Вы находитесь на странице: 1из 15

CONTRATO DE LOCAO DE COISAS Pode ser conceituado como sendo o contrato pelo qual uma das partes (LOCADOR

OU SENHORIO) se obriga a ceder outra (LOCATRIO OU INQUILINO), por tempo determinado ou no, o uso e gozo de coisa no fungvel, mediante certa remunerao, denominada aluguel (art. 565 do CC). PODE TRATAR-SE DE BEM MVEL OU IMVEL NATUREZA JURDICA: Bilateral ou Sinalagmtico; Oneroso; Comutativo; Consensual; Informal e no solene; Tpico ou Nominado; Trato sucessivo ou continuado.

CONTRATO DE LOCAO DE COISAS BENS IMVEIS PARA USO RESIDENCIAL, COMERCIAL OU PRESTAO DE SERVIOS E INDSTRIA ser regulado por lei especial 8245/91 (LEI DAS LOCAES OU INQUILINATO); PORM, O ARTIGO 1 DA LEI DE LOCAES EXCLUI ALGUNS IMVEIS DO SEU MBITO: a) Imveis pblicos ou bens que integram patrimnio pblico (lei de licitaes 8666/93); b) Vagas autnomas de garagem ou espao destinados veculos; c) Espaos publicitrios, ou outdoors; d) Locao de espaos em apart-hotis, hotis residncias ou equiparados (CDC); e) Arrendamento mercantil ou leasing (lei 6099/74 e resolues BACEN).

CONTRATO DE LOCAO DE COISAS BENS IMVEIS PARA AGRICULTURA, EXTRATIVISMO OU PECURIA ser regulado pelo Estatuto da Terra Lei 4504/94 ou CDIGO CIVIL. EFEITOS DA LOCAO REGIDA PELO CDIGO CIVIL Obrigaes Locador: Entregar a coisa e seus acessrios essncias para o uso e gozo do locatrio; Garantir o uso pacfico (esbulho e turbao) da coisa e assim manter (art. 566, I e II, CC); Responde por vcios ou defeitos da coisa. Obs.: 1. no cumprimento dessas obrigaes gera do direito do locatrio de rescindir o contrato, sem prejuzos das perdas e danos cabveis.; 2. No caso de deteriorao da coisa sem culpa do locatrio, alm de resolver o contrato, poder pleitear a reduo do aluguel.

CONTRATO DE LOCAO DE COISAS O artigo 569 do CC traz as obrigaes legais do locatrio, comuns a todos que assumem essa condio, a saber: I - a servir-se da coisa alugada para os usos convencionados ou presumidos, conforme a natureza dela e as circunstncias, bem como trat-la com o mesmo cuidado como se sua fosse; II - a pagar pontualmente o aluguel nos prazos ajustados, e, em falta de ajuste, segundo o costume do lugar; III - a levar ao conhecimento do locador as turbaes de terceiros, que se pretendam fundadas em direito; IV - a restituir a coisa, finda a locao, no estado em que a recebeu, salvas as deterioraes naturais ao uso regular.

CONTRATO DE LOCAO DE COISAS

Obs.: o locatrio desrespeitando o contrato caber ao locador o direito de rescindir o mesmo, sem prejuzos das perdas e danos.
CONTRATO POR PRAZO CERTO: Locador: no poder requerer a devoluo do bem enquanto no vencer, caso faa isso ser obrigado a indenizar o locatrio, atravs de pagamento de multa e perdas e danos; Locatrio: serve a mesma regra.

MULTA CONTRATUAL: - O artigo 572, em sintonia com o artigo 413, ambos do CC, autoriza ao Juiz reduzir multa clusula penal que se configure como excessiva, com base no princpio da funo social do contrato. NORMA DE ORDEM PBLICA NO PERMITE RENNCIA.

CONTRATO DE LOCAO DE COISAS

TERMO FINAL DO CONTRATO POR PRAZO DETERMINADO OPERA-SE DE PLENO DIREITO, SEM NECESSIDADE DE NOTIFICAO, PORM O CDIGO AINDA PREV A POSSIBILIDADE DA DENNCIA VAZIA ARTIGO 573 DO CC RESILIO UNILATERAL PREVISTA NO ARTIGO 473 DO CC;
Obs.: se findo o prazo no houve manifestao do locador pela devoluo e o locatrio continuar na posse, presumir-se- prorrogada a locao por prazo indeterminado (art. 574). Obs.2: notificado o locatrio para desocupao, permanecendo o mesmo no imvel, estar sujeito esse ao pagamento do aluguel que o locador convencionar e responder pelo dano que venho o bem a sofre, MESMO PROVENIENTE DE CASO FORTUITO (art. 575).

