Вы находитесь на странице: 1из 34

Apresentao

Curso de Cromoterapia Facilitador:


Oswaldo Galvo Filho
TH Cromoterapeuta CRT: 33.428 Email: oswaldo.cromoterapia@gmail.com Tels: 55 11 2440 7927 / 8464 5374

Unesco Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura

Conferncia Internacional de Atendimentos Primrios em Sade de 1962

reconhecida pela OMS Organizao Mundial da Sade em 1976 Diretor Geral da World Health Organization-WHO, Dr. Halfdan Mahler

Diretor do Programa de Medicinas Tradicionais da OMS, Dr. Robert Bannerman.

PROGRAMAO
MDULO I O que Cromoterapia Mecanismo da Cromoterapia Paradigma Holstico MDULO IV Sistema Energtico Multidimensional A Energtica da Cromoterapia Projeciologia MDULO V As Cores e suas Funes Como Projetar as Cores Mentalmente MDULO VI Anatomia Humana

MDULO II

Viso Einsteniana
O Princpio da Holografia Princpios Fsicos da Cromoterapia A Teoria das Cores

MDULO III Noes Bsicas de Cincias

MDULO VII A Aplicao Cromoterpica Anamnese Holstica Estgio


3

O que Cromoterapia?
Arte-cincia de reintroduzir diversas cores no organismo humano. Promover a sade, o equilbrio e o bem-estar geral. A freqncia da luz-cor absorvida pelas clulas (olhos e peles). Biofsico alemo Dr. Fritz A. Popp Prmio Nobel A Linguagem das Clulas Quantum de Luz ou Bioftons. Os seres humanos so influenciados tanto pela luz solar como por freqncias luminosas do espectro limitado emitidas por lmpadas eltricas incandescentes ou fluorescentes.
4

Vantagens da Cromoterapia
Terapia de baixo custo Acessvel a qualquer pessoas

Reconhecida pela OMS como uma terapia no invasiva


Utiliza elementos naturais como: exposio luz solar e gua energizada Lmpadas incandescente (coloridas) ou fluorescente Auto-equilbrio mento-eletromagntica da cor-luz
5 5

A Histria Antiga da Cromoterapia


Medicina no Egito data de 2800 a.C. IMHOTEP, Pai Universal da Medicina HIPCRATES (460-377 a.C) fundou a 1. Escola de Medicina na Grcia - Juramento Mdico baseado nos escritos IMHOTEP Dr. Paul Galioughi, autor do livro La Mdicine des Pharaons os (sacerdotes-mdicos tratavam os doentes com as cores) Herdoto, fundador da cidade grega Helipolis, pai da helioterapia As civilizaes antigas fizeram uso das cores para tratamento de sade A Cromoterapia est ligada ao antigo Egito assim como a prpria Medicina

A Histria Moderna da Cromoterapia


1840 - Goethe lana sua obra Teoria das Cores (nvel fsico, mental e emocional) 1876 - Augustus J. Pleasanton publica o livro Luzes do Sol e Azuis, e seus efeitos no Sistema Endcrino e nos rgos Secretivos 1877 - Dr. Seth Pancoast, Luzes Vermelhas e Azuis, poder bactericida da Luz Violeta 1878 Dr. Ewin Babbit, Os Princpios da Luz e da Cor, poder bactericida da Luz Ultravioleta. Influncia da luz na produo de Vitamina D e tratamento de Raquitismo 1920 - Dinshah P. Ghadiali funda o Spectro-Chrome Institute, destinado a treinar mdicos e outros terapeutas, na terapia da luz e da cor. 1933 Ghadiali, Spectro-Chrome Metry Encyclopedia. O corpo humano constitudo de muitos elementos qumicos, tambm deve absorver luz de uma dada freqncia e emit-la ao exterior, atravs do campo eletromagntico que envolve o corpo. 1938 Dr. Spitler d sustentao e base cientfica ao surgimento de uma nova terapia no invasiva que revolucionria a medicina: a Terapia da Luz (cromoterapia)
7

