Вы находитесь на странице: 1из 16

FISIOLOGIA DO BAO

O bao um rgo que faz parte do sistema linftico. Ele filtra o sangue e mantm os glbulos vermelhos, os glbulos brancos e plaquetas saudveis.

FUNO:
Principal local de respostas imunes aos antgenos; transportados pelo sangue; Principal local de ativao dos linfcitos B; Principal local de fagocitose dos microrganismos recobertos por anticorpos

CARACTERSTICAS

Com cerca de 13 centmetros (ou mais ou menos, o tamanho da sua mo), o bao pode ser comparado a uma esponja, que suga muitos invasores nocivos e no os deixa sair; Seus vasos so to estreitos que qualquer hspede estranho facilmente reconhecido e, claro, combatido.

DIAGNSTICO
O mdico realizar um exame completo do seu abdmen. Para verificar um bao aumentado, o mdico bate (percute) ao longo da parte superior esquerda do seu abdmen e sente (apalpa) aquela mesma rea.

EXAME
Radiografia abdominal, ultrassom, ou tomografia computadorizada Exames de sangue, como um CBC (hemograma completo) e exames da funo do fgado Exames para causas suspeitas de estar por trs da esplenomegalia

TRATAMENTO
Quando possvel, o mdico trata a doena subjacente causadora da esplenomegalia. A esplenectomia (remoo cirrgica do bao) raramente necessria e pode causar problemas, incluindo a suscetibilidade infeces graves. Como uma alternativa cirurgia, a radioterapia algumas vezes pode ser utilizada para reduzir o tamanho do bao.

RUPTURA DO BAO
Limitao apropriada da atividade, incluindo evitar esportes de contato, ajuda a evitar trauma que poderia causar a ruptura do bao. Ser necessrio cuidado com a condio especfica que causa a esplenomegalia. Siga as instrues dadas pelo mdico com relao aos cuidados apropriados.

CAUSAS DE AUMENTO DO BAO


Infeces bacterianas Doena da arranhadura do gato Mononucleose infecciosa (Vrus Epstein-Barr ou Citomegalovrus) Outras infeces virais Infeces por parasitas Doenas envolvendo o fgado -Atresia biliar Cirrose (cirrose alcolica) Fibrose cstica Hipertenso Portal Obstruo da veia porta Coloangite esclerosante Doenas do sangue -Hemoglobinopatias Anemia hemoltica devido deficincia de G6PD Anemia hemoltica autoimune idioptica Anemia hemoltica autoimune

SINTOMAS

A ruptura do bao produz dor abdominal. O sangue que se acumula na cavidade abdominal atua como um irritante e causa dor.

DIAGNSTICO E TRATAMENTO
So realizadas radiografias do abdmen para determinar se os sintomas podem ser causados por uma outra causa que no uma ruptura do bao. Podem ser realizadas cintilografias com material radioativo para se analisar o fluxo sanguneo e detectar o extravasamento ou a retirada de lquido da cavidade abdominal com o auxlio de uma agulha para se verificar se o mesmo sanguinolento.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. Oliveira F. Uma reflexo sobre a sade da populao negra. Silva J M. Religies Afro-brasileiras e Sade. 1 ed. So Luis - Maranho 2003.52-73. 2. Benjamin LJ, Dampier CD, Jacox AK, Odesina V. Phoenix, Shapiro, B, Strafford M et al. Guideline for the management of acute and chronic pain in sickle cell disease. APS Clinical Practice Guidelines series, n 1. 1999. 3. Jesus JA, Araujo PIC, Queiroz ERS, Ferreira SMB, Medeiros HA. Manual de Orientao e Informao Gentica em Doena Falciforme da Secretaria de Estado de Sade do Rio de Janeiro. Vol. 1. n 01/2002. Rio de Janeiro.

MENSAGEM
Sorrir faz bem sade e alma. Mas nem todas as pessoas conhecem a verdadeira arte de sorrir.

-Chagas Pereira

Docente: Bruno Pitanga

Discentes:
ARIELE MORAES CARLA CALIANE GEIZA FERREIRA GEMIMA SANTOS ITANIRA SANTOS JANNYNE OLIVEIRA ROSE MEIRE AMARO ROSE MARY REBECA CARDOSO TAMIRES SOUSA

Вам также может понравиться