Вы находитесь на странице: 1из 41

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA

DEPARTAMENTO DE FSICA

EVOLUO DO UNIVERSO EM COSMOLOGIA

Alan Corra Diniz


Marcos do Desenvolvimento da Fsica Prof. Orlando Fonseca

O que Cosmologia?

Desde os tempos mais remotos o ser humano procura formas conceituais, filosficas e at mesmo matemticas para descrever a vida e o cosmos. Cosmos o termo usado para designar o Universo em seu conjunto, a estrutura universal em sua totalidade, desde o microcosmos at o macrocosmos. a totalidade de todas as coisas, desde as partculas subatmicas at as estrelas e galxias mais distantes. Ou seja, Cosmologia pode se entender como o estudo do Universo em larga escala, desde sua formao at os dias de hoje e, obviamente, suas evoluo e estruturas evolutivas.

Mas por que estudar Cosmologia?

Quando olhamos para o cu numa noite sem nuvens, inevitvel a sensao de vastido misturada com encanto que o cosmos proporciona! Ter a conscincia de que somos nfimos perto a uma vastido de galxias e estrelas no mnimo curioso e intrigante! Mas qual a motivao deste estudo? Simples! Observar os fenmenos que ocorrem nossa volta e tentar compreend-los! Desde compreender as variaes climticas at o movimento dos planetas. Compreender esses fenmenos descobrir algo sobre ns mesmos! Entender nossas origens e como evolumos com o passar dos tempos!

Primeiros Modelos Cosmolgicos

Foi na Grcia Antiga que a maneira de encarar e interpretar os fenmenos naturais sofreu grande alterao, pois foi ali que o homem passou a desenvolver o conhecimento fundamentalmente em bases racionais. A ideia sobre Cosmologia e Astronomia foi inicialmente introduzida por Tales de Mileto (cerca de 620 a.C.). Tales acreditava que o mundo havia evoludo a partir da gua por processos puramente naturais, sendo a Terra um disco plano que flutuava em um oceano infinito.

Anaximandro, sucessor de Tales, acreditava que a Terra era um cilindro que flutuava livremente, sem se apoiar em nada. Pitgoras (cerca de 475 a.C.) reconheceu que a rbita da Lua era inclinada em relao ao equador da Terra e reconheceu Vnus como planeta.

Pitgoras teve vrios discpulos, dentre os quais merece destaque Filolau de Crotona (sculo V a.C.). a primeira pessoa a propor que a Terra se move.

Para Aristteles, contemporneo de Plato, o Universo era finito, esfrico, eterno, imutvel e limitado por estrelas fixas. Acreditava tambm na existncia de cinco elementos fundamentais. Quatro terrestres: a gua, o fogo, o ar e a terra e um elemento divino, que permeava o Universo, o ter.

Foi na Renascena que surgiu a revoluo copernicana e, como consequncia, o incio da era moderna da cincia. A teoria de Coprnico diz que os planetas conhecidos na poca descreviam um movimento circular em torno do Sol (que seria o centro do Universo), pois somente assim poderia explicar o movimento aparente dos planetas. Essa teoria causou um grande impacto nas movimentaes sociais da poca, principalmente religiosas, uma vez que a igreja catlica impunha que a Terra era o centro do Universo.

Tycho Brahe foi o maior de todos os astrnomos pr-telestcpio, pois fez observaes usando instrumentos como relgios (vrios) para medir suas observaes. A cosmologia de Tycho Brahe forneceu as bases observacionais necessrias que permitiram Kepler a estabelecer o movimento dos planetas. Com isso, Johannes Kepler formulou as trs leis fundamentais sobre o movimento planetrio, conhecidas como Leis de Kepler. Uma nova astronomia foi introduzida em 1610 por Galileu Galilei, pois ele inovou os mtodos sistemticos de observao usando o telescpio.

Teoria da gravitao de Isaac Newton

A Lei da Gravitao Universal, proposta por Newton, foi um dos maiores trabalhos desenvolvidos sobre a interao entre massas, pois capaz de explicar desde o mais simples fenmeno, como a queda de um corpo prximo superfcie da Terra, at, o mais complexo, como as foras trocadas entre corpos celestes. Traduz com fidelidade suas rbitas e os diferentes movimentos.

Surge ento a Relatividade

At 1905, os conceitos de espao e tempo eram descritos pela chamada "fsica newtoniana". Isso quer dizer que os fenmenos da natureza, da simples queda de um corpo na superfcie da Terra at a descrio dos movimentos dos corpos celestes em suas rbitas, eram descritos pelas equaes do movimento e pela teoria da gravitao universal estabelecidas por Isaac Newton.

