Вы находитесь на странице: 1из 128

Docente: Rogrio Carvalho Pesquisa: Manual de Direito Comercial Fbio Ulhoa Coelho.

Objeto do Direito Comercial: Os bens e servios que todos precisamos para viver, isto os que atendem s nossas necessidades de vesturio, alimentao, sade, educao e lazer.

Cuida do exerccio da atividade econmica organizada de fornecimento de bens ou servios denominada empresa. Estudo dos meios socialmente estruturados de superao dos conflitos de interesses envolvendo empresrios ou relacionados s empresas que exploram.

Idade Antiga: Escambo troca de mercadorias Destaque: Os Povos Fencios.

Idade Mdia: Difuso do Comrcio Organizado Destaque: Formao da Burguesia (sediada em Burgos), artesos e comerciantes europeus.

Idade Moderna: Comrcio.

Criao

do

Direito

do

Criao do Cdigo Comercial

(Frana no Sculo XIX Napoleo cria em 1808


Cdigo Comercial). Objetivo: Regular a totalidade das atividades comerciais.

TEORIA DOS ATOS DE COMRCIO: Regulava as atividades eminentemente dos comerciantes, limitando-se a atos especficos (compra e venda de mercadorias)

Influncia: Criao do Cdigo Comercial da Frana e Pases europeus. (Inclusive Brasil em 1850) Obs: Necessidade de reformas e ampliao de incidncia.

TEORIA DA EMPRESA: Surgimento na Itlia em 1942. Objetivo: Regular largamente as atividades, incluindo as prestaes de servios e ligadas a terra a se submeterem as mesmas normas aplicveis as comerciais, bancrias securitrias e industriais.

Surgimento em 1850: Influenciado pela Teoria do Comrcio. Cdigo Civil de 2002: Revogado a Primeira Parte. Decises Judiciais: Ampliao da Atuao do Cdigo Comercial, utilizando-se a Teoria da Empresa.

Empresrio o profissional exercente de atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens e servios (C.C. Art. 966).

PROFISSIONALISMO EXERCER ATIVIDADE ECONMICA EXERCER ATIVIDADE (VENDA/FABRICAO/PRESTAO DE SERVIO) ATIVIDADE ORGANIZADA

O Empresrio dever desenvolver as atividades com habitualidade, no se considera empresrio quem se dedica esporadicamente.

Ex: conhecer o produto ou o servio desenvolvido.

Seja a de produo, circulao de bens ou servios.

O empresrio dever exercer atividade que visa lucro, ou seja retorno financeiro.

A empresa atividade organizada no sentido de que nela se encontram articulados, pelo empresrio os quatro fatores de produo: Capital. Mo-de-obra. Insumos. Tecnologia.

1. 2. 3. 4.

Produo de Bens - a fabricao de produtos ou mercadorias. Toda atividade de indstria por definio empresarial. Produo de Servios Prestao de Servios.

Ex: Bancos, Seguradoras, Hospital, Escola..

A atividade de circular bens do comrcio em sua manifestao originria.

Ex: Ao buscar o bem no produtor para traz-lo ao consumidor. O empresrio compreende tanto o atacadista como o varejista, tanto o comerciante de insumos, como de mercadorias prontas para o consumo. Ex: Donos de Supermercado e lojas de roupas.

intermediar a prestao de servios.

Ex: Numa agncia de turismo a empresa transfere os servios prestados para outra empresa, que so oferecidos.

Algumas atividades no so consideradas mercantis e portanto, o Cdigo Civil de 2002 estabeleceu a distino entre tais atividades.

Obs. Desta forma, no podem requerer a Recuperao Judicial ou Falir, posto que so restritas as atividades comerciais.

Profissionais Liberais No se considera empresrio, por desenvolverem atividade intelectual.

Obs. Mdico Clnica Hospital.

Produtor Rural que no possua registro na Junta Comercial.

Obs. Em caso de Registro poder exercer a atividade considerada de empresrio.

