Вы находитесь на странице: 1из 49

A Didtica na Formao do Professor e as Tendncias Pedaggicas

A pedagogia investiga a natureza das finalidades da educao como processo social, no seio de uma determinada sociedade, bem como as metodologias apropriadas para a formao dos indivduos, tendo em vista o seu desenvolvimento humano para tarefas na vida em sociedade (LIBNEO, 1994, p. 52).

o entendimento dos objetivos, contedos e mtodos da educao se modifica conforme as concepes de homem e da sociedade que, em cada contexto econmico e social de um momento da histria humana, caracterizam o modo de pensar, o modo de agir e os interesses das classes e grupos sociais. A pedagogia portanto, sempre uma concepo da direo do processo educativo subordinada a uma concepo poltico-social (LIBNEO, 1994, p. 52).

A educao escolar uma atividade social que, atravs de instituies prprias, visa a assimilao dos conhecimentos e experincias humanas acumuladas no decorrer da histria, tendo em vista a formao dos indivduos enquanto seres sociais. (LIBNEO, 1994, p. 52).

A didtica assegura o fazer pedaggico na escola, na sua dimenso poltico-social e tcnica; por isso, uma disciplina eminentemente pedaggica. A didtica , pois, uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino atravs dos seus componentes os contedos escolares, o ensino e a aprendizagem para, com o embasamento numa teoria da educao, formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores.

[...] traduz objetivos sociais e polticos em objetivos de ensino, seleciona e organiza os contedos e mtodos e, ao estabelecer as conexes entre ensino e aprendizagem, indica princpios e diretrizes que iro regular a ao didtica (LIBNEO, 1994, p. 52).

A instruo se refere ao processo e ao resultado da assimilao slida de conhecimentos sistematizados e ao desenvolvimento de capacidades cognitivas. O ncleo da instruo so os contedos das matrias. O ensino consiste no planejamento, organizao, direo e avaliao da atividade didtica, concretizando as tarefas da instruo; o ensino inclui tanto o trabalho do professor (magistrio) como a direo da atividade de estudo dos alunos (LIBNEO, 1994, p. 53).

O currculo expressa os contedos da instruo, nas matrias se desenvolve o processo de assimilao dos conhecimentos e habilidades. (LIBNEO, 1994, p. 53).

A metodologia compreende o estudo dos mtodos, e o conjunto dos procedimentos de investigao das diferentes cincias quanto aos seus fundamentos e validade, distinguindo-se das tcnicas que so a aplicao especfica dos mtodos. [...]

A metodologia pode ser geral (mtodos tradicionais, ativos, descoberta, soluo de problemas, etc.) ou especfica, seja a que se refere aos procedimentos de ensino e estudo das disciplinas do currculo (alfabetizao, matemtica, histria, etc.), seja a que se refere a setores da educao escolar ou estra-escolar (EJA, Educao Especial, educao sindical, etc.). Tcnicas, recursos ou meios de ensino so complementos da metodologia. (LIBNEO, 1994, p. 53).

O objeto de estudo da didtica o processo de ensino. [...].. Processo de ensino que, considerado no seu conjunto, inclui: os contedos dos programas e dos livros didticos, os mtodos e formas organizativas do ensino, as atividades do professor e dos alunos e as diretrizes que regulam e orientam esse processo. (LIBNEO, 1994, p. 54).

Podemos definir processo de ensino como uma seqncia de atividades do professor e dos alunos, tendo em vista a assimilao de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, atravs dos quais os alunos aprimoram capacidades cognitivas (pensamento independente, observao, anlise-sntese e outras) (LIBNEO, 1994, p. 54).

A natureza do trabalho docente a mediao da relao cognoscitiva entre o aluno e as matrias de ensino. [...] Ensinar e aprender, pois, so duas facetas do mesmo processo, e que se realizam em torno das matrias de ensino, sob a direo do professor(LIBNEO, 1994, p. 54 e 55).

o professor transmite a matria ao aluno.[...]. O ensino, por mais simples que possa parecer primeira vista, uma atividade complexa: envolve tanto condies externas como condies internas das situaes didticas. Conhecer essas condies e lidar acertadamente com elas uma das tarefas bsicas do professor para a conduo do trabalho docente.(LIBNEO, 1994, p. 55).

o professor tem propsitos definidos no sentido de assegurar o encontro direto do aluno com a matria, mas essa atuao depende das condies internas dos alunos alterando o modo de lidar com a matria. [...]. A inter-relao entre professor e alunos no se reduz sala de aula(LIBNEO, 1994, p. 55).

