Вы находитесь на странице: 1из 59

PROPRIEDADE INTELECTUAL PROPRIEDADE INDUSTRIAL

A PROPRIEDADE INTELECTUAL ( gnero) temos os direitos autorais, direitos de software e direitos de propriedade industrial ( como espcies) Tudo aquilo que criado pelo intelecto humano bem de propriedade intelectual. Direitos de autor Lei do Direito Autoral (Lei 9.610/98) protege a propriedade intelectual, literria ou cientfica que seja original e exteriorizvel por qualquer meio de divulgao Direitos de software Lei do Software (Lei 9.609/98) protege o bem que trata o art. 1 ( programa de computador) Direitos de propriedade industrial Lei de Propriedade Industrial Lei 9.279/96 ( LPI) vinculada a atividade empresarial protegendo as marcas, invenes, desenhos industriais, modelos de utilidade, certificado de adio e indicaes geogrficas fazendo parte do estabelecimento empresarial ( art. 1142 CC )
1

Evoluo Histrica da Prop. Industrial


Surgiu na Inglaterra um sculo antes da Revoluo Industrial,

quando um inventor passou a ter acesso aos monoplios concedidos pela Coroa. A concesso de monoplio de explorao incentivou a prtica industrial e os investimentos de forma a tornar a Inglaterra o bero da Revoluo Industrial. ( Statute of Monopolies em 1623) Estados Unidos ( 1787) e Frana ( 1791) foram os pases seguintes a normatizar a proteo aos inventores. Em 07 de julho de 1883, foi criado a Conveno da Unio de Paris, cujo objetivo principal era a declarao dos princpios da Propriedade Industrial. Segundo diversos autores, a Conveno de Paris sofreu vrias atualizaes: Roma -1886, Madri 1890/1891, Bruxelas 1897/1900; Washington -1911; Haia 1925; Londres 1934; Lisboa 1958 e Estocolmo 1967. O Brasil, na qualidade de signatrio original, aderiu ltima reviso em 1992. No Brasil, a propriedade industrial tem sua trajetria iniciada com a vinda da Corte para o pas. Entretanto,nunca se incorporou no pas 2 o conceito amplo da propriedade industrial foi estabelecido na Unio de Paris, da qual o Brasil participante deste o ncio.

Evoluo Histrica da Prop. Industrial


O Brasil integra outros organismos internacionais de cunho protecionista

propriedade imaterial:
a) OMPI Organizao Mundial de Propriedade Industrial com sede em

Genebra, Suia, criada em 1967 como seo da ONU.


b) PCT ( Patent Cooperation Treaty) Tratato de Cooperao em Matria

de Patentes, firmado em 1970.


c) Acordo TRIPs Tratado internacional de Propriedade Intelectual gerido

pela OMC Organizao Mundial do Comrcio que foi assinado em 1994. ( atual diretor-geral da OMC o brasileiro , diplomata, Roberto Azevedo)
Embora no exista um sistema de controle internacional de propriedade

industrial cabe ao Conselho de Propriedade Industrial da Organizao Mundial do Comrcio analisar os eventuais conflitos envolvendo os pases membros.
3

Evoluo Histrica da Prop. Industrial


A CF/1988 estabelece em seu art. 5 XXIX que: a

lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industrias, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do pas. No Brasil, O INPI Instituto Nacional de Propriedade Industrial uma autarquia federal, vinculada ao Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, com sede no Rio de Janeiro e competncia da Justia Federal. Foi criado para proceder os trmites necessrios para o registro e patente de bens tutelados pela LPI ( art. 240).
4

PROPRIEDADE INTELECTUAL PROPRIEDADE INDUSTRIAL

Propriedade Intelectual

Sofware Lei 9.609/98

Propriedade Industrial Lei 9.279/96

Direitos Autorais Lei 9.610/98

PROPRIEDADE INDUSTRIAL
Propriedade Industrial

PATENTE
Inveno Modelo de Utilidade Certificado de adio*

REGISTRO
Marca Desenho Industrial Indicao geogrfica*
6

Propriedade Industrial = Propriedade Empresarial

( Lei 9.279/96 - LPI)


Art. 2: A proteo dos direitos relativos propriedade industrial, considerado o seu interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas, efetua-se mediante: I concesso de patentes de inveno e de modelo de utilidade; II concesso de registro de desenho industrial; III concesso de registro de marca; IV represso s falsas indicaes geogrficas; e V represso concorrncia desleal;

Propriedade Industrial ( Lei 9.279/96 - LPI)


(Quadro elaborado pelo Prof. Ricardo Negro - Manual de Direito Comercial e de Empresa)

NVEIS DE ATUAO Concesso de patentes de inveno e de modelo de utilidade Concesso de registro de desenho industrial Concesso de registro de marca

DIREITOS DECORRENTES DA PROTEO


De inveno De modelo de utilidade De desenhos industriais De marca de produto ou servio De marca de certificao De marca coletiva

Represso a falsas indicaes geogrficas


Represso concorrncia desleal

Definindo as regras para a indicao de procedncia ou denominao de origem


Definindo os crimes contra a propriedade industrial(contra as patentes, os desenhos, as marcas, por meio de marcas, ttulo de estabelecimento, sinal de propaganda, crimes de concorrncia 8 desleal.

RESOLVA A QUESTO:
( CESPE-TRF2.regio-Juiz Federal-2013)

A Lei da Propriedade Industrial determina o que ou no patentevel. Consoante essa norma, os itens passveis de patenteamento incluem: a) uma nova teoria cientfica capaz de demonstrar as razes da falta de eficincia energtica de determinados geradores. b) novos programas de computadores. c) novos mtodos cirrgicos para aplicao ao corpo humano. d) um esquema de novo mtodo publicitrio. e) um objeto de uso prtico suscetvel de aplicao industrial, que apresente nova forma, envolvendo ato inventivo que resulte em melhoria funcional em sua fabricao.

INFORMAES NECESSRIAS Instituto Nacional de Propriedade Industrial INPI site: www.inpi.gov.br Perguntas frequentes Servios ( cadastro, guia, atos normativos, sistema push, etc) Legislao ( PI, Pareceres, Marca, Patente, etc) Revista da Propriedade Industrial MARCA ( guia bsico e manual, quanto custa, classificao, busca, e-marcas) DESENHO INDUSTRIAL (guia bsico,quanto custa, classificao, busca) INDICAO GEOGRFICA ( guia bsico, quanto custa, registros) PATENTE ( opinio preliminar, guia bsico, PCT, quanto custa, classificao, busca, e-patentes, patentes verdes)
10

PROPRIEDADE INDUSTRIAL PATENTES


PATENTES ato de concesso da explorao exclusiva da inveno e do modelo de utilidade. Documentado na carta-patente. INVENO: o bem originalmente criado a partir da concepo humana, que sirva para solucionar um problema preexistente na sociedade e que possa se tornar industrializvel. o ato original do gnio humano. No possui uma definio legal, o legislador optou por adotar o critrio de excluso ( art. 10 LPI o que no pode ser)
11

