Вы находитесь на странице: 1из 76

A ORGANIZAO CELULAR DAS PLANTAS VASCULARES

PROFA.MSC. MARIA TEREZA FARIA

Forma e Funo em Plantas Vasculares

Como um embrio se transforma em uma planta inteira?

Como rvores podem viver tanto?


Pinus longaeva bristlecone pine
California -EUA

Matusalm 4789 - anos

Pinus longaeva bristlecone pine


California -EUA

Adansonia digitata baob Madagascar

QUE MANEIRO!! !!!

Estrutura geral

( do grego, merizein = repartir, dividir-se ).

MERISTEMAS

Tecido no diferenciado, originado das clulas embrinicas e responsvel pela formao de novas clulas por diviso celular e que iro se diferenciar em tecidos maduros no corpo primrio da planta.

TECIDOS PERPETUAMENTE JOVENS E EMBRIONRIOS

DIFERENCIAO

Processo pelo qual uma clula relativamente no especializada sofre transformao progressiva numa clula mais especializada.

ESPECIALIZAO

Algumas clulas se diferenciam mais das clulas meristemticas (clulas iniciais) do que outras desempenhando funes particulares.

DIFERENCIAO + ESPECIALIZAO = OS SISTEMAS DE TECIDOS


Os sistemas de tecidos so trs: (1) o sistema de tecido fundamental ou de sustentao -parnquima, colnquima e esclernquima. (2) o sistema de tecido vascular xilema 1 e floema 1. (3) o sistema de tecidos de revestimento epiderme ; periderme

PARNQUIMA,COLNQUIMA E ESCLERNQUIMA

Parnquima Grego para (ao lado de) enchein (vazar, derramar) esparramado ao lado de

PARNQUIMA

As caractersticas apresentadas pelas clulas parenquimticas levou os pesquisadores a acreditarem que o parnquima seja o tecido mais primitivo dos vegetais. A origem parnquima, ou seja, de grupos de clulas ligadas por meio de plasmodesmas, parece ter surgido pela primeira vez nas algas Charophyceae. Os fsseis de plantas terrestres primitivas mostram que estes vegetais j apresentavam o corpo formado por parnquima e que este tecido j apresentava as caracterstica do parnquima encontrado nos musgos e nas hepticas atuais.

PARNQUIMA

Acredita-se que durante a evoluo o parnquima foi sofrendo modificaes, dando origem aos diferentes tecidos que constituem o corpo do vegetal, se especializando para atender diferentes funes..

PARNQUIMA

O parnquima o principal representante do sistema fundamental de tecidos, sendo encontrado em todos os rgos da planta, formando um contnuo por todo o corpo vegetal:
1. Crtex e medula de razes e caules

2. Pecolo

Lavoisiera sp. pice vegetativo, notando-se que a folha continuidade do caule. As setas indicam que o crtex do caule (Fig. 2) corresponde ao crtex da nervura mediana da futura folha (Fig. 4).

Pecolos de Thumbergia (Fig. 15 19) e Crysanthemum sp. (Fig. 20), notando-se o parnquima medular (M) em contato com o cortical (Co), Pr = periciclo

3. Mesfilo de folhas

PARNQUIMA

O parnquima pode existir ainda, como clulas isoladas ou em grupos, fazendo parte do xilema do floema e da periderme. Assim, o parnquima pode ter origem diversa, a partir do meristema fundamental do pice do caule e da raiz, dos meristemas marginais das folhas e, nos rgos que apresentam crescimento secundrio, podem originar-se do cmbio vascular e do felognio.

PARNQUIMA

Caractersticas do Tecido
As clulas parenquimticas, geralmente, apresentam paredes primrias delgadas, cujos principais componentes so a celulose, hemicelulose e as substncias pcticas. Essas paredes apresentam os campos primrios de pontoao atravessados por plasmodesmas, atravs dos quais o protoplasma de clulas vizinhas se comunicam.

PARNQUIMA

Algumas clulas parenquimticas podem apresentar paredes bastante espessadas, como se observa, no parnquima de reserva de muitas sementes como, por exemplo, no caqui (Diospyros virginiana) e no caf (Coffea arabica). Nestes tecidos de reserva, a hemicelulose da parede a substncia de reserva, que ser utilizada pelo vegetal durante a germinao da semente e desenvolvimento inicial da plntula.

Endosperma de Diospyrus. Parnquima de reserva com paredes celulares primrias espessas - as setas amarelas indicam a parede primria.

