Вы находитесь на странице: 1из 30

Rejane Carolina Hoeveler Mestranda em Histria Contempornea - PPGH-UFF Novembro/2013

Quem a Comisso Trilateral?


Mega conglomerados industriais e financeiros: Goldman Sachs; British Petroleum; Volkswagen; Fiat; Fuji-Xerox, Sony; Nippon; EDF; General Motors; Tokyo-Mitsubishi; UBS Investment Bank; Standard Oil; Chase Manhattan Bank; Citigroup; Santander; Banque Industrielle et Mobilire Prive ; BMW; Allianz AG; Repsol-YPF; HSBC; Bayern; G.E.; Royal Dutch Shell; Time-Life group; ATCO Group; Chevron; Toyota; etc etc etc...

EUA
Paul Volcker, presidente do FED entre 1979 e 1987 e atual conselheiro para recuperao econmica de Barack Obama; Condoleezza Rice (que depois da Guerra ao Iraque dispensa maiores apresentaes); Henry Kissinger (principal nome da poltica externa americana desde os anos 1960, se converteu ao trilateralismo em 1975) e Joseph S. Nye, presidente do National Intelligence Council e Secretrio-assistente de Defesa, atual presidente da CT. Inmeras figuras de proa do governo Barack Obama, entre eles, o Secretrio do Tesouro; dois Secretrios de Estado; o portavoz da Cmara dos Deputados; o Secretrio de Defesa; o Comandante-em-chefe do Comando do Pacfico (a maior diviso militar do pas); o Presidente e Chefe Executivo do Federal Reserve Bank of New York; o presidente do Conselho Econmico; o Diretor de Planejamento de Polticas do Departamento de Estado e Presidente do Council on Foreign Relations (Richard Hass) alm do embaixador dos EUA na ONU e no Iraque, John Negroponte (um dos principais nomes no planejamento e execuo da invaso ao Iraque em 2003).

Europa
Jean Claude Trichet, presidente do Banco entral Europeu; o exPrimeiro Ministro italiano Mrio Monti, conselheiro da Goldman Sachs; Lucas Papademos, ex-Primeiro-Ministro da Grcia, (vicepresidente do Banco Central Europeu de 2002 a 2010 e membro da CT desde 1998); Peter Sutherland, presidente da Goldman Sachs e diretor da British Petroleum, entre outros cargos ; Michael Fuchs, diretor de uma srie de associaes empresariais na Alemanha, entre elas a Confederao dos empregadores alemes, e chefe do CDUCSU (coalizo poltica de Merkel, majoritria) no Parlamento Alemo; Jorge Braga de Macedo, ex-ministro das Finanas de Portugal; Edmond Alphandry, ex- Ministro da Economia e Finanas da Frana e presidente da Electricit de France (EDF); e Marek Belka, Primeiro-Ministro, Ministro das Finanas e Presidente do Banco Nacional da Polnia, e ainda Diretor do Departamento Europeu do FMI. So membros ainda os Primeiros-ministros da Finlndia, Romnia e Irlanda; o Presidente da Repblica da Bulgria; o Presidente do Banco Nacional da Hungria; o Presidente do Conselho de Diretores do Banco Nacional da Dinamarca; o Ministro de Estado e Diretor do Banco Nacional da Blgica; o ministro da Defesa da Noruega; o secretrio-geral da Conveno Europia e tambm membro da Cmara dos Lordes da Inglaterra; e a ministra de Assuntos Europeus e Internacionais da ustria.

sia

Representando o Pacfico e a sia, esto os presidentes das maiores corporaes japonesas e asiticas, como Fuji-Xerox, Sony e Nippon; o dono do maior grupo de mdia da Coria do Sul, o JoongAng Media Network, e ainda, o conselheiro-snior do Banco de Tokyo-Mitsubishi (o maior do Japo) e o Secretrio de Finanas das Filipinas.

Outros membros

Ao menos desde 2008 (formalmente), existem participantes da China e da ndia; e tambm com um expressivo representante do capital financeiro brasileiro, o presidente do Banco Ita, Roberto Setbal.