Cooperativas Normalmente dedicam-se as mesmas atividades dos empresrios, no entanto, por fora da Lei n: 5.764/71 e nos Art. 1.093 a 1.096 do C.C., seu estudo restringi-se ao Direito Civil.

O empresrio pode ser pessoa fsica ou jurdica. No primeiro caso, denomina-se empresrio individual e no segundo, sociedade empresarial.

Quando duas ou mais pessoas, unem os esforos para a formao de uma sociedade com objetivos comuns, dizemos que existe uma sociedade empresarial.

1. 2.

3.

4.

Inicialmente a sociedade comercial difere quanto a sua estrutura. A sociedade constituda possui autonomia, ou seja, personalidade jurdica prpria. Os scios da sociedade so empreendedores, investidores e no empresrios. As regras dos empresrios no se aplicam as sociedades.

Em regra no exploram atividade economicamente importante, posto que, os negcios de maior vulto destina-se as sociedades empresariais.

O Exerccio da atividade empresarial vedada em duas hipteses:

a)

A pessoa dever ter capacidade jurdica (art. 972, 974 a 976 do C. C.) Proteo de terceiros e se manifesta em proibies ao exerccio (art. 973 C.C.)

b)

Menores

de 18 anos de idade no emancipados.

brios habituais. Viciados em txicos.

deficientes mentais.
E nos termos da legislao os ndios.

O incapaz mediante autorizao judicial poder ser empresrio individual, desde que quando da sua formao encontrava-se em perfeita sade.

Obs. Nestes casos o exerccio da empresa feito por representante legal.

Organizador da atividade empresarial, o empresrio deve contratar mo de obra, que um dos fatores de produo.

Obs. Estes empregados para efeito dos direitos e obrigaes, independentemente da natureza do vnculo contratual, so chamados prepostos.

O empresrio responder pelos atos praticados por seu preposto em relao a terceiros.

O preposto proibido de concorrer com seu preponente. Qualquer ato desleal, poder ser objetivo de perdas e danos. Quando realiza atos em desacordo com as determinaes.

O gerente e o contabilista.

O Gerente o funcionrio com funes de chefia, encarregado da organizao do trabalho num certo estabelecimento. Obs. O poder pode ser limitado ou especfico (por escrito)

O Contabilista responsvel pela escriturao dos livros do empresrio. Responde pelos atos praticados independente das perdas e danos.

A Constituio Federal, ao dispor sobre a explorao de atividade econmica, atribuiu a iniciativa privada e aos particulares o papel primordial reservado ao Estado apenas a funo supletiva.

A explorao de atividade econmica pelo Estado s possvel em hipteses excepcionais (art. 173 CF):

Segurana Nacional Relevante interesse coletivo.

A Constituio Federal estabeleceu mecanismos de ampara liberdade de competio e de iniciativa, as quais se agrupam em duas categorias:

Infraes contra a ordem pblica. Concorrncia Desleal.

As infraes contra a ordem pblica (antigamente chamada de abuso de poder econmico), esto definidas na Lei n.: 8.884/94 (LIOE). Estas infraes especificadamente esto previstas nos Artigos 20 e 21 (LIOE)

Configuram infraes contra a ordem econmica as praticas que visem a limitar ou falsear a livre concorrncia ou livre iniciativa, dominar o mercado de bens e servios ou aumentar exageradamente os lucros.

Ex. Cartel para marcao de preos.

uma autarquia federal, vinculada ao Ministrio da Justia, que tem o objetivo de realizar apuraes e averiguaes preliminares e a instruo do processo administrativo.

Multa. Publicao pela imprensa da condenao. Proibio de contratar com o Poder Pblico. Proibio

de contratar com Instituies

financeiras. Inscrio no Cadastro Nacional de Defesa do Consumidor. Negativa de parcelamento de Tributos ou cancelamento de incentivos fiscais.

As

decises do conselho so ttulos executivos extrajudiciais e comportam execuo especfica quando impe obrigao de fazer ou no fazer, podendo inclusive o Juiz decretar a interveno da empresa.