PROPRIEDADE INDUSTRIAL PATENTES


MODELO DE UTILIDADE: a melhoria realizada em

produto j concebido anteriormente pelo homem, de forma a permitir melhores condies de uso ou de fabricao. Objeto de uso prtico suscetvel de aplicao industrial, com novo formato de que resulta melhores condies de uso ou fabricao.No h, propriamente, inveno, mas acrscimo na utilidade de alguma ferramenta, instrumento de trabalho ou utenslio, pela ao da novidade parcial que se lhe agrega. chamado tambm de pequena inveno e goza de proteo autnoma em relao inveno cuja utilidade foi melhorada. CERTIFICADO DE ADIO*: o acessrio agregado a uma determinada inveno, que tem por finalidade 12 adicionar-lhe melhor funcionalidade e valor. ( ART. 76)

PATENTES ( Inveno e Modelo de Utilidade) ART. 8 e 9 da LPI Lei 9.279/96


A patentealibilidade de invenes ( art. 8 ) e modelos de

utilidade ( art. 9) est sujeita aos seguintes requisitos: NOVIDADE: a criao seja desconhecida pela comunidade cientfica,
tcnica, industrial, pesquisadores especializados ( experts da rea), a criao no poder estar compreendida no estado da tcnica ( art. 11) Novo o invento que no se encontra no estado da tcnica. A doutrina diferencia novidade originalidade ( atributo de toda inveno, sob o ponto de vista subjetivo). Ex: Um inventor tem uma idia, e ao tentar patente-la, descobre que um outro inventor, j havia depositado a mesma inveno. A idia do jnior era original, mas no nova. ATIVIDADE INVENTIVA: quando no decorrer do estado da tcnica de modo bvio, deve haver agregamento de novos conhecimentos. Em outros termos, deve despertar no esprito dos tcnicos da rea o sentido de um real progresso. ( art. 13 e 14) de descoberta, haja vista que esta trata de tudo aquilo que encontrado na natureza, portanto, sem a participao intelectual do homem.
13

PATENTES ( Inveno e Modelo de Utilidade) ART. 8 e 9 da LPI Lei 9.279/96


APLICAO INDUSTRIAL: em razo do cunho social da inveno, ou seja, solucionar um problema preexistente, s poder ser patenteada se for passvel de industrializao de forma a contribuir na soluo do problema. Assim como, no modelo de utilidade, deve agregar funcionalidade inveno ou a sua fabricao, pois deve ser tambm industrializvel, por qualquer tipo de indstria. A inexistncia de conhecimentos tcnicos indispensveis a fabricao do invento ou do modelo de utilidade impede sua proteo. NO IMPEDIMENTO: algumas invenes ou modelos de utilidade no podem ser registradas por razes de ordem pblica. ( ART. 18) Impedimentos existentes: invenes contrrias moral, bons costumes e segurana, ordem e sade pblica, substncias, matrias, misturas, elementos ou produtos de transformao do ncleo atmico, seres vivos ou parte deles ( exceto os micro-organismos transgnicos)
14

EXEMPLOS PATENTE DE INVENO PATENTE DE MODELO DE UTILIDADE PATENTE DE INVENO EXEMPLOS:


1) Desenvolvimento do telefone Graham Bell Pat. US0174465 1876 Western Electric sistema de disco 1921 Western Electric discagem por tom 1964 2) Sterilair PI 8302255-4 sistema de esterilizao de ar por dutos de algo gradiente trmico

15

EXEMPLOS PATENTE DE INVENO


3) Mouse US3541541 4) Lacre para conservas PI 9101018-7

5) Aparelho de injeo 6) Sistema de barbear 7) Trava antirroubo conectvel em alavanca de cmbio para veculos automotores.
16

EXEMPLOS PATENTE DE MODELO DE UTILIDADE


1) Organizador de gavetas modular - MU 7000709-8

2) Porta sabo em p com dosador MU 7702338-2

17

EXEMPLOS PATENTE DE INVENO PATENTE DE MODELO DE UTILIDADE

PATENTE DE MODELO DE UTILIDADE EXEMPLOS:


3) Acoplamento para liquidificador 4) Dispositivo de trava para copo de liquidificador 5) Caixa desmontvel para transporte de frutas e verduras 6) Espelho retrovisor reversvel 7) Utenslio domstico para feitura de pipoca, cozimento de alimentos e atividades congneres em fornos de microondas.

Informaes extradas: Revista da Propriedade Industrial, site do INPI ( www.inpi.gov.br) e doutrinas Andr Luiz Santa Cruz Ramos - Direito Empresarial Esquematizado e Ricardo Negro Manual de Direito Comercial e de Empresa)
18

PATENTE
A PATENTE o nico documento admissvel como prova do

direito de uso de explorao exclusiva da inveno ou modelo de utilidade. ( Ricardo Negro) Processamento do pedido de concesso de patente pode ser melhor analisado atravs do quadro explicativo ( extrado do Manual
de Direito Comercial e da Empresa Ricardo Negro)

FASES DO PEDIDO: DEPSITO: mais do que um simples protocolo. Assinala a anterioridade da apresentao do pedido e marca incio da contagem do prazo de durao da patente. O pedido permanece 18 meses em sigilo no INPI ( art. 19 ao 29 e art. 30 LPI)) PUBLICAO: o ato de de noticiar aos interessados da existncia do pedido de concesso de patente. ( art. 30, 31, 32 LPI) EXAME: fase de investigao das condies de patenteabilidade. Fase em que possvel manifestao de oposio pelos interessados. DECISO: fase de expedio da carta-patente ( art. 38 LPI) com o posterior pagamento da taxa de anuidade devida a partir do 3 ( terceiro) ano do depsito at o final de sua vigncia ( art. 84 LPI).
19

PROCEDIMENTO
PATENTE DE INVENO E PATENTE DE MODELO DE UTILIDADE.

( pg 145/146 Manual de Direito Comercial e de Empresa Ricardo Negro 9. ed, Ed. Saraiva, 2012. VER XEROX)

20

PATENTE
DIREITOS DO TITULAR assegurado ao autor da inveno e/ou modelo de utilidade o

direito de propriedade ( art. 6 LPI), permitindo a titularidade em nome prprio ou de terceiros ( 2 art. 6 LPI), como tambm a possibilidade de autoria mltipla( 3 art. 6 LPI) e ainda a no divulgao do seu nome.( 4 art. 6 LPI) Ao titular de patente assegurado o direito de exclusividade sobre o bem objeto da patente ou do processo de sua obteno ( art. 42 LPI) podendo esse direito ser exercido pelo titular ou por terceiro mediante licena ou cesso de direitos. Licena voluntria concedida diretamente pelo titular da patente a terceiro que a explorar mediante contrato de licena, cujas regras devero ser averbadas no INPI ( art. 61 LPI) Oferta a modalidade de licena em que o titular da patente autoriza ao INPI a proceder oferta e a contratar a licena com terceiros ( art. 64 LPI) Licena compulsria o objeto da patente possui interesse social, e caso seu titular, por qualquer razo injustificada, deixar de explor-lo ou o fizer de forma abusiva ( art. 68 LPI)
21