Sabemos h muito tempo que a Terra movimenta-se girando ao redor do Sol. Existem tambm estrelas com movimentos conhecidos e de grande velocidade. Porm, ao medir a velocidade da luz vinda de diferentes direes e de astros em movimento, no encontrou-se qualquer alterao na sua velocidade. Esta velocidade a constante c = 300.000 Km/s, comprovada pelos estudos de ptica e eletromagnetismo feitos at ento. Alguma coisa deveria estar errada! Como tornar este resultado compatvel com as teorias aceitas at o momento?

Para resolver estes impasses, Albert Einstein props a Teoria da Relatividade Restrita, que est baseada em dois postulados: Postulado 1: Todas as leis da fsica assumem a mesma forma em todos os referenciais inerciais; Postulado 2: Em qualquer referencial inercial, a velocidade da luz no vcuo c sempre a mesma, seja emitida por um corpo em repouso ou em movimento retilneo e uniforme. As consequncias desses postulados contrariam o senso comum. Se a velocidade da luz permanece constante mesmo com o emissor em movimento, alguma coisa deveria mudar para que as leis da fsica continuem as mesmas. Para Einstein, o tempo e o espao variam de acordo com a velocidade de um referencial em movimento. Isso quer dizer que se algum observasse um nibus prximo velocidade da luz, o comprimento do nibus pareceria menor e o tempo dentro dele correria mais lentamente em relao ao tempo medido pelo observador. Ao calcular a velocidade da luz, os dois chegariam ao mesmo resultado.

Relatividade Geral

Em sua teoria da Relatividade Geral, Einstein procura avaliar o que acontece em referenciais no inerciais (que possuem acelerao). Ele chega a algumas importantes concluses: um referencial que sofre acelerao equivalente a um referencial submetido a uma fora atuando distncia. Por exemplo, quando um elevador sobe, o passageiro no tem como distinguir se o elevador realmente iniciou o movimento ou se alguma fora comea a empurr-lo para baixo (exceto pelo indicador dos andares). A Fora Gravitacional provocada por uma distoro na relao entre espao e tempo, ou seja, consequncia do campo gravitacional e no o inverso. Isso pode ser observado por um corpo em queda que percorre espaos maiores em tempos cada vez menores. Toda massa provoca essa distoro e quanto maior a massa maior a distoro. As teorias de Einstein revolucionaram a Fsica e foram sendo comprovadas com experincias e observaes. Entre essas observaes est o eclipse do sol, visto na cidade de Sobral, no Cear. Uma estrela posicionada atrs do sol no poderia ser vista, segundo as teorias antigas. Mas se a gravidade distorce o prprio espao-tempo, at mesmo a luz poderia ser atrada e desviada. Se Einstein estivesse correto, uma estrela escondida atrs do sol seria vista quando ocorresse um elipse total. A prova foi obtida: o astro que deveria estar oculto pelo sol tinha sua luz desviada e foi visto durante o eclipse.

Consequncias da Teoria da Relatividade Geral

Um ano depois de propor a Relatividade Geral, em 1917, Einstein publicou seu artigo histrico sobre cosmologia: Consideraes Cosmolgicas sobre a Teoria da Relatividade, construindo um modelo esfrico para o universo. Einstein prope a sua soluo para a geometria csmica, inaugurando a era da cosmologia moderna.

Einstein vs Newton

Enquanto na teoria de Newton o espao rgido,na relatividade geral o espao-tempo distorcido pela presena da matria que ele contm.

Universo de Einstein

Einstein acreditava que o Universo era esttico. importante notar que um universo que esttico em um determinado instante de tempo no necessariamente esttico em momentos anteriores ou posteriores a este. Um outro ponto importante que para assegurar que o universo permanea esttico, em um estado de equilbrio, Einstein mostrou que a curvatura do universo deve ser positiva. O universo esttico de Einstein , portanto, um espao esfrico. Ele fechado e finito e contm uma misteriosa fora que compensa a atrao gravitacional.

Edwin Powell Hubble e a expanso do Universo

Edwin Powell Hubble foi um astrofsico norte-americano que nasceu a 20 de Novembro de 1889, em Marshfield, no Missouri, Estados Unidos da Amrica. Formou-se em Matemtica e Astronomia na Universidade de Chicago, licenciando-se depois em Direito, em Oxford. Esta carreira de jurista viria a durar pouco tempo, pois teve a oportunidade de trabalhar em pesquisas no Observatrio de Yerkes. A Primeira Guerra Mundial interrompeu-lhe a atividade profissional, pois teve que cumprir o servio militar. Em 1919, no entanto, estava j de regresso sua paixo, a astronomia, pois nesse mesmo ano integrou a equipa do Observatrio de Mount Wilson, no estado de Washington, no seu pas natal. Trabalhou tambm no Observatrio de Monte Palomar, o mais clebre e importante dos EUA. Na sequncia das suas investigaes, descobre em 1923 uma cefeida (estrela cujo brilho varia segundo um perodo bem determinado, que oscila entre algumas horas e uma semana). Hubble, em 1924, a partir dessa descoberta, demonstrou a existncia de nebulosas extra-galcticas formadas por sistemas estelares independentes. Considerou que muitas nebulosas, aparentes, mais no eram do que galxias exteriores nossa. Observando as cefeidas conseguiu calcular a distncia entre vrias dessas galxias, do gnero da Via Lctea.

