Вы находитесь на странице: 1из 15

Geopoltica Internacional

Capitalismo, Socialismo, Socialismo de Mercado e Comunismo

Capitalismo
Sistema que separa o capital e o trabalho e cujas relaes so de dominao e explorao. Para Marx, o modo de produo a maneira como a sociedade organiza a produo de bens necessrios para a sobrevivncia. Caractersticas fundamentais: Propriedade privada ou meios de produo particulares; Trabalho assalariado; Livre-iniciativa sobre a planificao estatal. Duas classes sociais

Capitalismo
A idia de cidado livre nasce com o final do feudalismo e incio do capitalismo, e quer dizer, sucintamente, liberdade para vender a fora de trabalho, mas ao mesmo tempo, sinnimo de explorao.

Capitalismo
A estratificao uma das marcas do capitalismo que nasce com a decadncia do feudalismo. Karl Marx define o capitalismo como unidade contraditria, geradora de classes sociais antagnicas. Friedrich Engels diz que as classes sociais eram presentes na sociedade inglesa, com seus tipos de moradias precrias. Max Weber diz que a ao social diferenciada levava a estratificao social.

Socialismo
A promessa do Socialismo instaurar uma sociedade superior ao Capitalismo em trs aspectos: 1. A economia no estaria sujeita a crises, a desempregos, porque ela seria planejada, havendo um controle por parte da coletividade sobre o processo social de produo e distribuio, portanto, o indivduo no seria mais dominado pelas foras imprevisveis do mercado; 2. A instaurao da igualdade: a sociedade capitalista seria a ltima sociedade de classes, cuja evoluo simplificaria a estruturao social, transformando a maioria da populao mais ou menos homogneo; 3. O Socialismo proporcionaria a todos os membros da sociedade um grau superior de bem-estar material e de liberdade.

Socialismo

Em resumo...

Em resumo...

Em resumo...

Em resumo...

Socialismo de mercado
CHINA Aspectos econmicos: Propriedade dos meios de produo; Planejamento econmico. Aspectos polticos: Ausncia de interesse pela democracia; Um pas, dois regimes (integridade reunificao);

territorial

Comunismo
Ideologia que prega a igualdade incondicional numa sociedade sem classes e anrquica (aptrida). Socialismo o ltimo passo para se alcanar o comunismo. Nunca houve, na prtica, exemplos de comunismo, mas sim modelos socialistas inspirados nos princpios marxistas. Socialismo, num sentido mais limitado, significa as correntes de pensamento que se opem ao comunismo por defenderem a democracia. Em contraposio, o comunismo serviria de modelo para a construo de regimes autoritrios. Cuba, China e Coria do Norte possuem Estados muito fortes a ponto de poderem ser classificados como socialistas ou comunistas?

A Internacional (1871)

The difference between a welfare state and a totalitarian state is a matter of time. Ayn Rand

"There is only one cure for the evils which newly acquired freedom produces, and that cure is freedom. Lord Macaulay

FIM

Вам также может понравиться