Вы находитесь на странице: 1из 91

Defesa do Estado e das Instituies Democrticas

I. Consideraes Iniciais
Objetivo

Garantir o equilbrio e a estabilidade constitucional Mecanismos


O sistema constitucional de crises As Foras Armadas A Segurana Pblica

I. Consideraes Iniciais
Defesa do Estado

O territrio brasileiro contra invases estrangeiras (arts. 34, II e 137, II) A soberania nacional (art. 91) A Ptria (art. 142)

Art. 34. A Unio no intervir nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: (...) II - repelir invaso estrangeira ou de uma unidade da Federao em outra;

Art. 137. O Presidente da Repblica pode, ouvidos o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional, solicitar ao Congresso Nacional autorizao para decretar o estado de stio nos casos de: (...) II - declarao de estado de guerra ou resposta a agresso armada estrangeira.

Art. 91. O Conselho de Defesa Nacional rgo de consulta do Presidente da Repblica nos assuntos relacionados com a soberania nacional e a defesa do Estado democrtico, e dele participam como membros natos: I - o Vice-Presidente da Repblica; II - o Presidente da Cmara dos Deputados; III - o Presidente do Senado Federal; IV - o Ministro da Justia; V - os Ministros militares; V - o Ministro de Estado da Defesa; VI - o Ministro das Relaes Exteriores; VII - o Ministro do Planejamento. VIII - os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica.

Art. 89. O Conselho da Repblica rgo superior de consulta do Presidente da Repblica, e dele participam: I - o Vice-Presidente da Repblica; II - o Presidente da Cmara dos Deputados; III - o Presidente do Senado Federal; IV - os lderes da maioria e da minoria na Cmara dos Deputados; V - os lderes da maioria e da minoria no Senado Federal; VI - o Ministro da Justia; VII - seis cidados brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da Repblica, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Cmara dos Deputados, todos com mandato de trs anos, vedada a reconduo.

Art. 90. Compete ao Conselho da Repblica pronunciar-se sobre: I - interveno federal, estado de defesa e estado de stio; II - as questes relevantes para a estabilidade das instituies democrticas. 1 - O Presidente da Repblica poder convocar Ministro de Estado para participar da reunio do Conselho, quando constar da pauta questo relacionada com o respectivo Ministrio. 2 - A lei regular a organizao e o funcionamento do Conselho da Repblica.

II. Importncia da Defesa das Instituies Democrticas


Necessidade do equilbrio Situao de crise 2 solues possveis:

Administrao, pelas autoridades competentes, dos problemas Ruptura da ordem jurdica, com rompimento da Constituio, para instaurar outra
Surgimento do Sistema Constitucional de Crise

III. Sistema Constitucional de Crise


Conceito Origem: CF de 1824 Objeto Princpios institutivos

Princ. Da Necessidade s podem ser declarados luz dos fatos que o justifiquem
S em ltimo caso e quando no houver nenhuma soluo menos severa, que possvel a eles recorrer

Princ. Da Proporcionalidade os estados de stio e de defesa devem ser proporcionais aos fatos que justificam a sua adoo
No podem conter excessos

Princ. Da Temporariedade

III. Sistema Constitucional de Crise


Instrumentos incumbidos de restaurar a normalidade institucional

Estado de defesa Estado de stio

Invocao mngua de seus pressupostos materiais e formais de admisso Controle de legalidade pelo PJ

III. Sistema Constitucional de Crise


Princpios Instituidores

Inobservncias de quaisquer destes princpios Observncia dos princpios regime de legalidade extraordinria

Fere o Texto Maior (?) Supresso das liberdades pblicas (?) Quem dispe do Sistema de Crises ? Art. 136. O Presidente da Repblica pode, ouvidos o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pblica ou a paz social ameaadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes propores na natureza.

Estado de Defesa (art. Estado de Stio (arts. 136, 1 a 7) 137 a 139)


Quem decreta o PR Procedimento o PR, aps examinar os pressupostos de admissibilidade, solicita o parecer dos Cons. da Rep. e de Defesa Durao mximo de 60 dias Fiscalizao congressual a Mesa do CN, aps ouvir os lderes partidrios, designa comisso de 5 membros para acompanhar e fiscalizar a execuo das medidas que esto sendo tomadas Atividades parlamentares o CN funcionar at o fim das medidas coercitivas.

Quem decreta o PR Procedimento o PR, aps examinar os pressupostos de admissibilidade e solicitar o parecer dos Cons. Rep. e da Defesa, pede autorizao ao CN para decretar o estado de stio voto pela maioria absoluta dos senadores e deputados federais Durao em caso de comoo nacional ou ineficcia do estado de defesa = 60 dias em hiptese de guerra ou resposta agresso armada = no tem prazo Fiscalizao congressual

IV. O Estado de Defesa


Objeto: debelar ameaas ordem pblica ou paz social Espcie mais branda do estado de stio

No preciso autorizao do CN
Materiais art. 136, caput
1) grave perturbao ordem pblica ou paz social, graas instabilidade institucional ou a calamidades de grandes propores na natureza 2) impossibilidade de restabelecer, pelas vias normais, a ordem pblica e a paz social

