Вы находитесь на странице: 1из 75

Concordncia Verbal

Prof. Degmar dos Anjos

Regra geral verbo concorda com o sujeito em nmero e pessoa.

Jnior foi ao cinema

Lucas e Carlos foram ao cinema

Sujeito

verbo

Sujeito

Verbo

CONCORDNCIA Lgica: Grande parte das mulheres fiel. Atrativa: Grande parte das mulheres so fiis. Ideolgica: Minas Gerais possui grandes riquezas.

Concordncia do verbo com o sujeito composto


I. Quando o sujeito composto estiver posicionado antes do verbo , este ficar no plural. Ex.: O nibus e o caminho deslizaram na pista.
Sujeito composto aquele que apresenta dois ou mais ncleos.

sujeito composto antes do verbo

verbo no plural

Observao: O verbo pode ficar no singular principalmente em dois casos: quando os ncleos so sinnimos e quando formam uma enumerao gradativa. Ex .1: A paz e a tranqilidade reinava (reinavam) naquele lugar. Ex.2: A angstia, a inquietao, o desespero o dominou (dominaram).

II. Quando o sujeito composto estiver depois do verbo, este poder concordar com o mais prximo, ou ficar no plural. Ex.: Foi ao parque de diverso o filho, a me e o pai.

Verbo na 3 pessoa do singular, concordando com o filho

sujeito composto depois do verbo

Foram ao parque de diverso o filho, a me e o pai.


verbo na 3 pessoa do plural sujeito composto depois do verbo

III. Quando o verbo for constitudo por pessoas gramaticais diferentes, ele ficar no plural.

Se a 1 pessoa (eu, ns) faz parte do sujeito, o verbo ficar na 1 pessoa do plural (ns).
Ex.: Voc, sua prima e eu iremos ao cinema.
verbo na 1 pessoa do plural (ns)

sujeito formado por pessoas gramaticais diferentes, com a presena da 1 pessoa (eu)

Se a 1 pessoa (eu, ns) no faz parte do sujeito, o verbo ficar na 2 pessoa do plural (vs) ou na 3 pessoa do plural (vocs). Ex.: Tu e teu amigo ficareis aqui em casa.

Tu e teu amigo ficaro aqui em casa.

A concordncia pode ser feita entre o verbo e o adjunto adnominal do sujeito (Concordncia atrativa)

Coletivos especificados Uma nuvem de gafanhotos destruiu (ou destruram) a plantao.


Porcentagens especificadas 63% da populao apia (ou apiam) essas medidas. Com as expresses: a maior parte dos..., A maioria dos..., Grande nmero de.... A maioria dos participantes preferiu (ou preferiram) interromper o curso. Com as expresses: quantos de ns... quais de vs... etc. Quantos de ns no souberam (ou soubemos) viver.

Obs. Porcentagens: a) Se h determinantes no plural, obrigatria a pluralizao do verbo. Ex: Os 63% da populao apiam essas medidas. b) Quando o verbo vem anteposto expresso de porcentagem, a concordncia se d com o nmero. Ex: Sero importados 60% da produo alem. c) Com o uso de 1%, recomendvel que o verbo fique no singular. d) Ex: 1% dos brasileiros ganha bem.

O verbo ficar no singular quando tiver como sujeito as expresses: Um de..., Qual de...., Nenhum de..., Cada um.. Um de ns ser escolhido para representar a turma. Qual de ns ser o escolhido? Nenhum de vocs ser responsabilizado.

O verbo ficar no singular quando tiver sujeito composto resumido pelos pronomes tudo, nada, ningum. Homens, mulheres,crianas, ningum sobreviveu.

Sujeito ligado por OU Excluso. Sinonmia verbo no singular verbo no singular Joaquim ou promovido Jos ser

Atribuir ou imputar significa considerar como autor, como origem ou causa. O calor ou o frio excessivos fazem adoecer os idosos. A alegria ou a dor constituam o viver daquela gente. O suspeito ou os suspeitos prestaro depoimento.

Incluso

verbo no plural

Antonmia

verbo no plural

Retificao

verbo concorda com o ncleo mais prximo

Um e outro verbo no singular ou no plural ex.: Um e outro saiu no horrio. / Um e outro saram no horrio. Obs.: se houver reciprocidade = plural Ex.: Um e outro se distraram durante o expediente Um ou outro verbo no singular ex.: um ou outro ser inocentado.