Escola, professor, pais esto inseridos na dinmica das relaes sociais. A sociedade no um todo homogneo, onde reina a paz e a harmonia. Ao contrrio, h antagonismos e interesses distintos entre grupos e classes sociais que se refletem nas finalidades e no papel atribudos escola, ao trabalho do professor e dos alunos. (LIBNEO, 1994, p. 55).

As teorias da educao e as prticas pedaggicas, os objetivos educativos da escola e dos professores, os contedos escolares, a relao professor-alunos, as modalidades de comunicao docente, nada disso existe isoladamente do contexto econmico, social e cultural mais amplo e que afetam as condies reais em que se realizam o ensino e a aprendizagem. (LIBNEO, 1994, p. 56).

O professor no apenas professor, ele participa de outros contextos de relaes sociais onde , tambm, pai, filho, membro de sindicato, de partido poltico ou de um grupo religioso. Esses contextos se referem uns aos outros e afetam a atividade prtica do professor. Faz parte de um grupo social, pertence a uma famlia que vive em determinadas condies de vida e de trabalho, branco, negro, tem uma determinada idade, possui uma linguagem para expressar-se conforme o meio em que vive, tem valores e aspiraes condicionados pela sua prtica de vida, etc. (LIBNEO, 1994, p. 56).

A eficcia do trabalho docente depende da filosofia de vida do professor, de suas convices polticas, do seu preparo profissional, do salrio que recebe, da sua personalidade, das caractersticas da sua vida familiar, da sua satisfao profissional em trabalhar com crianas etc. tudo isso, entretanto, no uma questo de traos individuais do professor, pois o que acontece com ele tema ver com as relaes sociais que acontecem na sociedade. (LIBNEO, 1994, p. 56).

Na chamada Antiguidade Clssica (gregos e romanos) e no perodo medieval tambm se desenvolvem formas de ao pedaggica, em escolas, mosteiros, igrejas, universidades. Entretanto, at meados do sculo XVII no podemos falar de Didtica como teoria do ensino, que sistematize o pensamento didtico e o estudo cientfico das formas de ensinar. (LIBNEO, 1994, p. 57).

O termo Didtica aprece quando os adultos comeam a intervir na atividade de aprendizagem das crianas e jovens atravs da direo deliberada e planejada do ensino, ao contrrio das formas de interveno mais ou menos espontneas de antes. Estabelecendo-se uma inteno propriamente pedaggica na atividade de ensino, a escola se torna uma instituio, o processo de ensino passa a ser sistematizado conforme nveis, tendo em vista a adequao s possibilidades das crianas, s idades e ritmo de assimilao dos estudos. (LIBNEO, 1994, p. 58).

Joo Ams Comnio (1592-1670) Didtica Magna

A finalidade da educao conduzir felicidade eterna com Deus, pois uma fora poderosa de regenerao da vida humana. Todos os homens merecem a sabedoria, a moralidade e a religio, por que todos, ao realizarem sua prpria natureza, realizam os desgnios de Deus. Portanto, a educao um direito natural de todos. (LIBNEO, 1994, p. 58).

Por ser parte da natureza, o homem deve ser educado de acordo com o seu desenvolvimento natural, isto , de acordo com as caractersticas de idade e capacidade para o conhecimento. Conseqentemente, a tarefa principal da Didtica estudar essas caractersticas e os mtodos de ensino correspondentes, de acordo com a ordem natural das coisas. (LIBNEO, 1994, p. 58).

A assimilao dos conhecimentos no se d instantaneamente, como se o aluno registrasse de forma mecnica na sua mente a informao do professor, como o reflexo num espelho. No ensino, ao invs disso, tem um papel decisivo a percepo sensorial das coisas. Os conhecimentos devem ser adquiridos a partir da observao das coisas e dos fenmenos, utilizando e desenvolvendo sistematicamente os rgos dos sentidos. (LIBNEO, 1994, p. 58).

O mtodo intuitivo consiste, assim, da observao direta, pelos rgos dos sentidos, das coisas, para o registro das impresses na mente do aluno. Primeiramente as coisas, depois as palavras. O planejamento de ensino deve obedecer o curso da natureza infantil; por isso as coisas devem ser ensinadas uma de cada vez. No se deve ensinar nada que a criana no possa compreender. Portanto, deve-se partir do conhecido para o desconhecido. (LIBNEO, 1994, p. 58).

