Вы находитесь на странице: 1из 24

Memorial do Convento

V Captulo
Paula Virgnia Fonseca da Silva N: 15 T: 12G

ANLISE

DO
CAPTULO

p.49

Na

primeira pgina deste captulo, ficamos a saber que a rainha D. Maria Ana, no vai assistir ao auto-de-f.

No vai, no s pelo facto de estar grvida, mas tambm por

estar de luto pela morte de seu irmo Jos, o imperador da ustria. o imperador da ustria, que em pouqussimos dias o tomaram as bexigas, verdadeiras, e morreu delas, tendo somente trinta e trs anos, A medicina estava atrasada, v-se isso pelo facto de ainda se morrer de bexigas.

Ficmos As

tambm a saber que no havia apenas um tipo de bexigas, mas vrios. que tomaram o imperador da ustria foram as bexigas verdadeiras o tomaram as bexigas, verdadeiras,

Neste

excerto, a referncia idade tendo somente trinta e trs anos, - o pormenor. mas a razo por que ficar no resguardo dos aposentos no essa, muito mal andariam os Estados quando uma rainha afracasse por esse pouco, se para to grandes e maiores golpes so educadas. Demonstra que os nossos Governadores deixam os seus deveres pelos seus intentos e no por pensar no povo.

Se todos os reis governassem por sua vontade teramos um


governo de uma s pessoa.

Neste

excerto demonstra tambm que a mulher no to frgil, como nos mostrava em captulos anteriores.

Por trs de um grande rei, est sempre uma grande rainha.


A rainha era educada para ser forte perante as pessoas, da
o seu grande papel no comando do seu povo, tinha que se mostrar sempre bem disposta e forte perante o seu povo.

O cheiro da carne estalando quando lhe chegam as labaredas e vai pingando para as brasas a pouca gordura que sobejou dos crceres. VISUALISMO parece que vemos cada momento do processo.

D-nos
p.50

a entender que os castigados/condenados, sofreram outras torturas antes de irem para a fogueira.

Porm, hoje dia de alegria geral, porventura a palavra ser imprpria, A palavra alegria ser imprpria, porque na verdade no se trata de nenhuma festa, ,mas sim de um auto-de-f

O auto-de-f, tem lugar no Rossio em Lisboa juntando-se no


Rossio para ver justiar a judeus e cristos-novos, So cento e quatro pessoas que hoje saem, () s desacertadas no tempo e no lugar. Neste auto-de-f, sero condenadas cento e quatro pessoas, a maior parte so vindas do Brasil, cinquenta e um so homens e cinquenta e trs so mulheres. E estando j passados quase dois anos que se queimaram pessoas em Lisboa, O auto-de-f j no ocorria em Lisboa h quase dois anos.

As pessoas gostam tanto ou mais de assistir aos autos-de-f, Parece que as pessoas s ficam felizes quando vem o mal dos
outros.

do que s touradas, pois estes autos eram considerados uma festa.

Nas janelas que do para a praa esto as mulheres, vestidas e toucadas a primor, alemoa, por graa da rainha, com o seu vermelho nas faces e no colo, () na borbulha o encobridor,
Pela descrio feita parece haver uma aproximao entre a rainha e o povo, pois o povo procurava vestir e arranjar-se to bem quanto a rainha para assistir ao auto-de-f, afinal era uma festa!

p.51
debaixo do olho o desatinado, enquanto o pretendente confirmado ou suspirante em baixo se passeia, de leno na mo e circulando a capa. As mulheres aproveitavam estas ocasies , para estarem janela, trocando sinaizinhos com os seus pretendentes que, em baixo, lhes correspondiam. Terminado o auto-de-f, todos iam jantar.

Nota-se uma diferena entre o rei e o povo, neste caso no jantar.