PATENTE
NULIDADE DA PATENTE: poder ser requerida administrativamente ou

judicialmente sempre que tiver sido concedida sem a observncia dos requisitos legais ( art. 46 LPI) Processo Administrativo ( art. 50 LPI) Processo Judicial ( art. 56 LPI) competncia da Justia Federal - rito processual especial , sendo possvel a antecipao de tutela para suspender os efeitos da patente - prazo de contestao ser em qudruplo,isto , 60 dias, se comparado ao do CPC no procedimento ordinrio ( 15 dias) ( art. 572 LPI)

EXTINO DA PATENTE: ( art. 78 LPI)

a patente poder ser extinta por: expirao do seu prazo de vigncia; renncia do titular; ausncia de explorao prpria ou de licenas; ausncia de pagamento de anuidade; Caso tenha sido extinta poder ser restaurada dentro do prazo de 3 meses, a 22 contar da notificao de sua extino ( art. 87 LPI)

PATENTE
INVENO
Durao: 20 anos ( mnimo 10 anos) contados da data do depsito ( art. 40 LPI) Prorrogao: no admite Licena: cabe licena compulsria Requisitos: novidade, atividade inventiva, aplicao industrial, licitude

MODELO DE UTILIDADE
Durao: 15 anos ( mnimo 7 anos) contados da data do depsito ( art. 40 LPI) Prorrogao: no admite Licena: cabe licena compulsria Requisitos: novidade, atividade inventiva, aplicao industrial, licitude 23

TEMA POLMICO PATENTE PIPELINE = PATENTE DE REVALIDAO ( ART. 230 E 231 LPI) Lei anterior ( Lei 5.772/7 no permitia a patente) REFERENTE A MEDICAMENTOS E ALIMENTOS j em domnio pblico STJ concedido prazo remanescente do pas de orgem MAS limitado ao prazo mximo previsto ART. 40 LPI - 20 anos Inveno ou 15 anos MUtilidade)
JULGADO STJ :Confirmada deciso que negou extenso de patente de soja transgnica da Monsanto - A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ), em julgamento de agravos regimentais, referendou decises que haviam negado recursos interpostos pela Monsanto Technology LLC para ampliar a vigncia da patente de soja transgnica no Brasil. Seguindo jurisprudncia consolidada pela Segunda Seo, a Turma confirmou que a patente expirou no dia 31 de agosto de 2010, ou seja, 20 anos aps a data do seu primeiro depsito no exterior. Em dois recursos especiais, a Monsanto questionou entendimento do Tribunal Regional Federal da 2 Regio no sentido de reconhecer o vencimento da patente. Sustentou que o prazo de validade de patente estrangeira a chamada pipeline deve corresponder exatamente ao prazo remanescente de proteo no pas estrangeiro onde foi concedida, para que caia concomitantemente em domnio pblico. Alegou, ainda, que no caso especfico o prazo remanescente de proteo para os pedidos de patente pipeline deve ser contado da data de depsito do pedido da patente estrangeira no Brasil e no do depsito realizado no exterior. Tambm sustentou que o julgamento do caso pelo STJ deveria ser suspenso porque tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ao direta de inconstitucionalidade (ADI 4.234) dos artigos 230 e 231 da Lei 9.279/96 (Lei de Propriedade Industrial), que tratam do depsito de patentes. (REF: Resp 1104948 e Resp 1359965 site STJ -03/06/2013)
24

JULGADOS STJ
Criada nos anos 70, patente da discagem direta a cobrar volta a valer A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ) manteve deciso que anulou o cancelamento da patente do sistema de discagem direta a cobrar. Inventado por um funcionrio da Telecomunicaes de Santa Catarina (Telesc) no final dos anos 70, o sistema o que at hoje permite o pagamento de ligaes pelo recebedor da chamada, de forma automtica e sem interferncia de telefonista. O registro da patente foi requerido em junho de 1980 e concedido em janeiro de 1984. O inventor, ento, transferiu sua titularidade empresa Inducom Comunicaes Ltda., que passou a contatar as operadoras de telefonia para negociar o pagamento dos royalties pelo uso do chamado DDC. Em janeiro de 1985, no entanto, a Telecomunicaes Brasileiras S/A (Telebras) requereu o cancelamento da patente. O registro foi anulado em julho do mesmo ano, deciso confirmada em recurso administrativo em janeiro de 1987. Em maio de 1988, a Inducom deu incio ao judicial para anular o ato administrativo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que cancelou a patente. Depois de 22 anos, o Tribunal Regional Federal da 2 Regio (TRF2) reconheceu o direito da Inducom. Porm, o TRF2 tambm determinou que a titularidade da patente deveria ser dividida entre a empresa que adquiriu os direitos do inventor e sua ex-empregadora, a Telesc. A Telebras e a Inducom recorreram ao STJ. Para o ministro Villas Bas Cueva, o recurso da Telebras no pode ser apreciado porque remete a questes no discutidas na origem ou exigem revolvimento de provas e fatos. Outra alegao desse recurso de julgamento alm do pedido pelo TRF2 tambm no poderia ser apreciada porque faltaria empresa interesse recursal. De acordo com o relator, caso houvesse interesse sobre esse ponto, ele seria da Brasil Telecom S/A, sucessora da Telesc, e no da Telebras. Com o no conhecimento do recurso da Telebras, ficou mantida a deciso do TRF2 quanto anulao do ato do INPI que havia cancelado a patente. Para o ministro Villas Bas Cueva, porm, a deciso do TRF2 efetivamente avanou alm do pedido pela Inducom. Na ao anulatria em apreo, o pedido formulado pela recorrente, a autora, se restringiu nica e exclusivamente anulao da deciso administrativa que cancelou o registro da patente do Sistema Automtico para Chamadas Telefnicas a Cobrar, afirmou. Para o ministro, se mantida a deciso do TRF2, a autora estaria sendo encarregada do nus de dividir a patente com empresa que nunca formulou tal 25 pedido. A mesma deciso ainda removeria dessa empresa o direito de requerer, em ao prpria, a integral titularidade da patente. ( REF : Resp 1351005 site STJ -22/10/2013)

PROPRIEDADE INDUSTRIAL REGISTRO


REGISTRO ato de concesso de explorao exclusiva registrveis no INPI, so dois diferentes bens industriais: o desenho industrial ( design) e as marcas. DESENHO INDUSTRIAL: a forma plstica ornamental de um objeto ou conjunto ornamental de linhas e cores que possa ser aplicado a um produto, proporcionando resultado visual novo e original na sua configurao externa e que possa servir de tipo de fabricao industrial( ART.95 LPI)
26

PROPRIEDADE INDUSTRIAL REGISTRO


MARCA: so sinais distintivos visualmente perceptveis,

no compreendidos nas proibies da lei. ( ART. 122 LPI) o designativo que identifica produtos e servios. No se confunde com outros existentes na empresa, como nome empresarial, ttulo do estabelecimento. A LPI ( Lei 9279/96) introduziu, duas outras categorias: marca de certificao e marca coletiva, alm da j existente marca de produtos e servios. ( ART. 123, I,II,III ) INDICAES GEOGRFICAS*: a indicao de procedncia o nome geogrfico de pas, cidade regio ou localidade de seu territrio, que se tenha tornado conhecido como centro de extrao, produo ou fabricao de determinado produto ou de prestao de27 determinado servio. ( ART. 177 LPI)