Sujeitos formados por infinitivos verbo no singular ex: Estudar e trabalhar importante. Obs: Se os infinitivos vierem precedidos de artigo ou exprimirem idias opostas, o verbo ficar no plural. Exs: O comer e o beber so necessrios sobrevivncia. Rir e chorar na devem fazer parte da personalidade.

Concordncia com pronomes de tratamento = o verbo fica na 3 pessoa Alguns autores classificam os pronomes de tratamento como sendo pronomes de 3 pessoa; outros, como de 2. mais apropriado, portanto, definir como: so formas de tratamento indireto de 2 pessoa que levam o verbo para a 3 pessoa. Exs.: Vossa Senhoria dever encaminhar o projeto. Vossas Excelncias sero homenageadas.

Sujeito representado por nomes prprios na forma do plural: a) precedidos de artigo: verbo concorda com o nmero do artigo. Ex.: Os Estados Unidos esto aceitando acordo. b) sem artigo: verbo no singular: Ex: Minas Gerais possuiu muitos minerais. c) Com nomes de obras no plural seguidos do verbo ser, este fica no singular desde que o predicativo esteja no singular. Ex: Os Sertes um livro esplndido.

Parecer + Infinitivo: Ou se flexiona o verbo parecer ou o infinitivo que o segue. Exs: As pessoas pareciam entender o problema. As pessoas parecia entenderem o problema. (= Parecia que as pessoas entendiam o problema)

Concordncia ideolgica Ocorre quando a concordncia se faz com a idia implcita na frase. Recebe o nome de silepse.

a) silepse de pessoa: a concordncia se faz com a pessoa gramatical implcita. Ex: Todos os homens somos filhos de Deus.
b) silepse de nmero: a concordncia se faz com o nmero gramatical implcito. Ex: Povo desta cidade, votem em mim! c) silepse de gnero: a concordncia se faz com o gnero gramatical implcito. Ex: Vossa Excelncia ser homenageado.

Concordncia dos verbos Impessoais


a) Verbo Haver

impessoal quando empregado com o sentido de existir ou acontecer. Ex.1: Havia muitos alunos na sala de aula.
No sujeito, objeto direto Em locues verbais, o verbo haver transmite a impessoalidade para o outro verbo (verbo auxiliar), que tambm fica no singular. Ex.: Deve haver vinte pessoas na sala.

3 pessoa do singular

Ex.2: Aqui nunca houve brigas antes.


3 pessoa do singular No sujeito, objeto direto

Observaes: O verbo haver com sentido de existir impessoal, entretanto o verbo existir, no impessoal, ele concorda normalmente com o sujeito ao qual se refere.
Ex.: Antigamente havia poucas escolas particulares.

3 pessoa do singular

No sujeito, objeto direto

Antigamente existiam poucas escolas particulares.

3 pessoa do sujeito plural plural Antigamente deviam existir poucas escolas particulares.

3 pessoa do plural

sujeito plural

b) Verbo Fazer O verbo fazer impessoal quando empregado na indicao de tempo transcorrido (ou a transcorrer). Nesses casos, como ele no tem sujeito fica na 3 pessoa do singular.
Ex.: J faz muitos anos que no a vejo.
3 pessoa do singular Observao: Nas locues verbais, o verbo fazer, como todo verbo impessoal, transmite o singular para o auxiliar. Ex.: J deve fazer muitos anos que no a vejo. 3 pessoa do singular No sujeito, objeto direto. No sujeito, objeto direto

Concordncia do verbo Ser


O verbo Ser pode, s vezes concordar com o sujeito da orao e, s vezes, com o predicativo. a) Quando o sujeito e o predicativo so nomes de coisas
O verbo ser pode concordar com o sujeito ou com o predicativo, indiferentemente. Essa dupla possibilidade permite ao falante estabelecer a concordncia com o elemento ao qual pretenda dar maior destaque.