A expresso concorrncia desleal, por sua vez, feita em dois nveis de Direito. Lei Penal > publicar afirmao falsa em detrimento do concorrente, dar dinheiro a empregado do concorrente para tirar vantagens. (Lei n.: 9.279/96 LPI) (Patentes e invenes)

Ex. Fiat x Kia ; VW x GM

Na Lei Civil > A expresso concorrncia desleal pode ter fundamento contratual ou extracontratual

Descumprimento contratual x Danos. Acordos extracontratuais descumpridos.

Ex. Venda de negcio para posterior abertura de concorrncia . (prazo 5 anos)

Falidos no-reabilitados > O empresrio que teve sua quebra decretada judicialmente s poder retornar a exercer a atividade empresarial aps a reabilitao tambm decretada pelo Juiz.

Crime falimentar > O empresrio que for condenado a crime falimentar por ato fraudulento. Condenado a pratica de crime que vede o acesso a atividade empresarial.
Leiloeiro no pode exercer atividade empresarial.

Servidor Pblico > quando o Estatuto define a proibio. Transporte areo > somente pessoas jurdicas brasileiras. Devedores do INSS. (Lei N.: 8.212/91)

Complexo de bens reunidos pelo empresrio para o desenvolvimento de sua atividade econmica o estabelecimento empresarial.

O Estabelecimento empresarial a reunio dos bens necessrios ao desenvolvimento da atividade econmica.

Criado para garantir a proteo dos bens da empresa, bem como, a atividade que exerce, foi efetivado com o intuito de garantir o retorno financeiro em caso de desapropriao ou perda do local do estabelecimento.

Corpreos: Mercadorias, Instalaes, equipamentos, utenslios etc.. Incorpreos: ponto etc.. Marca, Patentes, direitos,

O estabelecimento empresarial, por integrar o patrimnio do empresrio, tambm garantia dos seus credores. Por esta razo, a alienao dos bens est sujeita a condies legais.

O Contrato de Alienao deve ser feito por escrito e arquivado na Junta Comercial, bem como, publicado no Dirio Oficial.
Obs. O empresrio dever notificar seus credores, os quais tero o prazo preclusivo de 30 dias para impugnao. Obs. Caso no seja realizada a comunicao qualquer credor pode solicitar a falncia.

Ao adquirir o estabelecimento, o mesmo ser responsvel por eventuais dvidas vincendas e vencidas.

Obs. O alienante responder pelas dividas vencidas at 1 (um) ano aps a venda.

Est protegido o empregado em caso de mudana de proprietrio respondendo quem vendeu de forma solidria. Art. 133 CTN Ambos respondem, sendo quem vende de forma subsidiria.

Obs. O adquirente no responde em caso de lance dado em Leilo Judicial, promovido em processo de Falncia ou Recuperao Judicial.

1.

2. 3.

Ser empresrio desenvolver atividade mercantil (exceto profissionais liberais e empresas civis). Locao por um perodo mnimo de 5 (cinco) anos. O empresrio deve explorar a mesma atividade por 3 (trs) anos.

Obs. Nestas condies ter direito renovatria compulsria da locao.

1.

2. 3. 4. 5.

Insuficincia da proposta de renovao apresentada pelo locatrio (valor digno do aluguel). Proposta melhor de terceiro. Reforma substancial da Estrutura do Imvel. Uso prprio. Transferncia do estabelecimento existente h 1 ano e

1.

Comrcio Eletrnico.

1.

Shopping Center. Apenas para conhecimento>

Antes de vigorar o Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n: 8.078/90), as relaes dos consumidores eram reguladas pelo Direito Comercial e Direito Civil.

As

relaes mercantilistas Direito Comercial. As relaes dos negcios jurdicos (contratos) - Direito Civil

FORNECEDOR: a pessoa que desenvolve atividade de oferecimento de bens ou servios ao mercado. CONSUMIDOR: a pessoa que adquirir ou utiliza os bens e servios com destinatrio final.

