Вы находитесь на странице: 1из 60

Tcnico em Qumica

Tecnologia de Processos Qumicos


Instrutora: Katiuscia Hasegawa

Plano de Ensino
Contedo Programtico: 1. CONCEITOS DO PROCESSAMENTO QUMICO INDUSTRIAL 2. OPERAES UNITRIAS NAS INDSTRIAS QUMICAS 3. CLASSIFICAO DE PROCESSOS DE PRODUO QUMICA 3.1 Batelada 3.2 Contnuos 3.3 Semi-contnuos

4. TIPOS DE FLUXOGRAMAS

5. CLASSIFICAO DAS INDSTRIAS QUMICAS E SEUS SEGMENTOS 5.1 Fabricao de produtos qumicos inorgnicos 5.2 Fabricao de produtos qumicos orgnicos 5.3 Fabricao de resinas e elastmeros 5.4 Fabricao de fibras artificiais 5.5 Fabricao de defensivos agrcolas e desinfetantes domissanitrios 5.6 Fabricao de sabes, detergentes, produtos de limpeza, cosmticos, produtos de perfumaria de higiene pessoal. 5.7 Fabricao de tintas, vernizes, esmaltes, lacas e produtos afins 5.8 Fabricao de produtos e preparados qumicos diversos 5.9 Fabricao de produtos farmoqumicos e farmacuticos

6. NECESSIDADES DE ENERGIA NAS INDSTRIAS QUMICAS

7. INDSTRIAS QUMICAS E O MEIO AMBIENTE 8.1 Impactos ambientais 8.2 Impactos econmicos 8.3 Impactos sociais

8. PROCESSOS QUMICOS INDUSTRIAIS


7.1 Tratamento de gua para uso domstico e industrial 7.2 Produtos carboqumicos 7.3 Indstrias de cermicas 7.4 Indstrias de lcool e derivados 7.5 Indstrias agroqumicas 7.6 Sabes e detergentes 7.7 Indstria petroqumica e 7.8 Refinao do Petrleo 7.9 Indstrias farmacuticas 7.10 Processos qumicos na metalurgia

Referncias Bibliogrficas
Bibliografia Bsica SHREVE, R. Norris, JUNIOR, Joseph A. Brink. Indstrias de Processos Qumicos. Editora: Guanabara, Rio de Janeiro, 1994. 4. Ed. ABIQUIM http://www.abiquim.org.br/conteudo.asp?princ=ain&pag=conc Bibliografia Complementar: -

FELDER, Richard M., ROUSSEAU, Ronald W., Princpios Elementares de Processos Qumicos, Editora: LTC, 2005, 3. Ed.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


O processamento qumico pode ser definido como o processamento industrial de matrias-primas qumicas, que leva obteno de produtos com valor industrial realado. Em todas as operaes qumicas, esto intimamente envolvidas operaes fsicas, como transferncia de calor e controle de temperatura, que so necessrias para garantir bons rendimentos que so indispensveis nas indstrias competitivas. Outro exemplo seria a transferncia de massa em forma lquida ou de slidos em suspenso, de um lugar para o outro para um reator qumico

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


MATRIASPRIMAS

Processo qumico
MO-DEOBRA RECURSOS RESDUOS

PRODUTO

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


Indstria Qumica: Quando a matria prima no sofre transformao qumica, para a obteno de produtos, dizemos que ela foi submetida s OPERAES UNITRIAS; ao contrrio, quando a matria prima sofre transformao qumica, temos a chamada CONVERSO QUMICA ou PROCESSO UNITRIO. Este processamento industrial qumico, em geral, envolve:

- Operaes Unitrias ou Operaes Fsicas, que podem ser:

Bombeamento de fluidos Troca de calor Transporte de slidos Extrao Peneirao Filtrao Misturao

Destilao Evaporao Absoro de gs Controle de Calor Processos de separao Secagem

Processos Unitrios ou Converso Qumica: Exemplo obteno de cido sulfrico (H2SO4) a partir do enxofre:

S + O2 SO2 SO2 + 1/2O2 SO3 Soluo aquosa de SO3

H2SO4

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


Indstria Qumica: A produo em escala industrial de um produto envolve trs fases: 1. Desenvolvimento em laboratrio - estudo detalhado das converses qumicas e das condies fsicas (temperatura, quantidades, catalisadores, etc.) necessrias para sua execuo; 2. Desenvolvimento do produto em escala semi-industrial equipamentos que reproduzem o processo planejado - converso qumica e operaes fsicas necessrias numa escala bem menor que a industrial. 3. Projeto e implantao do processo em escala industrial.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


