Вы находитесь на странице: 1из 27

Pollock

O Expressionismo Abstrato foi um movimento que floresceu em Nova York a partir de 1940 e acabou exercendo forte influncia sobre a Europa nas dcadas de 50 e 60 desse sculo. Foi o primeiro movimento que seguiu o caminho inverso do tradicional: em vez de seguir da Europa para a Amrica, foi da Amrica para a Europa. uma arte "verdadeiramente norte-americana", com forte domnio do subconsciente.

Guiados pelo automatismo


O automatismo, conceito forte em movimentos como o Surrealismo, aqui tambm encontra-se presente, principalmente na forma das Action Paintings, e tinha, entre seu principal expoente, Jackson Pollock.

Franz Kline

De Kooning

As principais caractersticas do Expressionismo Abstrato eram a revolta contra a pintura tradicional, a liberdade e a espontaneidade. Quanto espontaneidade, em especial, as Action Paintings de Pollock - outro nome pelo qual conhecido o Expressionismo Abstrato, ou seja, um mtodo de pintura que privilegiava a rapidez da execuo, a espontaneidade "eruptiva" e condenava a premeditao - so bastante bem sucedidas.

Pollock

O Expressionismo abstrato vem do Surrealismo, porm Pollock, o principal precursor do movimento, descarta as imagens fantsticas do grupo europeu, priorizando as abstraes.
Um dos aspectos mais curiosos ligados sua personalidade era a maneira como realizava suas obras: estendia a tela no cho, utilizandose de varas, facas, colheres de pedreiros, gotejamento de lquidos e at areia, com a finalidade de tornar-se parte integrante de sua obra e fazer com que "a vida" da pintura "viesse tona" (da o conceito de Action Painting).

O termo expressionismo abstrato, entretanto, acabou ainda sendo aplicado obra de artistas como Willem de Kooning (nascido na Holanda) e Mark Rothko (nascido na Rssia).

De Kooning

Pollock molhava os pincis com tinta e no impunha contato direto entre a tela e o pincel, apenas deixava a tinta pingar e deslizar pela tela, criando um resultado um tanto inovador. Foi considerado como farsa por muitos, mas teve seu grande momento na crtica de arte e a aprovao de bons pintores que eram seus contemporneos.

Pollock

Willem de Kooning. Woman I, 1950-52. leo sobre tela.

Willem de Kooning. Pink Angels, 1945. leo e carvo sobre tela.

Willen De Kooning. Two Trees on Mary StreetAmen!, 1975.

Willem De Kooning.Black Untitled, 1948. leo sobre papel montado em madeira

Pollock, The Guardian of Secret (1943)

Pollock, Male and Female (1942)

Pollock, Stenographic Figure (1942)

Pollock, Moon-Woman cuts the circle (1943)

Lavender Mist: Number 1 (1950)

Pollock, Blue Poles: Number 11 (1952)

Pollock, Echo: Number 25 (1951)

Franz Kline, Four Square (1946)

Franz Kline, Red Field (1955)

Aps a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o Modernismo comea a perder fora para dar lugar a uma produo abstracionista, em que se tem como elementos principais de valorizao, as formas e as cores da obra, e no mais temticas especficas.

Essa caracterstica de recusa da arte como modo de duplicao do real surge por parte de alguns artistas como Ccero Dias (Abstracionismo Geomtrico), Luis Sacilotto (Grupo Ruptura) e Ivan Serpa (Grupo Frente),

Charoux (Ruptura)

Geraldo de Barros (Frente), esmalte sinttico obre kelmite

Lygia Clark antecipou as manifestaes da optical art no Brasil

Lygia Clark planos em superfcie modulada N 5

Caractersticas do Concretismo - Elaborao artstica em busca da forma precisa; - nfase na racionalidade, no raciocnio e na cincia; - Unio entre a forma e o contedo na obra de arte; - O desenho preciso, feito com rgua e compasso; - Utilizao tanto no suporte como na matria prima de materiais industrializados, produzidos em srie, como ferro, alumnio, tinta esmalte, etc; - Integrao do trabalho de arte na produo industrial, crena na tecnologia.

Charoux, Quadrados.

Waldemar Cordeiro, Broadway

A. Volpi, Sem ttulo,

Вам также может понравиться