A Histria Contempornea da Cromoterapia


1961 Jacob Liberman, autor da obra Luz a Medicina do Futuro Dcada de 70, Dr. Robert Gerard - tese de psicologia, sentimentos e emoes so influenciados pela viso das cores e o Sistema Nervoso Autnomo. Dr. Harry Wohlfarth, influncia das cores no SNA, presso arterial, freqncia respiratria e cardaca. Dr. Max Lcher, descobriu que a cor est associada a um Estado Mental e a um Estado de Equilbrio Hormonal. Dr. Jacob Liberman, Luz a medicina do futuro

1982, Dra. Sharon McDonald Artrite Reumatide, exposio com a Luz Azul.
1985, Dr. John Ott Explorando o Espectro, efeitos dos comprimentos de onda nvel celular, em organismos animais e vegetais, mutao do DNA, casos de cncer e na AIDS. Dra. Smith Sonneborn, professora de zoologia e fisiologia, recuperar as clulas danificadas e rejuvenescer as envelhecidas (cancerosas) 1989, Dr. J. Reiter, melatonina, o hormnio e neurotransmissor liberado pela glndula pineal. A melatonina produzida pela glndula pineal e regulada pelo ciclo dirio de claro e escuro (ritmo circadiano).
8

Novo Paradigma Holstico


Do grego holos significa todo, inteiro, integral, totalidade, realidade. O prefixo integra o novo paradigma holstico. Paradeigma = do grego: padro Novo Paradigma: Uma mudana profunda no pensamento, percepo e valores que formam uma determinada viso da realidade. A viso holstica apresenta uma resposta inteligente crise global gerada pela viso mecanicista. O paradigma holstico teve como ponto de partida o postulado evidenciado por Jan Smuts (1926) do continuum matria-vida-mente. A abordagem holstica inclusiva, ao considerar interdependncia entre as partes e o todo, numa integrativa cosmoviso, que considera a dinmica todo-e-as-partes. A abordagem holstica da realidade se fundamenta na holologia e na holoprxis. A holologia consiste na teoria da experimentao do modelo holstico, consoante a critrios cientficos rigorosos. A holoprxis consiste num conjunto de mtodo experimentais que conduzem vivncia holstica.

O Choque de Paradigmas: Mecnica Newtoniana x Mecnica Quntica


O modelo newtoniano do velho mundo presume que, se voc conhecer todas as peas de uma mquina, ento voc poder consert-la ou construir uma nova mquina (isto , o todo dever ser igual soma de suas partes). O modelo newtoniano de medicina do velho mundo deixa de apreciar coisas aparentemente intangveis como emoo, conscincia e a energia e fora vital da alma e do esprito. Medicina psicossomtica terem procurado estudar as relaes psicolgicas entre o crebro e o corpo durante diversos estados emocionais ou estressantes, poucos conseguiram apreciar plenamente o quadro maior e ver o ser humano como sistema dinmico de energia formando corpo, mente e esprito. As nossas clulas tambm so alimentadas por um fluxo contnuo de energia da fora vital. A conscincia no simplesmente um subproduto do processamento de sinais eltricos e qumicos pelo crebro humano. A conscincia , ela prpria, uma espcie de energia. De certa forma, a conscincia assemelhase um pouco a uma alma da mquina. No somos simplesmente o sofisticado biocomputador biolgico formado pelo crebro e pelo sistema nervoso. A conscincia humana tem propriedades semelhantes s do esprito, as quais lhe permitem residir no apenas no crebro humano mas ir alm do prprio corpo.