Pressupostos para a decretao

IV. O Estado de Defesa


Pressupostos para a decretao

Formais (procedimentais)
Consulta prvia aos Cons. Repblica e de Defesa Nacional (art. 136, caput) Decreto presidencial estabelecendo a durao da medida, as reas abrangidas e as providncias legais a serem adotadas para restringir o direito de reunio e os sigilos de correspondncia, de comunicao telegrfica e telefnica (art. 136, 1, I, a, b, c) Submisso do ato, com sua justificativa, ao CN, no prazo de 24 horas (art. 136, 4) CN em recesso convocao extraordinria em 05 dias (art. 136, 5) Dever de apreciar o decreto em 10 dias Rejeitado o decreto, ocorrer a cessao imediata do estado de defesa (art. 136, 7)

IV. O Estado de Defesa


Papel do CN art. 136, 4 Tempo mximo de durao = 30 dias Medidas tomadas pelo ED insuficientes estado de stio Inobservncia dos pressupostos constitucionais de admissibiilidade do estado de defesa pelo PR constitui crime de responsabilidade (art. 85, CF)

IV. O Estado de Defesa


Restrio a liberdades pblicas (art. 136, 1)

1 - O decreto que instituir o estado de defesa determinar o tempo de sua durao, especificar as reas a serem abrangidas e indicar, nos termos e limites da lei, as medidas coercitivas a vigorarem, dentre as seguintes: I - restries aos direitos de: a) reunio, ainda que exercida no seio das associaes; b) sigilo de correspondncia; c) sigilo de comunicao telegrfica e telefnica; II - ocupao e uso temporrio de bens e servios pblicos, na hiptese de calamidade pblica, respondendo a Unio pelos danos e custos decorrentes.

"Constitucional. Administrativo. Mandado de segurana. Municpio do Rio de Janeiro. Unio Federal. Decretao de estado de calamidade pblica no sistema nico de sade no Municpio do Rio de Janeiro. Requisio de bens e servios municipais. Decreto 5.392/2005 do Presidente da Repblica. Mandado de segurana deferido. Mandado de segurana, impetrado pelo Municpio, em que se impugna o art. 2, V e VI (requisio dos hospitais municipais Souza Aguiar e Miguel Couto) e 1 e 2 (delegao ao Ministro de Estado da Sade da competncia para requisio de outros servios de sade e recursos financeiros afetos gesto de servios e aes relacionados aos hospitais requisitados) do Decreto 5.392/2005, do Presidente da Repblica. Ordem deferida, por unanimidade. Fundamentos predominantes: (...) (iii) inadmissibilidade da requisio de bens municipais pela Unio em situao de normalidade institucional, sem a decretao de Estado de Defesa ou Estado de Stio." (MS 25.295, Rel. Min. Joaquim Barbosa, julgamento em 20-4-2005, Plenrio, DJ de 5-10-2007.)

IV. O Estado de Defesa


Priso no Estado de Defesa (art. 136)

3 - Na vigncia do estado de defesa: I - a priso por crime contra o Estado, determinada pelo executor da medida, ser por este comunicada imediatamente ao juiz competente, que a relaxar, se no for legal, facultado ao preso requerer exame de corpo de delito autoridade policial; II - a comunicao ser acompanhada de declarao, pela autoridade, do estado fsico e mental do detido no momento de sua autuao; III - a priso ou deteno de qualquer pessoa no poder ser superior a dez dias, salvo quando autorizada pelo Poder Judicirio; IV - vedada a incomunicabilidade do preso.

IV. O Estado de Defesa


Controle

Poltico exercido pelo CN (arts. 136, 4 ao 7) Jurisdicional represso aos abusos e ilegalidades (art. 136, 3)

V. O Estado de Stio (arts. 137 a 139)


Pressupostos

Materiais (art. 137)

I - comoo grave de repercusso nacional ou ocorrncia de fatos que comprovem a ineficcia de medida tomada durante o estado de defesa; II - declarao de estado de guerra ou resposta a agresso armada estrangeira.

Formais

1) oitiva, pelo PR, das Cons. Repblica e de Defesa Nacional (art. 137, caput) 2) autorizao, por voto da maioria absoluta do CN, para que seja decretado (art. 137, nico) 3) decreto do PR (art. 138, caput)

V. O Estado de Stio
Tipos

Repressivo (art. 137, I)


Providncias coercitivas (v. art. 139, I a VII)

Defensivo
Providncias coercitivas = toda e qualquer garantia constitucional pode ser suspensa

Efeitos da Decretao do Estado de Stio

Substituio da legalidade constitucional comum pela legalidade constitucional extraordinria Depende do tipo Cessado o estado de stio, cessam-se seus efeitos Apurao de responsabilidade (v. art. 141)

V. O Estado de Stio
Controle

Poltico
Controle prvio autorizao do CN (art. 137) Controle concomitante fiscalizao (v. art. 140) Controle sucessivo relato das medidas tomadas (v. art. 141, nico)

Jurisdicional
Controle amplo acerca dos abusos ou excessos cometidos pelos executores ou agentes do estado de stio

Art. 139. Na vigncia do estado de stio decretado com fundamento no art. 137, I, s podero ser tomadas contra as pessoas as seguintes medidas: I - obrigao de permanncia em localidade determinada; II - deteno em edifcio no destinado a acusados ou condenados por crimes comuns; III - restries relativas inviolabilidade da correspondncia, ao sigilo das comunicaes, prestao de informaes e liberdade de imprensa, radiodifuso e televiso, na forma da lei; IV - suspenso da liberdade de reunio; V - busca e apreenso em domiclio; VI - interveno nas empresas de servios pblicos; VII - requisio de bens.

