Вы находитесь на странице: 1из 64

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELTRICA APLICAES DE TELECOMUNICAES

TELEPROTEO DE REDES ELTRICAS

As redes de telecomunicaes passaram por mudanas significativas nos ltimos anos, parcialmente devido a aplicabilidade / complexidade nos sistemas de potncia.

Em funo da complexidade dos Sistemas de Energia a serem monitorados, ocorre a necessidade de exercer um controle sobre informaes crticas, como sinais de proteo dos sistemas eltricos e identificao da origem de falhas.

A soluo para estas questes utilizar equipamentos que no necessitem de manuteno, sejam fceis de operar e ofeream alto nvel de flexibilidade para a instalao na subestao.

CONCEITO:

Teleproteo um mtodo de proteo de linha, atravs de rels de proteo e meios de comunicao, no qual um defeito interno detectado e determinado comparando-se as condies do Sistema nos terminais do circuito protegido, utilizando canal ou canais de comunicao

Trs fatores devem ser levados em conta para o correto dimensionamento de um sistema de teleproteo:

1. Seletividade e Rapidez na Proteo; 2. Confiabilidade; 3. Religamento Automtico.

1. Seletividade e Rapidez: Muito se fala a respeito da palavra SELETIVIDADE. Porm tudo pode ser resumido na seguinte regra: Quando de uma falha ou defeito de um componente do Sistema Eltrico de Potncia, o mesmo deve ser desligado o mais rapidamente possvel, e somente este componente.

O grande problema na Proteo de Sistemas Eltricos a determinao, pelos rels, do local do defeito ou curto-circuito, para desligar somente o componente defeituoso. Esta seletividade alcanada normalmente em detrimento do tempo de atuao da proteo. Alguns esquemas de proteo soinerentemente seletivos, isto , a prpria concepo da proteo permite, estabelecer a localizao do defeito. o caso, por exemplo, das protees diferenciais.

Para o caso de uma linha de transmisso, a localizao de defeitos pelos rels de proteo torna-se problemtica devido a: Comprimento das linhas; Curtos-circuitos com elevada resistncia de arco ou de contato; Imprecises nas medias efetuadas, introduzidas por TPs, TCs e transitrios; Imprecises nos clculos tericos de curto-circuito e conseqentes ajustes nos rels.

A teleproteo um mtodo de proteo de linha, atravs de rels de proteo e meios de comunicao, no qual um defeito interno detectado e determinado comparando-se as condies do Sistema nos terminais do circuito protegido, utilizando-se canal ou canais de comunicao.

Podemos citar algumas variaes da definio anterior, quando de solues especficas, como: *Proteo de reatores shunt em linhas; *Desligamentos automticos para evitar condies operacionais anormais; *Proteo dos transformadores conectados em linhas, sem disjuntores; *Proteo de retaguarda na falta de disjuntores;

2. Confiabilidade: O simples fato de utilizar algum esquema de teleproteo em uma linha, no implica em maior confiabilidade na proteo. A confiabilidade est estreitamente relacionada ao tipo do esquema escolhido para cada linha, de acordo com as caracatersticas particulares destas.

A escolha adequada do esquema de teleproteo depende de alguns fatores: * Comprimento da linha; * Tipo de proteo empregada; * Caractersticas do sistema de Potncia; * Tempo de desligamento exigido para a linha; * Tipo do canal de telecomunicao; * Filosofia da Concessionria local de energia

Na verdade, a confiabilidade a habilidade do Sistema de Proteo para atuar corretamente quando necessrio, e para evitar atuaes desnescessrias. A total confiabilidade nunca conseguida. Os necessrios compromissos devem ser avaliados com base em riscos comparados.