PARNQUIMA

As clulas parenquimticas geralmente so vivas e apresentam vacolos bem desenvolvidos. Essas clulas so descritas como isodiamtricas entretanto, sua forma pode variar. Quando isoladas so mais ou menos esfricas, mas adquirem uma forma definida por ao das vrias foras, ao se agruparem para formar um tecido.

PARNQUIMA

O contedo dessas clulas varia de acordo com as atividades desempenhadas, assim podem apresentar numerosos cloroplastos, amiloplastos, substncias fenlicas, etc. Como so clulas vivas e nucleadas, podem reassumir caractersticas meristemticas, voltando a apresentar divises celulares quando estimuladas. A cicatrizao de leses, regenerao, formao de razes e caules adventcios e a unio de enxertos, so possveis devido ao reestabelecimento da atividade meristemtica das clulas do parnquima.

As clulas parenquimticas podem ser consideradas simples em sua morfologia mas, devido presena de protoplasma vivo, so bastante complexas fisiologicamente.

PARNQUIMA

No parnquima comum a presena de espaos intercelulares formados pelo afastamento das clulas, espaos esquizgenos. O tamanho e a quantidade desses espaos varia de acordo com a funo do tecido.

PARNQUIMA - TIPOS DE PARNQUIMA


Cortical e Medular: encontrado respectivamente no crtex e na medula de caules e razes.

Fundamental ou de Preenchimento: encontrado no crtex e medula do caule e no crtex da raiz. Apresenta clulas, aproximadamente, isodiamtricas, vacuoladas, com pequenos espaos intercelulares

PARNQUIMA - TIPOS DE PARNQUIMA


Parnquima Clorofiliano ou Clornquima: o corre nos rgos areos dos vegetais, principalmente, nas folhas. Suas clulas apresentam paredes primrias delgadas, numerosos cloroplastos e so intensamente vacuoladas. O tecido est envolvido com a fotossntese, convertendo energia luminosa em energia qumica, armazenando-a sob a forma de carboidratos.

PARNQUIMA - TIPOS DE PARNQUIMA

Parnquima Clorofiliano ou Clornquima: Parnquima palidico - encontrado principalmente no mesofilo e constitudo de um ou mais estratos celulares, com grande quantidade de cloroplastdios e poucos espaos intercelulares. Parnquima esponjoso ou lacunoso formato irregular, com projees laterais, delimitando espaos intercelulares. Algumas clulas se conectam as clulas do parnquima palidico, neste caso, com formato diferenciado ( clulas coletoras, seu formato pode constituir caracterstica de valor taxonmico).

PARNQUIMA - TIPOS DE PARNQUIMA

Parnquima regular- clulas de formato pouco varivel, normalmente arredondadas; o conjunto celular tem aspecto homogneo. Parnquima plicado- possui reentrncias, assemelhando-se a dobras, pregueado. encontrado em plantas com rea foliar ou mesofilo reduzido, como nas acculas de Pnus, e tem como funo aumentar a rea da clula. Parnquima braciforme apresentam grandes projees laterais que formam braos que conectam clulas adjacentes, delimitando lacunas.

PARNQUIMA - TIPOS DE PARNQUIMA

Reserva: o parnquima pode atuar como tecido de reserva, armazenando diferentes substncias ergsticas, como por exemplo, amido, protenas, leos, etc., resultantes do metabolismo celular. So bons exemplos de parnquimas de reserva, o parnquima cortical e medular dos rgos tuberosos e o endosperma das sementes

parnquima de reserva da raiz de cenoura ( Daucus

carota

).

Observao ao microscpio ptico de clulas do parnquima amilceo da batata no coradas (A) e coradas com soluto de Lugol (B).

PARNQUIMA - TIPOS DE PARNQUIMA


Caule

Aernquima: as angiospermas aquticas e aquelas que vivem em solos encharcados, desenvolvem parnquima com grandes espaos intercelulares, o aernquima, que pode ser encontrado no mesofilo, pecolo, caule e nas razes dessas plantas.

de Nymphoides sp. (Menyanthaceae), com aernquima de amplas lacunas e astroescleredes.

O aernquima promove a aerao nas plantas aquticas, alm de conferir-lhes leveza para a sua flutuao.