Art. 141. Cessado o estado de defesa ou o estado de stio, cessaro tambm seus efeitos, sem prejuzo da responsabilidade pelos ilcitos cometidos por seus executores ou agentes. Pargrafo nico. Logo que cesse o estado de defesa ou o estado de stio, as medidas aplicadas em sua vigncia sero relatadas pelo Presidente da Repblica, em mensagem ao Congresso Nacional, com especificao e justificao das providncias adotadas, com relao nominal dos atingidos e indicao das restries aplicadas. Art. 140. A Mesa do Congresso Nacional, ouvidos os lderes partidrios, designar Comisso composta de cinco de seus membros para acompanhar e fiscalizar a execuo das medidas referentes ao estado de defesa e ao estado de stio.

VI. As Foras Armadas


Composio (art. 142)

Marinha Exrcito Aeronutica

Organizao (art. 142, 3)

Hierarquia Disciplina

Autoridade suprema = o PR (art. 142)

VI. As Foras Armadas


Objetivo (art. 142, caput)

Defesa da Ptria garantia dos poderes constitucionais Preservao da lei e da ordem

Convocao

Presidente da Repblica Presidente da Mesa do CN Presidente do STF

VI. As Foras Armadas


Caractersticas

Instituio nacional reconhecimento da autonomia jurdica Instituio permanente e regular esto ligadas prpria manuteno do Estado

Disposies constitucionais relevantes (arts. 142 e 143)

Lei complementar deve estabelecer as normas gerais a serem adotadas na organizao, no preparo e no emprego das Foras Armadas

VI. As Foras Armadas


Disposies constitucionais relevantes

Punies disciplinares militares no cabem HC

"A legalidade da imposio de punio constritiva da liberdade, em procedimento administrativo castrense, pode ser discutida por meio de habeas corpus. Precedentes." (RHC 88.543, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, julgamento em 3-4-2007, Primeira Turma, DJ de 27-4-2007.)

Concesso de patentes so conferidas pelo PR Transferncia para reserva militar que tomar posse em cargo ou emprego pblico civil Sindicalizao e greve so vedadas ao militar

VI. As Foras Armadas


Disposies constitucionais relevantes

Filiao partidria o militar, enquanto em servio ativo, no pode estar filiado a partidos polticos Perda do posto e da patente deciso do tribunal militar membro indigno do oficialato Obrigatoriedade do servio militar, nos termos da lei Escusa de conscincia Iseno de mulheres e eclesisticos

Jurisprudncias

"Cabe exclusivamente ao Presidente da Repblica, dentro do princpio da discricionariedade que a lei lhe outorga para avaliar e decidir segundo seus prprios critrios de convenincia e oportunidade, autorizar ou no a nomeao ou admisso de oficial militar para cargo ou emprego pblico. A autorizao do Presidente da Repblica requisito essencial passagem de oficial das Foras Armadas para a reserva remunerada." (MS 22.431, Rel. Min. Maurcio Corra, julgamento em 2-10-1996, Plenrio, DJ de 22-11-1996.) No mesmo sentido: MS 22.530, Rel. Min. Sydney Sanches, julgamento em 18-2-98, Plenrio, DJ de 4-5-2001; MS 22.506, Rel. Min. Moreira Alves, julgamento em 12-9-1996, Plenrio, DJ de 29-11-1996; MS 22.402, Rel. Min. Celso de Mello, julgamento em 14-81996, Plenrio, DJ de 19-12-1996; MS 22.416, Rel. Min. Octavio Gallotti, julgamento em 1-8-1996, Plenrio, DJ de 6-12-1996.

Jurisprudncias

"Os servidores pblicos so, seguramente, titulares do direito de greve. Essa a regra. Ocorre, contudo, que entre os servios pblicos h alguns que a coeso social impe sejam prestados plenamente, em sua totalidade. Atividades das quais dependam a manuteno da ordem pblica e a segurana pblica, a administrao da Justia onde as carreiras de Estado, cujos membros exercem atividades indelegveis, inclusive as de exao tributria e a sade pblica no esto inseridos no elenco dos servidores alcanados por esse direito. Servios pblicos desenvolvidos por grupos armados: as atividades desenvolvidas pela polcia civil so anlogas, para esse efeito, s dos militares, em relao aos quais a Constituio expressamente probe a greve (art. 142, 3, IV)." (Rcl 6.568, Rel. Min. Eros Grau, julgamento em 21-5-2009, Plenrio, DJE de 25-9-2009.)