10

Viso Einsteiniana dos Sistemas Vivos


Os mdicos vem o corpo como uma espcie de grandiosa mquina controlada pelo Crebro e pelo Sistema Nervoso Autnomo: o supremo computador biolgico. Os terapeutas holsticos vem os seres humanos como complexos Sistemas Biolgicos em interao dinmica com uma srie de campos interpenetrantes de energia vital... O Paradigma Einsteiniano, quando aplicado Cromoterapia, v os seres humanos como redes de complexos campos de energia em contato com os Sistemas Fsico e Celular. A Cromoterapia utiliza formas especficas de energia para atuar de forma positiva sobre os Sistemas Energticos que possam estar desequilibrados devido s doenas. Ao reequilibrar os Campos de Energias que ajudam a regular a Fisiologia Celular, os Cromoterapeutas procuram restaurar a ordem a partir de um nvel mais elevado do funcionamento humano. O reconhecimento de que toda matria energia constitui a base para compreendermos por que os seres humanos podem ser considerados Sistemas Energticos Dinmicos.

11

12

O Mecanismo da Cromoterapia
Irradiando determinado ponto do organismo fsico com uma determinada cor, ou seja, um determinado comprimento de onda, as clulas, pelo processo de ressonncia, transmite aos rgos de coordenao endcrina (s nossas glndulas endcrinas) no crebro uma determinada informao. No instante que o crebro recebe est informao especfica, relacionada sempre a um processo patolgico mental ou fsico, ele (o crebro) manda est informao para o seu destino, reequilibrando assim a harmonia das clulas. A razo para isto que as freqncias das vibraes eletromagnticas, mesmo a menor das partculas, se tornam efetivos no nosso corpo como informaes. Um artigo sobre o emprego da luminosidade das clulas por diagnstico, publicado em 2001 pela Universidade do Texas, diz o seguinte: As clulas vivas emitem comprimentos de ondas diferentes e luz invisvel, conforme o seu estado de sade. Quando um tecido atingido por um fino raio de luz, ele penetra no tecido. Molculas do tecido absorvem a luz e naturalmente precipitam os eltrons a altos nveis de energia. Quando os eltrons decaem, em um processo chamado de fluorescncia, eles emitem luz invisvel perto das partes ultravioleta e infravermelho do espectro eletromagntico. Isto comprova mais uma vez que as cores entre o ultravioleta e infravermelho so tambm curativas (cores do arco-ris).
13

Os Princpios Fsicos da Cromoterapia


As ondas eletromagnticas so as foras mais importantes existentes na natureza. Elas influenciam no metabolismo, no crescimento, Na liberaes dos hormnios e na dor. Pesquisa muito dispendiosa nos EUA sob a direo do Prof. Burr, da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, contou com a colaborao de cientistas de universidades, exrcito e marinha de 1940 1945, pode ser resumido em:

Todo organismo vivo possui campos eltricos e, conseqentemente, campos magnticos de natureza complexa. Esses campos desaparecem completamente com a morte.
Em 1936, Gustav Stromberg, um astrnomo do Observatrio de Monte Wilson e bilogo do Instituto Carnegie de Washington, apresentou em seu livro A Alma do Universo teses bem elaboradas de acordo com as quais a estrutura e o desenvolvimento dos seres vivos estariam ligados a um determinado Sistema de Ondas Imateriais, que ele chamou de Campo Vivo. Este campo teria a capacidade de formar agregados de molculas extremamente complexos e transform-los em matria viva.

14

A Teoria das Clulas


Como a aplicao de determinada cor ou cores pode restabelecer um organismo? Fritz A. Popp, Biofsico Alemo Premio Nobel Todas as clulas de um organismo vivo so luminosas, se comunicam entre si e respondem irradiao de cores. Cada clula de um organismo vivo irradia uma luz muito fraca chamada quantum de luz ou biofton. A emisso de bioftons representa um campo de fora que abrange todo organismo e influncia grandemente os acontecimentos bioqumicos. De acordo com Popp, atravs deste campo de energia que o organismo pode ser influenciado, bem ou mal. Isto tanto vale para medicamentos, com tambm para todas as substncias na alimentao e no ambiente, j que mnimas quantidades de vibraes eletromagnticas so informaes absorvidas pelo organismo.