Para a ocorrncia de relao de consumo o comprador dever exercer de forma individual, ou seja, para fins de consumo. A compra e venda destinada a intermedirios no se caracteriza relao de consumo, utilizando-se assim, o Cdigo Civil e no do Consumidor.

O Cdigo de Defesa do Consumidor estabelece 3 definies: fornecimento perigoso, defeituoso ou viciado.

Os produtos devero conter especificaes de utilizao, uso, manuteno para que se evite acidentes ou danos irreparveis ao produto ou a sade do consumidor.

Obs. Eventuais defeitos e formas de correo, Voltagem etc..

aquele em que o produto ou servio apresenta alguma impropriedade danosa ao consumidor.

Obs. Erro de fabricao. Obs. A responsabilidade independe de culpa. objetiva

A prova de que no houve fornecimento (produto separado e furtado). Inexistncia do Defeito outros fatores determinantes: caso fortuito e fora maior. Culpa exclusiva do consumidor ou de terceiros. Ligar em 220W produto 110W

Obs. O prazo de 5 anos para a responsabilizao do fornecedor.

aquele em que o produto ou servio apresenta propriedade incua, ou seja, da qual no decorre dano irreparvel ao consumidor.

Ex. Carro comprado com sistema de freio com falha, detectvel pelo consumidor. Obs. Caso no detectvel o fornecimento defeituoso.

a.

b. c.

Desfazimento do negcio com a devoluo do dinheiro j pago corrigido (Ao Redibitria). Reduo proporcional ao preo (Ao Estimatria). Eliminao do vcio se necessrio com a substituio do produto ou a reexecuo do servio.

30 dias - Vcio de fornecimento (produtos e servios no durveis). 90 dias Vcio de fornecimento (produtos e servios durveis).

Obs. O prazo inicia com a com a entrega do produto ou trmino da execuo do servio.

Pessoa Jurdica de Direito Pblico > Unio, Estados, Municpios, o Distrito Federal, os Territrios e Autarquias. Pessoa Jurdica de Direito Privado> Compreende as demais empresas.

Pessoas Jurdicas de Direito Pblico > Gozam de uma posio privilegiada em razo da supremacia dos interesses que o direito encarregou-se de tutelar. Pessoas Jurdicas de Direito Privado > Encontram-se presentes a isonomia, inexistindo qualquer diferenciao.

A Sociedade Empresria, como uma pessoa jurdica, sujeito de direito personalizado e poder por isso, praticar todo e qualquer ato ou negcio jurdico em relao a qual inexista proibio expressa.

Titularidade negocial > realizar contratos, compra e venda de bens e matria-prima. Titularidade Processual > Tem capacidade para ser parte em processo judicial, ativa e passiva. Responsabilidade Patrimonial > Tem capacidade de aquisio e venda de bens.

Quanto a responsabilidade dos scios pelas obrigaes sociais. Quanto ao dissoluo. regime de constituio e

Quanto as condies para alienao da participao societria.

Em regra os scios respondero de forma subsidiria, caso haja comprovao de m administrao ou fraude comprovada.

a)

Sociedade Ilimitada > Os scios respondem ilimitadamente pelas obrigaes sociais. Sociedade Mista > Alguns possuem responsabilidade limitada e outros ilimitadas. Sendo desta categoria as seguintes sociedades: Em Comandita simples (C/S) : O scio comanditado responde ilimitadamente e o comanditrio limitadamente.

b)

SOCIEDADE COMANDITA POR AES (C/A).

Os scios diretores respondem ilimitadamente pelas obrigaes sociais e os demais acionistas respondem limitadamente.

c) Sociedade Limitada > todos os scios respondem de forma limitada pelas obrigaes sociais. So desta categoria: Sociedade Limitada (LTDA) e a annima (S/A)

a) b)

Sociedade Contratual. Sociedade Institucional.

So formadas por atos constitutivos e regulamentar o contrato social. No h causa majoritria para dissoluo, somente por morte ou expulso do scio.

Ex.: Sociedade em nome coletivo (N/C), Sociedade em comandita simples (C/S) e, Sociedade LTDA.