Enquanto

que o jantar do rei um jantar requintado, com vrios pratos, vrios doces, o jantar do povo mais modesto. Jantar do povo - Melancia - Tremoos - Pinhes - Queijadas - Tmaras Jantar do rei - Caldo de galinha - Cozido - Perdiges castelhana - Peito de Vitela - Aafroado - Pasteles - Doces fritos - Pasteis de - Fruta da poca carneiro com acar e canela

Contudo, ambos os jantares (rei/povo) tinham um aspecto em comum em ambos os jantares no se bebia vinho.

Mas to sbrio el-rei que no bebe vinho, e porque a melhor lio sempre o bom exemplo, todos o tomam, o exemplo, o vinho no.

p.52

assim aproveite a prdica salvao das almas como aproveitaro a dinastia e a ordem franciscana em sucesso assegurada e prometido convento.

Quem tira proveito da gravidez da rainha a ordem franciscana, com a construo do convento franciscano na vila de Mafra.
Grita o povinho furiosos improprios aos guincham as mulheres debruadas dos peitoris, condenados,

Nota-se toda a alegre azfama dos que assistiam ao autode-f.

Simeo de Oliveira e Sousa, () e sendo secular dizia missa, confessava e pregava, e ao mesmo tempo que isto fazia proclamava ser herege e judeu, raro se viu confuso assim, e para ela ser maior tanto se chamava padre Teodoro Pereira de Sousa como frei Manuel da Conceio, ou frei Manuel da Graa, () porque deveria ser um direito do homem escolher o seu prprio nome e mud-lo cem vezes ao dia, um nome nada. Escolher o prprio nome deveria ser um direito e deveramos poder mud-lo quando quisssemos , pois um nome no nada, ou seja, no o nome que diz quem ns somos.

p.53
Sebastiana Maria de Jesus, um quarto de crist-nova, () no reino de Angola, Faz referncia a uma condenada, esta um pouco mais destacada, pelo facto de ser me de uma personagem que vai aparecer - Blimunda.

Esta

mulher condenada por presuno e orgulho e por ser acusada de ser feiticeira, e ser um quarto de crist-nova.
aqui vou blasfema, hertica, () condenada a ser aoitada em pblico e a oito anos de degredo no reino de Angola,

demonstra a falta de dignidade e de liberdade.

Sebastiana Maria de Jesus, assume o papel de narradora da


histria onde estar, onde ests Blimunda, () adeus Blimunda que no te verei mais, e ao lado dela est o padre Bartolomeu Loureno Aparece pela primeira vez o padre Bartolomeu Loureno.

p.54
no auto-de-f da sua me que Blimunda v pela primeira vez Baltasar Mateus o Sete-Sis, quase um pressgio para a sua futura relao com este homem. E depois voltando-se para o homem alto (), tambm me chamam Sete-Sis.

el-rei retirou-se, viu, comeu e andou, com ele os infantes, recolheu-se ao pao no seu coche puxado a seis cavalos, guardado pela sua guarda, Vemos mais uma vez um contraste entre as condies do povo e as condies do rei, o rei retira-se no seu coche e com os seus guardas, j o povo no tem estes privilgios e vai embora a p. e as pessoas voltaro s suas casas. (), sangue acaso ainda viscoso e nas brasas no se evaporou. As pessoas voltam para casa, serenas, como se nada se passasse, na sola dos sapatos, levam poeiras de carne e sangue como se isso fizesse parte do seu quotidiano.

p.55

Porm, agora, em sua casa, choram os olhos de Blimunda como duas fontes de gua,

HIPRBOLE exagera, para mostrar a dolorosa tristeza de Blimunda.


deixemos a Deus o campo de Deus, () e ento, sim, ser o mundo criado. Mostra-nos uma crtica aos mentores da igreja. Veio a esta casa () no era necessrio melhor razo. O facto de Blimunda ter perguntado o nome de Baltasar, bastou para que ele fosse at casa de Blimunda que lhe deixou a porta aberta , convidando-o a entrar na sua casa mas tambm na sua vida.

p.56
Aceitas para a tua boca a colher de que se serviu a boca deste homem, (), Ento declaro-vos casados.

Padre Bartolomeu Loureno casa Baltasar e Blimunda.

O smbolo desta unio a colher de que ambos se serviram


para comer.