Ex.: Nossas vidas eram uma verdadeira festa.


sujeito plural Verbo no plural concordando com o sujeito predicativo singular

Nossas vidas era uma verdadeira festa.


predicativo singular
sujeito plural Verbo no singular concordando com o predicativo

b) Quando o sujeito e o predicativo designam pessoas

Nesse caso, a concordncia feita obrigatoriamente com a palavra que designa pessoa.
Ex.: Os amigos eram sua grande alegria. predicativo no singular

sujeito plural

verbo na 3 pessoa do plural,concordando com o sujeito

O problema da empresa so os funcionrios desmotivados.

sujeito no singular

verbo na 3 pessoa do plural, concordando com o predicativo

predicativo no plural

c) Verbo Ser indicando horas e distncia

Quando indicar horas, distncia e datas, o verbo ser concordar com o predicativo. Nesse caso ele impessoal, ou seja, no apresenta sujeito.
Ex.: uma hora. So trs horas. Daqui at a fazenda um quilmetro. Daqui at o stio so dez quilmetros.

Observao:
Nas indicaes referentes a dia do ms, o verbo admite duas construes. Ex.: Hoje (dia) dez de julho. Hoje so dez (dias) de julho.

d) Verbos Chover, ventar, trovejar...

Quando o verbo indicar fenmeno da natureza ser impessoal, ou seja, no apresenta sujeito.
Ex.: Choveu trs dias consecutivos.

Observao:
Se o verbo estiver se referindo a outro elemento que no o fenmeno da natureza, se conjugar normalmente.. Ex.: Trovejaram aplausos ao encerrar o espetculo.

Verbo + pronome se
1. Os verbos transitivos diretos ou os transitivos diretos e indiretos, quando apassivados pelo pronome se, concordam com o sujeito.
pronome apassivador

Ex.: Vendem-se carros e terrenos a prazo. verbo transitivo direto sujeito no plural

Observe que, se passarmos essa frase para a voz passiva analtica, a concordncia do verbo com o sujeito ficar bem clara, veja: Carros e terrenos so vendidos a prazo. Sujeito no plural Verbo na 3 pessoa do plural

2. Os demais verbos de ligao, intransitivo e transitivo indireto - , quando seguidos do pronome se (ndice de indeterminao do sujeito), ficam na 3 pessoa do singular.
ndice de indeterminao do sujeito

Ex.: Precisa-se de serventes de pedreiro. Verbo transitivo indireto

objeto indireto

Complete com um dos verbos que esto entre parnteses; se ambos forem corretos, grife-os: a) 90% do STF..............................bem a Justia. ( aplica- -aplicam) b) 90% dos Juzes............................bem a Justia. ( aplica -aplicam) c) A maior parte dos jurados ..............................pela absolvio. ( votou-votaram) d) Mais de um tribunal j .............................semelhante questo.(decidiudecidiram) e) Mais de um juiz se...............................nas audincias.(revezava -revezavam) f) Foram eles quem.........................(socorreu- -socorreram) a vtima. g) Foram eles que............................. .(socorreu- -socorreram) a vtima. h) Grande nmero de servidores ............................... (fez- -fizeram) greve. i) Quem de ns ............................... (participar- participaremos) da reunio. j) Muitos de ns...........................convocados. (sero- -seremos) para a reunio. l) J. Mendes foi um dos juristas que mais se .................................(destacou -destacaram).

m) Nem a lei nem a jurisprudncia ............................essa pretenso. (ampara- -amparam) n) A bolsa ou a vida ............................ pelo assaltante. (foi reclamada- foram reclamadas) o) A bebida ou o cigarro ...................mal sade. (faz -fazem) p) A Defesa e a Acusao......................bom trabalho.(realizou -realizaram) q) ......................... bom trabalho a Defesa e a Acusao (realizou- -realizaram) r) As ameaas, a prepotncia, o dio, a inveja, as presses, nada o .............................. (intimidavaintimidavam)

02) Coloque certo (C ) ou errado (E ) corrija, se necessrio: a) ( ) A coragem e o destemor garantiu-lhe a vida. b) ( ) A coragem e o destemor garantiram-lhe a vida. a) ( ) Uma e outra questo nos parecia difcil. b) ( ) Uma e outra questo nos pareciam difceis. a) ( ) Houveram cinco audincias b) ( ) Havero os herdeiros de retomar o que lhes pertencia de direito? a) ( ) Vai haver dois julgamentos. b) ( ) Deve existir provas que possam incrimin-lo

a) ( ) Faz cinco meses que o acusado est foragido. b) ( ) Realizou-se vrios julgamentos este ms c) ( ) No se tratam de crimes afianveis
a) ( ) H de ocorrer vrias diligncias a fim de averiguar a veracidade das acusaes b) ( ) H de haver vrias diligncias a fim de averiguar a veracidade das acusaes. c) ( ) Devem fazer vrios dias que o corpo da vtima....

