Вы находитесь на странице: 1из 26

CLIPPER E VISUAL DATAFLEX

HISTRIA CARACTERSTICAS MERCADO DAS LINGUAGENS ANALOGIA AOS PARADIGMAS

VISUAL DATAFLEX
Histria
O Visual Dataflex (ou VDF), atualmente na verso 14, um framework para desenvolvimento de aplicaes 3 camadas: 1 camada (dados): formada por sua base proprietria ou drivers para outros bancos; 2 camada (regras de negcios): formada pelos objetos Data Dictionary; 3 camada (apresentao): formada por uma interface grfica para Windows ou Web.

VISUAL DATAFLEX
3 Camadas de Aplicao

VISUAL DATAFLEX
Histria
O Dataflex surgiu por volta de 1980, e sua interface grfica (VISUAL dataflex), nasceu em 1997 j com o conceito OOP. O Visual Dataflex produzido pela Data Access Corporation, fundada em 1976, com sede em Miami.

www.dataaccess.com.br

VISUAL DATAFLEX
Data Access Corporation

A Data Access Corporation foi fundada em 1976, desde ento tem sua sede estabelecida em Miami - EUA. uma empresa que produz ferramentas de alta produtividade para a criao de aplicativos comerciais, orientados a objetos e que acessam bancos de dados. So eles: DataFlex, Visual DataFlex e WebApp Server. Atualmente, a DAW conta com uma rede global de distribuio de produtos e servios espalhada por mais de 38 pases e possui subsidirias na Alemanha, Austrlia, ustria, Brasil e Holanda, formando o grupo denominado Data Access Worldwide. Atravs do DataFlex, lanado em 1981, a Data Access Worldwide tem mais de 400 mil licenas distribudas para mais de 3 milhes de usurios ao redor do mundo, atendendo s necessidades de grandes corporaes, pequenas e mdias empresas. www.4developers.com.br/4d_empresa.asp

VISUAL DATAFLEX
Caractersticas
Sua principal caracterstica a rapidez para criar aplicaes de banco de dados, utilizando seus objetos pr-definidos. Desenvolvimento rpido e fcil Com o Visual DataFlex Studio, o design e a navegao de sua aplicao nunca foram to simples. Esta a pea central de todo o desenvolvimento das aplicaes Windows e Web. Aqui todo o controle, gerenciamento de projetos e coordenao entre utilitrios so realizados, permitindo desde a construo de telas at a compilao e execuo dos aplicativos.

VISUAL DATAFLEX
Caractersticas
Controle dos dados sem a necessidade de codificao Digitao de cdigo para estabelecer links entre um controle e a informao coisa do passado... No se preocupe mais com a integridade dos dados As regras de negcios e validaes de sua aplicao so encapsuladas nos objetos de Dicionrio de Dados e so incorporadas automaticamente a sua aplicao.

VISUAL DATAFLEX
Caractersticas
Elimine tarefas repetitivas e melhore a consistncia das aplicaes Todo componente da aplicao, desde a base de dados e regras de negcios at as views, so reutilizveis - e extendveis. Pare de fazer o mesmo trabalho repetidadamente. O suporte a sub-classes e classes externas do Visual DataFlex permite "arrastar" e "soltar" os componentes. Controles de alto nvel Manusear o cdigo-fonte ineficiente e desnecessrio. As ferramentas de alto nvel no Studio fornecem um rpido acesso s propriedades de design e da base de dados..

VISUAL DATAFLEX
Caractersticas
Controle completo Quando for necessrio analisar o cdigo fonte, basta usar o Code Explorer, uma poderosa ferramenta orientada a objeto 4GL do Visual DataFlex. Aplicaes multi-usurio automaticamente As aplicaes criadas no Visual DataFlex gerenciam a concorrncia multiusuria, sem a necessidade de qualquer codificao especial. Ao utilizar uma das opes cliente/servidor disponveis, suas aplicaes em Visual DataFlex iro aproveitar os recursos deste servidor.

VISUAL DATAFLEX
Caractersticas
Aumente o retorno de seu investimento A arquitetura em camadas das aplicaes Visual DataFlex foram criadas para se adaptar s ltimas tendncias na arquitetura cliente/servidor, distribuio de regras de negcios e base de dados. A combinao dos mtodos e os recursos do Studio fornecem um ambiente fcil de manusear para desenvolvimento de aplicaes comerciais. O Visual DataFlex permite o desenvolvimento de vrias aplicaes simultneas atravs de uma estrutura bem controlada na estrutura de desenvolvimento. Aplicaes desenvolvidas em Visual DataFlex podem acessar outras bases de dados atravs dos its de conectividade, aumentando o ciclo de vida da aplicao.