David Rockefeller (centro), e os chairmen (diretores) da Trilateral Commission na comemorao dos 40 anos da entidade. Berlim, maro de 2013. Da esquerda para a direita, Joseph S. Nye, Jr., Jean-Claude Trichet (presidente do Banco Central Europeu); Paul A. Volcker (atrs, esq.); Michael Fuchs (atrs, dir.); e Minoru Makihara. (Fonte: trilateral.org)

O cientista poltico uruguaio, naturalizado brasileiro, Ren Armand Dreifuss (1945-2003) foi um dos precursores do campo de estudos estratgicos no Brasil, tendo sido co-fundador do NESTUFF (Ncleo de Estudos Estratgicos), em 1986.

As elites internacionais

orgnicas

Segundo Ren Dreifuss, as elites orgnicas so agentes coletivos poltico-ideolgicos especializados no planejamento estratgico e na implementao da ao poltica de classe. (DREIFUSS, R. A Internacional Capitalista). Essas elites seriam compostas por aqueles agentes que o filsofo italiano Antonio Gramsci havia denominado, em seus Cadernos do Crcere, como intelectual orgnico- aquele que est organicamente ligado a uma determinada viso social de mundo vinculada a uma classe social.

O CFR, criado em 1921 e atuante at o presente, foi o principal centro elaborador da poltica externa dos EUA desde o mandato de F.D. Roosevelt (1933-1945), inclusive das estratgias polticas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Pgina de abertura do website do Council of Foreign Relations (CFR) www.cfr.org.

A revista Foreign Affairs


ltima edio (Nov-Dez 2013) Primeira edio (1922)

Colonel Edward M. House (esq.), ento conselheiro de segurana dos EUA, com o President Wilson, 1919.

Publicada em 1976, a obra de Laurence Shoup e William Minter sobre a histria do CFR teve grande repercusso nos EUA. Os autores reservaram um captulo ento recm-criada Comisso Trilateral.

Round Table Groups (Lord Milner e J.P. Morgan) 1911-1921

Instituto Anglo-Americano de Relaes Exteriores

Seo inglesa: Royal Institute for International Affairs (ou Chatham House) 1920-at o presente)

Seo americana: American Institute of International Affairs (1911-1913)

Century Association + Comit de Relaes Exteriores (1918-at o presente)

Council of Foreign Relations (CFR) (1921-at o presente)

Charge de 1948

Charge do CFR nos anos 1970 ironizando a clebre frase de MaoTse-Tung, O imperialismo apenas um tigre de papel. Na legenda da charge, Seja l o que for, no papel.

As crises dos anos 1970


Crise econmica: j dava sinais desde o fim dos anos 1960 uma crise de superproduo, agravada pela recuperao plena da Alemanha Ocidental e do Japo (arrasados pela Segunda Guerra); tambm uma crise monetria, que culmina no abandono unilateral do padro ouro, pelos EUA, em 1971. Crise poltica: desde a grande onda mundial de mobilizaes de 1968, os regimes polticos ocidentais estavam profundamente abalados. Crise nos EUA: derrota no Vietn; escndalo de Watergate; auge dos movimentos pelos direitos civis, feminista, pacifista, etc.

O Projeto para os anos 1980 do CFR


Procurando atualizar o planejamento estratgico diante das crises dos anos 1970, o CFR criou, em 1975-1976, um ambicioso projeto, anlogo ao War and Peace Studies, dos anos 1940, que guiou a atuao dos EUA durante e aps a Segunda Guerra Mundial. O desenrolar deste projeto coincidiu e influenciou a criao da Comisso Trilateral, que assim como o 80s project, buscava delinear a autoreforma das instituioes internacionais; muitos coordenadores do Projeto se tornaram trilateralistas.

Aps dois anos de iniciativas de Rockefeller junto a empresrios e polticos europeus e japoneses, a Trilateral Commission oficialmente fundada em setembro de 1973, ano-chave na geopoltica internacional.

Segundo Ren Dreifuss, a Trilateral era o mais ambicioso projeto de coordenao global das elites orgnicas transnacionais, uma agncia do setor mais avanado do capital que se organizava politicamente em torno de uma leitura do mundo.

(...) a Comisso Trilateral pretendia inaugurar uma nova fase de transnacionalizao, que prescindiria num grau ainda maior de certos aspectos da intermediao poltico-ideolgica e econmica dos Estados Nacionais, alicerando esse enfoque e sua prtica na coordenao e controle poltico atravs da ao privada do empresariado nacional.(DREIFUSS,
Ren Armand. A internacional capitalista.p.87.)