- Embora partindo da observao e da experincia sensorial, mantinha-se o carter transmissor do ensino; - Mantinha-se o mtodo nico e o ensino simultneo a todos. - sua idia de que a nica via de acesso dos conhecimentos a experincia sensorial com as coisas no suficiente, primeiro porque nossas percepes freqentemente nos enganam, segundo, porque j h uma experincia social acumulada de conhecimentos sistematizados que no necessitam ser descobertos novamente. (LIBNEO, 1994, p. 59)

-Empenhou-se em desenvolver mtodos de instruo mais rpidos e eficientes, mas tambm porque desejava que todas as pessoas pudessem usufruir dos benefcios do conhecimento. - ensino intelectualista, verbalista e dogmtico, memorizao e repetio mecnica dos ensinamentos do professor. Nessas escolas no havia espao para idias prprias dos alunos, o ensino era separado da vida, mesmo porque ainda era grande o poder da religio na vida social. (p. 59)

Foram ocorrendo intensas mudanas nas formas de produo, havendo um grande desenvolvimento da cincia e da cultura. Foi diminuindo o poder da nobreza e do clero e aumentando o da burguesia. Na medida em que esta se fortalecia como classe social, disputando o poder econmico e poltico com a nobreza, ia crescendo tambm a necessidade de um ensino ligado s exigncias do mundo da produo e dos negcios e, ao mesmo tempo, um ensino que contemplasse o livre desenvolvimento das capacidades e interesses individuais. (LIBNEO, 1994, p. 59)

Jean Jacques Rousseau (1712-1778) props uma concepo nova de ensino, baseada nas necessidades e interesses imediatos da criana.

- A preparao da criana para a vida futura deve basear-se no estudo das coisas que correspondem s suas necessidades e interesses atuais. Antes de ensinar as cincias, elas precisam ser levadas a despertar o gosto pelo seu estudo. Os verdadeiros professores so a natureza, a experincia e o sentimento. O contato da criana com o mundo que a rodeia que desperta o interesse e suas potencialidades naturais. (LIBNEO, 1994, p. 60)

- A educao um processo natural, ela se fundamenta no desenvolvimento interno do aluno. As crianas so boas por natureza, elas tm uma tendncia natural para se desenvolverem. - Rousseau no colocou em prtica suas idias e nem elaborou uma teoria de ensino. Essa tarefa coube a um outro pedagogo suo, Henrique Pestalozzi (1746-1827), que viveu e trabalhou at o fim da vida na educao de crianas pobres, em instituies dirigidas por ele prprio.

- Pestalozzi atribua grande importncia ao mtodo intuitivo, levando os alunos a desenvolverem o senso de observao, anlise dos objetos e fenmenos e a capacidade da linguagem, atravs da qual se expressa em palavras o resultado das observaes. Nisto constitua a educao intelectual. Tambm atribua importncia fundamental psicologia da criana como fonte do desenvolvimento do ensino.

- Pestalozzi atribua grande importncia ao mtodo intuitivo, levando os alunos a desenvolverem o senso de observao, anlise dos objetos e fenmenos e a capacidade da linguagem, atravs da qual se expressa em palavras o resultado das observaes. Nisto constitua a educao intelectual. Tambm atribua importncia fundamental psicologia da criana como fonte do desenvolvimento do ensino.

Tendncias Pedaggicas
l. Pedagogia liberal 1.1 tradicional 1.2 renovada progressivista 1.3 renovada no-diretiva 1.4 tecnicista 2. Pedagogia progressista 2.1 libertadora 2.2 libertria 2.3 crtico-social dos contedos

Pedagogia Liberal
A doutrina liberal apareceu como justificao do sistema capitalista que, ao defender a predominncia da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma forma de organizao social baseada na propriedade privada dos meios de produo, tambm denominada sociedade de classes. A pedagogia liberal, portanto, uma manifestao prpria desse tipo de sociedade.

Pedagogia Liberal
A pedagogia liberal sustenta a idia de que a escola tem por funo preparar os indivduos para o desempenho de papis sociais, de acordo com as aptides individuais, por isso os indivduos precisam aprender a se adaptar aos valores e s normas vigentes na sociedade de classes atravs do desenvolvimento da cultura individual. A nfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenas de classes, pois no leva em conta a desigualdade de condies.

Pedagogia Liberal
Historicamente, a educao liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razes de recomposio da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (tambm denominada escola nova ou ativa), o que no significou a substituio de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prtica escolar. Esses avanos da sociedade conduziram emergncia da pedagogia tecnicista.

Pedagogia Liberal - Tradicional


Na tendncia tradicional, a pedagogia liberal se caracteriza por acentuar o ensino humanstico, de cultura geral, no qual o aluno educado para atingir, pelo prprio esforo, sua plena realizao como pessoa. Os contedos, os procedimentos didticos, a relao professor-aluno no tm nenhuma relao com o cotidiano do aluno e muito menos com as realidades sociais. a predominncia da palavra do professor, das regras impostas, do cultivo exclusivamente intelectual.