a) ( ) No se levou em conta as alegaes do ru b) ( ) Tratam-se de alegaes inconsistentes a) ( ) Mil reais pouco. b) ( ) Era 20 de novembro quando..... a) ( ) Era meio-dia e meia quando... b) ( ) Era duas horas da tarde quando.... a) ( ) Esperou esgotarem-se os prazos. b) ( ) A testemunha viu esbofetearem-se os rus.

a) ( ) As causas parece justificarem os meios. b) ( ) As causas parecem justificar os meios.

01) Para que se respeite a concordncia verbal, ser preciso corrigir a frase:
(A) A quantas dvidas tem dado margem o sistema de sade de Cuba? (B) Tm havido dvidas sobre a capacidade do sistema de sade cubano.. (C) Tm sido levantadas dvidas sobre a capacidade do sistema de sade cubano. (D) Ser que o sistema de sade cubano tem suscitado dvidas sobre sua eficcia? (E) Que dvidas tm propalado os adversrios de Cuba sobre seu sistema de sade?

02) O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se numa forma do singular para preencher corretamente a lacuna da frase: (A) Aos pases ricos no ...... (competir) tomar decises que afetem a soberania dos pases em desenvolvimento (B) H muito no se ...... (tolerar) atitudes arrogantes como a do editorial da revista britnica. (C) natural que ...... (ferir) o orgulho do povo cubano as exortaes publicadas na revista britnica. (D) Os pesquisadores no ...... (haver) de se ofender, caso os termos do editorial da revista fossem menos prepotentes. (E) Foi precisa a argumentao de que se ...... (valer) os pesquisadores latinoamericanos em sua rplica ao editorial.

03) As normas de concordncia verbal esto plenamente respeitadas na frase: (A) O olhar dos velhinhos que ficam horas nas janelas sempre expressaram seu interesse pelo mundo. (B) Pouca coisa, em meio a tantas novidades da vida moderna, so capazes de deixar perplexas as crianas de hoje. (C) Ningum fica tanto tempo nas janelas das casas sem matutarem sobre o sentido do que vem. (D) No importa o que sejam, se um cachorro ou o planeta Marte, qualquer imagem so capazes de atrair as atenes do nosso olhar. (E) Suspeitamos sempre que as riquezas que nos oferece o mundo parecem exceder o limite da nossa compreenso..

04) A frase em que se respeitam plenamente as regras de concordncia verbal :


(A)) Raposas dos tribunais a expresso com a qual muitos identificam os advogados matreiros, que se valem da tortuosidade dos ritos processuais (B) Costuma valer-se de algum desprezvel detalhe tcnico os causdicos que sabem tirar proveito da burocracia judicial. (C) A tortuosidade dos caminhos judiciais acabam por ensejar um semnmero de distores no andamento de um processo. (D) Falhas nos julgamentos sempre havero, mas a excessiva burocratizao dos ritos jurdicos acaba por multiplic-las. (E) No cabem aos defensores pblicos, em geral mal remunerados e desmotivados, a responsabilidade integral por sua insegurana diante dos entraves burocrticos.

05) O verbo indicado entre parnteses dever flexionar-se no plural para preencher corretamente a lacuna da frase:
(A) Nunca ...... (deixar) de nos afetar o que virmos pelas janelas abertas para o mundo. (B) Sempre me ...... (afetar) as imagens do mundo que estiver observando, no importa de qual janela.. (C) No ...... (costumar) atemorizar as crianas aquilo que elas vem nas janelas da Internet. (D) A mudana das janelas de uma casa para as da Internet ...... (implicar) profundas transformaes nos hbitos das pessoas. (E) No ...... (convir) s crianas ficar um tempo demasiadamente longo diante de um monitor.

06) Est de acordo com as normas de concordncia verbal a seguinte frase: a) Um daqueles famosos petardos, freqentes na pgina de opinio, acabaram sendo disparados no dia seguinte. b) O respeito aos direitos adquiridos constituem uma das clusulas ptreas da Constituio. c) Quando se recorrem a manchetes com duas idias, permitem-se manifestar-se as contradies. d) Fatos ou afirmaes divergentes, numa mesma manchete, ho de traduzir mais fielmente a complexidade de uma questo e) Aos editores preocupados com o perigo do simplismo cabem recorrer aos expedientes que o evitam.