PARNQUIMA - TIPOS DE PARNQUIMA


Aqfero: as plantas suculentas de regies ridas, como certas cactceas, euforbiceas e bromeliceas possuem clulas parenquimticas que acumulam grandes quantidades de gua parnquima aqfero. Neste caso, as clulas parenquimticas so grandes e apresentam grandes vacolos contendo gua e seu citoplasma aparece como uma fina camada prxima membrana plasmtica
Orchidaceae) com parnquima aqufero cujas paredes celulares contm barras de espessament o lignificadas

(Eriocaulaceae) com parnquima clorofiliano e aqufero.

Eriocaulom modestum

Escapo de

PARNQUIMA - TIPOS DE PARNQUIMA


Lenhoso ou xilemtico: geralmente, o parnquima apresenta apenas paredes primrias, mas as clulas parenquimticas do xilema secundrio e, ocasionalmente, do parnquima medular do caule e da raiz podem desenvolver paredes secundrias lignificadas, formando o chamado parnquima lenhoso.

TECIDOS DE SUSTENTAO COLNQUIMA E ESCLERNQUIMA


Colnquima- Grego colla (cola)
O colnquima um tecido formado de clulas vivas, relativamente alongadas, de paredes primrias celulsicas, espessadas relacionado com a sustentao de regies jovens, em crescimento, no corpo do vegetal.

O tecido origina-se, principalmente, do meristema fundamental.

COLNQUIMA

um tecido semelhante ao parnquima, ambos apresentam protoplasto vivo, podem possuir cloroplastos e at mesmo reassumir caractersticas meristemticas, voltando a apresentar divises celulares. A diferena entre estes dois tecidos est, principalmente, no fato do colnquima, geralmente, apresentar suas clulas mais alongadas e com paredes mais espessas que as clulas do parnquima

COLNQUIMA

Origem: meristema fundamental Caracterstica e Funo


Clulas vivas
PC: celulose e grande quantidade de subst. pcticas e gua (60% do peso gua)

Plasticidade

Crescimento do rgo ou tecido at atingir maturidade

COLNQUIMA

Parede celular primria espessadas


Espessamento irregular: regies mais espessadas e outras em que so mais delgadas (pontoaes). O colnquima pode retomar sua atividade meristemtica (tecidos de cicatrizao). Espessamento irregular da parece celular (critrio de classificao). Ocupa posio superficial Podem conter cloroplasto e realizar fotossntese

OCORRNCIA:
Localiza se, geralmente, logo abaixo da epiderme. Em caules pode formar uma camada contnua ao redor da circunferncia do eixo. Margeando as nervuras das folhas, bordo e pecolo. A polpa de frutos quando so macios e comestveis geralmente so colenquimatosas. Razes terrestres raramente formam colnquima, uma exceo pode ser encontrada nas razes de videiras (Vitis vinifera).

COLNQUIMA -TIPOS
Colnquima angular - quando as paredes so mais espessas nos pontos de encontro entre trs ou mais clulas, como por exemplo no pecolo de Begonia (begnia), caule de Ficus (figueira), de Coleus e de Curcubita (aboboreira).

Colnquima lamelar - as clulas mostram um maior espessamento nas paredes tangenciais interna e externa dente-de-leo (Taraxacum- Asteraceae).

COLNQUIMA -TIPOS

Colnquima lacunar - quando o tecido apresenta espaos intercelulares e os espessamentos de parede primria ocorrem nas paredes celulares que limitam estes espaos. Este tipo de colnquima pode ser encontrado no pecolo de Salvia, raiz de Monstera, caule de Asclepia (erva-de-rato) e de Lactuca (alface). Colnquima anelar ou anular quando as paredes celulares apresentam um espessamento mais uniforme, ficando o lume celular circular em seco transversal.

Caule in vivo de Bidens pilosa (Asteraceae) com colnquima anelar e parnquima clorofiliano.

Consideraes:
1.

Envelhecimento celular > alteraes no padro de espessamento da PC > lume celular torna-se arredondado (um tipo de colnquima transforma-se em outro). Tecido colenquimatoso: tecido que apresenta certas caractersticas de colnquima (como o espessamento mais acentuado das paredes celulares), mas no colnquima. Parnquima pode transformar-se em colnquima

2.

3. Colnquima pode formar esclernquima (espessamento mais acentuado e lignificao da PC)

ESCLERNQUIMA
Grego skleros (duro)

Caractersticas Tecido de sustentao presente na periferia ou nas camadas mais internas do rgo, no corpo primrio ou secundrio da planta

ESCLERNQUIMA

Parede secundria espessada, lignificada ou no, sendo o espessamento homogneo e regular, clulas mortas na maturidade.