REGISTRO DE DESENHO INDUSTRIAL ART. 95 da LPI Lei 9.279/96


A proteo ao desenho industrial se d atravs do registro. Desenho Industrial ( DI) obra de arte ( o DI um objeto

que tem uma funo utilitria e no apenas esttica/decorativa). A obra de arte protegida pelo direito autoral ( Lei 9.610/98) Desenho Industrial ( DI) de modelo de utilidade, este tem que conferir ao objeto uma melhora funcional no seu uso ou em sua fabricao. O DI no guarda nenhuma relao com a funcionalidade do produto. OBS: Antes da LPI/96 ( Cdigo de PI/1971) os modelos de utilidade e os desenhos industrias ( modelos industriais) eram objeto de patente, hoje foi feita a distino. JULGADO STJ: ( Rees 999.757/RJ Rel. Min. Joo Otvio de Noronha, julgado em 05.02.2009) OBS: Se uma determinada criao for TCNICA, estamos diante de uma inveno ou modelo de utilidade. Se por outro lado for ESTTICA, estamos diante de uma obra de arte ( quando no aplicada a um produto industrial ) ou de um desenho industrial ( quando aplicada a um produto 28 industrial)

REGISTRO DE DESENHO INDUSTRIAL ART. 95/100 da LPI Lei 9.279/96


REQUISITOS PARA O REGISTRO DE DESENHO INDUSTRIAL ( DI) NOVIDADE: a exemplo do que estabelece a lei referente aos objetos da patente, o desenho industrial deve ser novo, isto , no compreendido no estado da tcnica ( art. 96 LPI) A forma criada pelo designer, deve merecer proteo por propiciar um resultado visual indito, desconhecido dos tcnicos do setor. ORIGINALIDADE: quando o DI resultar de uma configurao visual distintiva em relao a outros objetos anteriores, ou quando combina com originalidde elementos j conhecidos ( art. 97 LPI) OBS: A originalidade est para o desenho industrial como a atividade inventiva est para a inveno INDUSTRIABILIDADE: decorre a exigncia de no ser registrvel qualquer obra de carter puramente artstico, que pode ser amparada pelo Direito Autoral. (DI obra de arte) Somente registrvel o DI que possa servir de tipo de fabricao industrial. ( art. 98 LPI) DESIMPEDIMENTO/LEGALIDADE/NO REGISTRVEIS: a lei impede o registro de DI em determinadas situaes que for contrrio moral e aos bons costumes, que ofenda a honra ou imagem de pessoas, ou atente contra a liberdade de conscincia, crena, culto religioso ou ideia e sentimentos dignos de respeito e venerao; forma necessria comum ou vulgar do objeto ( art. 100 LPI). Mesma preocupao ocorreu em relao s patentes ( art. 18 LPI)
29

REGISTRO DE DESENHO INDUSTRIAL ART. 95/121 da LPI Lei 9.279/96

PROCEDIMENTO DE REGISTRO DE DI: a) Legitimidade do autor do pedido ( art. 94 LPI) b) Anlise dos requisitos de registrabilidade: 1) Prioridade ( art. 99 c/c art. 16 LPI) 2) Pedido ( art. 101 LPI) nico objeto/com pluralidade de variaes limitadas em 20(vinte ) (art. 104 LPI) ( requerimento, relatrio descritivo, reinvindicaes, desenho ou fotografias, campo de aplicao do objeto, comprovante do pagamento da retribuio relativa ao depsito) Todos os docs. devero ser apresentados em lngua portuguesa 3) Exame formal preliminar( art. 102 e 103 LPI) para verificar se todas as formalidades do requerimento foram cumpridas. O INPI permite a correo de irregularidades, conferindo prazo de 5 dias para supri-las PATENTE ( 30dias art. 21)

30

REGISTRO DE DESENHO INDUSTRIAL ART. 95/121 da LPI Lei 9.279/96


4) Processamento e deciso Depois de depositado o pedido, observado art. 100, 101 e 104 LPI, automaticamente publicado e simultaneamente concedido o registro, expediendo o certificado ( art. 106/107 LPI) OBS: A publicao feita na Revista da Propriedade Industrial, orgo do INPI IMPORTANTE: O PEDIDO DE REGISTRO DE DI O NICO SUBMETIDO AO SISTEMA DE LIVRE CONCESSO, QUE DISPENSA O EXAME DE NOVIDADE E ORIGINALIDADE PREVIAMENTE. O INPI S PODER INDEFERIR O REGISTRO, SE O PEDIDO ESBARRAR EM ALGUM IMPEDIMENTO LEGAL OBS: No passado, Frana e Itlia adotavam a livre concesso Estados Unidos e Alemanha adotavam o exame prvio. O Brasil adotava desde1923 o exame prvio e aps a LPI/1996 passou a adotar o SISTEMA MISTO ( EXAME PRVIO para : inveno, modelo de utilidade, marca e LIVRE para concesso de desenho industrial) OBS: O exame de mrito/exame do objeto, poder ser requerido a qualquer tempo para analisar a novidade e originalidade ( art. 111) 5)Recurso: quando o pedido de registro de DI for indeferido ( art. 106 4) Cabe recurso no prazo de 60 dias ( art. 212), efeitos suspensivo e devolutivo, 31 endereado ao Presidente do INPI.

REGISTRO DE DESENHO INDUSTRIAL ART. 95/121 da LPI Lei 9.279/96


PRAZO: o registro de DI concedido pelo perodo de 10 anos, contado da data de depsito, podendo ser prorrogado por 3 perodos sucessivos de 5 anos cada. ( ART. 108 LPI) O requerimento de prorrogao deve ser feito durante o ltimo ano de vigncia do registro.

EFEITO DO REGISTRO: o titular do registro de DI tem o direito de explorao econmica exclusiva do seu objeto. ( art. 94 c/c art. 6 e 7 LPI)
UTILIZAO POR 3 DE BOA-F: garantido ao terceiro de boa-f que j explorava o objeto antes do pedido do registro o direito de continuar a explorao, sem nus. ( art. 110 LPI) PROTEO LEGAL: a violao do direito representada pelo 32 certificado punida penal e civilmente ( art. 187 e 188 LPI)

REGISTRO DE DESENHO INDUSTRIAL ART. 95/121 da LPI Lei 9.279/96


NULIDADE DO REGISTRO DE DI: o processo de nulidade de registro prosseguir ainda que extinto o registro. ( efeito ex tunc mesmo que o registro j tenha sido extinto, ele produziu efeitos que devero ser anulados tambm) com garantia do contraditrio e da ampla defesa ( art. 112 a 118 LPI) RETRIBUIO: existe a retribuio relativa ao depsito ( art.101) e tambm a retribuio quinquenal ( art. 120) , a partir do segundo quinqunio (5 ano) da data do depsito. PATENTE ( retribuio anual, a partir do incio do terceiro ano da data do depsito art. 84)

EXTINO DO REGISTRO DE DI: com exceo da caducidade, aplicam-se ao DI as mesmas hipteses de extino das patentes ( art. 119): expirao do prazo, renncia de seu titular, falta de pagamento da retribuio, e procurador qualificado e domiciliado no pas, se o pedido de DI foi feito por pessoa no 33 exterior.