VISUAL DATAFLEX

VISUAL DATAFLEX

VISUAL DATAFLEX

VISUAL DATAFLEX
Esta funo retorna em caracteres Um total de linhas somadas.

Function RetornaConteudo Returns String Integer iCont // Controle de lao Integer iLines // Guarda o valor da propriedade Line_Count String sRetorno sLinha Get Line_Count To iLines For iCont From 0 To (iLines - 1) Get Value Item iCont To sLinha // Pega o valor da linha // Acumula na varivel de retorno: Move (sRetorno + sLinha) To sRetorno Loop Function_Return sRetorno // Retornando End_Function // RetornaConteudo

VISUAL DATAFLEX
Empresas que hoje utilizam
AGV Logstica Empresa desenvolve poderosa ferramenta de troca de dados em tempo recorde utilizando web services com Visual DataFlex Laboratrio So Francisco Maior laboratrio de anlises clnicas de Mogi-Guau tambm usurio do Visual DataFlex Supermercados Calvi Programao intuitiva, produtividade e facilidade so os pontos fortes que determinaram a escolha do DataFlex pelos Supermercados Calvi. WPS WertpapierService Bank AG Como o Dynamic AI ajudou a principal instituio financeira da Alemanha em suas necessidades de Informaes Estratgicas e Anlise de Dados. Proveedores Integrales Prisa S.A. Empresa chilena lder de mercado, projeta crescimento com Visual DataFlex. Sindicado dos Estivadores e dos Trabalhadores em Estiva de Minrios do Estado do Esprito Santo Banco nativo, excelente ferramenta e facilidade de programao foram os principais motivos na escolha do DataFlex.

VISUAL DATAFLEX
Empresas que hoje utilizam
Vanzin Industrial Auto Peas Ltda. Lder brasileira no mercado de reposio de sistemas de exausto tem seus sistemas desenvolvidos em DataFlex. Faculdades Integradas Maria Imaculada Empresa Sulamericana de Transporte em nibus Ltda. Vantagens na substituio da plataforma Windows por Linux, mantendo DataFlex. So Paulo Futebol Clube Organizao atravs do DataFlex. Santos Brasil S.A. Sistema desenvolvido em Visual DataFlex controla 75% da movimentao de contineres no Porto de Santos. Solusoftware Porque trabalhar com a Data Access e suas ferramentas. UNICAF Maior exportador de caf do mundo, recomenda ferramentas Data Access como soluo tecnolgica.

Clipper
Historia
O Clipper foi lanado no ano de 1985, no mercado americano, logo aps a Ashton-Tate ter lanado o Gerenciador de Banco de Dados, o poderoso DBASE III, em meados de 1984. No decorrer desse tempo, ambos sofreram modificaes e implementaes que resultaram em novas e mais poderosas verses. Com as mudanas dessas novas verses o Clipper tornou-se uma ferramenta voltada para a construo de sistemas profissionais.

Durante sua evoluo o Clipper deixou de ser uma linguagem interpretada e passou a ser uma linguagem compilada, o que lhe rendeu certas vantagens e desvantagens. Com essa mudana os programas obtiveram uma maior velocidade de execuo, passaram a no mais necessitar de um software especfico para a execuo (rodavam a partir do MS DOS) e tambm ganharam funes mais abrangentes. Uma das desvantagens foi a maior dificuldade de correo de erros nos programas.

Clipper
Historia
O interpretador um conjunto de operaes que tem por finalidade traduzir o programa-fonte linha a linha, permitindo a execuo paralela. Ele acessa o arquivo que contm o programa-fonte e "interpreta" linha por linha, isto , converte a linha de programa escrita em linguagem de alto-nvel, parecida com a linguagem humana, para linguagem de mquina.

. Compilador
um conjunto de operaes que tem por finalidade a depurao de erros e a traduo do programa-fonte (alto-nvel) transformando-o em um programa-objeto (baixo-nvel) no o executando paralelamente. O compilador acessa o programa-fonte e "compila" o mesmo, isto , cria um novo arquivo que contm o programa-fonte convertido integralmente em linguagem de mquina, chamado arquivo-objeto.