07) Para atender s normas de concordncia, o verbo indicado entre parnteses adotar obrigatoriamente uma forma do plural ao se flexionar na frase: a) Tudo aquilo que com palavras se (instituir), outras palavras podero demolir. b) No (dever) arrefecer os nimos de um bem-intencionado jornalista a convico de que suas palavras podem tra-lo. c)) Uma caracterstica que (costumar) apresentar os textos jornalsticos a nfase em determinado detalhe do fato noticiado.. d) Quase sempre (tocar) mais os leitores a violncia de um fato do que a violncia com que o texto o retrata. e) No se (atribuir) aos jornalistas a total responsabilidade pelo vis interpretativo das notcias; este j um atributo da prpria linguagem.

Regncia
a relao sinttica que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo regido pelo primeiro)
A regncia pode ser: verbal ou nominal.

Quando o termo regente um verbo a regncia verbal, quando um nome, a regncia nominal.

O conhecimento da regncia correta de cada verbo e de cada nome funo do uso.

Dessa forma cada falante conhece a regncia dos verbos e dos nomes que fazem parte de seu repertrio usual. Pode ocorrer que o falante desconhea certas regncias da norma padro pelo fato delas no ocorrerem no uso popular.

Regncia nominal
A regncia nominal estuda os casos em que nomes (substantivos, adjetivos e advrbios) exigem uma outra palavra para completar-lhes o sentido. Em geral a relao entre um nome e o seu complemento estabelecida por uma preposio.

Alguns nomes e as preposies que mais comumente eles exigem

adepto a alheio a ansioso para, por, de apto a, para averso a, por feliz de, por, em, com favorvel a imune a, de contente com, por, de

indiferente a inofensivo a, para junto a, de, com prximo a, de referente a simpatia a, por tendncia a, para paralelo a relativo a

Mais nomes e as preposies que comumente eles exigem


acessvel, adequado, desfavorvel, equivalente,
insensvel, obediente - a
capaz, incapaz, digno, indigno, passvel, contemporneo - de

amoroso, compatvel, cruel, cuidadoso, descontente - com

entendido, indeciso, lento, morador, hbil - em intil, incapaz, bom - para responsvel - por

Regncia verbal
A regncia verbal estuda a relao que se estabelece entre o verbo (termo regente) e seu complemento (termo regido). Ex.: Isto pertence a todos.
termo regido termo regente

Agradar
a) No sentido de fazer carinho, transitivo direto. Ex.: A mulher agradava o filhinho. V.T.D objeto direto

b) No sentido de contentar, satisfazer, transitivo indireto (exige objeto indireto com a preposio a). Ex.: O desempenho do time agradou ao tcnico. V.T.I objeto indireto

Aspirar
a) No sentido de respirar, sorver (perfume, ar), transitivo direto.

Ex.: Ele aspirou um gs venenoso. V.T.D objeto direto b) No sentido de pretender/ desejar, transitivo indireto (exige objeto indireto com a preposio a). Ex.: Os jovens aspiram ao sucesso profissional. V.T.I objeto indireto Observao: O verbo aspirar no aceita os pronomes lhe, lhes como objeto indireto, por isso voc deve substitu-los por a ele, a ela, a eles, a elas.

Assistir
a) No sentido de ver, transitivo indireto (exige objeto indireto com a preposio a). Ex.: Todos assistiram ao jogo da seleo. V.T.I objeto indireto Observao: Usado nesse sentido, assistir no aceita lhe, lhes, como objeto indireto; por isso, quando necessrio, voc dever troc-lo por a ele, a ela, a eles, a elas. Ex.: Voc assistiu ao jogo? Sim, eu assisti a ele.

b) No sentido de prestar assistncia/ajudar, transitivo direto. Ex.: A enfermeira assistia os acidentados. V.T.D objeto direto c) No sentido de pertencer/caber, transitivo indireto (exige objeto indireto com a preposio a). Ex.: O direito de criticar assiste aos cidados. V.T.I objeto indireto Observao: Nesse sentido, assistir admite lhe, lhes como objeto indireto. Ex.: Esse direito lhes assiste sempre. O.I V.T.I