PROCEDIMENTO
REGISTRO DE DESENHO INDUSTRIAL ( pg 164/165 Manual de Direito Comercial e de Empresa Ricardo Negro 9. ed, Ed. Saraiva, 2012. VER XEROX

34

CONCESSO DE REGISTRO DE MARCA ART. 122/175 da LPI Lei 9.279/96


CONCEITO: A MARCA tambm um bem de propriedade industrial que protegido por registro, sendo os sinais distintivos visualmente perceptveis, no compreendidos nas proibies legais(art. 122). Trata-se de um sinal aposto a um produto ou indicativo de um servio,destinado a diferenci-lo dos demais, bem como para atestar a conformidade de um produto ou servio com determinadas normas ou especificao tcnica, e ainda identificar produtos ou servios provindos de membros de determinada entidade. ( art. 123, I,II, III LPI)

A finalidade precpua da marca, diferenciar o produto ou servio dos concorrentes no mercado e no gerar confuso para consumidores.

35

CONCESSO DE REGISTRO DE MARCA ART. 122/175 da LPI Lei 9.279/96


OBS1: O conceito de marca, traz como sendo um sinal visualmente perceptivo, o Brasil no previu a possibilidade de marca sonora ou olfativa. Ex: no se pode registrar o plim-plimda Globo. OBS2: O STJ j decidiu que o termo Brasil, por ser comum, genrica, pode ser objeto de registro como marca at mesmo por empresrios do mesmo ramo. OBS3: STJ tambm j decidiu que sendo distintos os ramos de atividade podem a marca e o nome empresarial conviverem ( art.124,V c/c Enunciado n. 2 da I Jornada de Direito Comercial) ENUNCIADO 2 I Jornada Dir. Com:A vedao de registro de marca que reproduza ou imite elemento caracterstico ou diferenciador de nome empresarial de terceiros, suscetvel de causar confuso ou associao, deve ser interpretado restritivamente e em consonncia com o art. 1166CC ENUNCIADO 1 I Jornada Dir. Com: Deciso judicial que considerar ser o nome empresarial violador do direito de marca no implica a anulao do respectivo registro no rgo prprio nem lhe retira os efeitos, preservado o direito de o empresrio alter-lo ( art. 1163CC)
36

NOME EMPRESARIAL ( art. 1155 CC a art. 1168 CC) INSTRUO NORMATIVA 116 22/11/2011

Organograma dos crculos concntricos proposta por Waldemar Ferreira Marca ( VERMELHO) Ttulo ( ROXO) Nome ( AMARELO)
O conflito pode ocorrer entre qualquer um deles(TxN MxN)

37

NOME EMPRESARIAL

x MARCA

( QUADRO COMPARATIVO EXTRADO DO BLOG DIREITO EMPRESARIAL - ,MATRIA DIVULGADA EM 22/03/2011)

Proteo a partir do registro no INPI

Abrangncia em todo territrio nacional

Limitao, como regra, a classe que a marca foi registrada


38

JULGADOS
JULGADO STJ : Civil. Propriedade Industrial. Direito de marcas. Nome de condomnio fechado ( Acquamarina Sernambetiba 3.360. Existncia de registro de marca ( Acquamarine) na classe de servios de administrao, locao e auxiliares ao comrcio de imveis. Ausncia de colidncia.Princpio da especialidade. Distino entre ato civil e ato comercial. Composio de signos. Mercado consumidor. Incocorrncia de confuso.Reexame de fatos e provas. Smula 07/STJ. Recurso desprovido (REsp862.067/RJ, Rel. Min. Vasco Della Giustina. DJe 10.05.2011). JULGADO STJ : Recurso especial. Prescrio quinquenal. No ocorrncia. Propriedade Industrial. Sistema atributivo. Adoo pelo ordenamento jurdico ptrio. Pedido de anulao de registro de marca. Confuso entre consumidores. Possiilidade. Validade do pedido anteior em trmite administrativo. Prioridade de exame. Recurso improvido. III a similitude entre marcas em discusso, destinadas a prestao de servios no mesmo segmento mercadolgico, qual seja, consultoria e estudos na rea especfica da geologia, alm de comercializarem produtos e derivados minerais capaz de gerar confuso entre consumidores, configurando a hiptese de colidncia.(REsp 899.893/RJ, Rel. Min. Massami Uyeda. DJe 01.10.2010). JULGADO STJ : Direito Comercial. Propriedade Industrial. Uso de marca com elementos semelhantes. Nomes que, embora comuns, distiguem marca de produto especfico consagrado no mercado. Exclusividade de uso. Provimento. I A exclusividade da marca Leite de Rosas violada pelo uso da expresso Desodorante Crme de Rosas, mormente em embalagem semelhante. II Embora composta de palavras comuns, a marca deve ter distino suficiente no mercado de modo a nomear um produto especfico. Marcas semelhantes em produtos da mesma classe induzem o consumidor a erro e violam direito do titular da marca original. ( REsp 929.604/SP, Rel. Min. Sidnei Beneti. DJe 06.05.2011).
39

Joo Andante x Johnnie Walker

40

Cachaa x Whisky ( NOTCIA EXTRADA DA REVISTA Exame.com -09/12/2011)

Criao de quatro amigos que estavam no ltimo ano do ensino mdio, uma cachaa batizada de Joo Andante incomodou a Diageo, gigante inglesa dona da marca de usque Johnnie Walker. Como resultado da insatisfao, a multinacional agora tenta tirar a "concorrente" do mercado. A Joo Andante nesceu em 2003, em Minas Gerais, e vende cerca de 200 garrafas por ms, na base da indicao e por meio da internet. Mesmo sem oferecer perigo aparente, a Diageo enxerga a traduo quixotesca da Johnnie Walker como plgio. O INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) concedeu registro Joo Andante em fevereiro deste ano, mas a companhia inglesa solicitou ao rgo que anule a deciso. A Diageo argumenta que a marca mineira tem sido associada sua criao como um primo do interior de Johnnie Walker, que imigrou para o Brasil durante a I Guerra, e que resolveu fabricar cachaa ao invs de usque. "As aes adotadas contra os fabricantes da bebida 'Joo Andante' tm, por enquanto, apenas cunho administrativo e extrajudicial por conta da semelhana entre os sinais em discusso", diz a multinacional. Entretanto, o tiro, at agora, tem sado pela culatra, pois o caso s deu mais visibilidade Joo Andante. A partir de 2012, por exemplo, os donos da empresa - que nem a tem como negcio principal - mudaram a encomenda de 200 garrafas mensais para 4 mil.Se a propaganda espontnea der mesmo resultado, espera-se que os mineiros vendam 550 garrafas por ms. Com o custo individual a R$ 40, seria gerada uma receita potencial de quase R$ 2 milhes - bem 41 mais do que os R$ 96 mil de 2011.

