Вы находитесь на странице: 1из 26

Professor: Srgio Abel de Souza Lemos

FOM

Introduo

Essa disciplina de grande importncia como base fundamental para toda a Odontologia;

Abrange a relao entre os materiais em si, suas propriedades e formulaes, suas inter-relaes com a estrutura dentria, bem como sua aplicao clnica diria.
Srgio Abel

Srgio Abel

A dentio deficitria tida como um problema dos tempos modernos em decorrncia de hbitos tidos como negligentes mas prazerosos; A alimentao dos tempos passados consistia em carne crua, po de centeio e gros; Hoje cozida, enlatada e com alto teor de acar.
Srgio Abel

O asseio na preparao dos alimentos antigamente no era levado em conta, significando que em seu meio continham pedras, areia e conchas; DESGASTE

A camada superficial do esmalte muito delgada e a dentina subjacente rapidamente desgastada, ocasionalmente a polpa era exposta e invadido por bactrias (abscesso), posteriormente extrao. A perda dental no problema recente, reporta-se bem antes do nascimento de cristo;
Srgio Abel

Etruscos
(1000 600 a.C.)

Povo vindo do Oriente prximo, estabelecendo-se na Pennsula da Itlia; Foram os antepassados dos Romanos e fundamentaram a base para a formao do imprio Romano; Qualidade do artesanato era marcante, desgastavam dentes de cadveres modelando-os como dentes artificiais; Usavam o ouro para adaptar o dente no lugar.
Srgio Abel

Os Romando devem ter herdado algum interesse pelos dentes oque evidente em um dos artigos da Lei das 12 Tbuas que sentencia:

Causar a perda de um dente de um homem livre resultar em multa de 300As.

Futuramente Horacio (65 a.C.) escreveu que:

As feiticeiras sendo perseguidas, corriam to rpido que uma delas perdeu seus dentes.

Posteriormente Martial(40 100 d.C) a esses sendo de Marfim e de madeira.


Srgio Abel

Era Obscura

Pouco se sabe o que aconteceu na Odontologia da poca de Martial at o sculo XVI - esse perodo considerado a Era Obscura da Odontologia; Santa Apolnia: padroeira das Afeces Odontolgicas. a ela que que devemos esse perodo ( Era Obscura); Esta, foi incitada pela igreja a proferir blasfmias sob ameaa de ter seus dentes extrados ou ser queimada na pira (preferiu ser queimada). Foi contornado como sendo vontade divina;
Srgio Abel

Registros Curiosos

Rainha Elizabeth I: cobria o rosto com um pano para esconder uma perda dental, mesmo quando desempenhava sua importante funo;
Rei Luis XV: Sofria terrivelmente de dor de dente e teve que tomar importantes decises;
Srgio Abel

As primeiras Dentaduras
Sculo XVIII

Tornou-se possvel produzir modelos razoavelmente precisos da boca com o uso de cera, sob os quais as dentaduras de marfim eram esculpidas na forma necessria; As dentaduras inferiores feitas de marfim e inseres de dentes de cadveres funcionavam razoavelmente bem e ficavam no lugar sem muita dificuldade, eram reforadas com chumbo;

O que no acontecia com a superior devido a ao da gravidade o seu peso e pouco ajuste;
Srgio Abel

Com o objetivo de superar esse problema, usavam de molas para comprimira dentadura superior quando da sua movimentao; As dentaduras ficavam grandes, incomodas e muito pesadas.
Os dentes de cadveres no eram higinica e o marfim levemente poroso permitindo o acumulo de bactrias; CURIOSIDADE: George Washington emergia suas dentaduras em vinho do porto para sobrepujar o gosto ruim e mascarar o cheiro.
Srgio Abel

Em 1728, Fauchard sugeriu que as dentaduras devessem ser feitas de porcelana em vez das inseres de marfim e dentes de cadveres. O que tornou essas sugesto aceitvel, foi a introduo na Europa do segredo da fabricao da porcelana pelo Padre dEntrecolle. At que se dominasse o manuseio da porcelana (contrao) , somente em 1744 foi registrado o primeiro caso de uma dentadura de porcelana feita por Duchateau.
Srgio Abel

A Era Vitoriana

A situao comearia mudar por volta de 1844, devido as astcia de um jovem dentista chamdo: Horace Wells, que descobriu os efeitos anestsico do oxido nitroso, conhecido como gs hilariante; Ele no viveu o bastante. Cometeu suicdio aps 3 anos.
Srgio Abel