So as sociedades cujo ato de regulamento o estatuto social. Essas sociedades podem ser dissolvidas por vontade da maioria.

Outras causas: Interveno e Liquidao extrajudicial. Ex. : Sociedade Annima (S/A) e Comandita por Aes (C/A)

a)

b)

Sociedade de pessoas > Os scios tem direito de vetar o ingresso de estranhos no quadro societrio. Sociedade de capital > Os scios respeitam o princpio da livre circulabilidade da participao societria.

Obs. Na Sociedade composta exclusivamente por pessoas, as cotas so impenhorveis por dvidas pessoal.

Obs. Nas sociedades por pessoas, a morte de um dos scios causa a dissoluo parcial. Obs. Nas sociedades de capital pode haver penhora de dvida dos scios e no existe dissoluo parcial.

a)

RESTRIES: Ilegitimidade ativa para pedido de falncia e recuperao judicial. Ineficcia probatria dos livros comerciais.

b)

a) b)

O scio responde de forma ilimitada pelas obrigaes contradas. Possuindo mais de um scios, os representantes respondero de forma ilimitada e os demais subsidiariamente.

a) b) c) d)

levada a efeito quando constatada: Fraude na administrao da empresa. Confuso patrimonial. Locupletamento de um scio em detrimento dos demais. Desvio da finalidade social da empresa.

Os scios celebram o contrato social com vistas a explorao, em conjunto de determinada atividade comercial, unindo seus esforos para a obteno de lucros.

a)

Agente Capaz, objeto possvel e lcito (Art. 104 do C.C.);

Obs. O menor devidamente representado ou assistido pode constituir empresa limitada, desde que no administre e o capital social esteja totalmente integralizado.

b) Todos os scios devem contribuir para a formao do capital social e todos os scios participaro dos resultados, positivos ou negativos. (Art. 981 C.C.)

a) b) c) d) e) f) g)

Qualificao dos scios; Objeto social; Nome empresarial; Sede; Prazo de durao; Capital social; Nomeao do administrador.

a) b)

Sociedade Coletiva > Unanimidade para alterao contratual. Sociedade Limitada > Pode-se alterar o capital social com trs quartos do capital social, os minoritrios devero aceitar as alteraes.

So tipos societrios em quase desuso no ordenamento brasileiro, so elas: Sociedade em nome coletivo (N/C). Sociedade em comandita simples (C/S). Sociedade em conta de participao (C/P)

a) b) c)

a) b)

c)

Sociedade constitudo por pessoas, tendo suas cotas impenhorveis. Art. 1.033 C.C. B. Adotam firma na composio do respectivo nome empresarial, o que significa que esta tambm ser a assinatura apropriada para a prtica de ato jurdico. Somente o nome civil do scio de responsabilidade ilimitada poder fazer parte da firma.

d) Somente o scio com responsabilidade ilimitada pode administrar a sociedade. e) Somente pessoa fsica pode ser scia com responsabilidade ilimitada. Obs. As pessoas jurdicas no podem integrar a sociedade em nome coletivo e comandita simples.

o tipo de sociedade que todos respondem de forma ilimitada pelas obrigaes sociais. Todos devem ser pessoas naturais. Art. 1.039 a Art. 1.034 do C.C. OBS. Em caso de falecimento, ser realizada a liquidao das cotas (se no houver clusula contratual / sucesso)

a sociedade em que um ou alguns dos scios denominados comanditados, tem responsabilidade ilimitadas pelas obrigaes sociais e outros scios comanditrios respondem de forma limitada por estas obrigaes. obs. Os scios comanditrios podem ser pessoas fisicas ou jurdicas.

a) b)

c) d) e)

No podem administrar a sociedade. No podero agir em nome da empresa, apenas em casos especiais, quando houver procurao especfica. Participam nos lucros da empresa, conforme suas cotas. Podem fiscalizar a administrao. Em caso de falecimento, ser passada aos sucessores.

A sociedade em conta de participao disciplina pelos arts. 991 a 996 do C.C. possui caractersticas excepcionalmente prprias, no cenrio das sociedades do direito brasileiro, seja pela despersonalizao, seja pelo seu carter de sociedade secreta.