Nascimento do Universo

O Modelo mais aceito para o nascimento do Universo o chamado Big Bang. O Big Bang foi uma grande exploso que aconteceu a aproximadamente 13,7bilhes de anos.

Dela se originaram a matria, o espao e o tempo.

Teoria da Inflao

A Inflao foi um perodo logo depois do Big Bang quando o Universo cresceu muito rapidamente durante um curto intervalo de tempo. A Teoria Inflacionria hoje em dia o modelo mais aceito para explicar muitas caractersticas do Universo atual.

Nucleossntese Primordial

A nucleossntese o processo de criao de novos ncleos atmicos a partir dos ncleos pr-existentes. Os ncleos formados nessa poca foram o deutrio, trtio, hlio e ltio.

Radiao Csmica de Fundo

Radiao csmica de fundo um espectro trmico de radiao de corpo negro de 2,725 kelvin que preenche o universo.

Formas do Universo

A forma do Universo depende quantidade de matria presente.

da

Se o Universo tiver bastante matria sua curvatura ser positiva, e a medida que for diminuindo ela se torna nula ou negativa. O Universo pode, ainda, ser aberto ou fechado.

Em 1929, confirma a teoria da expanso do Universo e anuncia que a velocidade entre duas nebulosas proporcional distncia entre ambas. A relao entre estas grandezas ficou conhecida como constante de Hubble. Quanto mais afastadas esto da Terra, parecem distanciar-se com maior velocidade, fato no qual baseou a sua teoria do universo em expanso.

O Universo de Friedmann

Surge ento o Universo em expanso. Em 1922 o matemtico e meteorologista russo. Alexander Friedmann publicou um conjunto de solues matemticas possveis das equaes de campo da teoria relativstica da gravitao. A anlise dos resultados obtidos mostrava um comportamento no esttico para o Universo! Ao contrrio do que havia sido previsto por Einstein, Friedmann apresentava uma soluo das equaes relativsticas nas quais o universo estava em expanso. Escreveu uma carta para Einstein mostrando suas concluses mais gerais mas no obteve qualquer resposta. Somente aps a interferncia de um amigo que estava visitando Berlin que Friedmann obteve de Einstein o que ele chamou de "uma carta irritada". Nessa carta, Einstein concordava com as concluses de Friedmann.

Confirmao da expanso acelerada

Em 1998, observaes de supernovas tipo Ia sugeriram que a expanso do universo est em velocidade crescente, ou seja, o universo est se expandindo cada vez mais rapidamente, e no mais lentamente (devido atrao gravitacional), como se pensava at ento.
Em 2011, observaes mostraram que o Universo est em expanso acelerada. Saul Perlmutter, Brian Schmidt e Adam Riess, chegaram essa concluso mediante observaes de supernovas distantes. Isso significa que deve existir no Universo um tipo de matria repulsiva.

Fim do Universo?

Dever acontecer daqui a vrias dezenas de bilhes de anos. Se o Universo for plano ou aberto, ele ir se expandindo indefinidamente e o seu fim ser escuro e frio. Se o Universo for fechado, a sua expanso chegar a um mximo e em seguida comear a se contrair; o seu fim ser luminoso e quente.

Admitem-se trs hipteses para o seu fim: A primeira seria que o Universo continuaria a se expandir para sempre. A segunda, que quando chegasse a um determinado tamanho, o Universo pararia de se expandir e se estabilizaria. A terceira seria que o Universo pararia de se expandir e entraria em colapso para dentro de si mesmo.

Bibliografia

http://www.if.ufrgs.br/~dpavani/FIS02008/AULAS/2011_1_ciclo2/mo deloscosmologicos.pdf; Introduo Matemtica aos Modelos Cosmolgicos - Nilton Flvio Delb - Dissertao de Mestrado - Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho; Artigo publicado na Revista Cincia Hoje - vol. 36 - n 216 - Thyrso Villela Neto, Diviso de Astrofsica, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (SP).

OBRIGADO!!!

Вам также может понравиться