Esquecer e lembrar
Esses dois verbos no mudam de sentido, mas podem ser transitivos diretos ou indiretos. a) So transitivos diretos quando no so pronominais, isto , quando no esto acompanhados de pronome oblquo (me, te, se, nos, etc.). Ex.: Eu lembrei seu aniversrio. V.T.D objeto direto Jamais esqueceremos esse dia. V.T.D objeto direto Esses so fatos que ela j esqueceu. OD V.T.D

b) So transitivos indiretos (exigem preposio de) quando usados como verbos pronominais, isto , acompanhados de pronome oblquo (me, te, se, nos, vos). Ex.: Eu me lembrei de seu aniversrio. V.T.I objeto indireto

Jamais nos esqueceremos desse dia. V.T.I objeto indireto


Esses so fatos de que ela j se esqueceu. objeto indireto V.T.I

Obedecer e desobedecer
So sempre transitivos indiretos (exigem objeto indireto com a preposio a.

Ex.: Voc obedeceu ao regulamento. V.T.I objeto indireto


Os operrios desobedecero s suas ordens. V.T.I objeto indireto

Pagar e perdoar
No mudam de sentido, mas podem ser transitivos diretos ou indiretos, dependendo do tipo de objeto que apresentam. a) So verbos transitivos indiretos (exigem a preposio a) quando o objeto refere-se a gente, pessoa. Ex.: Ns pagamos ao vendedor. Deus perdoa aos pecadores. b) So verbos transitivos diretos quando o objeto coisa. Ex.: Ns pagamos o material. Eu jamais perdoaria seu erro. Observao: Esses dois verbos (pagar e perdoar) podem apresentar, ao mesmo tempo, objeto direto e indireto. Ex.: Ns pagamos o material ao vendedor.

Preferir
Exige dois objetos: um direto e um indireto (iniciado pela preposio a). Esse verbo , portanto, transitivo direto e indireto. Preferir alguma coisa a outra coisa.

Ex.: Ele sempre preferiu o trabalho ao estudo.


VTDI OD OI

Chegar - Ir
H certos verbos que, no uso popular, ocorrem com uma regncia e, no uso culto, com outra. Nesse a Gramtica prope como a O verbo chegar caso, e o verbo ir so intransitivos e exigem preposio a quando indicam lugar. correto apenas o uso culto.
Uso popular: Eu cheguei em casa cedo. Uso culto: Eu cheguei a casa cedo. Uso popular: O menino foi no jogo com o pai. Uso culto: O menino foi ao jogo com o pai.

Namorar
O verbo namorar transitivo direto. Quem namora, namora algum.
Ex.: Paulo namora a Jennifer.

VTD

objeto direto

Visar
a) No sentido de mirar e pr visto Ex.: O atirador visou o alvo. transitivo direto.
O gerente visou o cheque do cliente.
b) Quando significa ter como objetivo, pretender transitivo indireto. Ex.: Ele visa a uma promoo no emprego. VTI objeto indireto

Simpatizar/antipatizar
Os verbos simpatizar e antipatizar so transitivos indiretos e exigem a preposio com. Ateno! Esses verbos no so pronominais.
Ex.: No simpatizo com a idia. VTI objeto indireto

Antipatizamos com o diretor no primeiro dia. VTI objeto indireto

01) A expresso de que preenche corretamente a lacuna da frase: (A) Muita gente ignora ...... ficam refletindo os velhinhos s janelas. (B) As imagens virtuais ...... nos entregamos costumam ter fora de realidade. (C) Muitos jovens ficam imaginando ...... tm o mundo sob seu controle, na Internet. (D) Queria adivinhar os pensamentos ...... se povoam as cabeas desses velhinhos.. (E) visvel a ansiedade ...... as crianas manifestam, quando diante de um monitor.

02) A expresso com que preenche corretamente a lacuna da frase: (A) A revista britnica esqueceu-se de que os cubanos notabilizaramse pelo sentimento de solidariedade ...... j demonstraram nas ltimas dcadas. (B) Foi dura, mas justa, a rplica ...... Sergio Pastrana se valeu, em desagravo dignidade do pas. (C) Foi grande a repercusso ...... obteve o editorial da revista entre pesquisadores latino-americanos. (D) A muitos cubanos ofenderam os termos ...... o editorial se referiu ao futuro do pais.. (E) As grandes potncias costumam ser presunosas quando analisam o tipo de sociedade ...... os pequenos pases escolheram construir.