Joo Andante x Johnnie Walker Anlise do caso:


Primeiramente vamos analisar o caso sob o prisma das marcas, ou seja, do INPI: 1 Colidncia fontica: Johnnie Walker (djoni ualquer) x Joo Andante no existe possibilidade de colidncia fontica. 2 Colidncia dos elementos grficos (lettering = fonte): no existe similaridade entre o lettering ou no fluxo/ritmo/inclinao deste. 3 Colidncia dos elementos figurativos: Johnnie Walker apresenta um aristocrata trajando fraque (elemento caracterstico em ilustraes aristocratas), cartola, bengala, gravata borboleta e botas. Joo Andante apresenta um andarilho (leia-se mendigo) com chapu de aba larga, talvez botas (no identificvel) e um cajado com uma trouxa de pano amarrado na ponta (elemento caracterstico em ilustraes de mendigos/andarilhos). 4 Classe/Produtos: ambas as marcas so para bebidas alcolicas destiladas. 5 Confuso ou Associao: praticamente IMPOSSVEL que haja, por parte dos clientes, especialmente os da marca Johnnie Walker qualquer confuso ou associao entre as marcas, visto que, apesar de ser uma pardia, Joo Andante utiliza elementos OPOSTOS marca Johnnie Walker, tanto na tipologia, quanto na iconografia e cores, se extendermos esta anlise embalagem dos produtos ABSOLUTAMENTE IMPOSSVEL que haja um engano por parte de um cliente que deseje comprar Whisky Johnnie Walker e leve, POR ENGANO, a cachaa Joo Andante. Bom, s se ele estiver muito bbado Da h uma remota possibilidade. 42

CLASSIFICAO DAS MARCAS


1)Quanto a sua aplicao ( art. 123): a) Marca de produto ou servio: distingue produto ou servio de outro idntico, semelhante ou afim, de origem diversa. ( a marca mesmo, do dia-a-dia, registrada pelo prprio empresrio que ir utiliz-la art. 123, I) b) Marca de certificao: atesta a conformidade de um produto ou servio com determinadas normas ou especificaes tcnicas, notadamente quanto qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada. ( registrada por um ente certificador - II) c) Marca coletiva: identifica produtos ou servios provindos de membros de determinada entidade. d) ( registrada pela entidade que congrega os membros que iro us-la art. 123, III)
43

CLASSIFICAO DAS MARCAS


2) Quanto forma: Nominativas: constitui-s somente de nomes, palavra, denominaes ou expresses. ( Ex: Nike, Adidas, Sony ) Figurativa: adota monogramas, emblemas, smbolos, figuras ou quaisquer outros sinais distintivos, configurao grfica decorativa, incomum, no usual. )Ex: simbolo da Globo, Record, Adidas, BB) Mista: formada por expresses nominativas e figurativas, combina os dois tipos acima, isto , nome e figuras. ( Rio 2016, Natura, Pepsi) Tridimensionais: apresenta vrias dimenses visuais, com desenhos em vista frontal, lateral, superior, inferior, etc. a constituio plstica do produto. ( Ex: um vidro de perfume, uma garrafa de vodka diferente, garrafa da Coca-Cola) 3) Quanto ao conhecimento comum: Marca de Alto Renome ( art. 125): so as grandemente conhecidas no Brasil em toda a sua extenso territorial, e tm proteo especial em todos os ramos de atividade. indispensvel o registro no Brasil para se obter a proteo e no tem regulao simular na Conveno de Paris. a) Marcas Notrias ( art. 126 LPI c/c art. 6 bis, I d CUP): so as notoriamente conhecidas em seu ramo de atividade e esto previstas na Conveno da Unio de Paris.

44

MARCA DE ALTO RENOME ( art. 125 LPI c/c Res. 121/05)

Uma marca de alto renome uma marca de prestgio, notoriedade e tradio incontestveis, motivo pelo qual recebe especial proteo quanto a sua propriedade intelectual, para que outros empresrios - mesmo que de outras praas ou que explorem outros ramos de atividade - no utilizem a boa imagem da marca de alto renome para promover seus prprios produtos ou servios. Graas proteo dada s marcas de alto renome, no pode, por exemplo, uma empresa de sapatos usar a mesma logomarca que a Microsoft, no pode uma empresa de tecnologia criar um celular Coca-Cola. Existem cerca de 25 marcas de alto renome no Brasil, cadastradas no stio do INPI. Destaca-se que para uma marca seja caracterizada como de alto renome, dever passar por um procedimento administrativo no INPI.
45

EXEMPLOS - Marcas de alto renome em vigncia no Brasil ( www.inpi.gov.br marcas lista atualizada 11/09/2013 Resol.121/05 ART. 10 - INPI Tipo: Mista Titular: Pirelli & C. Societ Per Azioni

Proc. 900775114

RPI 2081 Data: 23/10/2011

HOLLYWOOD Tipo: NominativaTitular: Souza Cruz S/A. Proc.


823614840 RPI 2058 Data: 15/06/2010 Proc.:

KIBON
900101610

Tipo: Nominativa Titular: Unilever N.V. RPI 2111 Data: 21/06/2011 Tipo: Mista Titular: Bombril Mercosul S/A Proc: 8 825172519 RPI: 1968 Data: 23/09/2008

82517259

Mista
Company 825172519

MTipo: Mista Titular: McDonalds Internacional Property


Company Limited, Proc: 821410512 RPI: 2174 Data: 04/04/2012
46

MARCA NOTORIAMENTE CONHECIDA ( art. 126 LPI)


( matria extrada do blog Direito Comercial dia 13/08/2012 escrita por Marlon Tomazette)
Ao lado das marcas de alto renome, que so conhecidas do pblico em geral, existem as marcas notoriamente conhecidas, que detm seu prestgio restrito aos segmentos do pblico consumidor relacionado ao produto que elas assinalam. Esta famosa apenas no seu segmento mercadolgico, dentro de seu ramo de atuao, isto , quem atua em determinada rea no tem como no conhecer a referida marca. Nesse caso, a proteo se mantm restrita ao ramo de atividade, mas independe do registro no pas, excepcionando o princpio da territorialidade. A Lei 9.279/96 incorpora definitivamente ao ordenamento brasileiro a proteo especial s marcas notoriamente conhecidas, decorrente da Conveno da Unio de Paris e preconizada pelo TRIPS, garantindo-lhes proteo mesmo sem o registro no pas, mas restrita ao seu segmento mercadolgico.Mais uma vez a lei se pauta pela vedao do enriquecimento sem causa, impedindo que pessoas de m-f se aproveitem da fama internacional de determinadas marcas ainda no registradas no pas. a boa-f que deve pautar todo o direito marcrio, no se podendo admitir a tutela para condutas desleais de pessoas de m-f.Se uma marca for notoriamente conhecida, ela protegida independentemente de estar registrada no pas, mas essa proteo ser restrita ao seu segmento mercadolgico. Ora, as pessoas que atuam em determinado segmento obviamente sabem da existncia das marcas notoriamente conhecidas e, por isso, no seria de boa-f qualquer tentativa de se obter o registro de tais marcas.
47

