Вы находитесь на странице: 1из 26

O que minerao de dados. Etapas. Vantagens Profissionais. Aplicaes.

Tendncias.

Anlise de clientes. Assistncia mdica. Poder Judicirio. EAD. Redes Sociais.

Citao do Cdigo Civil. Como a minerao de dados nos afeta. Utilizao da Minerao de Dados.
Crime. Imoral. Normal.

Polticas de Privacidade. Cuidados em redes sociais. Sugestes de debates. Referencias.

Processo, de vrias etapas, no trivial para identificao de padres compreensveis, vlidos, novos e potencialmente teis, a partir de grandes conjuntos de dados. [1]
uma das etapas do Processo de Descoberta do Conhecimento em Banco de Dados KDD (Knowledge Discovery in Database).

Pr-processamento. Data Mining (DM) ou Minerao de Dados (MD). Ps-processamento.

Aprendizado de mquinas; banco de dados inteligente; computao de alto desempenho; estatstica; inteligncia artificial; visualizao de dados; reconhecimento de padres e sistemas especialista, astronomia, biologia, seguros, marketing, medicina, educao, entre outros.

A utilizao de Data Mining agilizando empresas.

Quem compra tal produto?

A pesquisa de padres nas doenas de vrios pacientes e suas relaes com o tratamento e resultados.

Beverly Cook, uma pesquisadora da Universidade de Wisconsin em Milwaukee, modelou algumas aplicaes Data Mining com o software IDIS para avaliar um processo judicirio que envolvia a pena de morte. [6]

Traar perfis de estudantes. Melhorar a interao. Verificar necessidade de mudanas Entre outras.

As redes sociais geram um tipo de informao que pode ser chamado de Mdia Social.

As reas mais quentes de novas pesquisas em data mining so as que envolvem redes sociais. A empresa poder monitorar o comportamento dos consumidores nas redes sociais e se comunicar com eles pelas redes e tambm pelas plataformas mveis, como os celulares. [8]

A vida privada de uma pessoa natural de natureza inviolvel, e o juiz, a requerimento do interessado, adotar as providncias necessrias para impedir ou fazer cessar ato contrrio a esta norma. Cdigo Civil, art. 21.

Por um lado a minerao de dados sobre nossos perfis e gostos pode nos trazer comodidades no dia a dia (as empresas sabem o que voc quer, por exemplo), mas at que ponto isso no invaso de privacidade?

O que crime? O que imoral? O que normal?

Venda de bancos de dados contento informaes privadas. Mais comuns: Informaes Criminais Informaes Trabalhistas Informaes Crediticias

Mesmo no constituindo crime, comum as empresas visitarem os perfis dos usurios em redes sociais para verificar sua conduta. Isso as vezes utilizado como forma de eliminao em entrevistas.

Pesquisa de usurios por interesse pessoal. Ex: Procurar algum que conheceu em uma festa.

Poltica de privacidade determina at que ponto suas informaes pessoais sero expostas e utilizadas. A maioria das polticas de privacidades prevem o uso de dados gerais para melhorar a experincia geral do usurio.

A administrao do site no a nica forma de se obter seus dados, principalmente em redes sociais, suas informaes esto abertas ao pblico, tome cuidado no que vai divulgar.

Utilizao de minerao de dados para obter informaes sobre funcionrios/candidatos. Utilizao de minerao de dados na medicina. (Divulgao de doenas e casos de pessoas). Benefcios da minerao de dados em sistemas educacionais. Crimes relacionados a minerao de dados. Traar perfis de usurios que podem vir a ser inadimplentes.

[1] FAYYAD, UM; PIATETSKY-SHAPIRO, G.;SMYTH, P. From data mining to knowledge discovery : an overview. [2] Violao do direito a privacidade pelos Banco de Dados. Disponvel em: http://jus.uol.com.br/revista/texto/7309/violacao-do-direito-aprivacidade-pelos-bancos-de-dados-informatizados/2. Acesso em: maro de 2011. [3] AZARIAS, Priscila; Aplicao da minerao de dados para gerao de conhecimento: um experimento prtico. Disponvel em: http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg5/anais/T8_ 0203_0548.pdf. Acesso em: maro de 2011. [4] KDD. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kdd. Acesso em: maro de 2011.

[5]Imagem. http://www.fp2.com.br/datamining/wpcontent/uploads/2008/10/kdd.jpg [6]Tecnologia da Informao. Disponvel em: http://www.sebraepb.com.br:8080/bte/download/Tecnologia%20da%20Infor ma%E7%E3o/162_1_arquivo_datamining.pdf Acesso em: maro de 2011. [7]MACHADO, Aydano; FERREIRA, Rafael; BITTENCOURT, Ig; ELIAS, Endhe. Minerao de texto em redes sociais aplicada Educao a Distncia. Disponvel em: http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/viewFile/132/ 115. Acesso em: maro de 2011. [8]SALGADO, Raquel. A tendncia integrar a minerao de dados com as redes sociais. Disponvel em: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI18511116382,00A+TENDENCIA+E+INTEGRAR+A+MINERACAO+DE+DADOS+COM+AS+REDES +SOCIAIS.html. Acesso em: maro de 2011.

Вам также может понравиться