Popp denomina estes sinais luminosos de a linguagem celular.


15

16

A Cor Luz Podem Realmente Curar?


Pesquisadores Russos e Norte-Americanos Estudaram os efeitos biolgicos em seres humanos por luzes de diferentes freqncias. A luz vermelha coerente produzida por um laser de hlio ou non ou, at mesmo, as luzes vermelha e infravermelha incoerentes , tm sido usadas com SUCESSO para: ESTIMULAR a REGENERAO da PELE e das CLULAS SANGNEAS em regies expostas aos RAIOS VERMELHOS. Tambm aumenta os nveis teciduais de oxignio e melhora o relaxamento muscular e, at mesmo, reduo dos nveis de dor nas reas do corpo diretamente expostas luz vermelha. A luz monocromtica acelera os processos metablicos. Minsculas fotorreceptores no nvel molecular e celular, estimuladas por freqncias de luz monocromticas aumenta a produo de DNA e RNA, acelerando a sntese de protenas e de colgeno e aumentando o crescimento e diviso celular. Rpida regenerao e cura das clulas e tecidos danificados. Os efeitos diretos da luz podem afetar tanto os nossos sistemas de energia sutil quanto os nossos corpos espirituais.
17

A Cor Luz Podem Realmente Curar?


Pesquisador biofsico alemo dr. Fritz A. Popp As clulas emitem bioftons ou pacotes de luz gerados biologicamente. A luz emitida pelas clulas parte do sistema de comunicaes de base luminosa que, no interior do corpo, transmite importantes informaes biolgicas entre clulas adjacentes ou prximas. As hlices duplas do DNA celular que no apenas emitem esses ftons ultravioleta como tambm recebem de forma similar ao que ocorre numa antena em espiral. As clulas do nosso corpo comunicam-se por luz, os seres humanos so fortemente influenciados tanto pela luz solar como por freqncias luminosas de espectro limitado emitidas por lmpadas eltricas incandescentes ou fluorescentes usadas na iluminao de residncias e locais de trabalho.

A luz solar fundamental para a sade e o bem-estar das pessoas.


A luz um nutriente vital para nosso corpo. Somos seres luz numa variedade de nveis. O psiclogo e fototerapeuta dr. Briam Breiling Refere-se aos seres humanos no apenas como Homo Sapiens, mas tambm como Photo Sapiens. A luz solar ultravioleta do Sol um ingrediente fundamental na produo de Vitamina D pelo nosso corpo. E sem a Vitamina D, a absoro e a utilizao do clcio no poderiam ocorrer da forma necessria para a manuteno da sade dos ossos.
18

HELIOTERAPIA - O Sol, o grande remdio

19

AURA CSMICA
Campo Vibratrio
Psicossoma ou Perisprito Campo da Repercusso Mental Aura Sutil Deslocamento

dos
Centros Energticos Corpos Sutis

ou Chakras
Plexo Solar
60 40 30 15 cm

Duplo Etrico/Corpo Etrico

Corpo Fsico

20

21

Diagnstico Radiestsico Holstico

22

Associaes Neurofisiolgicas e Endcrinas dos Chakras

23

A Cor e sua Aplicao


Uma dor pode ser debelada, basicamente, com a cor azul. Contudo, se aliarmos a cor azul a outros tipos de onda colorida, iremos no s aumentar a fora de restaurao, como tambm acelerar as respostas biolgicas. Usando somente o azul, estaramos eliminando apenas o efeito ou o sintoma, enquanto que o objetivo eliminar, principalmente, a causa. Exemplo: uma dor muscular na perna, exige toda a abrangncia possvel em seu tratamento, uma vez que pode no ser apenas uma dor muscular, mas reflexo de um outro problema a nvel de nervos, veias e artrias, rede linftica e at ossos. Atendendo a todas as hipteses, alm da competente troca de energias (retirada e reposio no local afetado), trabalharamos assim: VERDE/relaxante e antiinflamatrio, AZUL/analgsico e regenerador, AMARELO/fortalecedor da estrutura. Racionando quanto ao ponto de partida para montarmos um tratamento: AZUL/ponto de partida para todo processo regenerativo, VERDE/em processos inflamatrios e infecciosos, AMARELO/nos casos de fortalecimento da matria, ROSA/ativador da corrente sangnea, LILS/cauterizador de infeces, LARANJA/energia densa na estrutura ssea e no traumatismo muscular, NDIGO/coagulante na corrente sangnea.