3. Religamento Automtico Para se efetivar um religamento automtico quando da abertura de um terminal de linha, vrias condies devem ser observadas:

A atuao da Proteo deve ter ocorrido em condies de defeito na linha protegida, isto , o religamento automtico no deve ser permitido para atuaes de retaguarda; Natureza do defeito. s vezes exige-se que o religamento ocorra apenas para defeitos fase-terra, evitando religamentos para defeitos fase-fase. A probabilidade de que defeitos fase-terra sejam fugitivos (e no permanentes) maior.

O disjuntor deve ser adequado para religamento automtico, sem atingir limite de potncia de interrupo.

Tentativas de Religamento. Geralmente utiliza-se apenas uma tentativa de religamento para linhas de alta tenso, bloqueando o mesmo aps a segunda abertura do disjuntor. Tempo de extino do arco. O tempo necessrio para extino aps abertura da linha depende do comprimento, tenso e demais caractersticas. Este tempo conta-se da abertura do ltimo disjuntor at o fechamento automtico do primeiro. Tempo morto. O intervalo em que a linha fica sem transportar energia. Este influi diretamente na estabilidade do Sistema de Potncia.

Para que as condies anteriores sejam cumpridas, h a necessidade de utilizao de esquemas de TELEPROTEO SEGUROS. Estes permitem rpido desligamento em todas as extremidades da linha, qualquer que seja a localizao do defeito, dando condies bsicas para a efetivao do religamento.

A Teleproteo deve executar a superviso/comando do sistema, por intermdio de um meio de comunicao .

A Comunicao entre os equipamentos de teleproteo bidirecional e do tipo ponto a ponto.

Para atender essa funo, necessria a monitorao dos rels, dimensionando-se essas informaes para as unidades de aquisio de dados, com o objetivo do levantamento da "seqncia de eventos" e anlise das ocorrncias, bem como o conhecimento da atuao das protees, uma vez que necessrio a identificao dos detalhes da contingncia.

Podemos definir melhor a teleproteo como a transferncia de comandos de um extremo ao outro da Linha, caracterizando-se pela transmisso de um comando na ocorrncia de uma dada lgica de proteo. Esse sinal, decodificado no outro extremo, poder dar partida a atuao da proteo no terminal remoto.

Um dos objetivos dos circuitos de proteo a rapidez na eliminao de defeitos dentro do circuito. Assim, o mesmo poder ser rapidamente isolado, de forma que as instalaes no fiquem expostas a correntes de falhas por um tempo superior a sua capacidade. O circuito de proteo associado ao sistema proteger deve ser rpido e seletivo.

No esquema da figura, para sermos seletivos, a proteo de A seria ajustada para alcanar em torno de 90% da linha, neste caso, para defeito em 1, o mesmo somente ser eliminado aps um tempo razoavelmente longo, perdendo-se portanto em rapidez.

A teleproteo a soluo inteligente que visa aliar a rapidez de atuao de uma proteo seletividade requerida. Em um sistema teleprotegido dispomos de uma unidade remota que ter funo de colher as informaes dos rels, envi-las para o centro de controle e decidir as aes nas zonas de interesse. Utiliza-se de inmeros meios de comunicao para esquemas de Teleproteo.

Os equipamentos de teleproteo de mercado podem ser interligados a diversos meios de comunicao analgica ou digital. Podem ser utilizados canais de voz (analgicos), ou canais de dados com diferentes taxas de transmisso.

Meios de Comunicao:
1. Fio Piloto (Conexo por cabos de cobre); 2. Carrier (OPLAT); 3. Radio Micro-Ondas; 4. Radio UHF; 5. Fibra ptica em cabo OPGW; 6. Fibra ptica em cabo dieltrico; 7. Rede de comunicao pblica ou privada, geralmente digital.

A rapidez de atuao, aliada seletividade conseguida porque o terminal remoto, possuindo sensores adequados para "sentirem" a direo do fluxo de corrente de defeito, fornece quase que instantaneamente esta informao ao outro terminal.

1.