ESCLERNQUIMA

Funo: Sustentao Resistncia Elasticidade

ESCLERNQUIMA

Origem: Meristema fundamental Procmbio Cmbio vascular

ESCLERNQUIMA

Caractersticas: Paredes secundrias lignificadas Pontoaes espessamento variado formato varivel protoplasto morto

ESCLERNQUIMA

Podem funcionar como uma camada protetora ao redor do caule, sementes, frutos imaturos (contra herbvoros). Presentes em: razes, caules, folhas, eixos florais, pecolos, frutos e sementes.

ESCLERNQUIMA

Tipos: Esclerede Fibra - xilemtica e no xilemtica

ESCLERNQUIMA -ESCLEREDES

Esclereides
As esclereides so clulas mortas; com paredes secundrias espessadas e lignificadas, e intensamente pontoadas; Podem aparecer isoladas ou em grupos entre as clulas dos diferentes tecidos;

ESCLERNQUIMA -ESCLEREDES
Distribuio dos esclereides na planta

Nos caules, podem aparecer como cilindro contnuo na periferia da regio vascular; em grupos na regio da medula e no crtex. Na folha, disperso no tecido foliar, ou localizados nas terminaes das nervuras menores e nos pecolos.

Nos frutos aparecem na polpa do fruto, endocarpo e casca.


Envoltrio de sementes.

ESCLERNQUIMA -ESCLEREDES

A forma apresentada pelas esclereides so variadas e tm sido utilizadas para a sua classificao:

Braquiesclerdes ou Clulas ptreas

Osteoescleredes

Macroescleredes:

Astroescleredes

http://mw2.google.com/mwpanoramio/photos/medium/23507859.jpg

Tricoescleredes

ESCLERNQUIMA - FIBRAS

Fibras
Clulas esclereficadas extremidades afiladas; longas com

Clulas com lume reduzido e paredes secundrias espessada, em geral, sem protoplasto na maturidade;
Elemento de sustentao das vegetais que param de se alongar. estruturas

Tal como as esclereides, as fibras tm ampla distribuio no vegetal, podendo ser classificadas artificialmente em: fibras xilemticas, quando ocorrem junto com os elementos do xilema e fibras extraxilemticas.

ESCLERNQUIMA - FIBRAS
Distribuio das fibras nas planta

Nas dicotiledneas so freqentes nos tecidos vasculares.


Grupo de fibras esclerenquimticas do feixe vascular da folha de

Nas monocotiledneas podem envolver completamente os feixes vasculares, como uma bainha; formar cordes em ambas os lados do feixe vascular, ou formar cordes ou camadas independentes dos feixes vasculares.

Syngonantus caracensis
(Eriocaulaceae).

Folha de Velloziaceae, observando-se fibras ao redor do feixe vascular

REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

Appezzato-da-Glria, B. & Carmello-Guerreiro, S. M. (eds.) 2006. Anatomia Vegetal. 2a ed. Viosa: Editora UFV. Ferri, M. G.; Menezes, N. L. & Monteiro, W. R. 1981. Glossrio Ilustrado de Botnica. So Paulo: Nobel. FERRI, M. G. 1983. Botnica: morfologia externa das plantas. 4. ed. So Paulo: Melhoramentos. FERRI, M.G. 1999. Botnica: morfologia interna das plantas (anatomia). Nobel 9 ed. Raven, P. H.; Evert, R. F. & Eichhorn, S. E. 2007. Biologia Vegetal. 7 edio. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan . Heywood, V.H. 1993. Flowering plants of the world. Oxford University press. New York. OLY, A.B. 1987. Botnica. Introduo taxonomia vegetal. 8a ed. Compania. Editora Nacional. So Paulo. JUDD, W.S, Campbell, C.S., Kellog, E.A. & Stevens, P.F. Plant Systematics. Sinauer Associates, Inc. Sunderland, Massachusetts. U.S.A. Vidal, W. N. & Vidal, M. R. R. 2003. Botnica - Organografia. 4 edio. Viosa: Editora UFV. Dalva Graciano Ribeiro, 2010 Aulas anatomia vegetal- unb Prof. Joo Luiz Pinheiro Bastos, 2010, Aulas anatomia vegetal- UFCE

Вам также может понравиться