Вы находитесь на странице: 1из 36

PSICOMETRIA

Psicometria
A cincia sem religio manca, a religio sem a cincia cega. Albert Einstein

Psicometria
Desejamos dar aos assuntos medinicos feio e finalidade evanglicas.
Ernesto Bozzano

Psicometria
Elas precisam de uma explicao mais profunda. Foi essa explicao inicial que Jesus comeou e deixou para os seus seguidores darem continuidade mais tarde. (LEON-DUFOUR, 1972)
Texto:Pedagogia de Jesus- Srgio Biagi Gregrio

Se o Cristo no disse tudo quanto poderia dizer, que ele acreditava deveria deixar certas verdades na sombra at que os homens estivessem em estado de compreend-las.
(Gnese - Captulo I -Caracteres da Revelao Esprita

porque a doutrina no foi ditada completa, nem imposta crena cega; porque deduzida, Pelo trabalho do homem, da observao dos fatos que os Espritos lhe pem sob os olhos e das instrues que lhe do, instrues que ele estuda, comenta, compara, a fim de tirar ele prprio as ilaes e aplicaes.

Psicometria
os problemas suscitados pela psicometria no so nada fceis de serem ordenados num quadro classificatrio, tudo bonitinho, com cada coisa no seu lugar e tempo. Basta dizer que ainda no se dispe de uma teoria ou uma hiptese vivel que sirva indiscriminadamente para todos os casos observados. preciso acostumar-se idia de que, em psicometria, temos montanhas de perguntas para montculos de respostas, se que podemos chamar de resposta sabemos sobre uma das mais estranhas, curiosas e fascinantes faculdades do ser humano.

Psicometria
Segundo Allan Kardec ... O Espiritismo ao mesmo tempo uma cincia de observao e uma doutrina filosfica. Como cincia prtica ele consiste nas relaes que se podem estabelecer com os Espritos; como filosofia ele compreende todas as circunstncias morais que decorrem dessas relaes.... Assim como a Cincia, propriamente dita tem por objeto o estudo das leis do princpio material, o objeto especial do Espiritismo o conhecimento das leis do princpio espiritual. Ora,como este ltimo princpio uma das foras da Natureza, a reagir incessantemente sobre o princpio material e reciprocamente, segue-se que o conhecimento de um no pode estar completo sem o conhecimento do outro...

Psicometria
...o Espiritismo, pois, no estabelece como princpio absoluto seno o que se acha evidentemente demonstrado, ou o que ressalta logicamente da observao.... Essa posio levou o Espiritismo a uma situao de vanguarda na pesquisa dos fenmenos espirituais e dos fenmenos da natureza. A cincia esprita pesquisa a autenticidade dos fenmenos de intercmbio e nos garante que as informaes esto corretas e exprimem a verdade

Fonte: Andr Henrique, na obra A Revoluo do Esprito - Perspectivas da Cincia Esprita

Psicometria
Ainda segundo Allank Kardec, ... Uma vez que esto no quadro dos da Natureza, os fenmenos espritas se ho produzido em todos os tempos; mas, precisamente, porque no podiam ser estudados pelos meios materiais de que dispe a cincia vulgar, permaneceram muito mais tempo do que outros no domnio do sobrenatural, donde o Espiritismo agora os tira. Todavia,como no alimenta a pretenso de haver dito a ltima palavra seja sobre o que for, nem mesmo sobre o que da sua competncia, ele no se apresenta como absoluto regulador do possvel e deixa de parte os conhecimentos reservados ao futuro.

Psicometria
A palavra Psicometria tem origem grega e deriva de duas outras palavras: Psiche (alma) e Metron (medida)

Assim, a Psicometria a capacidade de medir e interpretar a alma (energia) de tudo. uma tcnica de leitura (por um sensitivo treinado) dos campos de energia sutis que envolvem ambientes, objetos, animais , pessoas".

Psicometria
O termo psicometria foi criado em 1849 pelo mdico norte-americano J. Rhodes Buchanan.

Ernesto Bozzano foi um dos mais eruditos sbios dos ltimos tempos e dado o seu inusitado interesse pelo estudo do Espiritismo em cujo af dedicou metade de sua profcua existncia de 81 anos e merece o cognome de "O Grande Mestre da Cincia da Alma Nasceu em 9/01/1862, em Gnova, Itlia e desencarnou em 24/06/1943

Este grande Gigante do Espiritismo se aprofundou na Codificao Kardequiana trazendo um grande avano no conhecimento da vida espiritual.

Psicometria
Faculdade de perceber o lado oculto do ambiente e de ler impresses e lembranas, ao contacto de objetos e documentos, Segundo a definio do Assistente ulus, a palavra psicometria designa a faculdade que tm algumas pessoas de lerem impresses e recordaes ao contato de objetos comuns. Psicometria , tambm, faculdade mediunica pela qual o sensitivo, tocando em determinados objetos, entra em relao com pessoas e fatos aos mesmos ligados.

