Вы находитесь на странице: 1из 17

Mdulo 5 - Enologia

Curso Tcnico de Restaurante / Bar 3 11 Ano

Ano letivo: 2013 / 2014

A Histria do Vinho
imprecisa a verdadeira origem do vinho no mundo. estranho se o "acidente" do vinho nunca tivesse acontecido ao homem nmade primitivo (Hugh Johnson The Story of Wine, Londres 1989.).

Evidncias histricas do vinho


Nasce antes mesmo da escrita. Os egpcios: Os primeiros enlogos. Os fencios foram os primeiros exportadores. Preferncia por um vinho doce.

Evidncias histricas do vinho


Pinturas no interior de cavernas em Lascaux, Frana retratando parreirais que ainda hoje cresce de forma selvagem. Catal Hyk (uma das primeiras cidades da humanidade) na Turquia, em Damasco na Sria, Byblos no Lbano e na Jordnia descobriram sementes de uvas muito antigas (Perodo Neoltico B), cerca de 8000 a.C.

Lendas e mitos
Sendo No lavrador, passou a plantar uma vinha; bebendo do vinho, embriagou-se e se ps nu dentro de sua tenda(Gnesis Cap 9, Vrs 20,21).

A epopia babilnica Gilgamesh, a mais antiga literatura conhecida (1.800 a.C.).Ele entra no reino do sol e l encontra um vinhedo mgico cujo o vinho extrado, lhe daria a imortalidade.

Histria do vinho na Grcia


O gosto dos gregos pelo vinho pode ser comprovado atravs da descoberta adega do rei Nestor, de Pilos, cidade da Peloponsia (sul da Grcia). Homero decreve sobre os vinhos gregos no livro A Odissia.

Histria do vinho na Itlia


Os romanos investiram na vitivinicultura, depois de conquistar o Mediterrneo Ocidental. Inaugurao da primeira padaria.

Vinhedo mais famoso da Itlia na poca era o Falernum. Os melhores vinhedos eram de Roma e Pompia. O paladar dos romanos era voltado para um vinho mais adocicado. Os romanos sempre gostaram de temperos fortes nas comidas e tambm nos vinhos.

A histria do vinho na Frana


Trava-se uma verdadeira batalha entre os historiadores para determinar a verdadeira origem do vinho na Frana. Provence, Borganha e Bordeaux eram importadores de vinhos.Posteriormente produziram seu prprio vinho.

Ocupao do Sul da Frana pelos gregos da Ldia. As ilhas gregas foram as principais exportadoras de vinhos da poca.

Estudantes da universidade de Paris, gastavam mais tempo em tavernas do que em salas de aula. Ordem dos Goliardos conheciam muito bem todos os vinhos da Europa.

A Chegada do Vinho as Amricas


Trazidos por Cristvo Colombo. Amricas do Norte (Estados Unidos) e do Sul (Argentina, Chile e Brasil).

A Histria do Vinho no Brasil


As videiras foram trazidas da Ilha da Madeira ao Brasil em 1532 por Martim Afonso de Souza e plantadas por Brs Cubas, inicialmente no litoral paulista e depois, em 1551, na regio de Tatuap.

As guerras de unificao da Itlia provocaram a vinda macia de imigrantes vnetos para a Serra Gacha. As cepas trazidas por eles no vingaram. E foram obrigados a produzir vinho da uva Isabel. 1970 vincolas multinacionais, como a Moet & Chandon, a Martini & Rossi e a Heublein estabeleceram-se na Serra Gacha.

A Grande Praga
Doena parasitria das uvas. No ano de 1870 at inicio deste sculo. Phylloxera vastatrix, cuja larva ataca as razes. Levada dos parreirais americanos para Europa.

A Evoluo do Vinho
A descoberta de microorganismos por Louis Pasteur. "tudes sur le Vin". Sculo XX, desenvolvimento tecnolgico da viticultura e da enologia. Substituio da rolha tradicional por rolha de plstico. E das garrafas por caixinhas "tetra pak.

Вам также может понравиться