03) A expresso sublinhada est empregada adequadamente na frase: (A) A inesgotabilidade da gua uma iluso na qual no podemos mais alimentar. (B)) A cadeia econmica qual o texto faz referncia tem na gua seu centro vital. (C) Os maus tempos dos quais estamos atravessando devem-se a uma falta de previso. (D) A gua um elemento cujo o valor ningum mais pe em dvida. (E) A certeza em que ningum mais pode fugir a do valor inestimvel da gua.

04) Est correto o emprego do elemento sublinhado em: (A) De todo e qualquer ru assiste o direito da ampla defesa. (B) O nico apoio de que um acusado sem recursos pode contar o de um defensor pblico. (C) Encerrou-se um processo cujo o mrito sequer foi avaliado. (D) Foi uma sentena estranha, cuja acabou por provocar grande descontentamento. (E)) um rito tortuoso, de cuja burocracia os espertos tiram proveito.

05) Est correto o emprego da expresso sublinhada na frase: (A) Vov do tempo de onde as pessoas ficavam demoradamente nas janelas das casas. (B) Os meninos de hoje talvez no entendam o por que de os velhinhos ficarem janela. (C) Eram simpticas aquelas casinhas aonde as janelas davam diretamente para a calada. (D) Praticamente no mais se constroem casas cujas as janelas se abram sobre a calada. (E) So raras as casas em cujas janelas as pessoas fiquem observando a vida das ruas..

06) A fora de um desfile carnavalesco est tanto na euforia dos que participam do desfile carnavalesco quanto na dos espectadores que assistem ao desfile carnavalesco, lembrando ainda que a observncia dos limites que do forma ao desfile carnavalesco uma de suas atraes. Para evitar as abusivas repeties do texto acima, preciso substituir os elementos sublinhados por, respectivamente: a) lhe participam - o assistem - lhe do forma. b) nele participam - lhe assistem - do-no forma. c) dele participam - a ele assistem - lhe do forma d) dele participam - lhe assistem - o do forma. e) nele participam - assistem-no - o do forma.

07) O advogado de defesa encaminhou uma apelao. Para fundamentar a apelao, organizou a apelao numa progresso de itens bem articulados. Ainda assim, recusaram a apelao os juzes do Supremo, que consideraram a apelao inconsistente de todo.
Evitam-se as abusivas repeties do perodo acima substituindo- se os elementos sublinhados, respectivamente, por: (A) fundament-la - organizou-lhe - recusaram a ela consideraram-na (B) fundament-la - organizou-a - recusaram-na a consideraram. (C) fundamentar a ela - a organizou - recusaram-lhe lhe consideraram (D) fundamentar-lhe - organizou-lhe - recusaram-na a consideraram (E) a fundamentar - organizou-a - recusaram-lhe - consideraram- na

08) Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas o texto. Com o mesmo atraso das idias neoliberais, desembarcou entre ns, no final dos anos 80, o tema da governabilidade. Associada imediatamente __1__ impotncia dos governos diante _2__ inflao, adquiriu, logo depois da promulgao da Constituio de 1988, o contedo estratgico combinado das teses de Huntington e Buchanan. Em duas palavras: a ingovernabilidade brasileira seria resultado de um excesso dedemandas sociais reconhecidas pela nova Constituio e da resistncia __3__implementao das reformas neoliberais capazes de devolver estabilidade e crescimento __4__ economia brasileira. Ao mesmo tempo, e com uma rapidez prpria das situaes de atraso, foi sendo construdo o consenso publicitrio de que qualquer coisa, que no fosse isso, geraria uma progressiva ingovernabilidade na sociedade brasileira at __5__ limite da entropia final. 1 a) b) c) a 2 Da Da 3 4 a 5 ao o no

Crase

Crase
a fuso (juno) da preposio a exigida pela regncia do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo a. A crase indicada pelo acento grave (`).

Condies para ocorrncia de crase


1. O termo regente deve exigir a preposio a. 2. O termo regido tem que ser uma palavra feminina que admita artigo a(s). Ex.: Ele foi a a fazenda ontem depois do almoo.

Regra prtica
Para voc saber se h crase antes de uma palavra feminina, troque essa palavra por uma masculina correspondente e observe:
1. Se antes da palavra masculina aparecer ao(s), use crase antes da feminina. Ex.: Ela foi feira ontem. Ela foi ao mercado ontem. 2. Se antes da palavra masculina aparecer apenas a(s) ou o(s) no use crase. Ex.: Os jogadores visitaram a cidade. Os jogadores visitaram o museu.

