Вы находитесь на странице: 1из 19

BIBLIOLOGIA

REVELAO BBLICA.
PROF. FABIO JOS DA SILVA

BIBLIOLOGIA: O QUE ?

Bibliologia: o ramo da teologia que se ocupa do estudo da Sagrada Escritura como uma Revelao Divina.

BIBLIOLOGIA: O QUE ?
A Bibliologia inclui o estudo de todos os temas relacionados com a revelao escrita por Deus. Esses temas so:
A inspirao A autenticidade A confiabilidade A autoridade A inerrncia A canonicidade tanto do AT como do NT A preservao da Sagrada Escritura

BIBLIOLOGIA: O QUE ?
O Apostolo Paulo declara que: "... o que de Deus se conhecer neles se manifesta, porque Deus lhe manifestou. Porque as suas coisas invisveis, desde a criao do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que esto criadas, para que eles fiquem inescusveis; (Rm 1:19-20)

BIBLIOLOGIA: O QUE ?

O apostolo afirma que a criao um meio pelo qual Deus tem se manifestado ao homem.
Deus tem se manifestado por meio da criao (Sl 19).

CONHECIMENTO REVELADO
Todo conhecimento de Deus um conhecimento revelado, de modo que Deus quem o concede. A fonte do conhecimento referente a Deus, Seus caminhos e Sua verdade Ele mesmo. O conhecimento de Deus colocado ao alcance do ser humano por meio da prpria manifestao do prprio Deus mesmo.

DEUS SE REVELA
A palavra revelao denota a ao de destampar algo que se encontra velado ou oculto, enfim o descobrimento de algo que previamente se desconhecia. a ao de Deus ao se manifestar a Si mesmo a humanidade, de maneira tal que os seres humanos possam o conhecer e ter comunho com Ele. Mateus 16:16-17.

DEUS SE REVELA
A criao , portanto, um meio no escrito pelo qual Deus tem revelado a realidade de sua existncia, seu eterno poder, sua inteligncia, seu propsito e sua divindade. O carter finito e temporal do homem lhe impossibilita conhecer a Deus por si mesmo. Deus tem que se auto revelar para que o homem possa conhec-lo.

REVELAO GERAL OU NATURAL


Existe uma revelao geral ou natural atravs da qual Deus se deixa conhecer a toda pessoa, em todo tempo e em todo lugar; A revelao geral universal no sentido de que Deus possibilita que o conheamos de uma maneira geral a todas as pessoas, em todo tempo e em todo lugar. A revelao geral manifesta-se atravs da natureza, das experincias e da conscincia humana e da histria.

REVELAO GERAL OU NATURAL


Revelao geral ou natural: a comunicao de Deus mediante a natureza, a conscincia humana, a providencia e a preservao desta (SL 19; Rm 1:3 At 14:15-17; 17:22-34). A Revelao geral ou natural tambm torna-se evidente mediante os acontecimentos histricos. Acontecimentos tais como:
O diluvio; A torre de Babel; A destruio de Sodoma e Gomorra; O lugar da nao de Israel e os atos relacionados com esta nao so evidencias da revelao de Deus na histria.

REVELAO GERAL OU NATURAL


A Natureza A Experincia Humana A Histria Deus se manifesta nos acontecimentos histricos; Toda a histria carrega a marca da atividade de Deus, logo esta possui um carter teolgico. Atos 17:2230

Deus se revela a si Fomos Criados a Sua mesmo por meio de imagem e suas obras. semelhana; O Universo, em sua totalidade, serve ao Atravs do sentido moral, Deus se revela propsito do Criador, na conscincia dos como um veculo para seres humanos; a manifestao que Deus faz de Si mesmo. As crenas e prticas religiosas so universais; Romanos 2

No entanto este meio de revelao inadequada para a Salvao.

REVELAO ESPECIAL
Deus tem concedido ao homem uma revelao especial ou sobrenatural; Tal revelao consiste em responder as seguintes perguntas:
Quem e o que Deus? Quem e o que o homem? O que Deus tem feito pelo homem?

