ilcito, pela culpa daqueles que veicularam a falsa notcia e pela privao da oportunidade, bem concreta e provvel, de o candidato se eleger vereador, o que se frustrou em decorrncia de ato ilcito. APLICAO da Teoria da perda de uma chance ao candidato a vereador que deixa de ser eleito por reduzida diferena de 8 votos aps atingido por notcia falsa publicada em jornal, resultando, por isso, a obrigao de indenizar.

Ex. 3:
EX.3:

CASO DO ADVOGADO QUE PERDEU PRAZO. A responsabilidade do advogado na conduo da defesa processual de seu cliente de ordem contratual. Embora no responda pelo resultado, obrigado a aplicar toda a sua diligncia habitual no exerccio do mandato. Ao perder, de forma negligente, o prazo para interposio de apelao, o advogado frustra as chances de xito de seu cliente. Responde pela perda da probabilidade de sucesso no recurso.

Ex.3:
No se trata de reparar a perda de uma simples

esperana subjetiva, nem tampouco de conferir ao lesado a integralidade do que esperava ter caso obtivesse xito ao usufruir plenamente de sua chance. A PERDA DE UMA CHANCE SE APLICA AOS DANOS MATERIAIS QUANTO AOS DANOS MORAIS. A pretenso de simples reexame de prova no enseja recurso especial. Aplicao da Smula 7 do STJ(A pretenso de simples reexame de prova no enseja recurso especial)

EX.4: EX.4;

CASO PERDA DA VISO POR ATENDIMENTO TARDIO. A 9 Cmara civil do TJ/RJ, fez aplicao dessa teoria. A clinica de olhos foi condenada a indenizar o paciente, que sofreu descolamento de retina, no pela cegueira em si, mas pela Perda de uma chance de salvar sua viso, uma vez que, quando procurada, deixou de realizar a cirurgia necessria pela falta de mdico (profissional) disponveis na ocasio.

EX.4:

Cirurgia essa que s foi realizada depois de

ultrapassado o perodo da situao emergencial, quando a leso da mcula da retina da vista j havia se consolidado. INDENIZAO POR DANO MORAL: ...em tais circunstncias, comprovado o dano da autora e ocorrncia da falta de cuidado da r para o fato a configurar a perda de uma chance e no a causa principal e determinante da consequente perda da viso, impe-se a responsabilidade mitigada da r a ttulo de reparao dos danos morais em dez mil reais.

*******ATENO********
Aplicada

atividade mdica, a teoria ficou conhecida como teoria da perda de uma chance de cura ou de sobrevivncia, em que o elemento que determina a indenizao a perda de uma chance de resultado favorvel no tratamento.

O que se perde, a chance de cura e no a

continuidade da vida. O problema gira em torno do nexo causal entre ATIVIDADE MDICA (ao/omisso) e o resultado danoso consiste na perda da chance de sobrevivncia ou cura.

Se o paciente tivesse sido internado a tempo ou

operado imediatamente, talvez no tivesse falecido.


A omisso mdica, embora culposa, no a rigor,

causa do dano, apenas faz com que o paciente perca uma possibilidade. S nesses casos possvel falar em perda de uma chance. Se houver erro mdico e esse erro provocar ab orige o fato de que decorre o dano, no h que se falar em perda de uma chance, mas, em dano causado diretamente pelo mdico.

EX.5: sentido contrrio


CASO RESPONSABILIDADE CIVIL DO MDICO. STJ

NO ADMITIU A APLICAO DA TEORIA DA PERDA DE UMA CHANCE. PORQUE TRATAVA-SE DE MERA POSSIBILIDADE, E O DANO POTENCIAL OU INCERTO, NO MBITO DA RESPONSABILIDADE CIVIL, EM REGRA NO INDENIZVEL. O Acrdo recorrido concluiu haver mera possibilidade de o resultado morte ter sido evitado caso a paciente tivesse acompanhamento prvio e contnuo do mdico no perodo ps-operatrio, sendo inadmissvel, pois a responsabilizao do mdico com base na teoria da perda de uma chance.

O Tribunal reconheceu a INEXISTNCIA DE CULPA E DE NEXO CAUSAL ENTRE A CONDUTA DO MDICO E A MORTE DA PACIENTE, O QUE CONSTITUI FUNDAMENTO SUFICIENTE PARA O AFASTAMENTO DA CONDENAO PROFISSIONAL DA SADE.