CONTRATO DE LOCAO DE COISAS VENDA DO BEM NO PERODO DA LOCAO:


-

Em regra no estar o comprador obrigado a respeitar o contrato; Devendo respeitar o prazo de 90 (noventa) dias para desocupao (2 do art. 576); No se aplica a regra no contrato por prazo determinado; No se aplica a regra se houver no contrato clusula que preveja sua manuteno e estiver constando no registro Ver 1 do artigo 576;

TRANSMITE A OBRIGAO POR SUCESSO (art. 577) BENFEITORIAS DIREITO DE RETENO (art. 578)

DO CONTRATO DE EMPRSTIMO COMODATO E MTUO Pode ser conceituado como sendo o negcio jurdico pelo qual uma pessoa entrega uma coisa a outra, de forma gratuita, obrigando-se esta a devolver a coisa emprestada ou outra de mesma espcie e quantidade. COMODATO: emprstimo de bem INFUNGVEL E INCONSUMVEL, em que a coisa emprestada dever restituda findo o contrato (EMPRSTIMO DE USO) MTUO: emprstimo de bem FUNGVEL E CONSUMVEL, em que a coisa consumida e desaparece, devendo ser devolvida outra de mesma espcie e quantidade (EMPRSTIMO DE CONSUMO)

DO CONTRATO DE COMODATO

Previso artigos 579 a 585 do Cdigo Civil


PARTES: COMODANTE empresta a coisa; COMODATRIO recebe o bem emprestado. CARATERISTICAS: Gratuito, unilateral, real, personalssimo, informal e no solene; OBJETO: Bem infungvel, mas permite no caso de bem consumvel para ornamentao, chamado de comodato ad pompam vel ostentationem; CONCLUI-SE PELA TRADIO VER ARTIGO 579 DO CC.

DO CONTRATO DE COMODATO
LIMITAO DO DIREITO DE CONTRATAR (art. 580);
PRAZO: DETERMINADO no poder ser devolvido, com exceo no caso imprevistos e de emergncia, reconhecida pelo Juiz; INDETERMINADO nessa caso presume o tempo para uso do fim para que foi destinado; NO DEVOLUO DO BEM: notificado e no devolvido o bem, cabe ao de reintegrao de posse. A discusso nesse caso recai com relao ao disposto no do artigo 473 do CC; Parte final do artigo 582 dispe sobre o pagamento de aluguel at a devoluo do bem; Responder pelos eventuais danos que a coisa sofrer, inclusive, decorrente de caso fortuito e fora maior (art. 399). A no ser que prove ausncia de culpa ou que a coisa se perderia mesmo se tivesse sido devolvida.

DO CONTRATO DE COMODATO Obrigaes do Comodatrio (art. 582): Conservar a coisa como se dono fosse; Usar a coisa para o fim que fora emprestada; Pena: no cumprimento das obrigaes - resilio unilateral pelo comodante e pagamento de perdas e danos. Responsabilidade sobre a coisa (artigo 583); Benfeitorias questo no pacfica (art. 584). Responsabilidade solidria passiva (art. 585) responde todos pelo coisa, porm s o culpado responde pelas perdas e danos (art. 279)

DO CONTRATO DE MTUO

Previso artigos 586 a 592 do Cdigo Civil


PARTES: MUTUANTE aquele que cede a coisa; MUTURIO recebe o bem, ficando obrigado a devolver a coisa do mesmo gnero, quantidade e qualidade. Nesse contrato, com a transferncia do domnio da coisa, corre por conta do muturio todos os riscos da coisa desde a tradio.

CARATERISTICAS:
-

Gratuito, unilateral, real, personalssimo, temporrio, informal e no solene;

CONTRATO DE MTUO Exceo: mtuo de dinheiro. Neste caso aplica-se diretamente o artigo 590 garantia caso no seja ofertada a garantia pode-se perfeitamente aplicar o disposto no artigo 477. CONTRATAO COM MENOR NEGCIO INEFICAZ (artigo 588 do CC), PORM COMPOR EXCEO, DISPOSTA NO ARTIGO 590: I - se a pessoa, de cuja autorizao necessitava o muturio para contrair o emprstimo, o ratificar posteriormente; II - se o menor, estando ausente essa pessoa, se viu obrigado a contrair o emprstimo para os seus alimentos habituais; III - se o menor tiver bens ganhos com o seu trabalho. Mas, em tal caso, a execuo do credor no lhes poder ultrapassar as foras; IV - se o emprstimo reverteu em benefcio do menor; V - se o menor obteve o emprstimo maliciosamente.

CONTRATO DE MTUO PRAZO DO CONTRATO

Artigo 592: No se tendo convencionado expressamente, o prazo do mtuo ser:


I - at a prxima colheita, se o mtuo for de produtos agrcolas, assim para o consumo, como para semeadura; II - de trinta dias, pelo menos, se for de dinheiro; III - do espao de tempo que declarar o mutuante, se for de qualquer outra coisa fungvel.

PROVA PARCIAL

DISCORRA SOBRE O MTUO FENERATCIO (CONCEITO, SUAS CARACTERSTICAS, NATUREZA JURDICA, APLICAO PRTICA), DEVENDO CONTER NO SEU TRABALHO A VISO DE 03 DOUTRINADORES DIFERENTES E JURISPRUDNCIA SOBRE O ASSUNTO.
REGRAS:
-

1 Dever ser entregue IMPRETERIVELMENTE at o dia 23/11/2012. Logo, no ser recebido o mesmo posteriormente. Tambm no ser recebido por e-mail; 2. Limites mnimo 03 pginas mximo de 06 pginas; 3. Dever ser observado a seguinte formatao: letra Times New Roman ou Arial Tamanho 12 - Espaamento 1,5; 4. Reproduo fiel de textos colhidos da internet (plgio), sem citao, ser atribudo nota ZERO; 5. CPIA DA PROVA ENCONTRA-SE DISPONVEL NO XEROX.

Вам также может понравиться