Casos em que ocorre crase


Nas locues adverbiais femininas.
Ex.: O rapaz saiu tarde e chegou noite. (locuo adverbial de tempo)
Ex.: Ele foi feira e depois lavanderia. (locuo adverbial de lugar) Ex.: O governador viajou s pressas. (locuo adverbial de modo)

Observao:
Com as locues adverbiais femininas de instrumento a crase facultativa. Ex.: O pai saiu sem fechar a porta chave. O pai saiu sem fechar a porta a chave. Ex.: O soldado foi ferido baioneta. O soldado foi ferido a baioneta.

Nas locues prepositivas (formadas por a + palavra feminina + de)


Ex.: Meu amigo conseguiu ser aprovado custa de muito esforo. Ele saiu procura de ajuda.

Nas locues conjuntivas (formada por a + palavra feminina + que).


Ex.: A cidade se acalma, medida que escurece.
proporo que chovia, aumentavam os buracos na rua.

Observao:
Nas expresses moda de, maneira de, a palavra principal pode ficar oculta. Ento o poder ficar diante de palavra masculina, como no exemplo: Ex: Usava cabelos Lus XV. ( moda de Lus XV)

Casos em que a crase facultativa


Antes de pronomes possessivos femininos (porque antes desse tipo de
pronome o artigo facultativo). Ex.: Ele se refere minha me. Ele se refere a minha me.

Antes de nomes de mulheres


Ex.: Eu me referi Maria. Eu me referi a Maria.

Depois da palavra at.


Ex.: Todos os alunos foram at escola. Todos os alunos foram at a escola.

Casos em que no ocorre crase


Antes de nomes masculinos (porque essas palavras no admitem o artigo a.
Ex.: Ele adora andar a cavalo, ela prefere andar a p.

Antes de verbos (porque antes de verbos no aparece artigo)


Ex.: Assim que saram, comearam a correr.

Antes de pronomes que no admitem artigo.


a) Pronomes pessoais (porque antes deles no se usa artigo) Ex.: Todos se dirigiram a ela. b) Pronomes de tratamento (porque antes deles no se usa artigo) Ex.: Dirigi-me a Vossa Excelncia para despedir-me. Observao: Os pronomes de tratamento dona, senhora e senhorita, pelo fato de admitirem o artigo, admitem tambm a crase. Ex.: Nada disse senhora.

c) Pronomes demonstrativos, indefinidos e relativos

Ex.: hora de dar um basta a essa barbrie.


No demonstrava sua tristeza a ningum. Aquela a senhora a quem dirigi meus votos de felicidade.

Observao:
Pode ocorrer a crase entre a preposio a e os pronomes relativos a qual e as quais. Ex.: Estas so as finalidades s quais se destina o projeto.

Seria aquela a jovem qual voc se referia?

Quando o a (sem s) aparece antes de uma palavra no plural.


Ex.: Ele se dirigia a pessoas estranhas.

Em expresses com palavras repetidas


Ex.: O tanque se encheu gota a gota. Antes de nomes de cidades (que no admitem o artigo feminino a), sem especificativos Ex.: Eles pretendem ir a Paris. Observao: Quando o nome da cidade apresenta um especificativo, ele passa a admitir artigo e, nesse caso, pode ocorrer a crase, desde que o termo regente exija a preposio a. Ex.: Eles pretendem ir fascinante Paris.

Antes da palavra casa, no sentido de lar, residncia prpria da pessoa,


se no vier determinada. Se vier determinada aceita a crase. Ex.: Voltei a casa cedo. Voltei casa de meus pais cedo.

Antes da palavra terra, no sentido de cho firme, tomada em oposio


a mar ou ar, se no vier determinada, no aceita o artigo e no ocorre a crase. Se vier determinada, aceita o artigo e ocorre a crase. Ex.: Os marinheiros j voltaram a terra. Os marinheiros voltaram terra de seus sonhos. Observao: Quando a palavra terra for usada no sentido de terra natal ou planeta, a palavra terra admite artigo, por isso, ocorrer crase, se o termo regente exigir preposio. Ex.: A espaonave voltara Terra, no ano 3000.

Вам также может понравиться