2)Dano moral:
Dano moral o dano no patrimonial.
luz da Constituio possvel conceituar o dano

moral por dois aspectos distintos:


Sentido Estrito Sentido Amplo

Sentido Estrito do dano moral:


dano moral a violao do direito dignidade. A dignidade o fundamento dos direitos

humanos, devendo ser protegida e, quando violada, sujeita devida reparao.


Mesmo nas relaes familiares podem ocorrer

situaes que ensejam indenizao por dano moral. Pais, filhos, marido e mulher na constncia do casamento, no perdem direito intimidade, privacidade, auto-estima, e outros valores que integram a dignidade.

A vida em comum reforada pelas relaes ntimas,

cria o que tem sido chamado de moral conjugal ou honra familiar, que se materializa nos deveres de sinceridade, de tolerncia.
Qualquer agresso dignidade pessoal lesiona a

honra, constitui dano moral e por isso indenizvel. Valores como a liberdade, a inteligncia, o trabalho, a honestidade, aceitos pelo homem comum, formam a carga axiolgica a que todos estamos sujeitos. Ofensa a tais postulados exige compensao indenizatria.

Fundamento Legal Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana; Art. 1566. So deveres de ambos os cnjuges: I - fidelidade recproca; II - vida em comum, no domiclio conjugal; III - mtua assistncia; IV - sustento, guarda e educao dos filhos; V - respeito e considerao mtuos.

Sentido Amplo do dano moral:


o dano moral compreende diversos graus de

violao dos direitos da personalidade, abrange todas as ofensas pessoa, considerada esta em suas dimenses individual e social.
Incluem-se no dano moral em sentido amplo os

novos direitos da personalidade: a imagem, o bom nome, a reputao, sentimentos, relaes afetivas, aspiraes, hbitos, gostos, convices polticas, religiosas, filosficas, direitos autorais.

O dano moral no mais se restringe

dor, tristeza e sofrimento,

estendendo a sua tutela a todos os


bens personalssimos e os valores que integram a dignidade.

Na reparao do dano moral, esto conjugados 2 motivos: (Caio Mario) 1. punio do infrator pelo fato de haver ofendido um bem jurdico da vtima, posto que imaterial;
2. pr nas mos do ofendido uma soma que no pretium doloris, porm o meio de lhe oferecer oprtunidade de conseguir uma satisfao de qualquer espcie , seja de ordem intelectual ou moral, seja de cunho material, o que pode ser obtido no fato de saber que esta soma em dinheiro pode amenizar a amargura da ofensa e de qualquer maneira o desejo de vingana.

Cumulao do dano moral e material:


Posicionamento atual de possvel cumulao dos

danos.
Smula 37 do STJ:

SO CUMULVEIS AS INDENIZAES POR DANO MATERIAL E DANO MORAL, ORIUNDOS DO MESMO FATO.

Configurao do dano moral:


Se dano moral agresso dignidade humana, no basta para configur-lo qualquer contrariedade.
S deve ser reputado como dano moral a dor, vexame, sofrimento ou humilhao que, fugindo normalidade, interfira intensamente no comportamento psicolgico do indivduo.

Mero dissabor, aborrecimento, mgoa, irritao ou

sensibilidade exarcebada esto fora da rbita do dano moral, alm de fazer parte do dia a dia, tais situaes no so intensas e duradouras, a ponto de romper o equilbrio psicolgico.
Se

assim no se entender, acabaremos por banalizar o dano moral, ensejando aes judiciais em busca de indenizaes pelos triviais aborrecimentos

EX. STJ. RESPONSABILIDADE CIVIL. AQUISIO DE

REFRIGERANTE CONTENDO INSETO.DANO MORAL. AUSNCIA. A SIMPLES AQUISIO DO REFRIGERANTE CONTENDO INSETO NO SEU INTERIOR, SEM QUE SEU CONTEDO TENHA SIDO INGERIDO OU, AO MENOS, QUE A EMBALAGEM TENHA SIDO ABERTA, NO FATO CAPAZ, POR SI S, DE PROVOCAR DANO MORAL. O MERO DISSABOR NO PODE SER ALCANADO AO PATAMAR DO DANO MORAL, MAS SOMENTE AQUELA AGRESSO, QUE EXARCEBA A NATURALIDADE DOS FATOS DA VIDA, CAUSANDO FUNDADAS AFLIES OU ANGSTIAS NO ESPRITO DE QUEM ELA SE DIRIGE.