Jurisprudncias

"Se o militar da ativa alistvel, ele elegvel (CF, art. 14, 8). Porque no pode ele filiar-se a partido poltico (CF, art 42, 6), a filiao partidria no lhe exigvel como condio de elegibilidade, certo que somente a partir do registro da candidatura que ser agregado (CF, art. 14, 8, II; Cd. Eleitoral, art. 5, pargrafo nico; Lei 6.880, de 1980, art. 82, XIV, 4)." (AI 135.452, Rel. Min. Carlos Velloso, julgamento em 20-9-1990, Plenrio, DJ de 14-61991.) No viola a Constituio o estabelecimento de remunerao inferior ao salrio-mnimo para as praas prestadoras de servio militar inicial. (Smula Vinculante 6)

VII. Segurana Pblica


Conceito: a manuteno da ordem pblica interna do Estado Ordem Pb. Interna Paolo Barile

Situao de pacfica convivncia social Distante das ameaas de violncia ou sublevao

Finalidade: preservar a paz na adversidade, preservando o equilbrio das relaes sociais

O conceito jurdico de ordem pblica no se confunde com incolumidade das pessoas e do patrimnio (art. 144 da CF/1988). Sem embargo, ordem pblica se constitui em bem jurdico que pode resultar mais ou menos fragilizado pelo modo personalizado com que se d a concreta violao da integridade das pessoas ou do patrimnio de terceiros, tanto quanto da sade pblica (nas hipteses de trfico de entorpecentes e drogas afins). Da sua categorizao jurdico-positiva, no como descrio do delito nem cominao de pena, porm como pressuposto de priso cautelar; ou seja, como imperiosa necessidade de acautelar o meio social contra fatores de perturbao que j se localizam na gravidade incomum da execuo de certos crimes. No da incomum gravidade abstrata desse ou daquele crime, mas da incomum gravidade na perpetrao em si do crime, levando consistente ilao de que, solto, o agente reincidir no delito. Donde o vnculo operacional entre necessidade de preservao da ordem pblica e acautelamento do meio social. Logo, conceito de ordem pblica que se desvincula do conceito de incolumidade das pessoas e do patrimnio alheio (assim como da violao sade pblica), mas que se enlaa umbilicalmente noo de acautelamento do meio social. (HC 101.300, Rel. Min. Ayres Britto, julgamento em 5-10-2010, Segunda Turma, DJE 1811-2010.)

O direito a segurana prerrogativa constitucional indisponvel, garantido mediante a implementao de polticas pblicas, impondo ao Estado a obrigao de criar condies objetivas que possibilitem o efetivo acesso a tal servio. possvel ao Poder Judicirio determinar a implementao pelo Estado, quando inadimplente, de polticas pblicas constitucionalmente previstas, sem que haja ingerncia em questo que envolve o poder discricionrio do Poder Executivo. (RE 559.646-AgR, Rel. Min. Ellen Gracie, julgamento em 7-6-2011, Segunda Turma, DJE de 24-6-2011.)

VII. Segurana Pblica


Segurana Pblica na CF/88

Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos: I - polcia federal; II - polcia rodoviria federal; III - polcia ferroviria federal; IV - polcias civis; V - polcias militares e corpos de bombeiros militares.

O que caracteriza a sociedade moderna, permitindo o aparecimento do Estado moderno, , por um lado, a diviso do trabalho; por outro, a monopolizao da tributao e da violncia fsica. Em nenhuma sociedade na qual a desordem tenha sido superada, admite-se que todos cumpram as mesmas funes. O combate criminalidade misso tpica e privativa da Administrao (no do Judicirio), atravs da polcia, como se l nos incisos do art. 144 da Constituio, e do Ministrio Pblico, a quem compete, privativamente, promover a ao penal pblica (art. 129, I). (HC 95.009, Rel. Min. Eros Grau, julgamento em 6-112008, Plenrio, DJE de 19-12-2008.)

Os Estados-membros, assim como o Distrito Federal, devem seguir o modelo federal. O art. 144 da Constituio aponta os rgos incumbidos do exerccio da segurana pblica. Entre eles no est o Departamento de Trnsito. Resta pois vedada aos Estados-membros a possibilidade de estender o rol, que esta Corte j firmou ser numerus clausus, para alcanar o Departamento de Trnsito. (ADI 1.182, voto do Rel. Min. Eros Grau, julgamento em 24-112005, Plenrio, DJ de 10-3-2006.) Vide: ADI 2.827, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgamento em 16-9-2010, Plenrio, DJE de 6-4-2011.

"Os servidores pblicos so, seguramente, titulares do direito de greve. Essa a regra. Ocorre, contudo, que entre os servios pblicos h alguns que a coeso social impe sejam prestados plenamente, em sua totalidade. Atividades das quais dependam a manuteno da ordem pblica e a segurana pblica, a administrao da Justia onde as carreiras de Estado, cujos membros exercem atividades indelegveis, inclusive as de exao tributria e a sade pblica no esto inseridos no elenco dos servidores alcanados por esse direito. Servios pblicos desenvolvidos por grupos armados: as atividades desenvolvidas pela Polcia Civil so anlogas, para esse efeito, s dos militares, em relao aos quais a Constituio expressamente probe a greve (art. 142, 3, IV)." (Rcl 6.568, Rel. Min. Eros Grau, julgamento em 21-5-2009, Plenrio, DJE de 25-9-2009.)