FIO PILOTO

realizada atravs da conexo fsica composta de par de cabos tranados e blindados, entre as duas extremidades da linha de trasnsmisso a ser protegida. Atravs desta comunicao, um de vrios tipos de esquemas pode ser escolhido, utilizando sinais DC, sinais AC (60 Hz) dos TCs de linha, ou sinais de rdio freqencia. Basicamente uma proteo diferencial aplicada linha, portanto inerentemente seletiva. Utilizada para proteo de linhas curtas ou curtssimas, at no mximo 10 ou 12 km, e limitada pela atenuao (elevada) do sinal de comunicao.

Este esquema apresenta, tambm, ndice relativamente alto de manuteno, mdia confiabilidade (interferncias eletromagnticas) e fortemente sujeito a fatores extenos como vandalismo e meio ambiente. Desde que parte das desvantagens antes citadas seja contornada, trata-se de uma proteo ainda em uso para distncias curtssimas no mundo todo, em ambientes controlados.

2.

CARRIER

Tambm conhecido pela sigla OPLAT (Onda Portadora Sobre Linhas de Alta Tenso). Em nosso pas, ainda o meio de comunicao mais utilizado para esquemas de teleproteo, em vista do baixo custo. H o aproveitamento dos prprios cabos de energia da Linha de Transmisso como meio fsico de propagao do sinal, interligando subestaes e usinas.

Os transmissores e receptores so acoplados linha atravs dos equipamentos de sintonia e capacitores de acoplamento. As bobinas de bloqueio so sintonizadas na freqncia do sinal de RF dos transceptores e localizados nos terminais da linha, possuindo uma baixa impedncia para a freqncia industrial e alta para a freqncia de rdio, com finalidade de confinar os sinais de RF no interior da Linha de Transmisso.

Este mtodo apresenta grande vantagem de ser econmico, para pequeno nmero de canais e longas distncias, possuindo reduzido custo de manuteno e facilidade de acesso aos equipamentos empregados. No necessrio uso de estaes repetidoras para a transmisso a longa distncia, e pode-se contar com a segurana da Linha como suporte fsico confivel.

Como principal desvantagens, teremos a baixa capacidade de canalizao. Alm disso, a faixa do espectro de frequncias limitada, e o sistema susceptvel a rudos do Sistema Eltrico de Potncia (gerado por curto-circuitos, manobras de disjuntores e seccionadoras de alta tenso).

O sistema OPLAT geralmente opera sobre uma faixa de freqncias entre 40 e 500 kHz. Abaixo de 40 kHz o acoplamento na linha torna-se impraticvel e acima dos 400 kHz as perdas so maiores e pode haver interferncias com servios de rdio, devido irradiao de sinais no espao.

Modos de Operao Carrier

Modo On Off:
O sinal transmitido somente quando de operao da proteo (on), permanecendo normalmente sem sinal (off). Opera-se uma nica freqncia para transmitir informaes de um ponto para outro. Modo limitado a alguns esquemas de proteo.

Modo de operao frequency-shift


Opera enviando duas freqncias no simultneas pelo canal. Normalmente transmite a freqncia de guarda. No caso da atuao da proteo, suprime a freqncia de guarda e passa a transmitir a freqncia de comando. A freqncia de guarda geralemente 100 Hz acima da freqncia do canal, e a de comando 100 Hz abaixo da freqncia nominal. Permite maior confiabilidade do sinal de sinal, pois previne atuaes incorretas quando de rudos no sistema.

Componentes do Sistema Carrier

Bobina de bloqueio; Capacitor de acoplamento; Grupo de acoplamento; Cabo coaxial; Transmissor / Receptor (Tx/Rx)

Bobina de Bloqueio

Componentes

A bobina de bloqueio basicamente uma indutncia conectada em srie com a linha de transmisso, possuindo uma unidade de sintonia (RC) em paralelo. um circuito ressonante que se apresenta com alta impedncia para a freqncia operativa do Carrier, porm com impedncia desprezvel freqncia do sistema (50 ou 60 Hz).