1. Dados qumicos fundamentais
Rendimentos da reao:
Rendimento percentual = 100 x Moles do produto principal Moles do produto principal equivalentes desapario completa do reagente mais importante

Converso na reao:

Moles do produto principal Rendimento = 100 x percentual Moles do produto principal equivalentes carga do reagente mais importante

Ex: Na sntese da amnia a 150 atm e 500. C, o rendimento frequentemente acima de 98% enquanto a converso est limitada a cerca de 14%, o que significa que 86% da carga no reagem e devem ser recirculados.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


1. Dados qumicos fundamentais

Velocidade da reao - rapidez de avano da reao, catlise, cintica

Termodinmica - troca de energia envolvidas na reao qumica e energia necessria de fontes externas como calor ou potncia.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


2. Tipo do Processo Processo contnuo - Opera em volumes maiores e variedade ainda menor que a produo em massa. Geralmente so literalmente contnuos, pois seus produtos so indivisveis e produzidos em fluxo ininterrupto. So associados a tecnologias relativamente inflexveis, de capital intensivo e fluxo altamente previsvel.
Exs.: refinarias de petrleo, petroqumicas, produo de papel em larga escala, usinas de eletricidade, de tratamento de gua.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


Produo em Massa: Produzem bens em altos volumes e com variedade relativamente baixa, em termos de aspectos fundamentais de produto. Exemplo tpico: montagem final de automveis o projeto bsico o mesmo, mas pode haver grande variedade de opcionais, cores, motorizao. Outros exemplos: fabricao de bebidas, injeo de plsticos em alto volume.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


Processo descontnuo (bateladas): - Os processos so usados quando a produo pequena ou em reaes de segurana; - Exigem que se operem pequenas quantidades de cada vez, como o caso de explosivos, esse processos propicia uma tima cintica e frequentemente mais fcil de ser controlado; - Cada batelada um sistema fechado e a massa de cada batelada fixa; - O tempo de reao para todos os elementos do fluido o mesmo; - A composio da batelada muda com o respectivo tempo; - A batelada uniforme a partir de um determinado tempo devido a eficiente agitao;

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


Continuao: Processo descontnuo (bateladas):

Na indstria qumica, tpico de produtos com maior valor agregado, com especificaes direcionadas a um tipo de cliente e menores volumes. Exs. Polimerizao, fabricao de produtos farmacuticos, de especialidades qumicas.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


Processo Semi- Contnuo: - So processos onde as partidas ( bateladas) do mesmo produto so feitas uma aps a outra.

ou
- Onde uma parte do processamento feito em batelada e a outra parte feita de forma contnua.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


3. Fluxogramas para representar um processo qumico :
Servem de base para o projeto e a operao na planta-piloto e na fbrica. O fluxograma deve conter as operaes unitrias, as converses qumicas, o equipamento utilizado, o balano de massa e de energia, mo-de-obra e utilidades.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


4. Escolha do processo qumico, projeto e operao

Esta etapa envolve anlise para planejamento e operao eficientes das plantas-piloto e de produo, projeto e execuo da planta piloto, definio dos equipamentos, materiais de construo, anlise de durabilidade e corroso no processo, instrumentao e automao do processo, definies de variveis como presses, alto-vcuo, etc...

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


5. Controle e instrumentao dos processos qumicos:

Isto inclui definio da estratgia de controle e monitorao do processo - automatizado ou manual. Na maioria dos processos competitivos, a monitorao, controle e operao em sua, maioria, automatizada e controlada por computador.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


6. Economia do processo qumico: Prev a anlise e avaliao dos processos competitivos, avaliao dos investimentos, tempo para retorno do investimentos, despesas gerais (seguro, impostos, consultorias), capital (juros e depreciao), fatores de produo, reparos e manuteno, custos globais.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


7.Avaliao do mercado - Planejamento de Marketing:
Sugere a avaliao de estatsticas de crescimento de mercado, localizao dos mercados, durabilidade do produto, tipos de embalagens, estratgias de vendas e servios ps-venda.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


8. Localizao da fbrica: A definio da localizao inclui a avaliao das matrias-primas envolvidas, transporte e mercado, logstica de suprimentos e distribuio. Outros fatores como energia, gua, disponibilidade de mo-de-obra, custos de terreno, descarte dos rejeitos interferem na escolha da localizao.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


9. Segurana, avaliao dos riscos para sade ocupacional e meio ambiente:

No projeto de qualquer processo qumico fundamental a avaliao e minimizao de impactos ambientais e na sade e segurana dos operadores. Existem ferramentas de anlise dos riscos e todo processo deve estar em conformidade com a legislao ambiental.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