MARCA NOTORIAMENTE CONHECIDA ( art. 126 LPI) ( matria extrada do blog Direito Comercial dia 13/08/2012 escrita por Marlon Tomazette)
O STJ reconheceu como marca notoriamente conhecida a marca MILLER para cervejas, mesmo apesar da existncia das marcas MULLER e MILER para aguardente. Apesar de integrarem o mesmo setor, o STJ reconheceu que no haveria confuso para o pblico. Cerveja Miller pode coexistir com aguardentes de marca parecida A colidncia semelhana ou igualdade de marcas de empresas diferentes no ocorre se os produtos so distintos e diferentes as clientelas, ainda que pertenam ao mesmo segmento de mercado. A concluso foi alcanada pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justia (STJ), ao decidir que a empresa norte-americana Miller Brewing Company, produtora da cerveja Miller, poder continuar utilizando sua marca no pas. O recurso julgado foi interposto pela Indstria Muller de Bebidas Ltda., fabricante das aguardentes Miler e Muller Franco. O registro da Miller Brewing Company no Brasil, concedido em 1979, caducou. Posteriormente, a Miller requereu novo registro, negado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sob o fundamento de colidncia com o registro deferido Indstria Muller de Bebidas Ltda. aps a caducidade de seu registro anterior. A empresa entrou com ao para invalidar a deciso administrativa, mas o pedido foi indeferido pela 6 Vara Federal do Rio de Janeiro. O juzo de primeira instncia considerou que havia colidncia de marcas, j que ambos os produtos, a cerveja da Miller Brewing e as aguardentes da Indstria Muller, pertencem ao mesmo segmento mercadolgico o de bebidas alcolicas e, portanto, os consumidores poderiam ser induzidos a erro. Tambm considerou que o acordo de convivncia de marcas assinado pelas partes seria ineficaz perante o INPI. A Miller Brewing recorreu ao Tribunal Regional Federal da 2 Regio (TRF2), que reformou a sentena por considerar que a marca da empresa norte-americana, em razo de ser notoriamente conhecida no seu ramo, seria protegida pelo artigo sexto da Conveno Unionista de Paris. Tambm considerou que, apesar de estarem no mesmo nicho de mercado, os produtos das empresas seriam diversos. No recurso ao STJ, a Indstria Muller alegou ser titular das marcas Muller Franco e Miler, tendo seus direitos de uso em todo o territrio nacional garantidos pelo artigo 129 da Lei 9.729/96 (Lei de Patentes). A deciso do TRF2 tambm teria violado o artigo 124, inciso XIX, da mesma lei, que veda o registro de marca idntica para o mesmo produto e a coexistncia de signos que se confundam. 48

MARCA NOTORIAMENTE CONHECIDA ( art. 126 LPI) ( matria extrada do blog Direito Comercial dia 13/08/2012 escrita por Marlon Tomazette)

Marca notria A questo no processo era determinar se haveria direito de exclusividade de utilizao da marca para todo o segmento do mercado, de forma a abranger tambm produtos distintos, observou a relatora, ministra Isabel Gallotti. A ministra apontou que a cerveja Miller mundialmente conhecida e a circunstncia de o registro nacional ter sido cancelado no faria diferena nesse ponto, pois o artigo 126 da Lei de Patentes admite a proteo da Conveno de Paris a marcas notrias. A ministra Gallotti destacou que marcas muito conhecidas, mesmo no registradas no pas, so protegidas em face de sua notoriedade internacional. O legislador conferiu, pois, tutela especial marca notoriamente conhecida, diga-se, dentro do seu ramo de atividade, afirmou a relatora. Acrescentou que, apesar de ambos os produtos se enquadrarem na Classe 35 do Ato Normativo 51 do INPI (que engloba desde bebidas alcolicas e no alcolicas at gelo e substncias para gelar bebidas), isso no sugere, por si s, a possibilidade de confuso para o pblico. Distintos os produtos e diferentes as clientelas, no h competio no mercado, nem direito do estabelecimento empresarial recorrente em manter a exclusividade do signo, asseverou. Sobre as marcas em discusso, a relatora comentou que a cerveja Miller, notoriamente conhecida no mercado internacional, dificilmente iria se aproveitar das marcas da outra empresa ou lhes causar desprestgio. Ao contrrio, creio que a marca da recorrida [a cervejaria norte -americana] pode at favorecer a recorrente [produtora de aguardentes] com sua boa imagem no mercado, disse. Com base nesses argumentos, ela afirmou no haver impedimento para o uso das respectivas marcas por ambas as empresas, como j decidido em precedentes do STJ sobre casos semelhantes. A Quarta Turma acompanhou o voto da ministra de modo unnime.

49

CONCESSO DE REGISTRO DE MARCA ART. 122/175 da LPI Lei 9.279/96


REQUISITOS PARA O REGISTRO DE MARCA NOVIDADE RELATIVA: no se exige da marca que represente uma novidade absoluta, isto , expresso lingustica ou signo utilizado no precisam ser, necessariamente criados pelo empresrio. O que deve ser novo a utilizao daquele signo na identificao de produtos industrializados ou comercializados, ou de servios prestados. A marca protegida, em princpio, apenas no segmento de atividade econmica explorada pelo titular da marca, em relao aos produtos ou servios com os quais o identificado por ela pode eventualmente ser confundido pelos consumidores. NO COLIDNCIA COM MARCA NOTRIA: as marcas notoriamente conhecidas, mesmo que no registradas no INPI, merecem a tutela do Direito Industrial, em razo da Conveno de Paris, da qual o Brasil signatrio. NO IMPEDIMENTO/LICITUDE/NO REGISTRVEIS: a lei impede o registro, como marca, de determinados signos. Por exemplo, as armas oficiais do Estado, ou o nome civil, salvo altorizao do seu titular, etc. Para ser registrada como marca, no pode o signo correspondente enquadrar-se nos impedimentos legais. OBS: Os doutrinadores indicam requisitos diferentes/nomenclaturas para o registro da marca: Rubens Requio: originalidade, novidade e licitude Fbio Ulhoa Coelho: novidade relativa, no colidncia com marca notria e desimpedimento. Ricardo Negro: originalidade, novidade, licitude

50

REQUISITOS DA MARCA (adotado por Ricardo Negro) NO REGISTRVEIS COMO MARCA ( ART. 124 LPI) ORIGINALIDADE NOVIDADE LICITUDE
I ( brases, armas) II ( letra, algarismo, data) V (reprod.tt.estabelec. e nome comercial)** VI ( sinal genrico) VIII ( cores e suas denominaes) XI ( cunho oficial) XIII ( nome, prmio, smb) XIV( ttulo, aplice) XV (nome civil)* XVI ( pseudnimo)* XVIII (termo tcnico) XXI ( forma necessria) IV (sigla de entidade ou orgo pblico suscetvel de registro como marca pelo prprio orgo) IX ( ind.geogrfica de produto) X ( falsa indicao de origem, etc) XII ( imitao de marca coletiva ou de certificao) XVII ( obra literria, etc) XIX( marca alheia) XX( dualidade de marcas) XXII( desenho de terceiro) XXIII( marca conhecida) III ( expresso, figura, desenho, etc, contrrio moral) VII (limitao proteo de sinal ou expresso de propaganda)

