Вы находитесь на странице: 1из 54

Conceito de Ergonomia

A palavra ergonomia de origem grega formada pelas palavras Ergon (trabalho) e Nomos (regra), ento na raiz a palavra ergonomia significa regras para o trabalho.

Existem alguns conceitos que so atribudos Ergonomia:

Conjunto de estudos que visa organizao metdica do trabalho em funo do fim proposto e das relaes entre o homem e a mquina (dicionrio Aurlio).

Ergonomia o estudo do relacionamento entre o homem e o seu trabalho, equipamento, ambiente e, particularmente, da aplicao dos conhecimentos de anatomia e fisiologia na soluo dos problemas surgidos desse relacionamento. (Sociedade de Ergonomia
Inglaterra dcada de 50)

Ergonomia a cincia que objetiva adaptar o trabalho ao trabalhador e o produto ao usurio (Meister- 1998)

o estudo do homem com seu trabalho, equipamento e meio ambiente para que exista maior produtividade com menor prejuzo fsico e mental.

A NR 17 conceitua a Ergonomia como Parmetros que permitam a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente.

Isto na pratica quer dizer que o trabalho deve estar (ou deveria estar) atendendo as condies que proporcionem conforto e segurana, sem riscos sade do trabalhador.

A Ergonomia aplicada ao projeto de mquinas, equipamentos, sistemas, tarefas e ambiente, para alm de melhorar a segurana, sade, conforto melhorar tambm a eficincia no trabalho.

Ela focaliza o homem! No se limita a um conhecimento especfico e sim se apia em outras reas do conhecimento como: antropometria, fisiologia, biomecnica, psicologia, engenharia mecnica, desenho industrial, informtica, eletrnica, toxicologia, etc.

A Ergonomia surgiu com a prpria evoluo da histria do trabalho.

O trabalho antes de 1750: era obtido pelo uso da energia fsica do homem ou da trao animal. No existia outra forma de energia, nas cidades vivia-se do comrcio e o padro econmico era o agropastoril de subsistncia e de troca.

Revoluo industrial: com a inveno da mquina a vapor, passou-se a usar a energia do vapor dando origem s fbricas. Houve ento uma migrao dos trabalhadores rurais para as cidades industrializadas resultando no aparecimento de favelas com condies

As condies para o trabalho eram pssimas e as horas de trabalho eram excessivas, resultando em acidentes, doenas ocupacionais, alm de salrios baixos.

A segunda revoluo industrial: originou-se na administrao cientfica de Taylor e Ford que estabeleceram a produo em massa aumentando com isso a produtividade das empresas.

Reestruturao produtiva: a partir da dcada de 70, outra mudana significativa ocorreu com a utilizao de novas tecnologias, mudanas nas 5 relaes de trabalho, mudanas na organizao do trabalho e novas formas de gerenciamento.

A Ergonomia apareceu em 1950, nos pases socialmente industrializados e desenvolvidos e para entender o porqu do seu desenvolvimento vamos verificar alguns detalhes dentro da evoluo do trabalho.

Os princpios bsicos institudos por Taylor eram: Anlise racional do trabalho e a instituio da tcnica de trabalho que consistia na anlise de movimentos, cronometragem e a organizao da nica forma correta de trabalho, contemplando basicamente a alta produtividade. Autoridade tcnica do engenheiro para fazer a anlise do trabalho: trabalho feito por algum com preparo especfico nessa rea.

Adaptao do homem ao trabalho: assim para tarefas com grande esforo fsico, necessitaria de uma pessoa forte, uma tarefa embaixo uma pessoa baixa, para trabalhos de alta preciso de movimentos, uma pessoa extremamente habilidosa. Pagamento diferenciado de produo: melhor salrio para quem produzisse mais.

