Вы находитесь на странице: 1из 15

MUSICA BARROCA

A msica barroca geralmente exuberante: ritmos enrgicos, melodias com muitos ornamentos, contrastes de timbres instrumentais e sonoridades fortes com suaves.

MUSICA VOCAL

Orfeu, do compositor Montiverdi (1567-1643) escrita no ano de 1607 a primeira grande pera. pera uma pea teatral em que os papis so cantados ao invs de falados. A pera de Montiverdi possua uma orquestra formada de 40 instrumentos variados, inclusive com violinos, que comeavam a tomar lugar das violas.

ORATORIOS E CANTATAS

As denominaes de oratrio e cantata foram muitas vezes confundidas. O prprio Bach batizou de Oratrio de Natal um conjunto de cantatas. Contudo, estas palavras designam dois gneros de composio vocal, no cnica, normalmente muito diferentes. O oratrio essencialmente narrativo e dramtico: conta sem mostrar uma ao de carter sagrado ou moralista.

A cantata lrica: exprime sentimentos que podem ser tanto religiosos, como profanos.

A cantata italiana e a cantata francesa so profanas; a primeira mais lrica, a segunda mais narrativa.

A Kantate alem uma composio religiosa, para solistas, coros e orquestra, sem elemento narrativo, o que em Itlia, em Frana e em Inglaterra se chama sinfonia sacra, motet, concert spiritual ou anthem.

MUSICA INSTRUMENTAL

Durante o perodo barroco, a msica instrumental passou a ter importncia igual da msica vocal. A orquestra passou a tomar forma. No incio a palavra orquestra era usada para designar um conjunto formado ao acaso, com os instrumentos disponveis no momento. Mas no sculo XVII, o aperfeioamento dos instrumentos de cordas, principalmente os violinos, fez com que a seo de cordas se tornasse uma unidade independente. Os violinos passaram a ser o centro da orquestra, ao qual os compositores acrescentavam outros instrumentos: flautas, fagotes, trompas, trompetes e tmpanos

Um trao constante nas orquestras barrocas, porm, era a presena do cravo ou rgo como contnuo, fazendo o baixo e preenchendo a harmonia. Novas formas de composio foram criadas, como a fuga, a sonata, a sute e o concerto. A fuga

E uma pea contrapontstica que se fundamenta essencialmente na tcnica da imitao. Geralmente escrita em trs ou quatro partes, chamadas vozes (no importando se a pea instrumental ou vocal). Estas so referidas como soprano, alto, tenor e baixo.

A estrutura da fuga um tanto complexa, mas basicamente traz a seguinte idia: toda a pea se desenvolve a partir de uma melodia razoavelmente curta, mas de acentuado carter musical. A essa melodia se d o nome de tema (no sentido de tema de discusso). Este aparece pela primeira vez em uma s voz. Depois imitado pelas outras vozes, cada qual de uma vez e em sua altura adequada. A palavra fuga d idia de vozes escapando ou se perseguindo, a cada vez que entram com o tema. Bach escreveu magnficas fugas para rgo, para cravo e clavicrdio.

SUTE

Um grupo de peas para um ou mais instrumentos. Algumas vezes a sute poderia comear com um preldio (ou pea de abertura). Todas as peas da sute possuem a mesma tonalidade e esto na forma binria: duas sees, A e B, normalmente repetindo-se. A sute s vezes conhecida por outros nomes. Purcell chamava as suas de lies, Couperin de ordem, e Bach algumas vezes usou o termo partita.

SONATAS

A palavra sonata vem do latim sonare, que significa soar; por conseguinte, uma pea para ser tocada (em oposio cantata, msica para ser cantada). Boa parcela das sonatas barrocas foi composta para dois violinos e contnuo (um violoncelo e um cravo por exemplo).

A sonata barroca poderia ser de duas espcies: a sonata de cmara, destinada a pequenas salas, e a de chiesa (de igreja), na qual os instrumentos contnuos provavelmente eram o rgo e, talvez, o fagote.
Em geral, os movimentos tinham a forma binria. A sonata de cmara era praticamente uma sute e, como tal, inclua danas. J a de igreja tinha carter mais srio, com os movimentos mais rpidos muitas vezes escritos em estilo de fuga.

CONCERTO GROSSO

Uma das formas mais interessantes da msica barroca o concerto, palavra que tanto pode ter vindo do italiano no sentido de consonncia, quanto do significado original latino que significa disputa. As idias de oposio e contraste acentuado levaram concepo do concerto grosso barroco. Neste, os compositores opunham dois grupos instrumentais: um pequeno grupo de solistas chamado concertino (em geral constitudos por dois violinos e um violoncelo), contra uma orquestra de cordas conhecida por ripieno (pleno) ou tutti (todos os instrumentos juntos). O cravo ou rgo contnuo era, tambm, usado para enriquecer a tessitura do ripieno, alm de fornecer as harmonias de apoio para os instrumentos do concertino quando estes executavam as suas partes. Tessitura = Msica Conjunto de sons que melhor convm a uma voz ou instrumento: tessitura grave, aguda.

CONCERTO SOLO

Do concerto grosso nasceu o concerto solo, no qual um nico instrumento lanado contra a massa de uma orquestra de cordas. Essa idia de oposio, com o decorrer dos anos, fortaleceu-se ainda mais, e o compositor freqentemente fornecia ao solista algumas passagens difceis e expressivas.

Вам также может понравиться