24

25

As Cores dos Alimentos


Dr. Gabriel Cousens As Cores dos Alimentos que ingerimos entram em ressonncia e fornecem a energia sutil das cores. Vermelho: tomate, repolho vermelho, beterraba, frambroesa, cereja vermelha, pimento vermelho, groselha vermelha, ameixa vermelha e maa vermelha. Laranja: laranja e suco de laranja, cenoura e suco de cenoura, manga, tangerina, abbora, damasco e queijo cheddar. Amarelo: banana, abacaxi, queijos amarelos, pimento amarelo, milho verde, ameixas douradas, pastinaca, limo, grapefruit, melo, manteiga, gema de ovo. Verde: espinafre, alface, repolho, maa verde, feijo verde, ervilhas, lentilhas, kiwi, agrio, pimento verde e qualquer vegetal verde de folha. Azul: vacnio, ameixas azuis, uvas azuis e uva-do-monte. Violeta: uva roxa e suco de uva, ameixas, brcolis prpura e berinjela. Magenta: morango e qualquer fruta ou vegetal rosa-claro.
26 26

A Cor nas Roupas

Dr. Pauline Willis Usadas conforme seu estado de humor e problema de sade.

Vermelho: atrai o olhar das pessoas e chama a ateno; indica calor intenso, entusiasmo e paixo, ferocidade e fora, ao e drama, sexualidade e vigorosa.
Laranja: revigorante e estimulante, traos corajosos e aventureiros, entusiasmo e zelo. Pessoas afirmativas e gostam de rir e fazer outras pessoas rirem. Estimula a conversao e o senso de humor. Amarelo: usada pelos intelectuais, estudiosos e pessoas que gostam de ocupar posies de autoridade e de controle. Estimula a receptividade e a ateno aos detalhes. Vestir-se de AMARELO atrai a luz. a cor mais associada ao Sol e tende a gerar qualidades otimistas e positivas. Verde: ambiente equilibrado, suavizante e calmo sua volta. Simboliza harmonia e equilbrio. Gostam de natureza e da segurana que ela traz. Azul: sugere espiritualidade e ordem; refletem um desejo de paz e quietude, tranqilidade e at solido. Essa cor no ameaadora e o indivduo valoriza a lealdade e a honestidade. Preto: sociedades ocidentais, a cor da morte, do luto e da penitncia. Pessoas que rejeitam a sociedade, rebelam contra as normas sociais. Usada pelos homens de negcios, policiais e padres p/ refletir poder e autoridade. Escuro e misterioso e pode significar sexo. Pessoas que preferem parecer tradicionais e respeitveis. 27

Aplicao Cromoterpica
Aplicao a Nvel Fsico
A nossa atitude mental, no ato da projeo, se temos conhecimento e conscincia, do que estamos fazendo obteremos um rendimento maior. Se temos somente vontade e o desejo de servir e, nenhum conhecimento, tambm vai funcionar, no s pela fora vibratria do conjunto. A nossa fora mental, a grande e nica condutora de energias. Por isso, a ao fsica ser sempre precedida pelo impulso mental. As lmpadas quando acionadas, enviam luz e calor para as ditas reas atingidas, sendo coadjuvadas pela mente do aplicador, naquele momento ligada a mente do cliente, que completa o processo da Lei de Interferncia.