VII. Segurana Pblica


Polcia

Administrativa destinada a proteger a liberdade e a propriedade De Segurana


Ostensiva busca evitar danos e perigos que podem ser causados ao homem Judiciria investiga e apura crimes, fornecendo ao MP os elementos necessrios represso das condutas criminosas

Segurana Pblica breves reflexes

A segurana pblica : Dever do Estado Direito e responsabilidade de todos Exercida para a preservao: da ordem pblica da incolumidade das pessoas e do patrimnio
41

Segurana Pblica breves reflexes

polcia federal
Apurar infraes penais contra a ordem poltica ou em detrimento de bens, servios e interesses da Unio ou com repercusso interestadual ou internacional Prevenir e reprimir o trfico ilcito de drogas, o contrabando e o descaminho Polcia martima, aeroporturia, de fronteiras e judiciria da Unio

polcia rodoviria federal


Patrulhamento ostensivo das rodovias federais

polcia ferroviria federal


Patrulhamento ostensivo das ferrovias federais

polcias civis
Polcia judiciria dos Estados e do DF; Apurao de infraes penais (exceto as militares)

polcias militares
Polcia ostensiva; Preservao da ordem pblica

corpos de bombeiros militares


Execuo das atividades de defesa civil

guardas municipais ( 8)
destinadas proteo dos bens, servios e instalaes dos municpios
42

Alm do presente acrdo embargado, julgou o Plenrio desta Corte, no mesmo sentido, o MI 545, Rel. Min. Ilmar Galvo, DJ de 2-8-2002, no qual se fixou o entendimento de que a previso constitucional de uma Polcia Ferroviria Federal, por si s, no legitima a exigncia, por parte dos impetrantes, de investidura nos cargos referentes a uma carreira que ainda no foi sequer estruturada. (MI 627ED, Rel. Min. Ellen Gracie, julgamento em 5-12-2002, Plenrio, DJ de 7-2-2003.) No mesmo sentido: MI 545, Rel. Min. Ilmar Galvo, julgamento em 24-4-2002, Plenrio, DJ de 2-8-2002.

Breve Histrico
Anos 1980 Uma dcada mais do que perdida

Fim do regime militar Continuidade ideolgica da Polcia a servio do Estado e contra o Cidado Surgimento do crime organizado a partir do ingresso do narconegcio em escala Baixa eficincia do Estado Escassos investimentos em recursos materiais e humanos Acelerado processo de urbanizao e favelizao Legislao Penal, Processual Penal e Penitenciria na contramo da realidade
44

Breve Histrico
Anos 1990 A dcada do crime organizado

Brasil deixa de ser rota para integrar a mfia do narconegcio Trfico de armas adquire funo subsidiria do narcotrfico Lavagem de dinheiro torna-se o ponto alto da atividade criminosa e alcana todos os Poderes e instituies por intermdio da corrupo Comando Vermelho inspira o surgimento do Primeiro Comando da Capital Leis continuam a indicar caminhos suaves da punio
45

Breve Histrico
Sculo 21 No era esse o Pas do futuro

Brasil 5 Pas no ranking geral de homicdios, atrs apenas de Colmbia, frica do Sul, Jamaica e Venezuela Expande-se o recrutamento de crianas e adolescentes pelo crime organizado. Segundo a ONU so 20 mil envolvidos na atividade criminosa, com ganho mdio de 400 dlares Crescimento do uso de drogas ilcitas nos ltimos 10 anos (150% de anfetaminas, 325% de maconha e 700% de cocana) Autoridades juzes, promotores e policiais so executadas sumariamente O Estado perde de vez a credibilidade no combate ao crime Pauperizao da atividade policial (2/3 dos policiais moram em regies dominadas por traficantes ou gangues)
46

Custos da violncia

O Banco mundial estima que o custo da violncia responde por 10% do PIB brasileiro So US$ 15 bilhes perdidos em capital humano; US$ 28 bilhes em prejuzos materiais; US$ 27 bilhes em evaso de divisas Em pases como Sua, Japo e Canad, onde se investe maciamente em preveno, o custo da violncia no passa de 1% do PIB A Segurana Privada emprega mais de 1,3 milho de pessoas, das quais 930 mil no tm registro em carteira e "quebram o galho" dos protegidos ao arrepio da Lei 7.002/83, que regulamenta a atividade
47

Segurana Pblica breves reflexes

Principais problemas da segurana pblica no Brasil


Modelo policial anacrnico Gesto equivocada Ineficincia na resoluo de crimes
48

Segurana Pblica breves reflexes

Modelo policial anacrnico Excesso de corporaes policiais, tanto no mbito federal quanto estaduais Falta de comunicao/integrao Competio danosa entre as polcias Polcia civil carreira jurdica Polcia militar cultura dos quartis

49

Segurana Pblica breves reflexes

Gesto equivocada Planejamento policial insuficiente Sobreposio de meios (materiais e pessoais) Pouca utilizao de inteligncia policial No utilizao de mapeamento da violncia Desvio de funo Falta de critrios rgidos para promoes Baixa remunerao Formao policial insuficiente (polcia civil) Falta de aprimoramento de tcnicas de investigao

50

Segurana Pblica breves reflexes

Ineficincia na resoluo de crimes Levantamento feito pelo Ministrio Pblico sobre inquritos de homicdios concluiu que o ndice de esclarecimentos, fora dos casos de priso em flagrante (em torno de 2%), foi de 1%, no crime que o de mais fcil apurao. Estudo do Instituto de Segurana Pblica (SSP/RJ) sobre uma amostra de 385 casos de homicdios:
em apenas 10 das mortes houve priso em flagrante raramente a polcia civil compareceu ao local do crime o tempo mdio de instaurao do IP foi de 29 dias