Nestas sociedades compostas por mais de duas pessoas, poder ficar explcito 1 ou 2 scios e o restante em posio oculta. (scio participante). Os scios ostensivo (explicito) responde ilimitadamente pelas obrigaes sociais, enquanto os ocultos respondem apenas perante os explcitos e da forma que for contratado.

Os credores no podem demandar contra os scios ocultos, apenas contra os ostensivos. Os scios participantes no podem demandar contra os devedores da sociedade, somente os scios ostensivos. A sociedade alm de despersonalizada, tambm secreta, ou seja, o contrato entre os scios, que deu origem a conjugao de esforos, no podem ser registrados no registro das empresas.

O Registro poder ser realizado no cartrio de ttulos e documentos. No poder usar nome empresarial.

Obs. Teve seu declnio no perodo de 1986, quando por fora de Lei, passou a ser tributada pelo Imposto de Renda, tornandose invivel.

A Sociedade Limitada o tipo societrio de maior presena na economia brasileira, introduzido no nosso direito em 1919.

A sociedade limita as responsabilidades aos valores integralizados. A sociedade e eminentemente contratual. disciplina pelos Arts. 1.052 1.087 do C. C.

Obs. Em caso de omisso legal, utiliza-se Art. 1.053 C.C.

Em caso de omisso poder usar a legislao das sociedades simples > Arts. 997 1.032 do C. C. sempre que a matria no estiver disciplinada nos arts. 1.052 1.087 do C.C. ENTRETATO, poder usar de forma supletiva a Lei das Sociedades Annimas (LSA).

A responsabilidade limita-se aos valores total do capital social e no dos integralizados. Ex. Parcelamento dos valores a serem integralizados, ou seja, admite 50% e 50% depois. Ex. os scios respondem de forma solidria pela integralizao do capital social.

a)

b)

Os scios que deliberarem contrria a Lei ou ao contrato social respondero ilimitadamente. Sociedade marital, isto composta exclusivamente por marido e mulher.

Obs. Existe vedao se o regime de casado for de comunho universal, ou separao obrigatria.

c) Demandas na Justia do Trabalho, pela hipossuficincia do empregado. d) Fraude credores valendo-se do expediente da separao patrimonial. e) Dbitos junto a Seguridade Social (INSS), em razo do disposto no Art. 13 da Lei 8.620/93.

a) b) c) d) e) f)

Designao e destituio de administradores. Remunerao dos administradores. Votao das contas anuais dos administradores. Modificao do contrato social. Operaes societrias, dissoluo e liquidao. Expulso de scio minoritrio.

a)

b) c) d)

Ser publicada pelo menos 3 vezes na imprensa oficial e nos jornais de grande circulao. O prazo ser de no mnimo 8 dias anteriores. Ser vlida a assemblia com pelo menos do nmero de scios. Ser obrigatria a assemblia pelo menos 1 a cada ano.

A assemblia poder ser substituda por documento deliberativo assinado por todos os scios. Tal documento dever ser arquivado na junta comercial.

Obs. Quando se trata de microempresa ou empresa de pequeno porte desnecessria a assemblia.

A administrao da sociedade poder ser feita por um ou mais pessoas, scias ou no, designadas no contrato social ou em ato separado. Caso o administrador no for scio tem que se encontrar expresso no contrato social a sua possibilidade.

O prazo poder indeterminado.

ser

determinado

ou

Dever ser definido os poderes e registrados na junta comercial, sob pena do administrador responder solidariamente e ilimitadamente pelos atos praticados sem a devida autorizao.