51

REGISTRO DE MARCA ART.122/175 da LPI Lei 9.279/96


PROCEDIMENTO DE REGISTRO DE MARCA ( AN n.134/97 e AN 143/98 AN=ATO NORMATIVO) a) Legitimidade do autor do pedido ( art. 128 LPI) - qualquer pessoa, seja fsica ou jurdica, seja de direito pblico ou privado, pode requerer o registro de marca. OBS: O registro de marca de coletiva s pode ser realizado por pessoa jurdica que represente a coletividade ( art. 128 2) OBS: O registro de marca de certificao s pode ser realizado por pessoa sem interesse comercial ou industrial direto no produto ou servio atestado. b) Anlise dos requisitos de registrabilidade: FASE 1 a) Prioridade ( art. 127 LPI) b) Apresentao do Pedido ( art. 155 LPI) ( requerimento, etiquetas, quando for o caso, comprovante do pagamento da retribuio relativa ao depsito) Todos os docs. devero ser apresentados em lngua portuguesa, e caso tenha doc.em lngua estrangeira a traduo simples dever ser apresentada em 60 dias. 52

REGISTRO DE MARCA ART.122/175 da LPI Lei 9.279/96


FASE 2: c) Exame formal preliminar e depsito( art. 156/157LPI) para verificar se todas as formalidades do requerimento foram cumpridas. O INPI permite a correo de irregularidades, conferindo prazo de 5 dias para supri-las PATENTE ( 30dias art. 21) FASE 3: d) Oposies: art. 158LPI) ser feita a publicao para apresentao de oposio, no prazo de 60 dias. FASE 4: e) Exame do Pedido: art. 159LPI) ser feita a publicao para apresentao de oposio, no prazo de 60 dias. FASE 5: e) Expedio de Certificados(art. 161 a 164LPI) ser concedido depois deferido o pedido e comprovado o pagamento das retribuies correspondentes. OBS: Em caso de indeferimento caber Recurso ( art. 212 LPI) prazo 60 dias endereado ao Presidente do INPI
53

PROCEDIMENTO
REGISTRO DE MARCA ( pg 192/193 Manual de Direito Comercial e de Empresa Ricardo Negro 9. ed, Ed. Saraiva, 2012. VER XEROX

54

REGISTRO DE MARCA-EFEITOS/PROTEO ART.122/175 da LPI Lei 9.279/96

EFEITOS DO REGISTRO DA MARCA: assegurado ao seu titular proteo de seu uso exclusivo em todo territrio nacional. O titular do registro de marca pode: ceder seu registro ou seu pedido, licenciar seu uso,zelar pela sua integridade material ou reputao. OBS: A proteo tem abrangncia em todo territrio nacional, mas restritiva ao ramo de atividade. ( Princpio da especialidade/especificidade) Para o STJ fundamental que exista a possibilidade de confuso entre consumidores, para que ocorra proteo a marca registrada. A proteo marca visa impedir a concorrncia desleal, no intuito de evitar que o consumidor adquira um produto pensando ser outro.
55

REGISTRO DE MARCA ART.122/175 da LPI Lei 9.279/96


PRESCRIO: Prescreve em 5 anos a ao de perdas e danos pelo uso da marca comercial (art. 225 LPI c/c Smula 143 STJ) USURIO ANTERIOR DA MARCA: tem direito de precedncia ( art. 129 1LPI), se usava a marca a pelo menos 6 meses, ser considerado usurio de boa-f PRAZO DE VIGNCIA: o registro da marca vigorar por 10 anos, contados da concesso, prorrogvel por perodos iguais e sucessivos, devendo ser solicitada a prorrogao no ltimo ano da vigncia ( art. 133 LPI) ATENO: dos prazos de vigncia das patentes e do registro de desenho industrial, o PRAZO da vigncia da MARCA se inicia a partir da CONCESSO e NO do DEPSITO. NULIDADE: ( art. 165/175): a ao de nulidade poder ser proposta pelo INPI ou por qualquer pessoa com legitimidade de interesse. Prescreve em 5 anos a ao para declarar a nulidade de registro, contados da sua concesso. EXTINO: ( art. 142/146)a extino ocorrer pelo fim do prazo de vigncia, renncia, ausncia de procurador para pessoa domiciliada no exterior ( art. 217), pela caducidade ( art. 143 LPI)
56

DAS INDICAES GEOGRFICAS


Constitui indicao geogrfica a indicao de procedncia ou a denominao de origem ( art. 176 LPI) Indicao de procedncia: o nome geogrfico de pas, cidade, regio ou localidade de seu territrio, que se tenha tornado conhecido como centro de extrao, produo ou fabricao de determinado produto ou de prestao de determinado servio. ( art. 177 LPI) Denominao de origem: o nome geogrfico de pas, cidade, regio ou localizao de seu territrio, que designe produto ou servio cujas qualidades ou caractersticas se devam exclusiva ou essencialmente ao meio geogrfico, incluidos fatores naturais e humanos ( art. 178 LPI) O intuito da LPI combater, repreender s falsas indicaes geogrficas, uma vez que a indicao inverdica do local de origem ou de procedncia do produto ou servio pode induzir o consumidor a erro. Ex1: A cidade Franca/SP, um polo produtor de calados ( indicao de procedncia do produto). Ex2: A regio de Petrpolis/RJ considerada indicao de procedncia para artigos de malharia, em razo da grande quantidade de fbricas. Ex3: A regio de Champagne na Frana, um local que designa produto especfico, cujas qualidades esto a ela diretamente associadas ( denominao de origem) Ex4: A Cachaa do Brasil considerada 57 indicao geogrfica pelo Decreto 4.062/2001.

REGISTRO
DESENHO INDUSTRIAL
Durao: 10 anos contados da data do depsito ( art. 108 LPI)

MARCA
Durao: 10 anos contados da data de concesso ( art. 133 LPI)

Prorrogao: admite por at 3 perodos de 5 anos cada ( art. 108 caput e 1)


Licena: cabe, discute-se o cabimento ou no licena compulsria

Prorrogao: sem limite, por perodos iguais e sucessivos, devendo requerer 1 ano antes do trmino ( art. 133 LPI) Licena: no cabe licena compulsria
58 Requisitos: novidade relativa, no colidncia, licitude

Requisitos: novidade, originalidade, liticude,

PATENTE X REGISTRO
PATENTE ( Inveno - I e Modelo de Utilidade - MU) REGISTRO ( Desenho Industrial - DI e Marca - M)

Durao: 20 anos/mn.10 Durao: 10 anos/prorrog. anos (I) no prorrogao. 3x5 anos ( DI) 15 anos/mn.7 anos ( MU) no 10anos/prorrog sem limite ( M) prorrogao. Licena: cabe licena compulsria ( I) e ( MU) Requisitos: novidade, atividade inventiva, aplicao industrial, licitude ( I e MU) Licena: discute possibilidade licena comp.( DI) e no admite licena comp. ( Marca) Requisitos: novidade, originalidade, licitude ( DI) novidade relativa, no 59 colidncia, licitude ( M)

Вам также может понравиться