Demora na concluso dos laudos periciais:


necroscpicos - 84 dias dos locais de crime - 56 dias
51

Segurana Pblica breves reflexes

Emprego das Foras Armadas na segurana pblica As Foras Armadas gozam de inegvel credibilidade, principalmente por seu baixssimo ndice de corrupo e sua seriedade quando atuam, representando uma esperana para a populao que no sabe mais a quem recorrer.
52

Segurana Pblica breves reflexes

Art. 142 CF. As Foras Armadas, constitudas pela Marinha, pelo Exrcito e pela Aeronutica, so instituies nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da Repblica, e destinam-se defesa da Ptria, garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem (art. 142 CF) 1 - Lei complementar estabelecer as normas gerais a serem adotadas na organizao, no preparo e no emprego das Foras Armadas.
53

Segurana Pblica breves reflexes

A lei complementar a que se refere o 1 do art. 142 da a de n 97, de 9 de junho de 1999, que versa sobre as normas gerais para a organizao, o preparo e o emprego das Foras Armadas. Diz o art. 15, no caput e seus pargrafos 2 a 5: Art. 15. O emprego das Foras Armadas na defesa da Ptria e na garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, e na participao em operaes de paz, de responsabilidade do Presidente da Repblica, que determinar ao Ministro de Estado da Defesa a ativao de rgos operacionais, observada a seguinte forma de subordinao:
54

Segurana Pblica breves reflexes

2 A atuao das Foras Armadas, na garantia da lei e da ordem, por iniciativa de quaisquer dos poderes constitucionais, ocorrer de acordo com as diretrizes baixadas em ato do Presidente da Repblica, aps esgotados os instrumentos destinados preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, relacionados no art. 144 da Constituio Federal 3 Consideram-se esgotados os instrumentos relacionados no art. 144 da Constituio Federal quando, em determinado momento, forem eles formalmente reconhecidos pelo respectivo Chefe do Poder Executivo Federal ou Estadual como indisponveis, inexistentes ou insuficientes ao desempenho regular de sua misso constitucional.
55

Segurana Pblica breves reflexes

4o Na hiptese de emprego nas condies previstas no 3o deste artigo, aps mensagem do Presidente da Repblica, sero ativados os rgos operacionais das Foras Armadas, que desenvolvero, de forma episdica, em rea previamente estabelecida e por tempo limitado, as aes de carter preventivo e repressivo necessrias para assegurar o resultado das operaes na garantia da lei e da ordem 5o Determinado o emprego das Foras Armadas na garantia da lei e da ordem, caber autoridade competente, mediante ato formal, transferir o controle operacional dos rgos de segurana pblica necessrios ao desenvolvimento das aes para a autoridade encarregada das operaes, a qual dever constituir um centro de coordenao de operaes, composto por representantes dos rgos pblicos sob seu controle operacional ou com interesses afins
56

Segurana Pblica breves reflexes

Prev ainda a LC 97/1999, com alterao inserida pela LC 117/2004 (Exceo regra de que as Foras Armadas no possuem poder de polcia): Art. 17A. Cabe ao Exrcito, alm de outras aes pertinentes, como atribuies subsidirias particulares: atuar, por meio de aes preventivas e repressivas, na faixa de fronteira terrestre, contra delitos transfronteirios e ambientais, isoladamente ou em coordenao com outros rgos do Poder Executivo, executando, dentre outras, as aes de:
o patrulhamento o revista de pessoas, de veculos terrestres, de embarcaes e de aeronaves o prises em flagrante delito
57

Segurana Pblica breves reflexes

Papel Constitucional Foras armadas defesa do Estado rgos de segurana pblica defesa do cidado

58

Segurana Pblica breves reflexes

Algumas medidas importantes para o fortalecimento da segurana pblica


59

Segurana Pblica breves reflexes


Prioridade governamental para a segurana pblica No contingenciamento de recursos Policiamento intensivo nas reas crticas Concentrao de esforos e recursos para a obteno de melhores resultados Intensificar o treinamento policial abordando temas como:
planejamento normas de direo coordenao avaliao de desempenho anlise de mritos ao disciplinar

60

Segurana Pblica breves reflexes


Otimizar a capacidade de resposta das polcias No se pode esperar os efeitos de aes sociais e de mudana de leis para que tenhamos menos criminosos e menos crimes O estabelecimento de critrios e modelos de integrao das polcias em reas, estruturas e atividades promovem melhores resultados na reduo dos crimes A polcia bem treinada e bem equipada: diminui os crimes atravs de competente policiamento preventivo e de investigaes eficientes intimida os criminosos reduz a sensao de impunidade que estimula a prtica de crimes
61

Segurana Pblica breves reflexes

Aperfeioamento institucional das polcias Unificar as polcias da Unio e dos Estados Dotar as polcias de ciclo completo O atual sistema de duas polcias estaduais obsoleto e ineficaz para o combate ao crime Os esforos de integrao no tm apresentado resultados significativos na reduo e controle da criminalidade.