Pedagogia Liberal - Renovada


A tendncia liberal renovada acentua, igualmente, o sentido da cultura como desenvolvimento das aptides individuais. Mas a educao um processo interno, no externo; ela parte das necessidades e interesses individuais necessrios para a adaptao ao meio. A educao a vida presente, a parte da prpria experincia humana. A escola renovada prope um ensino que valorize a auto-educao (o aluno como sujeito do conhecimento), a experincia direta sobre o meio pela atividade; um ensino centrado no aluno e no grupo.

Pedagogia Liberal - Renovada


A tendncia liberal renovada apresenta-se, entre ns, em duas verses distintas: a renovada progressivista2, ou pragmatista, principalmente na forma difundida pelos pioneiros da educao nova, entre os quais se destaca Ansio Teixeira (deve-se destacar, tambm a influncia de Montessori, Decroly e, de certa forma, Piaget); a renovada no-diretiva orientada para os objetivos de auto-realizao (desenvolvimento pessoal) e para as relaes interpessoais, na formulao do psiclogo norte-americano Carl Rogers.

Pedagogia Liberal - Tecnicista


A tendncia liberal tecnicista subordina a educao sociedade, tendo como funo a preparao de "recursos humanos" (mo-de-obra para a indstria). A sociedade industrial e tecnolgica estabelece (cientificamente) as metas econmicas, sociais e polticas, a educao treina (tambm cientificamente) nos alunos os comportamentos de ajustamento a essas metas. No tecnicismo acredita-se que a realidade contm em si suas prprias leis, bastando aos homens descobri-las e aplic-las.

Pedagogia Liberal - Tecnicista


Dessa forma, o essencial no o contedo da realidade, mas as tcnicas (forma) de descoberta e aplicao. A tecnologia (aproveitamento ordenado de recursos, com base no conhecimento cientfico) o meio eficaz de obter a maximizao da produo e garantir um timo funcionamento da sociedade; a educao um recurso tecnolgico por excelncia.

Pedagogia Liberal - Tecnicista


Ela " encarada como um instrumento capaz de promover, sem contradio, o desenvolvimento econmico pela qualificao da mo-de-obra, pela redistribuio da renda, pela maximizao da produo e, ao mesmo tempo, pelo desenvolvimento da conscincia poltica indispensvel manuteno do Estado autoritrio. Utiliza-se basicamente do enfoque sistmico, da tecnologia educacional e da anlise experimental do comportamento.

Pedagogia Progressista
O termo "progressista", emprestado de Snyders, usado aqui para designar as tendncias que, partindo de uma anlise crtica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolticas da educao. Evidentemente a pedagogia progressista no tem como institucionalizar-se numa sociedade capitalista; da ser ela um instrumento de luta dos professores ao lado de outras prticas sociais.

Pedagogia Progressista
A pedagogia progressista tem-se manifestado em trs tendncias: a libertadora, mais conhecida como pedagogia de Paulo Freire; a libertria, que rene os defensores da autogesto pedaggica; a crtico-social dos contedos que, diferentemente das anteriores, acentua a primazia dos contedos no seu confronto com as realidades sociais.

Pedagogia Progressista Libertadora e Libertria


As verses libertadora e libertria tm em comum o antiautoritarismo, a valorizao da experincia vvida como base da relao educativa e a idia de autogesto pedaggica. Em funo disso, do mais valor ao processo de aprendizagem grupal (participao em discusses, assemblias, votaes) do que aos contedos de ensino. Como decorrncia, a prtica educativa somente faz sentido numa prtica social junto ao povo, razo pela qual preferem as modalidades de educao popular "no-formal.

Pedagogia Progressista Crtico-social dos contedos


A tendncia da pedagogia crtico-social dos contedos prope uma sntese superadora das pedagogias tradicional e renovada, valorizando a ao pedaggica enquanto inserida na prtica social concreta. Entende a escola como mediao entre o individual e o social, exercendo a a articulao entre a transmisso dos contedos e a assimilao ativa por parte de um aluno concreto (inserido num contexto de relaes sociais); dessa articulao resulta o saber criticamente reelaborado.

Pedagogia Progressista Crtico-social dos contedos


LIBNEO, Jos Carlos. Didtica: teoria da instruo e do ensino. In._____.Didtica. So Paulo: Cortez, 1994. Cap. 3. p. 51-76. (Coleo Magistrio: Srie formao do professor).

A partir da aula e da leitura do texto criar um cordel que contemple as tendncias pedaggicas liberais e progressistas destacando os seguintes elementos em cada uma delas: principais tericos, caractersticas, momento histrico em que emergiram, e desdobramentos na prtica escolar

Вам также может понравиться