Вы находитесь на странице: 1из 11

A MSICA NO RENASCIMENTO E SUAS CARACTERSTICAS

Joo Matos 7ano n14 Turma A

ndice

Introduo/ contexto histrico-cultural pgina 1 A Msica Renascentista- Caratersticas pgina 2 Tipos de Musica Msica Vocal Sacra pgina 3 Musica Vocal Profana- pgina 4 Msica Instrumental- pginas 5 e 6 A Vida Msical- pgina 7 Concluso- pgina 8 Bibliografia- pgina 9

Introduo
Contexto Histrico Cultural O perodo da Renascena caracterizou-se, na Histria da Europa Ocidental, sobretudo pelo enorme interesse pelo saber e cultura, particularmente pelas ideias e conhecimentos dos antigos gregos e romanos. Foi tambm uma poca de grandes descobertas e exploraes, em que Vasco da Gama, Colombo, Cabral e outros exploradores empreendiam as suas viagens, enquanto notveis avanos se processavam na Cincia e Astronomia. O Homem passa a ser o centro das atenes e preocupa-se acima de tudo com o seu bem-estar, substituindo a viso medieval teocntrica do mundo, onde tudo girava em funo de Deus. O Homem renascentista era inovador, o que se reflete na produo musical. 1

A Msica Renascentista
Caracteristicas da Msica Renascentista

Durante este perodo, os compositores passaram a ter um interesse muito mais vivo pela msica profana (msica no religiosa), e em escrever peas exclusivamente para instrumentos, j no usados somente para acompanhar vozes. No entanto, os maiores tesouros musicais renascentistas foram compostos para a igreja, num estilo descrito como polifonia coral ou policoral e cantados sem acompanhamento de instrumentos. A msica renascentista de estilo polifnico, ou seja, possui vrias melodias tocadas ou cantadas ao mesmo tempo.

Msica Vocal
A msica vocal sacra Surge a msica coral, um movimento de acordes com melodias curtas, pouco elaboradas e de ritmos fceis, usada pelos luteranos nos seus cultos e que se baseava em temas folclricos e em cnticos catlicos.

No culto catlico, a prtica era bastante mais elaborada, e ao descobrir a vantagem da simplificao musical, a Igreja Catlica procurou igualmente concretizar este objectivo. Assim, as autoridades eclesisticas exigiram aos compositores msicas com menos elaborao contrapontstica e rtmica, mas de natureza mais homofnica.
Por consequncia, a msica restringiu-se a um coro pequeno, sem acompanhamento instrumental, nascendo a ideia de "coro a capella", estilo que ainda hoje cultivado.

A msica vocal profana Como de conhecimento histrico, o Renascimento valorizava temticas no religiosas, que foram igualmente contempladas na produo musical da poca, que maioritariamente composta por msicas vocais profanas, dos mais variados tipos, funes, estilos e origens, tais como: festas, comemoraes, saudaes, serenatas, reunies em tabernas, teatro... Este tipo de msica no vivia num crculo fechado, sendo ouvida por todo o tipo de pessoas, desde reis at cantores de rua, passando pelos prprios bispos. Era to facilmente consumida e apreciada, assim como esquecida, uma vez que a sua produo era praticamente diria.

Msica Instrumental
Msica instrumental At ao perodo renascentista, a funo dos instrumentos resumia-se praticamente ao acompanhar o canto, dobrando-as ou substituindo-as, mas esta situao inverteu-se a partir do sculo XVI, com o interesse crescente por parte dos compositores em escrever msica somente para instrumentos, motivado por vrias razes: - O ambiente proporcionado pelas capelas reais e senhoriais - A evoluo da msica instrumental - A fixao e divulgao da escrita em tablatura, o que em muito contribuiu a imprensa musical - A consciencializao da dimenso acrdica da msica - A qualidade tmbrica dos instrumentos Assim, possvel compreender o porqu da msica instrumental ter sido amplamente desenvolvida e mais destinada a acompanhar a msica vocal. Alis, muito do repertrio deste foi transposto para a expresso instrumental, e, consequentemente, a construo de instrumentos musicais vai-se expandir em grande escala e eles passaram a estar reunidos em famlias, designadas por consortes, com o fim de homogenizar o efeito sonoro e possibilitar a reproduo dos diversos registos vocais. 5

Os instrumentos utilizados na msica renascentista so praticamente os mesmos da poca medieval, passando apenas por pequenas alteraes para se adaptarem s novas exigncias da expressividade musical de ento, como a reproduo de sons mais graves. Para alm das flautas, alades e violas, os instrumentos de teclado comearam a ganhar popularidade, chegando a surgir neste perodo os primeiros albns de msica deste gnero instrumental.

A VIDA MUSICAL
Apesar de todo o antropocentrismo da sociedade renascentista, a actividade musical intensificou-se mais nas catedrais e nas capelas reais ou principescas, onde costumavam funcionar escolas de menino de coro, enquanto os mosteiros e os conventos continuaram a privilegiar o canto gregoriano. Estas escolas funcionavam em regime de internato, admitindo, assim, somente rapazes dos 8 aos 12 anos, que repartiam o seu dia em aulas de canto, contraponto, latim, ensaios de reportrio litrgico e cantavam nas principais celebraes da liturgia. Quando mudavam de voz, eles podiam continuar no colgio como instrumentistas, cantores, compositores ou regentes musicais. Paralelamente msica litrgica e s escolas claustrais, os monarcas e a aristocracia procuravam sustentar a sua prpria vida litrgica, o que exigia a existncia de uma capela ou igreja e um servio permanente de capeles e cantores. A vida dos msicos era instvel, pois viviam sempre sob ameaa de perderem o emprego, em constantes rivalidades com outros msicos e empregados, que eram agravadas com as disputas e confuses polticas, religiosas, entre outras... Como eram empregados das igrejas, das cortes ou das famlias ricas, todos compunham nos gneros e temticas da poca por obrigao ou por vontade prpria. desta forma que vemos no mesmo perodo msicas distintas entre si, como a msica religiosa, danas, marchas militares, msica erudita e canes erticas nos catlogos dos compositores.

Concluso
Com este trabalho percebi que as caracteristicas da msica ao longo dos tempos esto ligadas com os fatores histricos de cada poca. Aprendi quais as principais caractersticas e tipos de msica renascentista e quais as suas funes. E quais os instrumentos musicais mais utilizados nesta poca.
8

Bibliografia
http://www.musica.ahistoria.com.br/Hist%C3%B3ria-daM%C3%BAsica-Renascentista-9.html http://pt.shvoong.com/entertainment/music/744203hist%C 3%B3ria-da-m%C3%BAsicam%C3%BAsicarenascentista/ http://neh.no.sapo.pt/documentos/musica_renascentista.ht m

Вам также может понравиться