Deus tem se auto revelado a pessoas concretas em tempos e lugares definidos tornando possvel que tais pessoas estabeleam uma relao salvfica com Ele; (Milard J. Erickson)

REVELAO ESPECIAL
Millard J. Erikson, professor do Seminrio Batista do Sudoeste, explica a necessidade da revelao especial da seguinte forma:
Porque era necessria uma revelao especial? A resposta est no fato de que o homem havia perdido a relao favorvel que tinha com Deus antes da queda. Era necessrio que o homem chegasse a conhecer a Deus de uma maneira mais completa para que as condies para restabelecer a comunho pudessem ser cumpridas. Esse conhecimento teria que ir alm da revelao inicial que j estava disponvel para o homem, porque agora, alm da limitao natural da finitude humana, havia tambm a limitao moral da pecaminosidade humana. Agora era insuficiente simplesmente conhecer a existncia de Deus ou algo a respeito de como Ele . No estado original de inocncia o homem havia sido positivamente inclinado (ou, pelo menos, neutro) para Deus, e podia responder de maneira direta. Porm depois da queda o homem se afastou de Deus, se rebelando contra Ele. A compreenso humana de questes espirituais no somente se tornou inativa, como tambm se perdeu, e necessita ser restaurada. De modo que a situao do homem era uma questo mais complicada do que era originalmente e, por conseguinte, necessita de uma instruo mais completa.

REVELAO ESPECIAL
PARTICULAR PROGRESSIVA O desenvolvimento progressivo no contraditrio, mas complementa e suplementa o que havia sido revelado previamente. Est progredindo de uma revelao menor a uma mais completa (Hb 1:1-3). No ocorre do erro para a verdade. O Evangelho no ignora a revelao do AT, mas a cumpre levando-a a plenitude. O posterior cumpre o que vem anteriormente. VERBALIZADA OU PROPOSICIONAL

Esteve disponvel somente a algumas pessoas escolhidas, em tempos e lugares especficos; Agora est disponvel somente ao consultar as Sagradas Escrituras; especifica, Deus se revela ao seu povo, os filhos de Abrao, seja por sua descendncia natural (Gn 12:13) ou espiritual (Gl 3:16,29).

A revelao especial principalmente redentora e pessoal, porem tambm proposicional. Deus se revela pessoalmente como o Eu Sou (Ex 3:14). O ponto culminante da revelao pessoal de Deus foi em Jesus Cristo. O verbo se fez carne (Jo 1:1, 14; 14:9).

TRS ETAPAS DA REVELAO ESPECIAL


A redeno na histria, gira e culmina em torno da obra do Senhor Jesus Cristo; A fonte escrita da revelao de Deus, a Bblia.
As sagradas escrituras so os registros interpretativos do que Ele tem feito para a redeno para os seres humanos.

A obra do Espirito Santo nas vidas dos indivduos, e na vida corporativa da Igreja.
O Esprito aplica a revelao de Deus as mentes e coraes das pessoas; Como resultado, os seres humanos recebem Jesus Cristo como Senhor e Salvador, e so capacitados para seguir lhe de fielmente em uma comunidade de f.

A REVELAO ABSOLUTA EM CRISTO (HEBREUS 1:2) Em Cristo divindade;


(Cl 2:9)

habita

plenitude

da

Cristo o Verbo de Deus encarnado;


(Jo 1:1,14)

Cristo veio para revelar exaustivamente a Deus;


(1:18)

BBLIA JESUS CRISTO


MORAL NATUREZA HISTRIA

REVELAO JESUS CRISTO BBLIA SAGRADA ESPECIAL REVELAO MORAL, CONSCINCIA NATUREZA, HISTRIA GERAL

MEIOS DE REVELAO: AUTORES BBLICOS Por meio de:


Vises (Is 1:1,2; 6:1; Ez 1:3) Sonhos (Dn 7:1) xtase (At 10:9-18) Arrebatamentos Especiais (2Cor 12:1-2) Diretamente (Ex 3:1-8) Por meio de Anjos (Dn 8:15-19; Ap 22:8-9)

TODA HONRA E GLRIA AO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO

Produzido por Fabio Jos da Silva

Outros estudos no blog


PERMANECER EM JESUS www.permaneceremjesus.com.br

Вам также может понравиться