Вы находитесь на странице: 1из 17

NR 15 ANEXO N 6 TRABALHO SOB CONDIES HIPERBRICAS

Conceitos Bsicos
Os dispositivos legais da NR-15 no Anexo 6 definem como sendo trabalho sob presses hiperbricas ou sob ar comprimido quando o trabalhador obrigado a suportar presses maiores do que a atmosfrica.

Classificao:
Baixas presses: so as que se situam abaixo da presso atmosfrica normal e ocorrem com trabalhadores que realizam tarefas em grandes altitudes. No Brasil, so raros os trabalhadores expostos a

este risco.
Altas presses: Situam acima da presso atmosfrica normal. Presso Atmosfrica= 1 atm = 1Kgf/cm = 10.000 Kgf/m 1 atm = 760 mmHg 1 atm = 10 mH2O Ocorrem em trabalhos realizados em tubulaes de ar comprimido, caixes pneumticos e trabalhos executados por mergulhadores.

Exemplos:
Caixes pneumticos: compartimentos estanques instalados nos fundos dos mares, rios, e represas onde injetado ar comprimido que expulsa a gua do interior do caixo, possibilitando o trabalho. So usados na construo de pontes e barragens.

Efeitos da Presso Positiva


Direto: presso mecnica sobre o ouvido.

Indireto:

embriagues das profundidades.


intoxicao pelo CO2 mximo de 3% (20 % causa embolia gasosa).

Limites de tolerncia (NR-15)- Anexo 6


Limite mximo de presso de 3,4 kgf/cm Durao do perodo de trabalho sob ar comprimido De 0,0 a 1,0 kgf/cm - 8 horas; de 1,1 a 2,5 kgf/cm - 6 horas; de 2,6 a 3,4 kgf/cm - 4 horas.

Normas trabalhos sob ar comprimido em tubules pneumticos e tneis pressurizados.


O trabalhador no poder sofrer mais que uma compresso num perodo de 24 horas. Aps a descompresso, os trabalhadores sero obrigados a permanecer, no mnimo, por 2 horas, no canteiro de obra, cumprindo um perodo de observao mdica.

Para trabalhos sob ar comprimido, os empregados devero satisfazer os seguintes requisitos: a) ter mais de 18 (dezoito) e menos de 45 (quarenta e cinco) anos de

idade;
b) ser submetido a exame mdico obrigatrio, pr-admissional e peridico, exigido pelas caractersticas e peculiaridades prprias do trabalho; c) ser portador de placa de identificao, de acordo com o modelo anexo (Quadro I), fornecida no ato da admisso, aps a realizao do exame mdico.

Operaes com presses hiperbricas


hora exata de entrada e sada (ficha de registro Quadro 11)

Presso de trabalho anotada


Incio e trmino da descompresso

Estgio de compresso item 1.3.16 - Anexo 6 da NR-15


Estgio de descompresso item 1.3.17 anexo 6 da NR-15

Riscos operacionais
Fase de presso constante (CO2 mximo 20 ppm do ar) Fase de descompresso Equipamentos de guindar Eletricidade (aterramento) Rudo e calor

Conseqncias:
* ruptura do tmpano quando o aumento de presso for brusco; * liberao de nitrognio nos tecidos e vasos sangneos e morte.

Trabalho em Grupo
Formar dois grupos.
Elaborar apresentao ANEXO 6 NR 15 dos itens: Grupo I - 1.1 a 1.2 e 1.3 a 1.3.10 Grupo II - 1.3.11 a 1.3.20

Вам также может понравиться