Вы находитесь на странице: 1из 34

Faculdade Santo Agostinho Professor(a): Jos Charles Disciplina: Microbiologia Curso: Farmcia Perodo: 04

Componentes: Jeremias Pimentel Marcio Reis Daniel Santos Gomes Gustavo Mineiro Danilo Erikson

Influenza(Gripe)

O que a Gripe?
uma doena infecciosa aguda que pode afectar diferentes espcies animais.

Vrus Influenza Afeta particularmente o trato respiratrio (nariz, garganta, pulmes e ouvidos), tendo como principais sintomas arrepios, tosse, dores, suores e febre. O Influenza um vrus que est em constante mutao, escapando ao reconhecimento e inativao pelo sistema imunolgico. altamente contagioso.

Pode provocar epidemias e pandemias mortais

Famlia: Orthomyxoviridae Influenzavirus A Influenzavirus B Genero: Influenzavirus Influenzavirus C

Estrutura do Vrus Influenza:


Constitudo por um uma camada exterior, uma camada interior e por um ncleo interno Dupla Lipdica Protica

RNA

Existem dos tipos de projees: Espculas de Hemaglutinina ( H ou HA) Espculas de Neuraminidase ( N ou NA)

Fig. 5 - Caractersticas estruturais do Influenza

Propriedades do Vrus Influenza

Existem cerca de 500 espculas de Hemaglutinina


Existem cerca de 100 espculas de Neuraminidase As linhagem virais so identificadas pelas variaes nas espculas H e N, por exemplo, gripe Espanhola (H1N1) e gripe Asitica (H2N2)

Linhagem virais: H1, H2, H3, H4 e H5 e N1 e N2


Flutuaes Antigmicas(espculas): Cada mudana de nmero representa uma alterao substancial na composio proteica da espcula Vive em constante mutao

Ciclo de Vida do Influenza:


Os vrus tratam-se de agentes infecciosos desprovidos de um metabolismo prprio e incapazes de reproduo independente - utilizam os mecanismos de biossntese de uma clula hospedeira para replicarem o seu material gentico e produzirem as suas protenas Podemos dividir o ciclo de vida dos vrus em 5 etapas: 1. Fixao 2. Entrada na clula hospedeira 3. Remoo do invlucro (descapsidao) 4. Replicao 5. Gemao
Fig. 6 - Esquematizao do ciclo de vida de um vrus

Ciclo replicativo do Influenza


(1) Vrus liga-se superfcie da clula hospedeira atravs da hemaglutinina( H ou HA); (2) Entrada na clula (por endocitose mediada por receptores); (3) Descapsidao (as vesculas fundem-se com os endossomas) ; (4) Replicao RNA; (5) Formao de novos vrus que so libertados para o meio extracelular.

2 1 3 5 4

- Microbiologia -

Caractersticas do Vrus Influenza

O vrus da influenza dividido em trs tipos: A, B e C


Dos trs tipos de vrus influenza conhecidos (A, B e C) o tipo A o mais prevalente e est associado s epidemias mais graves. Os vrus influenza podem infectar uma ampla variedade de hospedeiros

Tipo A

o tipo de Influenza mais virulento para os humanos e tambm o mais severo; Afeta um vasto leque de hospedeiros, sendo os principais os humanos, os sunos, os cavalos e, especialmente, as aves; Existem inmeros subtipos, baseados nas diferenas antignicas existentes na superfcie da cpside dos vrus: H1N1 (Gripe Espanhola), H2N2 (Gripe Asitica), H5N1 (Gripe das Aves), etc.

Tipo B

Afeta exclusivamente a espcie humana mas menos comum que o Influenza A; menos mutvel que o tipo A, possuindo por isso uma menor diversidade gentica; A imunidade contra este gnero adquirida logo nos primeiros anos de vida, pelo que no se trata de um vrus perigoso.

Tipo C

O tipo C no epidmico; Os seus alvos preferenciais so os humanos e os porcos; De todos as variantes do Influenza a menos comum e relevante.

Mecanismo de ao do Vrus
1O vrus penetra no organismo, principalmente atravs das mucosas, pele que serve de revestimento para o nariz, a boca e os olhos.

2 -Pela mucosa do nariz, o Influenza atinge a corrente sangunea. A passagem do vrus pela mucosa nasal aumenta a produo de secreo e provoca o primeiro sintoma da gripe: a coriza.

3- Na corrente sangunea, os vrus atacam as clulas.

4- O vrus, quando penetra na clula, libera o RNA, que transformado em DNA graas ao de uma enzima, a transcriptase reversa.

5- Quando o RNA se transforma em DNA, a clula enganada, pois no interpreta o vrus como corpo estranho.

6- O DNA do vrus se funde com o da clula, impedindo assim seu funcionamento normal e obrigando-a a produzir cpias do vrus.

Sintomas
Febre elevada Arrepios Dor de cabea Dores no corpo, especialmente articulaes e garganta Tosse e espirros Sensao de frio e febre Fadiga Cefaleia (dor de cabea) Irritao nos olhos Congesto nasal

SINTOMAS
FEBRE

RESFRIADO
Criana 39 Adultos pouco freqente Raras vezes

INFLUENZA
Pode elevar-se at 40 dura de 3 a 4 dias Incio sbito e intenso Geralmente intensa Pode durar de 2 a 3 semanas Incio sbito e intenso

DOR DE CABEA DORES MUSCULARES CANSAO E DEBILIDADE DECAIMENTO

Leve a moderado

Leve

CONGESTO NASAL
ARDOR E/OU DOR DE GARGANTA TOSSE Freqente Algumas vezes

Leve a moderada

Quase sempre

TRANSMISSO DO VRUS

90% GOTCULAS RESPIRATRIAS

10%
CONTATO COM SUPERFCIES CONTAMINADAS

Tratamento

Habitualmente, a gripe tratada com medicamentos para o alvio dos sintomas (analgsicos, antipirticos, descongestionantes nasais, etc). Existem atualmente medicamentos inibidores da neuraminidase, que bloqueiam a multiplicao dos vrus responsveis pela gripe.

Profilaxia
A principal medida de preveno da gripe a vacinao. A vacinao deve ser repetida anualmente e deve ser feita especialmente nos grupos de risco (idosos, crianas e doentes crnicos). OBS : Devido as alteraes frequentes do Vrus

HIGIENE DAS MOS

lcool 70% glicerinado ou gel


Mos no visivelmente sujas

MESMOS MOVIMENTOS DA LAVAGEM DAS MOS - no colocar o lcool nas mos molhadas - no secar com papel toalha SEMPRE FRICCIONAR AT SECAR

GOTCULAS

ALCANCE AT 2m

Pandemia

Gripe Espanhola (H1N1) 1918-19 (20 a 40 milhes mortes no mundo inteiro.) Gripe Asitica (H2N2) 1957-58 Gripe de Hong Kong (H3N2) 1968-69 Gripe Russa (H1N1) 1977

H1N1

Letra H significa protena Hemaglutinina. Letra N significa protena neuraminidase. 1 significa ordem em que cada uma das protenas foi registradas .

Gripe Espanhola 1918-1920 Gripe Suna 2009- 2010

Gripe Espanhola

A mais famosa e letal Tipo A e subtipo H1N1 Confundida com outras doenas na poca

Pneumonia bacteriana (infeco secundrias) ,hemorragias e edemas no pulmo.

Gripe Suna ou Gripe A


Terminao no adequada da doena Alterao do vrus ao longo dos anos

Protenas (sunas 70% ,aviria e humana 30%). Sintomas da gripe comum *


Tamiflu antiviral *

Вам также может понравиться