10. Construo da fbrica: Normalmente, confiada a empresas especializadas em construo de fbricas.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


11. Melhoria contnua e otimizao de processos: Uso das ferramentas da qualidade, buscando maior eficincia nos processos.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais

Fluxogramas
Os fluxogramas so parte fundamental em um projeto, estes apresentam a seqncia coordenada das converses qumicas unitrias e das operaes unitrias, expondo assim, os aspectos bsicos do processo. o mais efetivo meio de comunicar informaes sobre um processo industrial. Indicam pontos de entrada das matrias-primas e da energia necessria e tambm os pontos de remoo do produto e dos subprodutos. Na avaliao global do processo, desde sua concepo inicial at o fluxograma detalhado para o projeto e operao da planta, preciso desenhar muitos fluxogramas.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais

Tipos de fluxogramas
Os trs principais tipos de diagramas usados para descrever os fluxos de correntes qumicas atravs de um processo so:
a) Fluxogramas de blocos (block flow diagrams BFD) b) Fluxograma do processo (process flow diagram PFD) c) Fluxogramas de tubulao e instrumentao (pipping and instrumentation diagram P&ID):

Conceitos de Processos Qumicos Industriais

Fluxogramas de blocos
So teis na conceitualizao de um processo ou de um nmero de processos em um grande complexo. Pouca informao sobre as correntes fornecida, mas uma clara viso geral do processo apresentada.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


Fluxogramas de blocos
Tanque de liquido TL01 Misturador M08 Tanque de liquido TL02 Reator R102 Separador S56

Os blocos ou retngulos representam uma operao unitria ou processo unitrio. Os blocos so conectados por linhas retas que representam as correntes de fluxo do processo entre as unidades. Essas correntes de fluxo podem ser misturas de lquidos, gases e slidos fluindo em dutos ou slidos sendo transportados em correias transportadoras.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


Fluxogramas de blocos
Para fazer fluxogramas de blocos claros e objetivos:

Operaes ou processos unitrios tais como misturadores, separadores, reatores, colunas de destilao e trocadores de calor so usualmente denotados por um bloco simples ou retangulo. Grupos de operaes unitrias podem ser denotados por um bloco simples. Correntes de fluxo do processo entrando e saindo dos blocos so representadas por linhas retas que podem ser horizontais ou verticais. A direo do fluxo deve ser claramente indicada por setas. As correntes de fluxo devem ser numeradas em uma ordem lgica. As operaes unitrias (i.e blocos) devem ser rotulados. Quando possvel, o diagrama deve ser arrumado de modo que o fluxo material ocorra da esquerda para a direita, com unidades a montante, esquerda, e unidades a jusante, direita.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


Fluxograma do processo
Contm toda informao necessria para os balanos material e energtico completos no processo. Adicionalmente, informaes importantes tais como a presso das correntes, tamanhos de equipamentos e principais controles so includos.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais

Fluxogramas de processo

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


Fluxogramas de processo
Um fluxograma de processo mostra as relaes entre os principais componentes no sistema. Ele tambm tabula os valores projetados para o processo para os componentes nos diferentes modos de operao, tipicamente mnimo, normal e mximo.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


Fluxogramas de processo
Um fluxograma de processo inclui: tubulao do sistema smbolos dos principais equipamentos, nomes e nmeros de identificao Controles e vlvulas que afetam a operao do sistema interconexes com outros sistemas principais rotas de by-pass e recirculao taxas do sistemas e valores operacionais como temperatura e presso para fluxos mnimo, normal e mximo composio dos fluidos

Conceitos de Processos Qumicos Industriais

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


Fluxogramas de tubulao e instrumentao
Contm toda informao do processo necessria para a construo da planta. Estes dados incluem tamanho dos tubos (dimensionamento da tubulao e localizao de toda instrumentao para ambas as correntes de processo e de utilidades).

Conceitos de Processos Qumicos Industriais

Fluxogramas de tubulao e instrumentao

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


Fluxogramas de tubulao e instrumentao
Este fluxogramas mostram toda a tubulao incluindo a seqncia fsica de ramificaes, redutores, vlvulas, equipamentos, instrumentao e controles intertravados. Estes fluxogramas so usados para operar o processo de produo.

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


Fluxogramas de tubulao e instrumentao
Um FTI deve incluir: Instrumentao e designaes Equipamentos mecnicos com nomes e nmeros Todas as vlvulas e suas identificaes Processo de tubulao, tamanhos e identificao Micelnea: ventilao, drenagem, amostragem, redutores, aumentadores Permanent start-up and flush lines Direo dos fluxos Referencias das interconexes Controles de inputs, outputs e intertravamento Nvel de qualidade Sistemas de controle computadorizados Identificao dos componentes e subsistemas entregues por outros Seqencia fsica dos equipamentos

Conceitos de Processos Qumicos Industriais

O que indstria qumica?