Outras tcnicas foram desenvolvidas, trocando o marfim pelo ouro coesivo martelado at obter um estrutura delgada sobre um modelo;
Porm a fixao do dente artificial ao ouro era difcil, tornando-se um processo demorado e caro. Em 1850, Charles Goodyear inventou o processo de vulcanizao, mudando drasticamente as situao.
Srgio Abel

Vulcanizao

Consiste em endurecer a borracha na presena de enxofre, produzindo um material chamado vulcanite, barato e fcil de se adaptar ao modelo e as estruturas orais; O vulcanite foi substitudo pelas resinas acrlicas, que surgiram com a descoberta dos polmeros sintticos; Tambm a cera foi substituda por outros materiais de moldagem oral com qualidade superiores.
Srgio Abel

Conservao Dental

Se o sculo XIX foi a poca da substituio dental, o sculo XX deve ser considerado a poca da preservao dental.

Exemplo: Em 1938 60% dos tratamentos odontolgicos eram baseados no fornecimento de dentaduras. Em 1976 esta prtica caiu para 7% e o restante, 53% para procedimentos odontolgicos conservadores.
Srgio Abel

A idia de preservar um dente cariado no recente, j no sculo XI Rhazes sugeriu preencher as cavidades dentrias com um mistura de alume, barro e mel. O leo de cravo foi lanado por Ambrose Pare (1562) para aliviar a dor de dente; Giovanni de Vigo (1460 -1520) usou folhas de ouro para preencher as cavidades; Pierre Fauchard( Pai da Odontologia) (1728), discutiu muitos aspectos dessa rea da medicina incluindo os procedimentos operatrios e protticos, mencionando o chumbo, o estanho e o ouro como possveis materiais de preenchimento.
Srgio Abel

Devido a falta de conhecimento da dentio e da crie dental, muitos acreditavam que essa (crie) eram espritos do mal que invadiam o dente; Outros achavam que era um tipo de verme. Isso impedia o desenvolvimento de tcnicas conservadoras de tratamento dos dentes.
Foi depois da segunda metade do sculo XIX com descoberta dos anestsicos, que foi possvel trabalhar nos dentes sem causar dor severa ou desconforto, tornando possvel o uso de brocas odontolgicas.

A primeira broca foi utilizada por volta de 1870, sendo possvel executar alguns procedimentos mais ousados evitando a perda do dente cariado.
Srgio Abel

Coroa e Ponte

Por volta da virada do sculo, eram realizados alguns trabalhos altamente sofisticados (reconstruo dos dentes com coroas de porcelanas); Esse procedimento foi beneficiado com a descoberta do cimento Fosfato de Zinco, que altamente utilizado at hoje.
Srgio Abel

Em registros na Histria , onde em uma das cartas escritas por Roosevelt, Presidente dos Estados Unidos da Amrica aos seus pais quando era jovem:
Depois do almoo fui ao dentista e agora estou sem o meu dente da frento. Ele o arrancou bem rpido e sem dor, tirou moldagem da raiz e do espao e est cozinhado a pea de porcelana. Espero t-la instalado na prxima sexta feira e at l terei que evitar qualquer contato social. 19/05/1902

Esta carta foi seguida por outra, uma semana depois, na qual ele escreve:
Meu dente no mais um sonho, ele um fato concretizado. Ele foi colocado na sexta feira e perfeito na forma, cor, brilho, textura etc. Sinto-me como uma outra pessoa e at fui contejado por trs moas.
Srgio Abel

Todas as descobertas tem seus prs e seus contras. Um dos contras foi enfatizado pelo mdico ingls William Hunter , que acusou o que ele chamava de Odontologia Americana de contribuir com o estado de doena de muitos dos seus pacientes; As doenas manifestadas em seus pacientes advinham da boca, onde ele Hunter, sugeria a eles, seus pacientes que extrasse os dentes. Aqueles que aceitavam tiveram melhora significativa. Fato que conduziu Hunter a descrever a odontologia americana como um

mausolu de ouro sobre uma massa sptica.


Srgio Abel

Em conseqncia os dentes foram acusados por todas a doenas que no podiam ser diagnosticadas prontamente, e isso levou a extrao desnecessria de muitos dentes perfeitamente hgidos;
Em 1913, com a introduao do equipamento de Raio X por C. Edmund Kells, prevaleceu a sensatez, estraindo-se somente os dentes necessrios.
Srgio Abel

Srgio Abel

Srgio Abel

Srgio Abel

Professor : Srgio Abel

Вам также может понравиться