28

Aplicao Cromoterpica
Aplicao com Lmpadas
O uso das lmpadas foi o recurso que conseguimos encontrar para tentarmos realizar o chamado fenmeno fotoqumico, no corpo humano. Por que devemos usar as lmpada coloridas? Com o seu uso, buscamos regenerar ou restaurar os campos eletromagnticos afetados. O objetivo da aplicao refazer esses campos, fortalecendo-os com novas energias, para que eles, com o apoio energtico recebido, tenham condies para produzir novamente sua prpria fora e, com isto, eliminar os sintomas, chamados de doenas ou mal fsico. Quando se aplica a luz-cor da lmpada, busca-se refazer, no s os processos fotoqumicos, mas sobretudo, as condies energticas da rea afetada, capazes de promover sua restaurao celular. A distncia padro na aplicao com a lmpada eltrica de 10 cm. O tempo da aplicao de 30 segundos na maioria das situaes. Em recm-nascidos at 6 meses tempo de 5 seg, de 6 1 ano tempo de 10 seg, de 1 5 anos tempo de 15 seg, de 5 7 anos tempo de 20 seg e de 7 anos em diante tempo de 30 seg.
29

30

Corrente Sangnea
Na Cromoterapia uma das aplicaes mais importantes, a realizada sobre a corrente sangnea, dividida em 4 estgios, para melhor distribuio das energias, a saber: Circulao completa todas as artrias e veias do corpo: Frontal abrangendo toda a parte da frente do corpo; Superior reunindo o corao, pescoo, cabea, braos e os pulmes; e finalmente. a Inferior saindo do corao para cobrir os rins, e membros inferiores.
31

Aplicao sobre o Sistema Nervoso


Sistema Nervoso Perifrico Aplica-se a lmpada Azul sobre o sistema nervoso perifrico (SNP) Comea-se no incio da cervical at a cauda eqina, lentamente, retornando pelo mesmo trajeto, a 10 cm de distncia e tempo de exposio de 30 segundos.

Nervos espinais

Medula espinal

Sistema Nervoso Central (SNC)

Aplica-se a lmpada Verde, Azul e Rosa forte (30 segundos cada), no sistema nervoso central (distncia de 5 a 10 cm) . Sai do incio da regio sacrococcgea, subindo lentamente, at o cerebelo, onde permanecemos com o foco por 3 segundos. Retiramos o foco pelo lado e repetimos o mesmo trajeto e forma.
1. Aplica-se a cor Verde 1 2. Aplica-se a cor Azul 2 3

3. Aplica-se a cor Rosa Forte

32

Anamnese Holstica
A Anamnese Holstica uma composto de dados e informaes do paciente, destinado a servir de base, para uma avaliao das suas condies clnicas, mentais e psicolgicas, energticas e espirituais. importante sob todos os aspectos, principalmente, para abastecer o terapeuta de dados que o levaro aos caminhos mais adequados, para avaliaes e conceitos, que ir expender na formalizao no s do diagnstico, mas tambm estabelecer o necessrio relacionamento com seu cliente/paciente, relaes estas, que devero ser mais fortalecidas a cada contato.

Proposta Holstica

Viso globalizada, o trabalho em todos os nveis.


Em seguida, a parte mais material da estrutura fsica. Objetivando aliviar a dor ou tenso primeiro. Para depois tratar da causa principal.

Mecanismo do Diagnstico A queixa principal Outros problemas fsicos/orgnicos. As relaes biopsicoenergtica A viso do paciente a nvel de comportamento mental. A anlise e avaliao do terapeuta. O diagnstico A indicao e montagem dos tratamentos para os nveis mental e fsico. O prognstico baseado no diagnstico, acerca da evoluo do desequilbrio energtico. 33

Workshops/Palestras /Cursos Contato: Oswaldo Galvo Filho

Tels: 55 11 2440 7927 / 8464 5374


Email: oswaldo.cromoterapia@gmail.com
34

Вам также может понравиться