Вы находитесь на странице: 1из 12

Grupo: Ana Carolina Ponte, Mayra Barboza, Rafaela Barboza e Raquel Barradas

As reaes adversas aos alimentos so representadas por qualquer reao anormal ingesto de alimentos ou aditivos alimentares. Elas podem ser classificadas em txicas e no txicas. As reaes txicas dependem mais da substncia ingerida (ex: toxinas bacterianas presentes em alimentos contaminados) ou das propriedades farmacolgicas de determinadas substncias presentes em alimentos (ex: cafena no caf, tiramina em queijos maturados). As reaes no txicas so aquelas que dependem de susceptibilidade individual e podem ser classificadas em: no imuno-mediadas (intolerncia alimentar) ou imunomediadas (hipersensibilidade alimentar ou alergia alimentar).

Mediadas por IgE: Decorrem de sensibilizao a alrgenos alimentares com formao de anticorpos especficos da classe IgE, que se fixam a receptores de mastcitos e basfilos. Ex: Reaes cutneas (dermatite atpica, urticria, angioedema), gastrintestinais (edema e prurido de lbios, lngua ou palato, vmitos e diarreia), respiratrias (asma, rinite) e reaes sistmicas (anafilaxia com hipotenso e choque).

Reaes Mistas (mediadas por IgE e clulas): Neste grupo esto includas as manifestaes decorrentes de mecanismos mediados por IgE, com participao de linfcitos T e de citocinas pr-inflamatrias. Ex: Esofagite eosinoflica, a gastrite eosinoflica, a gastrenterite eosinoflica, a dermatite atpica, a asma e a hemossiderose. Reaes no mediadas por IgE: As manifestaes no mediadas por IgE, e consequentemente no to imediatas, compreendem as reaes citotxicas (trombocitopenia por ingesto de leite de vaca poucas evidncias), reaes por imunocomplexos (tambm com poucas evidncias) e finalmente aquelas envolvendo a hipersensibilidade mediada por clulas.

A alergia alimentar mais comum em crianas. Estima-se que a prevalncia seja aproximadamente de 6% em menores de trs anos e de 3,5% em adultos e estes valores parecem estar aumentando. A alergia alimentar por leite de vaca, ovo, trigo e soja desaparecem, geralmente, na infncia ao contrrio da alergia a amendoim, nozes e frutos do mar que podem ser mais duradouras e algumas vezes por toda a vida.

Alimentos com altos teores proteicos (causador da reao)

Crianas 3 a 5 anos - ovos e leite Crianas mais velhas - peixes, amendoins e nozes Adultos frutas, legumes, nozes e amendoins

Corantes e Aromatizantes

Gentica Condies do estmago e intestino Exposio ao alimento Tratamento prolongado com antibiticos Acidez do estmago reduzida Estresse

Sensibilizao precoce ao alrgeno (bebs)

IgE - Anticorpo responsvel pela reao alrgica Se liga ao antgeno causador de alergia. Ocorre a reao alrgica com a liberao de histamina e outras substncias qumicas.

Pode variar dependendo da individualidade bioqumica de cada organismo e predisposio gentica. Reaes cutneas: urticria, inchao, coceira e eczema Sistema digestivo: diarreia, dor abdominal e vmitos Aparelho respiratrio: tosse, rouquido e chiado no peito.

Anafilaxia : Sensao de calor, vermelhido e formigamento da boca ou uma disseminao de pequenas leses avermelhadas e pruriginosas.

Queda na presso arterial: Que resulta em perda da conscincia e choque.

Consumo da protena no seu modo alterado.


Em alguns imunoteraputico. casos: Tratamento

Excluso do alimento que provoca as reaes adversas.

Crianas:

Estmulo ao aleitamento materno no primeiro ano de vida. Introduo tardia dos alimentos slidos potencialmente provocadores de alergia aps o 6 ms. Leite de vaca aps 1 ano de idade, ovos aos 2 anos e amendoim, nozes e peixe somente aps o 3 ano de vida.

Вам также может понравиться