Essa percepo se verifica em vista de tais objetos se acharem impregnados da influncia pessoal do seu possuidor

Psicometria
Para a Doutrina Esprita a psicometria uma faculdade medinica rara Psicometria a faculdade de perceber o lado oculto do ambiente e ler impresses e lembranas, ao contato de objetos e documentos, nos domnios da sensao distncia
Definio de Andr Luis

Psicometria
O pensamento espalha nossas prprias emanaes em toda parte a que se projeta. Deixamos vestgios espirituais, onde arremessamos os raios de nossa mente.

O objeto conserva as formas-pensamento de quem o possuiu. O objeto animado pelas reminiscncias que reavivam no tempo, atravs dos laos espirituais que ainda sustentam em torno do crculo afetivo que deixaram. O objeto fica envolvido pelas correntes mentais daqueles - encarnados ou desencarnados - que ainda se apegam a ele.

Se estivssemos interessados em conhecer esses companheiros e encontr-los, um objeto nessas condies seria um mediador para a realizao de nossos desejos. Isto , podemos usar, para isso, alguma coisa em que a memria deles se concentram. Tudo o que se nos irradia do pensamento serve para facilitar essa ligao.

Psicometria
O processo pelo qual possvel, ao psicmetra, entrar em relao com os fatos remotos ou prximos, pode ser explicado de duas maneiras principais, a saber: Uma parte dos fatos e impresses retirada da prpria aura do objeto; O objeto, mvel ou imvel, impregnado da influncia pessoal do seu dono, conserva-a durante longo tempo e possibilita o recolhimento das impresses Outra parte recolhida da subconscincia do seu possuidor mediante relao teleptica que o objeto psicometrado estabelece com o mdium. No tem importncia que o possuidor esteja encarnado ou desencarnado.

Psicometria
Na psicometria os objetos apresentados ao sensitivo, longe de atuarem como simples "estimulantes", constituem verdadeiros intermedirios adequados, que, falta de condies experimentais favorveis, servem para estabelecer a relao entre a pessoa ou meio distantes, merc de uma "influncia" real, impregnada no objeto, pelo seu possuidor.

Esta "influncia", de conformidade com a hiptese psicomtrica, consistiria em tal ou qual propriedade da matria inanimada para receber e reter, potencialmente, toda espcie de vibraes e emanaes fsicas, psquicas e vitais, assim como se d com a substncia cerebral, que tem a propriedade de receber e conservar em latncia as vibraes do pensamento.

Psicometria
Nas pessoas dotadas de forte sensibilidade, basta o reflexo condicionado, por intermdio da orao ou da centralizao de energia mental, para que, por si mesmas, desloquem mecanicamente a energia entrando em relao com outros imprios vibratrios, dos quais extraem o material de suas observaes psicomtricas

Em concentrao, os dotados, emitem ondas mentais. Estas ondas percepcionam, trazem sensaes, percepes de realidades. So ondas eletromagnticas, que "iluminando um objeto" n-lo trazem viso

Psicometria
Clareando o assunto quanto possvel, vamos encontrar no mdium de psicometria a individualidade que consegue desarticular, de maneira automtica, a fora nervosa de certos ncleos, como por exemplo: os da viso e da audio, transferindolhes a potencialidade para as prprias oscilaes mentais.

Psicometria
Quando tocamos num objeto, imantamo-lo com o fluido que nos peculiar.

E se, alm do simples toque ou uso, convertermos inadvertidamente esse objeto, seja um livro, uma caneta, uma jia ou, em ponto maior, uma casa ou um automvel em motivo de obsessiva adorao, ampliando, excessivamente, as noes de posse ou propriedade, o volume de energias fludicas que sobre o mesmo projetamos de tal maneira acentuado que a nossa prpria mente ali ficar impressa.
Apegando-nos, egostica e desvairadamente, aos que nos so caros ao corao, comemos o risco de a eles nos imantarmos e sobre eles exercermos cruel escravizao.

Psicometria
O objeto, mvel ou imvel, impregnado da influncia pessoal do seu dono, conserva-a durante longo tempo e possibilita o recolhimento das impresses.
O Vestido de Regina. Diversidades dos Carismas H.C. Miranda

Psicometria
E se o objeto psicometrado teve, no curso dos anos, diversos possuidores? Com a vida de qual deles o mdium entrar em relao ?
AFINIDADE ELETIVA

O mdiun 1 entrar em relao com os fatos ligados quele (possuidor) cujo fluido se evidenciar mais ativo em relao com o sensitivo.

Psicometria
Bozzano demonstra que no so, apenas, as pessoas os nicos seres psicometrveis. Alm do elemento humano, temos: Os animais, os vegetais, objetos inanimados, metais, etc O filsofo italiano menciona, na obra citada, extraordinrios fenmenos de psicometria por meio do contato com a pena de um pombo, o galho de uma rvore, um pedao de carvo ou de barro.