62

Segurana Pblica breves reflexes


Proteo das fronteiras entrada de contrabando, drogas e armas sada de drogas (reexportao), veculos roubados, minrios, madeiras nobres e animais silvestres A Polcia Federal no tem recursos para esse encargo As polcias estaduais esto mais preocupadas com os problemas de segurana urbana As Foras Armadas esto com poucos recursos para essa tarefa
63

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Constituio Federal
Art. 144. A segurana pblica, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservao da ordem pblica e da incolumidade das pessoas e do patrimnio, atravs dos seguintes rgos: I - polcia federal; II - polcia rodoviria federal; III - polcia ferroviria federal; IV - polcias civis; V - polcias militares e corpos de bombeiros militares.

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Polcia Comunitria
uma filosofia e estratgia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a populao e a polcia. Baseia-se n a premissa de que tanto a polcia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens fsicas e morais, e em geral a decadncia do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na rea. Trojanowicz

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Novo Cenrio

Alterao de polticas e prticas planejamento estratgico;


Modificao dos anseios e necessidades dos clientes que esto cada vez mais exigentes e cobram por servios e produtos de qualidade; Alterao no grau e natureza dos crimes drogas, gangues etc.; Sensao de insegurana e impunidade; Responsabilidade social lderes governamentais e comunitrios; Preveno > Represso; Policiamento Comunitrio como alternativa.

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Estratgias Institucionais para o Policiamento

Utilizao dos recursos (financeiros, poder, autoridade


etc.) na reduo dos ndices de criminalidade; Administrao dos recursos administradores policiais; Estratgia Objetivos Metas Aes/Atividades; Gerenciamento da Rotina; Sistema de Gesto para atingir metas envolvendo os trs nveis da instituio: Institucional/Estratgico, Ttico e Operacional.

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Estratgias Institucionais para o Policiamento

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Estratgias Institucionais para o Policiamento
Os quatro grupos de estratgias ltimos 50 anos 1. Combate Profissional do Crime ou Policiamento Tradicional; 2. Policiamento Estratgico; 3. Policiamento Orientado para o Problema - POP; 4. Polcia Comunitria.

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Estratgias Institucionais para o Policiamento
Combate Profissional do Crime ou Policiamento Tradicional

Objetivo:
Criar uma fora de combate do tipo militar, disciplinada e tecnicamente sofisticada para controlar a criminalidade e resolver os crimes. Foco direto sobre o controle do crime sendo a misso central da polcia, e somente da polcia; Unidades centralizadas e definidas mais pela funo do que geograficamente; Altos investimentos em tecnologia e treinamento.

Caractersticas:

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Estratgias Institucionais para o Policiamento
Combate Profissional do Crime ou Policiamento Tradicional

Operacionalidade:
Patrulhas motorizadas suplementadas por rdio; Onipresena e resposta imediata (190).

Valores:
Controle do crime; Investimentos no treinamento policial; Aumento do status e da autonomia policial; Eliminao da truculncia policial.

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Estratgias Institucionais para o Policiamento
Combate Profissional do Crime ou Policiamento Tradicional

Pontos fracos:
Limitao em controlar a criminalidade; Carter reativo, somente atua quando acionada (190); Falhas na preveno; Falta de anlise das causas dos crimes; Distanciamento entre polcia e comunidade.

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Estratgias Institucionais para o Policiamento
Policiamento Estratgico Objetivo:
Controle efetivo do crime acrescentando reflexo e energia misso bsica de controle do crime.

Caractersticas:

Administrao centralizada; Reconhece a comunidade como importante instrumento de auxlio, no entanto, a iniciativa de agir continua centralizada na polcia; nfase especial aos crimes cometidos por delinqentes individuais sofisticados e os delitos praticados por associaes criminosas.

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Estratgias Institucionais para o Policiamento
Policiamento Estratgico Operacionalidade:
Direcionamento das patrulhas nas ruas aps pesquisas e estudos; Incremento de unidades especializadas em investigao.

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Estratgias Institucionais para o Policiamento
Policiamento Orientado para o Problema - POP Objetivo:
Melhorar a antiga estratgia do acrescentando reflexo e preveno. policiamento tradicional,

Caractersticas:

Os crimes podem estar sendo causados por problemas especficos e talvez contnuos na comunidade diagnstico das causas subjacentes do crime; O crime pode ser controlado e mesmo evitado por aes que no prises restaurao da ordem em um local;

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Estratgias Institucionais para o Policiamento
Policiamento Orientado para o Problema - POP Caractersticas:

Aumento das opes de reao ao crime que vo alm do patrulhamento, das investigaes e detenes; Implantao de aes preventivas; Incentivo comunidade, bem como, a instituies governamentais e no-governamentais a lidarem com problemas e situaes que levem a delitos; Mudanas estruturais aumento da capacidade de deciso, iniciativa e de resoluo de problemas pelos policiais; Descentralizao geogrfica e existncia de policiais generalistas e capacitados.

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Estratgias Institucionais para o Policiamento
Polcia Comunitria Objetivo:
Criao de uma parceria eficaz entre a comunidade e a polcia visando a preveno ao crime e violncia. As instituies (famlia, escola, associaes de bairro) so consideradas parceiras importantes da polcia; Desenvolver comunidades competentes para solucionar seus prprios problemas; Valorizao do ponto de vista da comunidade; Priorizao dos problemas que a comunidade quer que sejam resolvidos.