Dano moral e inadimplemento contratual:


O mero inadimplemento contratual, mora ou prejuzo

econmico no configuram, por si ss, dano moral, porque no agridem a dignidade humana.
Os

aborrecimentos deles decorrentes ficam absorvidos pelo dano material, SALVO, se os efeitos do inadimplemento contratual, por sua natureza ou gravidade, exorbitarem o aborrecimento normalmente decorrente de uma perda patrimonial e tambm repercutem na esfera da dignidade da vtima, quando, ento, configuraro o dano moral

EX. CASO FESTA DE ANIVERSRIO QUE FALTOU

COMIDA. HOTEL 5 ESTRELAS CONTRATADO PARA PROMOVER A FESTA, DEIXOU FALTAR BEBIDA, COMIDA, GARON. CONSTRANGIMENTO DOS PAIS, SITUAO DESCONFORTVEL PERANTE OS CONVIDADOS. TJ: NINGUM PODE NEGAR, QUE TRANSFORMAR UMA FESTA DE ANIVERSRIO EM UM GRANDE VEXAME, POR FALTA DE COMIDA, BEBIDA, CONFIGURA HUMILHAO DOLOROSA E FRUSTRAO PROFUNDA DO DONO DA FESTA E SEUS FAMILIARES EM FACE DOS SEUS CONVIDADOS, A MERECER REPARAO PELO DANO MORAL.

Inexistncia de dano moral por fato praticado no exerccio regular de direito:


So situaes desagradveis, e necessrias ao regular

exerccio de certas atividades:

revista de passageiros nos aeroportos


exame de malas/bagagens na alfndega modelo fotogrfico que posa despido para revistas

artistas de filmes para adultos.

Quem, espontaneamente, se submete a tais situaes


renuncia parcela de sua privacidade, pelo que no pode, depois, pleitear indenizao por dano moral.

EX: A simples absolvio criminal por insuficincia de prova no gera, por si s,

nenhum dever de indenizar para aquele que levou o fato delituoso ao conhecimento da polcia.
EX.1: CASO CRIME DE FURTO PELO EMPREGADO. IMPUTAO DE CRIME DE

FURTO A EMPREGADO. COMUNICAO AUTORIDADE POLICIAL. DANO MORAL. AUSNCIA. INDENIZAO INDEVIDA. EXERCCIO REGULAR DE DIREITO. DISSDIO PRETORIANO NO COMPROVADO.

A COMUNICAO AUTORIDADE POLICIAL DE FATO QUE, A PRINCPIO, CONFIGURA CRIME (SUBTRAO DE DINHEIRO) OU O PEDIDO DE APURAO DE SUA EXISTNCIA E AUTORIA, SUFICIENTES A ENSEJAR A ABERTURA DE INQURITO POLICIAL, CORRESPONDE AO EXERCCIO DE UM DEVER LEGAL E REGULAR DE DIREITO, QUE NO CULMINA NA RESPONSABILIDADE INDENIZATRIA. INEXISTNCIA DE DANO MORAL.

A prova do dano moral:


Regra:
no se presume o dano, h decises no sentido de desacolher a pretenso indenizatria por falta de prova do dano moral.

A prova do dano moral ( imaterial) no pode ser

feita atravs dos mesmos mecanismos utilizados para a comprovao do dano material. O dano moral deriva do prprio fato ofensivo, de tal modo que, provada a ofensa, est demonstrado o dano moral guisa de uma presuno natural.

Por exemplo: provada a perda de um filho ou do cnjuge, no

h que se exigir a prova do sofrimento, porque isso decorre do prprio fato de acordo com as regras de experincia comum;
provado que a vtima teve seu nome aviltado, ou sua imagem exposta, nada mais lhe ser

exigido provar (decorre da gravidade do prprio fato ofensivo: provado o fato, provado est o dano moral).

Para se presumir o dano moral pela simples comprovao do fato, esse fato tem que ter a capacidade de causar dano, o que se apura por um juzo de experincia.
EX.1: CASO UTILIZAO DE CADASTRO DE

CORRENTISTA. RESPONSABILIDADE CIVIL. AO DE INDENIZAO POR DANOS MORAIS. FRAUDE BANCRIA. UTILIZAO DE CADASTRO DE CORRENSTISTAS. AUSNCIA DE DANO MORAL.

PARA PRESUMIR O DANO MORAL PELA SIMPLES COMPROVAO DO ATO ILCITO, ESSE ATO DEVE SER OBJETIVAMENTE CAPAZ DE ACARRETAR A DOR, O SOFRIMENTO, A LESO AOS SENTIMENTOS NTIMOS JURIDICAMENTE PROTEGIDOS. HIPTESES EM QUE, NO OBSTANTE SER INCONTROVERSA A OCORRNCIA DO ATO ILCITO, NO RESTOU COMPROVADO QUE DE TAL ATO ADVEIO QUALQUER CONSEQUNCIA CAPAZ DE CONFIGURAR O DANO MORAL QUE SE PRETENDE REPARADO.