As bobinas evitam que a energia do sinal Carrier flua para as subestaes, delimitando o trecho que deve percorrer na linha. Evitam, tambm, que curto-circuitos ou manobras fora do trecho, influenciem no sinal do trecho. Pelo fato de estar em srie com a linha, devem suportar continuamente a corrente de carga, alm de possuir limites trmicos e dinmicos compatveis com as correntes de curto-circuito. A indutncia pode variar de 0,1 mH a 2,0 mH, dependendo da faixa de freqncias a bloquear.

Capacitor de Acoplamento
Este componente isola, junto com o grupo de acoplamento, o equipamento Tx/Rx da linha de alta tenso. O capacitor de acoplamento, o caminho de injeo do sinal Carrier linha de transmisso. Uma alternativa normalmente utilizada para capacitor de acoplamento, o Transformador de Potencial Capacitivo TPC.

Montagem de TPC em conjunto com bobina de bloqueio.

Grupo de Acoplamento - GA

O conjunto chamado de Grupo de Acoplamento possui no apenas os dispositivos de sintonia, como tambm bobina de drenagem, dispositivos de proteo e transformador de acoplamento, e tem a finalidade de efetuar o casamento de impedncias, com baixas perdas, entre a linha de transmisso e o cabo coaxial ligado ao Transmissor/Receptor Carrier (Tx/Rx).

Cabo Coaxial

um cabo concntrico de baixas perdas, utilizado para conectar o Grupo de Acoplamento ao Tx/Rx. As perdas (atenuao) no cabo coaxial aumentam com o comprimento do mesmo, dependendo da freqncia do sinal (40 a 500 kHz)

Transmissor / Receptor

o equipamento terminal de Onda Portadora (Carrier). O transmissor deve ter potncia suficiente para assegurar um mnimo de relao sinal/rudo no receptor correspondente, mesmo em condies adversas no meio de transmisso. O receptor deve ter alta seletividade para minimizar efeitos de fontes externas de rudos indesejveis ou sinais interferentes de outros enlaces que utilizam freqncias adjacentes.

Os Rx/Tx para teleproteo devem ser de uso exclusivo para proteo. So associados aos modens de teleproteo, ou aos equipamentos de tons de udio para teleproteo. Transformam sinais DC (on/off) em sinal HF na faixa de servio, e vide e versa. Existem tambm Rx/Tx para telefonia, que efetuam a translao de canais de freqncia de udio para a faixa de freqncias de trasmisso e vice versa.

3. RDIO MICRO-ONDAS (E UHF)


Tanto no Micro-ondas como no UHF, utiliza-se espao areo como meio de comunicao. O alcance limitado pelos enlaces (da ordem de 50 km por enlace. Exigem espao livre de obstculos. Estas apresentam a vantagem de serem independentes do Sistema Eltrico de Potncia, apesar de exigir infra-estrutura onerosa e serem sujeitas a condies atmosfricas (fading).

4. FIBRA PTICA
Atualmente, para teleproteo, o meio mais adequado de comunicao. Pode-se utilizar fibras pticas de :

Cabos dieltricos; Cabos OPGW (Optical Ground Wire).

A comunicao neste meio poder ser: * Direta, de rel para rel (fibras dedicadas de cabo dieltrico ou OPGW). Tem sido a soluo tecnicamente mais desejvel; * Com modem de teleproteo, multiplex e tranceptor de dados e cabos OPGW; * Com modem de teleproteo, multiplex e rede digital; * Eventualmente atravs de rede de comunicaes, privada ou pblica, sobre tons de udio ( no recomendvel).

Gabinete utilizado na interligao Acre-Rondnia - Carrier

Todo equipamento de teleproteo existente deve atender no mnimo, aos critrios de segurana, confiabilidade e tempo de transferncia definidos pela norma IEC 60834-1.

SUBESTAO I

SUBESTAO II

LDER MUNDIAL EM SISTEMAS DE TELEPROTEO

Вам также может понравиться