Вы находитесь на странице: 1из 36

PERCEPO E SISTEMATIZAO DE TENDNCIAS

Movimento

social, espontneo ou induzido que aglutina um nmero significativo de pessoas em torno de um comportamento ou situao. um movimento dinmico, um fenmeno que se processa na medida em que h deslocamento de uma situao qualquer.

REALIDADE HISTRICA

TENDNCIA

Fatores

determinantes: Inconsciente coletivo, Condicionantes histricos, Induo de um fator externo especfico e identificvel (leis, campanhas publicitrias, comportamento de pessoas famosas)

As mudanas de comportamento ou caractersticas devem ocorrer num grupo significativo de pessoas, levando em considerao o universo analisado. 100 pessoas no Brasil que se comportam de uma determinada maneira no configuram uma tendncia. Mas 100 pessoas num grupo de mil, sim.

se configurar uma tendncia, necessrio transcurso de tempo, de modo que tais mudanas sejam constatadas.

Para

Se

durante um ms, um grupo de jovens, copiar um penteado lanado numa novela. Isso no uma tendncia, um modismo.
O

modismo passageiro.

Quando, por exemplo, um msico

estrangeiro vem ao Brasil, e com isso crescem as vendas dos seus discos. Isso no uma tendncia, mas um evento.

palavra tendncia significa, tender para, o que sugere movimento, transcurso de tempo, mudanas e idia de futuro. Uma tendncia um indcio importante sobre o surgimento de novas oportunidades de negcios.

O lugar da tendncia - O novo e a novidade

Para entender o estudo de tendncias em design preciso compreender a relao entre pessoas e coisas.

A aparncia das coisas , no sentido mais amplo, uma consequncia das condies de sua produo (Forty, 2007)

Tendncias em design no existem desde sempre!


O termo associado ao campo somente no sculo XX.

O termo tem ampla aplicao em outras reas como psicologia, economia, educao, porm mantendo o sentido propenso.

ten.dn.cia: s. f. 1. Disposio natural e instintiva; pendor, propenso, inclinao, vocao. 2. Fora que determina o movimento de um objeto. 3. Meteor. ndice da presso atmosfrica vlido para trs horas subseqentes observao. (Michaelis)

tendncia, do latim tendere, nunca pretendeu estar na moda!

A ideia de um novo que precisa ser aceito como um passo para evoluo surge com o pensamento cartesiano, uma nova forma de pensar e produzir. Com a mecanizao e o aumento da oferta e da demanda, o termo novo passa a ser cada vez mais associado uma ideia de ao positiva e de futuro. Associar-se ao novo era fazer parte do progresso, inevitvel!

[...] O progresso pode ser uma experincia dolorosa e perturbadora [...] nos obriga a ajustar-nos ao novo, nossa tendncia resistir. (Forty, 2007)

E, segundo Forty, cada inovao trar consigo uma srie de outras mudanas, e nem todas so desejadas por grande parte das pessoas.

Abordagem arcaica, supressiva e utpica

1923

1930

1931

Na lgica industrial, um produto bem sucedido quando consegue superar a barreira de resistncia inicial e ser aceito (consumido) por um grande grupo de pessoas. So feitas, ento, uma srie de tentativas...

At que o objeto seja aceito e se torne amigvel,

Ser amigvel mais do que ser simplesmente bonito, preciso ser reconhecvel, possuir caractersticas que minimizem o sentimento de estranho. Algum elemento do objeto novo precisa fazer parte dos nossos registros anteriores.

novo no.vo adj (lat novu) 1 Que existe h pouco tempo; moo. 2 Que tem pouco uso. 3 Nascente, incipiente. 4 Recm-chegado; recente num cargo ou localidade. 5 Outro: Publicou novo livro. 6Repetido, renovado. 7 Estranho, ignorado. 8 Visto pela primeira vez. 9 Original. 10 Ainda no devassado, no trilhado; ainda no encetado, no estreado. 11 Cujo carter mudou: Pedro hoje um novo homem. 12 Feito pela primeira vez; acabado de fazer; em primeira mo. 13 Emendado, reformado, regenerado.14 Inexperto, inexperiente, novel. sm [...].

Mas o que o novo?

Contudo, na lgica do progresso e do capital o novo representa o futuro, portanto objetivo inatingvel, pois uma busca constante. Essa lgica que orienta a produo industrial, acaba por impulsionar a diferenciao dos objetos, facilitando a manuteno da demanda.

O uso no design de moda do termo tendncia comea com a chegada da lgica industrial ao sistema produtivo. Tudo comea com o noo de que o novo o bom!.

Os novos objetos, com o tempo, iniciaram um processo de diferenciao, que pode ter origens distintas: ajustes tcnicos, processuais, estticos, entre outros. Mas que no altera sua funo base, na grande maioria dos casos. Cada item diferente no objeto era apresentado como uma novidade, no sentido de renovao, de lanamento.

A novidade ganha um movimento constante e veloz. O que entendido como novo nos objetos aps os ajustes pelo consumidor leigo aos processos produtivos e funcionais, apenas o que pode ser percebido visualmente.

E quanto menor o tempo de vida til programado para um produto, maior a necessidade de diferenci-lo, de renov-lo, de inov-lo, tornando-o uma novidade constante! At que substitudo por algo que rompe o clico atual e cria um novo ciclo, algo tambm chamado de inovador.

Assim, inovar ou criar o novo passa a ser diferente de fazer novidades e ornamentar.

Inovar Novo Funo Processos

Diferenciar Novidade ornamentao aparncia

Design

E as tendncias?

Diferenciar Novidade ornamentao aparncia

As inovaes, entendidas como novidade so divulgadas pelas exposies que apresentavam o que estava por vir.

Porm, quando os ciclos de vida do produto e ritmos ficam mais acelerados, tornando a ideia do que est por vir no em um amanh, mas um quase hoje, Tendncia deixa de ser uma possibilidade e ganha status de certeza. A mdia e a Moda so fundamentais na consolidao desse entendimento.

No Brasil, o termo est associado a febres de consumo, o que consolida o entendimento do termo como uma ornamentao de uso temporrio. Mas, ser que do mesmo modo como se luta pelo entendimento do termo design, tambm no devemos retomar o significado da palavra tendncia ao invs de ban-la?

Tendncia algo que podemos encontrar manifestada na sociedade, podemos afirmar que um fruto social, como tal pode ser analisado por diferentes disciplinas, e que se expressa por meio do consumo de bens e servios.

Tendncia ... A identificao de prticas emergentes em grupos sociais, orientados por forte carga ideolgica que determina suas aquisies de bens e suas relaes com os objetos.

Cenrios, estudos prospectivos, anlise do futuro, todos traam e identificam tendncia...

No geral, dividem-se em Macrotncia, Fad e a Tendncia. Cada nome est associado a um tipo de manifestao encontrada na sociedade que se reflete de modo diverso na cultura material, do futuro breve ou distante.

Resumindo, o estudo de tendncias uma tcnica de pesquisa para a leitura de um grupo que pode vir a formar um novo mercado.

Вам также может понравиться