Clipper
Caractersticas
- Pr-processador de cdigo-fonte; - Compiladores de alta-performance; - Depurador interativo; - IDE grfica (opcional, requerendo o MS-Windows instalado); - Suporte modos grficos de vdeo VGA (com os drivers adequados); - Suporte a mouse (com o driver do fabricante) integrado bibliotecas de entradas de dados; - Gerao de executveis que utilizavam os modos protegido ou real de memria (escohendo-se um dos compiladores especficos para essas caractersticas); - Gerao de mdulos de Overlay (grosso modo, equivalentes s bibliotecas de vnculo dinmico), diminuindo o tamanho dos executveis e seu uso de memria; - Dois objetos reais para MS-DOS, (TBrowse e Get) para desenvolvimento de telas com massas de dados e de entradas de dados respectivamente; - Teclas de acelerao (o equivalente s teclas de atalho);

Clipper
Caractersticas
Arquivos Manipulados:
.PRG = arquivos de programa-fonte .CH = arquivos-cabealho ou arquivos include .OBJ = arquivos-objeto .LIB = arquivos de bibliotecas .TMP = arquivos temporrios .PPO = arquivos do pr-processador .EXE = arquivos auto-executveis .DBF = arquivos de dados .DBT = arquivos de campo memo .NTX = arquivos de ndices .MEM = arquivos de variveis de memria .LBL = arquivos de definio de etiquetas .FRM = arquivos de definio de relatrios .FMT = arquivos de formatao .CLP = arquivos script ou lista de clippagem .LNK = arquivos de linkedio .PLL e PLT = arquivos de biblioteca pr-linkadas .OVL = arquivos de overlay .MAP = arquivos de alocao de memria

Clipper
Caractersticas
Tela de aplicativo clipper:

Clipper
Verses
Nantucket Corporation; com nome de estaes do ano, vendidas como "Dbase compilers" Nantucket Clipper Winter '84 - released May 25 1985 Nantucket Clipper Summer '85 - released 1985 Nantucket Clipper Winter '85 - released January 291986 Nantucket Clipper Autumn '86 - released October 31 1986 Nantucket Clipper Summer '87 - released December 21 1987 Nantucket Corporation; Clipper 5 Nantucket Clipper 5.00 - released 1990 Nantucket Clipper 5.01 - released April 15 1991 Nantucket Clipper 5.01 Rev.129 - released March 31 1992 Computer Associates CA-Clipper 5.01a CA-Clipper 5.20 - released February 15 1993 CA-Clipper 5.2a - released March 15 1993 CA-Clipper 5.2b - released June 25 1993 CA-Clipper 5.2c - released August 6 1993 CA-Clipper 5.2d - released March 25 1994 CA-Clipper 5.2e - released February 7 1995 CA-Clipper 5.30 - released June 26 1995 CA-Clipper 5.3a - released May 20 1996 CA-Clipper 5.3b - released May 20 1997

Clipper
Cdigo
cls use banco new do while .t. cls xcod:=0 xnome:=spac(35) xdata:=ctod('//') xcredito:=0 xresp:=spac(01) @ 11,10 say 'Codigo :' @ 11,25 get xcod pict '999' read if empty(xcod) exit endi

Clipper
Cdigo
@ 12,10 say 'Nome :' @ 13,10 say 'Dt.Nasc:' @ 14,10 say 'Credito:' @ 12,25 get xnome pict '@!S20' valid !empty(xnome) @ 13,25 get xdata pict '99/99/99' @ 14,25 get xcredito pict '@R 9,999,999.99' valid !empty(xcredito) read @ 20,10 say 'Confirma incluso dos dados ?' get xresp pict '!' valid(xresp$'SN') read if xresp='S' append blank replace codigo with xcod replace nome with xnome replace data with xdata replace credito with xcredito endi enddo close database

Clipper & VDF


Mercado
Clipper No mais usado Existem sistemas que ainda rodam em clipper Seu auge de utilizao foi na dcada de 90 Visual Dataflex No muito conhecido, porm tem um certo uso em grandes empresas O Visual Dataflex totalmente orientado a objetos

Clipper & VDF


Alunos
Paulo Alexandre Guedes Viana Alexandre Matias Viana 846441-3 846120-1

Вам также может понравиться