SO DUAS AS SOCIEDADES POR AES A SABER: Sociedade Annima > Sujeita-se a Lei n6.404 de 1976 (LSA). Sociedade em Comandita por Aes > Sujeita-se as regras dos Arts. 1.090 1092 do C.C.

a)

b)

formada por Capital, ou seja, os ttulos representativos podero ser negociados livremente. Nenhum acionista pode impedir. Obs. As Aes dos acionistas podem ser penhoradas em caso de execuo. Obs. Os acionistas respondem at o limite do preo de emisso das aes que subscrever

a)

b) c) d)

Valor Nominal > resulta da diviso do valor do capital pelo nmero de aes o valor nominal. Valor patrimonial > resulta da diviso do capital social liquido pelo nmero de aes. Valor da negociao > o preo que acionista consegue obter na negociao. Valor econmico > calculado baseado em laudos de avaliadores do mercado.

e) Preo da Emisso > o preo por quem subscreve a ao vista ou parceladamente. Obs. O preo da emisso fixado pelos fundadores quando da constituio da companhia. Obs. A sociedade annima sempre empresria, mesmo que a sua atividade econmica seja civil.

A denominao obrigatoriamente constar referncia ao tipo societrio, pelas expresses: a) Sociedade annima (S/A) b) Companhia (Cia)

Obs. Cia pode ser usado no incio ou no meio do nome. (art. 1.1160 do C.C.)

Para a regularizao das sociedades annimas, existem as seguintes etapas: Requisitos preliminares. Modalidade de constituio. Providncias complementares.

a) b) c)

a) b) c) d)

Subscrio de todo o capital social por pelo menos duas pessoas. Realizao com entrada de no mnimo 10% do preo da emisso das aes em dinheiro. Depsito das entradas em dinheiro no Banco do Brasil ou Banco oficial. Requerer o seu registro na CVM Comisso de valores mobilirios.

So ttulos de investimentos que a sociedade annima emite para a obteno de recursos de que necessita. Assim como tambm poder emitir: a) Debntures. b) Partes beneficirias. c) Bnus de subscrio. d) Nota promissria.

So os valores mobilirios representativos de unidade de capital social de uma sociedade annima que conferem aos seus titulares um complexo de direito e deveres.

a)

b)

c)

Ordinrias > Conferem aos seus titulares os direitos que a Lei reserva ao acionista comum. Preferenciais > Conferem aos seus titulares prioridades na distribuio dos dividendos ou no reembolso de capital. De fruio > So atribudos aos acionistas cujas aes foram totalmente amortizadas.

O Capital Social de uma sociedade annima, como ocorre em relao as demais sociedades comerciais, pode ser intregralizada pelo acionista em dinheiro, bens ou crdito.

So os rgos indispensveis para a formao da companhia, so eles:


a) b) c) d)

Assemblia geral. Conselho de Administrao. Diretoria. Conselho fiscal.

o rgo deliberador, ou seja, possui a funo de reunir os acionistas com o objetivo de aprovar ou desaprovar projetos.

Obs. Prescreve em 2 anos a ao para anulao de deliberaes em assemblia geral, em virtude de vcio de convocao ou instalao.

o rgo em regra facultativo. Trata-se de colegiado deliberativo com o objetivo de sugestes e implantao de mudanas administrativas e funcionais da sociedade.

Obs. Prazo do Conselho 3 anos.

o rgo de representao legal da companhia e de execuo das deliberaes da assemblia geral e do conselho de administrao.

o rgo de existncia obrigatria, mas de funcionamento facultativo, composto de no mnimo trs e no mximo 5 membros, acionistas ou no.

O Administrador no responsvel pelas obrigaes assumidas pela companhia por ato regular de gesto, mas responder por ato ilcito seu, pelos prejuzos que causar, com culpa ou dolo.

A Sociedade Annima se extingue pelo encerramento da liquidao que se segue a dissoluo, ou pela incorporao, fuso e ciso de todo o patrimnio em outra sociedade.

Transformao > a operao de mudana de tipo societrio. Ex. sociedade limitada. Incorporao > a operao pela qual uma sociedade absorve outra outras, as quais deixam de existir. Fuso > consiste na operao de unio de uma ou mais sociedades para formar uma nova. Ciso > a transferncia de parcelas do patrimnio social para uma ou mais sociedades.

OBRIGADO E BOM INICIO DE SEMANA!!!

Вам также может понравиться