Legitimao para pleitear o dano moral. Indeterminao de ofendidos.


Toda e qualquer pessoa que alega ter sofrido um dano.

Mas at que grau um parente pode pleitear a

indenizao?

A regra do seu artigo 948, II, embora pertine ao dano material, pode ser aplicada analogicamente para limitar a indenizao pelo dano moral queles que estavam em estreita relao com a

vtima, como o cnjuge, companheira, filhos, pais e irmos.

A partir da, o dano moral s poder ser pleiteado na falta daqueles familiares e depender de prova de convivncia prxima e constante. Refora esse entendimento o pargrafo nico do artigo 12 e do artigo 20 do Cdigo Civil:

Art. 12. Pode-se exigir que cesse a ameaa, ou a leso,

a direito da personalidade, e reclamar perdas e danos, sem prejuzo de outras sanes previstas em lei. Em se tratando de morto, ter legitimao para requerer a medida prevista neste artigo o cnjuge, os ascendentes ou os descendentes.
Art. 20. [...]

Pargrafo nico. Em se tratando de morto ou de ausente, sero partes legtimas para requerer essa proteo o cnjuge, os ascendentes ou os descendentes.

Transmissibilidade do dano moral:


1) Intransmissibilidade: NO PODE SER TRANSMITIDO
O herdeiro no sucede no sofrimento da vtima. A

honra, sendo direito personalssimo, extingue-se com a morte.


No existe, pois o jus hereditatis relativamente aos

danos morais, tal como acontece com os danos materiais. A personalidade morre com o indivduo, arrastando atrs de si todo o seu patrimnio.

S os bens materiais sobrevivem ao seu titular.


Por esse enfoque, no se configura razovel admitir

que o sofrimento se prolongue ou se estenda ao herdeiro, e este, fazendo sua a dor do morto, demande o responsvel a fim de ser indenizado da dor alheia.

EX.1: DIREITO DEFESA DA HONRA E SUA

REPARABILIDADE MATERIAL A TTULO DE DANO MORAL. DIREITO PERSONALSSIMO O DA DEFESA DE HONRA. IMPOSSVEL O SEU EXERCCIO POR TERCEIRO, APLICVEL AO ARTIGO 6 COMBINADO COM O ARTIGO 3 DO CDIGO DE PROCESSO CIVIL, AINDA QUE HERDEIROS DIRETOS (FILHOS). SENTENA QUE, ACOLHENDO PRELIMINAR DE ILEGITIMIDADE AD CAUSAM ATIVA, EXTINGUIU O FEITO MANTIDA. Motivao

do acrdo:

A honra (pessoal) direito personalssimo, no sendo possvel a sua transmisso a terceiros, ainda que herdeiros (filhos). o caso dos autos. As filhas do escrivo ofendido, falecido 3 anos antes da propositura da ao, querem ressarcir-se dos danos morais que o ora apelado teria causado a seu pai. Impossvel admitir-se a demanda ante a ilegitimidade flagrante das autoras para a causa, ora apelantes, como bem decidiu a Juiza. Tiveram elas proposto a ao para reclamar os danos morais sofridos por elas em razo da morte do pai, consequncia da dor sentida ao v-lo sofrer pela desonra, o desenlace do feito seria outro. A moral atingida, a ser ressarcido o dano causado, h de ser pessoal.

No

se transmite aborrecimento, no se transmite o mal-estar suportado pelo de cujus, mas quanto ao direito patrimonial correspondente, a obrigao de indenizar, no h limitao legal alguma para que isso ocorra.
O artigo 943 do Cdigo Civil claro ao dizer que o

direito de exigir a reparao e a obrigao de prest-la transmite-se com a herana.

2) Transmissibilidade condicionada:
Se a vtima do dano moral falece no curso da ao

indenizatria, irrecusvel que o herdeiro suceda o morto no processo, por se tratar de ao de natureza patrimonial.
Exercido o direito de ao pela vtima, o contedo

econmico da reparao do dano moral fica configurado, e, como tal, transmite-se aos sucessores.