Caractersticas:

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Estratgias Institucionais para o Policiamento
Polcia Comunitria Operacionalidade:
Estreitamento dos contatos com a comunidade policiamento a p ou variaes (cavalo, ciclopatrulha, quadriciclo); Desconcentrao administrativa/geogrfica com a fixao do policial em uma localidade.

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Estratgias Institucionais para o Policiamento
Polcia Comunitria Inovaes:
O objetivo maior vai alm do combate ao crime, visa, ainda, a reduo do medo, a manuteno da ordem e incluso de alguns servios sociais de emergncia; Utilizao do conhecimento (mtodo I.A.R.A. ou outro semelhante) na resoluo de problemas; Desconcentrao administrativa; Os policiais deixam de ser especialistas e se tornam generalistas; O papel da comunidade deixa de ser meramente de alertar a polcia e passar a ser de participante do controle da criminalidade.

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Estratgias Institucionais para o Policiamento

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


A Gesto e as Estratgias (Modelos) de Polcia
A soluo de problemas tem se constitudo uma excelente ferramenta, metodologia de trabalho, para a prtica do policiamento comunitrio. A polcia tem percebido que no possvel mais fingir que sozinha consegue dar conta de todos os problemas de segurana. A comunidade precisa policiar a si mesma e a polcia pode ajudar a orientar esta tarefa.

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


A Gesto e as Estratgias (Modelos) de Polcia
Construir Parcerias e Mobilizar as Lideranas Comunitrias
Dcada de 80 EUA: polcia + comunidade // programas de reduo do medo; Construo de uma Estratgia de Polcia Comunitria: parceria, fortalecimento, soluo de problemas, prestao de contas e orientao para o cliente; Os membros da comunidade devem estar envolvidos em todas as fases do planejamento do policiamento comunitrio; Aumentar a participao da comunidade por meio de abordagens para reduzir as taxas de ocorrncias e o medo do crime atravs de planejamentos a curto, mdio e longo prazo;

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


A Gesto e as Estratgias (Modelos) de Polcia
Construir Parcerias e Mobilizar as Lideranas Comunitrias
O policiamento comunitrio encoraja a prestao de contas, pesquisas e estratgias entre as lideranas e os executores, a comunidade e outras instituies pblicas ou privadas; Os trs lados da parceria comunitria: Confiana Contato com a Comunidade Comunicao; Identificao dos atores sociais que atuam nas lideranas comunitrias; Organizaes pblicas e privadas e grupos de pessoas (idosos, comerciantes etc.) so atores importantes para iniciar o processo de mobilizao social.

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


A Gesto e as Estratgias (Modelos) de Polcia
Gesto de Servios na Polcia Comunitria e Polcia Tradicional

O policiamento comunitrio tem sido tentado em vrias polcias ao redor do mundo, portanto, no existe um programa nico para descrev-lo; Vai muito alm da implantao de policiamento a p ou de postos de policiamento comunitrio. Redefine o papel do policial de combatente para solucionador de problemas e ombudsman do bairro; Exige uma transformao cultural da polcia; Busca de uma soluo pr-ativa e criativa para equacionar o crime e a desordem: diagrama 5W2H ou 4Q1POC.

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


A Gesto e as Estratgias (Modelos) de Polcia
DIAGRAMA 4Q1POC MODELO DE POLCIA COMUNITRIA E POLCIA TRADICIONAL

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


A Gesto e as Estratgias (Modelos) de Polcia
DIAGRAMA 4Q1POC MODELO DE POLCIA COMUNITRIA E POLCIA TRADICIONAL

Polcia Tradicional

Polcia Comunitria

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


A Gesto e as Estratgias (Modelos) de Polcia
DIAGRAMA 4Q1POC MODELO DE POLCIA COMUNITRIA E POLCIA TRADICIONAL

Polcia Tradicional

Polcia Comunitria

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Mtodo IARA (SARA)
Polcia Comunitria e o mtodo IARA
Mtodo desenvolvido na dcada de 70, nos EUA por pesquisadores do projeto Newport News; Modelo de soluo de problemas que pode ser utilizado para lidar com o problema do crime e da desordem; de simples compreenso para os lderes comunitrios e para os policiais que atuam na atividade fim; Este mtodo se assemelha ao processo PDCA (amplamente utilizado na administrao).

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Mtodo IARA (SARA)

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Ciclo PDCA

Ciclo de anlise e melhoria, criado por Walter Shewhart, em meados da dcada de 20 e disseminado para o mundo por Deming; Ferramenta de fundamental importncia para a anlise e melhoria dos processos organizacionais e para a eficcia do trabalho em equipe; Passos:

Plan (planejar): definir metas e mtodos para atingir os resultados; Do (executar): realizar, executar as atividades; Check (verificar): verificar se o executado est conforme o planejado, ou seja, se a meta foi alcanada; Act (agir corretivamente): agir de acordo com o avaliado e de acordo com os relatrios, definindo e implementando solues que eliminem as sua causas.

O PDCA pode ser utilizado na realizao de toda e qualquer atividade da organizao. Sendo ideal que todos da organizao utilizem esta ferramenta de gesto no dia-a-dia de suas atividades.

Gesto pela Qualidade na Segurana Pblica


Ciclo PDCA

Вам также может понравиться