O mais expressivo aumento de produtividade dessa poca surgiu em conseqncia da aplicao dos princpios de Henry Ford: Organizao do trabalho em linha de montagem; Ritmo de trabalho determinado pela velocidade da esteira; Trabalhador fixo em determinada posio; Produo de grandes quantidades.

Problemas causados pelos princpios de Taylor e Ford: Impossibilidade de se conseguir um mtodo correto para a execuo do trabalho (o ser humano diferente e complexo); Alienao do trabalhador (nos engenheiros concentravam o mtodo e a deciso sobre o trabalho);

Seleo fsica e psicolgica rigorosa (com a excluso social da decorrente, seja porque o individuo no tinha a condio fsica exigida na seleo por incapacidade, por desgaste seja por gradativa deteriorao da capacidade fsica e excluso social aps determinada idade); Trabalho exaustivo at a fadiga (aumento da produtividade); Isolamento do trabalhador numa mesma posio ao longo do tempo (tornando o ser humano autmato);

Desencadeamento de distrbios osteomusculares por sobrecarga funcional (trabalho em uma mesma posio por um longo tempo); Aumento da velocidade da esteira diante da necessidade de produzir mais (gerando fadiga, leses e distrbios dolorosos); Colocando a pessoa mais hbil na primeira posio da linha de montagem (correria e sobrecarga para os demais);

Neste contexto apareceu a Ergonomia como uma proposta aproveitando o que havia de positivo e a necessidade de preservao do trabalhador. O conceito mais mudado pela Ergonomia o da adaptao do homem ao trabalho. Ela prope justamente o contrario, a adequao do trabalho ao homem.

importante destacar que at1960 as fbricas e postos de trabalhos eram construdos sem qualquer considerao sobre o ser humano que ali iria trabalhar, apesar de ainda hoje muitos fabricantes de equipamentos os constroem completamente inadequados aos trabalhadores.

O grande desencadeador da Ergonomia foi o projeto da cpsula espacial norteamericana. (os astronautas exigiram melhores condies principalmente dentro da cpsula espacial).

Outro grande motivo do rpido desenvolvimento da ergonomia foram as leses do sistema osteomuscular (geram absentesmo e quando o trabalhador sai da empresa originam processos de indenizao. Ento um dos motivos da difuso da Ergonomia foi o custo da No Ergonomia.

O objeto da Ergonomia
O objeto da Ergonomia o homem; ele o centro das atenes. O trabalhador precisa de todos os benefcios e facilidades para exercer a sua funo de produzir.

oportuno lembrar que a Ergonomia no se preocupa com a ociosidade (erg). Portanto, o conforto, a segurana e o bem-estar no so um fim, mas um meio: um meio oferecido para que o trabalhador produza com boa qualidade.

inimaginvel um controle de qualidade sem a preocupao inicial com a segurana, o conforto e o bem-estar.de quem produz.Entendemos que, quando um bem produzido com acidentes e doenas ocupacionais, a boa qualidade est comprometida.

A BOA QUALIDADE DO PRODUTO APENAS O RESULTADO DA BOA QUALIDADE DA PRODUO; E SEGURANA UM DOS ELEMENTOS DA PRODUO

Os subsdios Ergonomia Alguns dos recursos e conhecimentos humanos de que se vale a ergonomia para adequar as condies de trabalho ao homem, afim de que ele possa exercer a sua atividade dignamente:

Exemplos: 1- Para a empresa formar, economicamente, o seu estoque de carteiras, em rea urbana, necessrio saber, primeiramente, qual a populao de trabalhadores com habilidade de esquerda e de direita; depois, a periodicidade com que cada equipamento (carteira) se desgasta. 2- Tambm, a antropometria, a estatstica e a economia se aplicam para a formao do estoque de calados de segurana, conceito estendido a todo e qualquer equipamento ou ferramenta.

Por que, primeiramente, o conhecimento da populao e, depois, o do consumo? Desta forma, temos condies de avaliar a periodicidade com qu determinado bem consumido: h certa relao entre a quantidade de consumidores numa classe (por exemplo, os que calam sapato no 38) e o consumo deste equipamento.