3)

Transmissibilidade

incondicionada:

transmite

indenizao

Esta

corrente sustenta uma posio equivocada, conforme Cavalieri Filho.

data

vnia,

Pois, na realidade, no o dano moral que se

transmite, mas sim a correspondente indenizao. Uma coisa o dano moral sofrido pela vtima, e outra coisa o direito indenizao, da resultante.
O dano moral, que sempre decorre de uma

agresso a bens integrantes da personalidade (honra, imagem, bom nome, dignidade), s a vtima pode sofrer, e enquanto viva, pois a personalidade extingue-se com a morte.

O correlativo direito indenizao, que tem natureza

patrimonial, passa a integrar o patrimnio da vtima e, assim, se transmite aos herdeiros.


O artigo 943 do CC: O direito de exigir reparao e a obrigao de prest-la transmitem-se com a herana. A morte da vtima seria um prmio para o causador do dano se o exonerasse da obrigao de indenizar.

Arbitramento do dano moral:


Como apurar o valor do dano moral? Como quantific-lo? No h outro meio mais eficiente para se fixar o

dano moral a no ser pelo arbitramento judicial. Cabe ao juiz, de acordo com seu prudente arbtrio, atentando para a repercusso do dano e a possibilidade econmica do ofensor, estimar uma quantia a ttulo de reparao pelo dano moral.

Liquidao do dano:
neste

momento so apuradas as verbas indenizatrias, partindo da regra geral estabelecida pelo artigo 944 do Cdigo Civil.
Art. 944. A indenizao mede-se pela extenso do dano. Pargrafo nico. Se houver excessiva desproporo entre a gravidade da culpa e o dano, poder o juiz reduzir, eqitativamente, a indenizao.

Ver artigos 944 a 954 do CC: Art. 945. Se a vtima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenizao ser fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano. Art. 946. Se a obrigao for indeterminada, e no houver na lei ou no contrato disposio fixando a indenizao devida pelo inadimplente, apurar-se- o valor das perdas e danos na forma que a lei processual determinar. Art. 947. Se o devedor no puder cumprir a prestao na espcie ajustada, substituir-se- pelo seu valor, em moeda corrente.

Art. 948. No caso de homicdio, a indenizao consiste, sem excluir outras reparaes: I - no pagamento das despesas com o tratamento da vtima, seu funeral e o luto da famlia; II - na prestao de alimentos s pessoas a quem o morto os devia, levando-se em conta a durao provvel da vida da vtima. Art. 949. No caso de leso ou outra ofensa sade, o ofensor indenizar o ofendido das despesas do tratamento e dos lucros cessantes at ao fim da convalescena, alm de algum outro prejuzo que o ofendido prove haver sofrido.

Art. 950. Se da ofensa resultar defeito pelo qual o ofendido no possa exercer o seu ofcio ou profisso, ou se lhe diminua a capacidade de trabalho, a indenizao, alm das despesas do tratamento e lucros cessantes at ao fim da convalescena, incluir penso correspondente importncia do trabalho para que se inabilitou, ou da depreciao que ele sofreu. Pargrafo nico. O prejudicado, se preferir, poder exigir que a indenizao seja arbitrada e paga de uma s vez.

Art. 951. O disposto nos arts. 948, 949 e 950 aplica-se ainda no caso de indenizao devida por aquele que, no exerccio de atividade profissional, por negligncia, imprudncia ou impercia, causar a morte do paciente, agravar-lhe o mal, causar-lhe leso, ou inabilit-lo para o trabalho. Art. 952. Havendo usurpao ou esbulho do alheio, alm da restituio da coisa, a indenizao consistir em pagar o valor das suas deterioraes e o devido a ttulo de lucros cessantes; faltando a coisa, dever-se- reembolsar o seu equivalente ao prejudicado. Pargrafo nico. Para se restituir o equivalente, quando no exista a prpria coisa, estimar-se- ela pelo seu preo ordinrio e pelo de afeio, contanto que este no se avantaje quele.

Art. 953. A indenizao por injria, difamao ou calnia consistir na reparao do dano que delas resulte ao ofendido. Pargrafo nico. Se o ofendido no puder provar prejuzo material, caber ao juiz fixar, eqitativamente, o valor da indenizao, na conformidade das circunstncias do caso. Art. 954. A indenizao por ofensa liberdade pessoal consistir no pagamento das perdas e danos que sobrevierem ao ofendido, e se este no puder provar prejuzo, tem aplicao o disposto no pargrafo nico do artigo antecedente. Pargrafo nico. Consideram-se ofensivos da liberdade pessoal: I - o crcere privado; II - a priso por queixa ou denncia falsa e de m-f; III - a priso ilegal.

Вам также может понравиться