Os produtos qumicos podem ser agrupados em dois grandes blocos:

Conceitos de Processos Qumicos Industriais


Produtos inorgnicos

Produtos qumicos de uso industrial

Produtos orgnicos Resinas e elastmeros Produtos e preparados qumicos diversos

Inorgnicos:
Tratamento de gua Carboqumicos Petroqumica Gases combustveis Gases industriais Cermica Cimento Vidro cidos lcalis Sais Tintas Explosivos Corantes Plsticos Fibras sintticas Borracha
Detergentes e sabes Perfumes, aromatizantes Alimentos Agroqumicos leos, gorduras Acar e amido Fermentao Papel e celulose Indstria de fsforo Indstria de potssio Indstria de nitrognio Plsticos Fibras sintticas Borracha

Produtos qumicos de uso industrial

Orgnicos
NITRAO SULFONAO ALQUILAO ESTERIFICAO POLIMERIZAO FERMENTAO AMINAO CARBOXILAO HIDROGENAO OXIDAO, ETC

Produtos qumicos de uso industrial

Produtos farmacuticos Higiene pessoal, perfumaria e cosmticos


Adubos e fertilizantes Sabes, detergentes e produtos de limpeza Defensivos agrcolas Tintas, esmaltes e vernizes Outros

Produtos qumicos de uso final

A indstria qumica brasileira


est entre as 10 maiores do mundo

Ranking da indstria qumica mundial


Faturamento lquido - 2007 em US$ bilhes
Estados Unidos China Alemanha Japo Frana Coria Reino Unido Itlia 9 posio Brasil ndia Espanha 664 388 238 234 143 116 116 106 104 92 65

Onde esto os produtos qumicos?

Alguns exemplos:

Tratamento de gua
So utilizados para oxidar cloro detritos e destruir dixido de cloro microorganismos Absorvem e precipitam cloreto de ferro sulfato de alumnio a sujeira, eliminando cor, gosto e odores carvo ativo Retm micropoluentes e detergentes Neutraliza a acidez da gua

hidrxido de sdio

Agricultura
Fertilizantes qumicos

Repem elementos, como nitrognio, fsforo e potssio, clcio, entre outros, retirados do solo pela ao de chuvas, ventos, queimadas e constantes colheitas.

Agricultura
Defensivos qumicos

Garantem a qualidade dos alimentos, a produtividade e evitam a disseminao de doenas.

Sade animal
Medicamentos veterinrios e alimentao animal

Preservam a sade, evitam epidemias e aumentam a produtividade.

Construo civil
acetato de polivinila esto presentes na formulao das tintas Resinas Acrlicas dixido de titnio

Construo civil
Hidrxido de Clcio Argamassa de Alvenaria polietileno de alta densidade (PEAD) resinas polister Caixa Dgua policloreto de vinila (PVC) plastificantes ftlicos trixido de antimnio

resinas alqudicas resinas malicas resinas epxi resinas acrlicas poliuretano Fios e Cabos nitrocelulose polietileno de baixa densidade linear (PEBDL) naftenatos polietileno de baixa densidade (PEBD) octoatos polietileno de alta densidade (PEAD) solventes policloreto de vinila (PVC) Vernizes Tubos e Conexes

Automveis
painel
poliuretano polipropileno (PP) resina de acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS) borracha de estireno butadieno pneus negro de carbono poliamida cido sulfrico baterias polietileno de alta densidade (PEAD)

para-choques polipropileno (PP) pastilha e lonas para freio resinas fenlicas leos lubrificantes leos minerais
aditivos

Informtica
resina de acrilonitrilabutadieno-estireno (ABS) Gabinetes

titanatos zirconatos

Componentes eletronicos Fios e Cabos

cloreto de polivinila (PVC) plastificantes ftlicos trixido de antimnio

vidro (carbono neutro de sdio + carbonato de ltio + hidrxido de sdio + carbonato de potssio) carbonato de brio

Cinescpio

Inovao
A indstria qumica investe grande parte do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento.
Foi a indstria qumica que, com as fibras sintticas, permitiu ao setor txtil ampliar a produo e baratear os preos das roupas. Com os plsticos, foram criadas embalagens que conservam alimentos e remdios por longos perodos, tubos resistentes corroso e peas e componentes utilizados pelas mais diferentes indstrias.

Вам также может понравиться