Entretanto, convm estar atentos para alguns fatores que contribuem para maior ou menor desgaste do bem:

-nvel de treinamento; -- condies ambientais de trabalho; - qualidade da matria prima usada na fabricao do equipamento; -acabamento dado ao equipamento; - uso indevido e/ou incorreto do equipamento; - outros.

Os objetivos da Ergonomia Podemos distribuir os objetivos em duas classes: Objetivos (interesses) imediatos: Propiciar conforto, segurana e bem-estar; Reduzir a fadiga do trabalhador; Prevenir acidentes e doenas ocupacionais

Objetivos (interesses) mediatos: Reduzir o absentismo; Aumentar a eficincia do trabalho; Minimizar os custos de produo; Aumentar a produo; Aumentar a produtividade;

Melhorar a qualidade de produo (controle de qualidade); Ensejar maiores lucros empresa; Ainda que no se constitua em um objetivo, a aplicao do trabalho (ao homem) resulta em ampliao do mundo de trabalho ao chamado deficiente, ou portador de necessidades especiais.

O reconhecimento e a avaliao dos agentes ergonmicos.


Agentes ergonmicos so todos os elementos envolvidos na execuo do trabalho, estudados a nesta 2 fase de preveno de acidentes e de doenas ocupacionais:

condies do posto de trabalho lay-out rudos temperaturas vibrao mecnica posio de trabalho ritmo de trabalho empatia tempo de execuo de um servio jornada de trabalho, etc.

Quando h a inadequao, o desajuste ou a impropriedade destes agentes, eles iro gerar condies inseguras de natureza ergonmica, as quais causaro acidentes e doenas ocupacionais.

Assim como ocorre na primeira fase adaptao do homem ao trabalho tambm na segunda fase, que a domnio da ERGONOMIA, h escala de procedimentos para a preveno de acidentes e de doenas ocupacionais:

O RECONHECIMENTO DOS AGENTES ERGONMICOS


Procedimento que consiste em identificar todos os agentes ambientais e/ou operacionais que possam interferir no desempenho, na sade e na integridade fsica do trabalhador.

A interferncia de ordem psquica no objeto de preocupao da Ergonomia; mas, por exemplos, o tamanho do pincel de um pintor, a cadeira usada por um digitador, ou a posio de trabalho do professor, a temperatura ambiente em que o artista trabalha, sim.

Esse reconhecimento pode ser efetivado emprica ou objetivamente (com o uso


de equipamentos ou instrumentos de medio).

A AVALIAO
Consiste em identificar a intensidade com que esses elementos ambientais e/ou operacionais ocorrem, relacionando-os com o limite de tolerncia do trabalhador a eles.

Para os riscos de insalubridade, o limite de tolerncia verificado em funo, basicamente, de dois fatores:
aspectos quantitativo qualitativo da medio; tempo de exposio ao agente (s). e (s)

Para os riscos de periculosidade, o limite de tolerncia verificado em funo, basicamente, de dois fatores:
aspectos quantitativo qualitativo da medio; distncia fonte geradora. e

O CONTROLE
Aps o reconhecimento e a respectiva avaliao, estando caracterizado o risco, ele dever ser controlado.

Entretanto, pela multiplicidade dos agentes, torna-se difcil a avaliao quantitativa e para facilitar a avaliao e o necessrio controle dos agentes chamados de fatores ergonmicos so distribudos em trs classes:

Fatores Individuais:
tipo fsico

inteligncia
capacidade de concentrao idade sexo

habilidades, etc.

Fatores Ambientais:
temperatura rudo

umidade lay-out topografia, etc.

Fatores Operacionais:
posio de trabalho
ritmo de trabalho turno de trabalho velocidade da mquina

atos repetitivos, etc.

Вам также может понравиться