Saramago

no dado a ritos nem a rituais, v-se isso por este casamento, pois mais importante que as leis so os sentimentos. prova disso vai ser tambm a relao entre Baltasar e Blimunda que est fora de todos os cdigos sociais da poca. O padre Bartolomeu Loureno acabasse de comer () Depois saiu. esperou que Blimunda

O padre soube perceber quanto estes dois seres precisavam de estar ss.

p.57
Blimunda pede a Baltasar para que fique em sua casa at ele partir par Mafra. Hei-de ir para Mafra, () Fica, enquanto no fores, Juro que nunca te olharei por dentro, () no te olhei por dentro, Baltasar ainda desconhece o poder de Blimunda, mas esta desde j lhe jura que nunca o h-de ver por dentro. Esta recusa de Blimunda ter a ver com o facto de Blimunda amar Baltasar e ter medo do que pudesse encontrar se o olhasse por dentro. Deitaram-se. Blimunda era virgem. Que idade tens. Perguntou Baltasar. E Blimunda respondeu, Dezanove anos, mas j ento se tornara muito mais velha. Sabemos agora idade de Blimunda ( conhecem-se, num auto de f, quando Baltasar tem 26 anos e Blimunda 19).

Baltasar acordou viu Blimunda deitada ao seu lado, a comer po, de olhos fechados.S os abriu, cinzentos quela hora, depois de ter acabado de comer, e disse, Nunca te olharei por dentro Aqui vemos mais um dos mistrios de Blimunda que o de comer po antes de abrir os olhos, para que no visse Baltasar por dentro como lhe havia jurado.

p.49

Aspectos Gramaticais

D. Maria Ana no ir hoje ao auto-de-f. Verbo no futuro, indicando que a rainha, contrariamente ao habitual, no presentear os seus sbditos com a sua presena neste auto de f. Evidencia ainda um acto compromissivo. que em pouqussimos dias o tomaram as bexigas, Pronome Pessoal ( nota: estudar os pronomes pessoais, forma complemento). muito mal andariam os Estados quando uma rainha afracasse por esse pouco, Forma verbal no imperfeito do conjuntivo, denunciando a vontade o desejo, para salientar que os deveres se impem vontade prpria, logo, segundo o narrador devemos atender primeiro aos nossos deveres e s depois aos nossos sentimentos.

quando lhe chegam as labaredas e vai pingando para as brasas Conjugao perifrstica

p.50

Porm, hoje dia de alegria geral, Conjuno adversativa Grita o povinho furiosos improprios aos condenados, guincham as mulheres debruadas dos peitoris, alanzoam os frades, () uma serpente enorme () e por isso se vai curvando e recurvando Verbos com valor onomatopaico, expressando os rudos Metfora Diminutivo pejorativo Gerndio

p.55

no atravessemos Conjuntivo

p.56

pr alguma lenha na fogueira que esmorecia, Pretrito imperfeito do indicativo

NOTA: estudar os diferentes tempos e modos verbais.

V Captulo
Fragilidade
de D. Maria Ana, com a gravidez e com a morte do seu irmo Jos (imperador da ustria).
de Sebastiana Maria de Jesus, me de Blimunda (Sete Luas) - condenada ao degredo (Angola), por ter vises e revelaes. de Baltasar Mateus (Sete-Sis), que trava conhecimento com Blimunda assim que esta lhe pergunta o nome. conhece

Apresentao Proximidade

Proximidade de Baltasar Mateus (Sete-Sis), que


Blimunda quando ela lhe pergunta o nome.

Incio

de uma amizade entre Bartolomeu Loureno, Blimunda e Baltasar, aps o auto de f, tendo o ex-soldado acompanhado o padre e Blimunda a casa desta, onde comeram uma sopa.

Apresentao de Blimunda como vidente (quando est em


jejum v as pessoas por dentro).

Consumao

do amor de Baltasar e Blimunda (19 anos, virgem), com esta a prometer que nunca o olhar por dentro.

Вам также может понравиться