Pgina inicial do website da Trilateral Commission. Disponvel em ingls, francs e japons. www.trilateral.org.

Primeiro Trialogue, o boletim regular da Trilateral Commission. NY, outubro de 1973. (Fonte:
trilateral.org.)

Capa do relatrio de 1975, Crisis of Democracy, que teve grande repercusso poltica, poca. Escrito pelo cientista poltico de Harvard, Samuel Huntington, em conjunto com Michel Crozier e Joji Watanuki, o relatrio afirmava que o problema do mundo ocidental era um excesso de democracia, e que, para alcanar a estabilidade, era necessrio reduzir o poder da presso popular sobre os governos.

Segundo o relatrio Crisis of Democracy (1975), a onda democrtica que varreu o mundo aps a Segunda Guerra teria chegado ento ao seu fim pela incapacidade dos sistemas polticos em controlar fatores como aumento do nvel de sindicalizao e greves, e, agora, a democracia estaria seriamente ameaada. Por isso a grande tarefa colocada para os Estados seria uma reelaborao da democracia, mas agora sob formatos viveis ou mesmo restritos: O que est em dvida hoje no so somente as polticas econmicas e militares, mas tambm as instituies polticas herdadas do passado. Ser a democracia poltica, como ela existe hoje, uma forma vivel de governo para os pases industrializados da Europa, Amrica do Norte, e sia? Podem este pases continuarem a funcionar durante este quartel final do sculo XX com as formas de democracia poltica que eles desenvolveram durante o terceiro quartel deste sculo? (CROZIER, Michel; HUNTINGTON,
Samuel P.; WATANUKI, Joji. The crisis of democracy: report on the governability of democracies to the Trilateral Commision. New York: New York University Press, 1975)

Capa do Task-Force Report (espcie de relatrio de flego) de 2009, Comemorando 2009: o ano que mudou o mapa da Europa (e consequentemente do mundo). 1989 visto como o ano do fim do comunismo e da vitria do capitalismo.

Um dos ltimos documentos produzidos pela Trilateral Commission, visando estratgias para lidar com a crise econmica mundial de 2008. Tquio, 2009. (Fonte: trilateral.org)

Pensar as relaes internacionais com Gramsci


Alm do referido conceito de Intelectual orgnico, a partir de Gramsci possvel pensar a questo da hegemonia nas relaes internacionais, e das correlaes de foras polticas a nvel mundial. O conceito de Aparelhos privados de hegemonia ajuda a entender entidades como a Trilateral. Desde os anos 1980, pensadores de diversas reas do conhecimento tm procurado interpretar as grandes questes das R.I. a partir do legado terico de Gramsci. Destacam-se entre eles Stephen Gill e Robert Cox.

Bibliografia bsica

ASSMAN, Hugo; SANTOS, Theotnio dos; CHOMSKY, Noam (orgs.). A Trilateral nova fase do capitalismo mundial. Petrpolis: Vozes, 1979. AYERBE, Luis Fernando. EUA e Amrica Latina: a construo da hegemonia. So Paulo: UNESP, 2002. CHOMSKY, Noam. Rumo a uma nova guerra fria. Poltica externa dos EUA, do Vietn a Reagan. Rio de Janeiro: Record, 2007. COLLIER, Peter & HOROWITZ, David. The Rockefellers. An American dinasty. Bantham, 1977. DREIFUSS, Ren Armand. A internacional capitalista. Estratgias e tticas do empresariado transnacional (1918-1986). 2 edio. Rio de Janeiro: Espao e Tempo, 1987. GILL, Stephen. (org.). Gramsci, materialismo histrico e relaes internacionais. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Crcere. Volumes 3 e 5. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007. POULANTZAS, Nicos. (dir.) O Estado em crise. Rio de Janeiro: Graal, 1977. SKLAR, Holly (org.) Trilateralism: managing dependence and democracy. Boston: South and Press, 1980. SHOUP, Laurence H. & MINTER, William. Imperial Brain Trust. The Council fo Foreign Relations and the United States Foreign Policy. Monthly Review Press, 1977.

Вам также может понравиться