Psicometria
Chico Xavier Um Psicmetra

Psicometria
O conhecimento da psicometria faz-nos pensar, consequentemente, nos seguintes imperativos : No nos apegarmos, em demasia, aos bens materiais; Combatermos o egosmo que assinala a nossa vida, com a conseqente diminuio das exigncias impostas a familiares, amigos e conhecidos O marcas da individualidade de cada um vibram onde se vive e por elas provocam o bem ou o mal naqueles que entram em contato

E graas a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de ns manifesta em todo o lugar a fragrncia do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo... 2 Cor.2;15 e 16

Psicometria
Mdiuns Investigadores
A Psicometria vem sendo tambm usada em sos de desaparecimento de uma pessoa que no deixou pistas. Por intermdio de um objeto pertence vtima, o mdium consegue captar a personalidade e fisionomia do proprietrio e reporta-se ao seu desaparecimento, podendo at mesmo descobrir seu desencarne e o local onde seu corpo se encontra. Isso porque os objetos adquirem um fluido pessoal humano.

Psicometria
Investigadores Psquicos" que aborda diversos casos e que ajudam com sucesso nas investigaes policiais de inmeras ocorrncias, nas quais os autores dos crimes no deixam, muitas vezes, quaisquer pistas materiais.

Sally Headding "Uso minha intuio a favor da lei" A parapsicloga forense americana ganha popularidade na tev ao mostrar como ajuda a polcia na soluo de crimes hediondos

http://www.youtube.com/watch?v=Vpn1cdO1gU&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=0gJgD yX325U&NR=1 VIDEO

Psicometria
O sensitivo, como todo mdium, tem que entender dos diversos assuntos que abrangem a mediunidade. Tambm tem que buscar, com sinceridade, a reforma ntima e moral, para que possa estar contato com os espritos benfeitores, captando assim, a mensagem que vem do Alto e usando a intuio quando for necessrio. Quando o sensitivo no est em harmonia com os espritos amparadores, acaba sendo manipulado por espritos desequilibrados que o fazem transmitir informaes equivocadas, e ao invs de auxiliar, provoca danos muitas vezes irreparveis.

Psicometria
A mediunidade deve ser trabalhada em prol do prximo. Assim, far jus a este dom maravilhoso conquistado ao longo de muitas encarnaes. Por isso, quanto mais pessoas forem auxiliadas, mais dores sero amenizadas.

Dj-vu Breve Encontro com o Passado

Dj-vu Breve Encontro com o Passado

O dj-vu ou fenmeno do j visto uma ocorrncia extremamente interessante, e freqentemente observvel por pessoas sem qualquer vnculo religioso ligado crena na reencarnao

Dj-vu Breve Encontro com o Passado


Dj-vu Ja visto -Trata-se de uma sensao ntima, uma emoo aparentemente inexplicvel que surge de uma forma completamente inesperada. Subitamente, uma circunstncia qualquer desencadeia algum mecanismo psicolgico ou anmico onde a pessoa tem a sensao muito expressiva de que aquilo que observa j conhece ou j vivenciou sobremaneira.

Abre-se um canal anmico que permite a drenagem de ncleos energticos adormecidos pelo esquecimento das vidas anteriores.

Dj-vu Breve Encontro com o Passado


H alguns que ao reverem certas pessoas, embora em termos desta vida estariam tendo o primeiro contato, recebem um impacto energtico to forte que determina uma ressonncia magntica em seus arquivos espirituais, aflorando-lhes reminiscncias pretritas com grande nitidez. Passam a desfilar, em sua mente, quadros, locais e situaes conflitantes ou afetivas de um passado longnquo, vivido em comum por aquele que agora v (rev) pela aparente primeira vez.

Dj-vu Breve Encontro com o Passado


O fenmeno de dj-vu ocorre tambm relacionado com locais, alm de pessoas.
A aura energtica no propriedade apenas dos seres humanos, mas, embora no irradiem como foco produtor de emoes, os objetos, residncias e cidades tm sua prpria egrgora (campo energtico que irradia uma vibrao), pela imantao energtica dos pensamentos dos homens que se relacionaram com aquele ambiente .

Dj-vu Breve Encontro com o Passado


A lei de sintonia sempre se verifica ao identificarmos as vibraes que foram muito representativas, em termos de experincia pessoal anterior. So muito impressionantes os fenmenos de dj-vu que se verificam por ocasies de viagens ao exterior, quando o turista de forma repentina e emocionante passa a identificar, em detalhes, um local como fosse de seu conhecimento prvio, naturalmente, sem nunca ter estado no referido local e especialmente quando nunca ouviu falar da existncia do mesmo

Bibliografia

Miranda, Herminio C.- Diversidade dos Carismas Bozzanno, Ernesto Enigmas da Psicometria Kardec, Allan A Genese Luis, Andre Nos Dominios da Mediunidade Xavier, Chico Mecanismos da Mediunidade Revista Isto E Materia sobre Sally Headding Site do youtube.com

Вам также может понравиться