Вы находитесь на странице: 1из 20

Lio 6

Jac Um homem transformado com Deus

2012 1 Tri Revista Heris do Antigo Testamento Editora Central Gospel (Pr. Silas Malafaia)

Introduo
[Introduo ministrada pelo irmo Rangel]

Objetivos da lio
Compreender a dimenso da obra que Deus realizou na vida de Jac. Entender que Deus jamais nos desampara. Viver um carter pautado na verdade e no no engano. Entregar seu futuro totalmente a Deus.

1. A FAMLIA DE JAC
Jac significa Suplantador 1. Deitar abaixo. = DERRIBAR, DERRUBAR 2. Obter uma vitria relativamente a. = SUPERAR, VENCER 3. Humilhar, rebaixar. 4. Meter debaixo dos ps. = CALCAR, ESPEZINHAR. 5. Ser superior a ou ser melhor do que. = EXCEDER, SUPERAR, ULTRAPASSAR.

1. A FAMLIA DE JAC
Esposas Gade Zilpa
(serva de Lia)

Filhos

Aser

Rben Jac
Lia Levi Issacar

Simeo Jud
Zebulom

Din

Raquel

Jos

Benjamin

Bila
(serva de Raquel)

Naftali

2. A PRIMOGENITURA
Apesar de muitas atitudes erradas, Jac demostrou grande interesse pelas coisas espirituais. Existem sinais de que ele sempre demostrou inclinao pelo sagrado, ao contrrio de Esa, que a Bblia chama de profano (Hb 12.16).

2. A PRIMOGENITURA
2.1. A importncia de ser o primeiro filho. Ser o primeiro filho algo to singular que a Igreja do Senhor chamada de igreja dos primognitos (Hb 12.23).

2. A PRIMOGENITURA
2.2. O ambicioso e o desinteressado. Uma das lies mais valiosas que podemos extrair desse episdio que, em vez de obtermos vantagem dos mais fracos, devemos oferecer ajuda e apoio a eles (Rm 15.1; At 20.35).

2. A PRIMOGENITURA
2.3. A primogenitura mentirosa. Nessa ocasio, Jac cometeu quatro terrveis enganos, ele: 1. 2. Mentiu quando afirmou ser Esa; Mentiu quando declarou que havia feito com o seu pai lhe pedira; Enganou Isaque, dizendo que o Senhor tinha trazido a caa a ele rapidamente;

3.

4.

Enganou seu pai, passando-se por Esa, quando aceitou a estratgia de sua me e revestiu suas nos e seu pescoo com pelos, simulando ser seu irmo.

3. A PRESENA DE DEUS
Deus espera que saibamos que Ele no nos desampara jamais. Ele garantiu isso a Jac (Gn 28.15), a Josu (Js 1.5) e Sua Igreja (Hb 13.4)

3. A PRESENA DE DEUS
3.1. Estamos sempre cercados por anjos. Qual a funo dos anjos? No so porventura todos eles espritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que ho de herdar a salvao? Hebreus 1:14 Porque aos seus anjos dar ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Salmo 91:11 Ento o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. Mateus 4:11 Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado. xodo 23:20

4. VOTOS COM DEUS


Quando a Deus fizeres algum voto, no tardes em cumpri-lo; porque no se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor que no votes do que votares e no cumprires. Eclesiastes 5:4-5

5. UMA NOITE DE MUDANAS


5.1. O sonho de Jac.

Deus no perdeu o contato com a terra nem o interesse por ela.

O mundo espiritual composto de progresso e disciplina.

5. UMA NOITE DE MUDANAS


5.2. Betel. Ao despertar de seu sonho, ele decidiu mudar o nome do local onde se encontrava. At o momento era Luz, mas Jac declarou que o lugar se chamaria Betel, que significa Casa de Deus.

5. UMA NOITE DE MUDANAS


5.3. Deus no negocia Sua bnos. Quando entregamos o dzimo: Reconhecemos que Deus dono de tudo;

Demostramos nossa inteira dependncia dele;


Declaramos que viveremos muito bem com 90% restantes; Evidenciamos nossa disposio de contribuir para a expanso do Reino de Deus na terra.

6. EXPERINCIA QUE AMADURECERAM JAC


6.1. Vivendo entre duas ptrias. O segundo perodo da vida de Jac diz respeito fase que ele morou com Labo, em Pad-Ar, uma plancie nos arredores de Ar (Turquia).

6. EXPERINCIA QUE AMADURECERAM JAC


6.2. Na casa do meu sogro. 6.2.1. As filhas de Labo. Aqui vemos um trabalhar de Deus na vida de Jac, mostrando a sensao do engano.

6.2.2. A perseverana de Jac no trabalho. A Palavra de Deus recomenda exaustivamente que as pessoas sejam trabalhadoras diligentes, a fim de serem abenoadas por Deus. (2 Ts 3.10-12, Pv 6.6)

6. EXPERINCIA QUE AMADURECERAM JAC


6.3. A paternidade milagrosa. O Senhor havia fechado a madre de Raquel, abrindo-a no seu devido tempo (Gn 30.22).

8. O FIM DA VIDA DE ISRAEL


Deus permitiu a Jac viver o suficiente para contemplar seu filho Jos no exerccio da alta liderana administrativa do Egito.

Ele presenciou aquilo que Jos havia sonhado antes de ser vendido como escravo por seus irmos, pois Deus absolutamente fiel (Dt. 7.9)

CONCLUSO
No Antigo Testamento, Deus se apresentava como Deus de Abrao, de Isaque e de Jac. Isaque aponta para o Filho Por ter sido chamado filho da promessa.

Abrao aponta para o Pai

Jac aponta para o Espirito Santo Aquele que trabalha com pacincia na vida do homem, at que este experimente a genuna transformao.

QUESTIONRIO
1) Como Jac conseguiu o direito da primogenitura? R. Ele negociou com Esa, seu irm, oferecendo-lhe um guisado de lentilhas (Gn 25.29-34).

2) Como Jac enganou Isaque, seu pai, para receber a bno que deveria ser de seu irmo Esa? R. Mentiu quando afirmou ser Esa e usou a estratgia de sua me, simulando ser seu irmo.
3) Qual foi a experincia que Jac teve no vau de Jaboque? R. Jac se encontrou com um anjo e, ao romper da alva, teve seu nome definitivamente mudado para Israel (Gn 32.24-30). 4) Como Jac teve seu nome mudado para Israel? R. Ele lutou bravamente com o Anjo do Senhor e teve seu nome mudado por este (Gn 32.22-30).

Вам также может понравиться