Вы находитесь на странице: 1из 33

Doutrina Social da Igreja

Introduo

O que Doutrina Social da Igreja (DSI)?

Esta expresso designa o conjunto de escritos e mensagens cartas, encclicas, exortaes, pronunciamentos, declaraes que compem o pensamento do Magistrio catlico a respeito da chamada questo social.

O discpulo de Cristo qual nova criatura


No possvel amar o prximo como a si mesmo e perseverar nesta atitude sem a firme e constante determinao de empenhar-se em prol do bem de todos e de cada um, porque todos ns somos verdadeiramente responsveis por todos (SRS, 38). Segundo o ensinamento conciliar, o nosso respeito e amor devem estender-se tambm queles que pensam ou atuam diferentemente de ns em matria social, poltica ou at religiosa. Alis, quanto mais intimamente compreendermos, com delicadeza e caridade, a sua maneira de ver, tanto mais facilmente poderemos dialogar com eles (GS, 28) (Compndio da DSI, 43).

Destinatrios da DSI
A leitura destas pginas proposta antes de tudo para suster e animar a ao dos cristos em campo social, especialmente dos fiis leigos, dos quais este mbito prprio; toda a sua vida deve qualificar-se como uma fecunda obra evangelizadora (Pontifcio Conselho Justia e Paz, Compndio da Doutrina Social da Igreja, Apresentao, 2004).

Destinatrios da DSI

Os fiis leigos, que buscam o Reino de Deus ocupando-se das coisas temporais e ordenando-as segundo Deus (LG, 31), nele encontraro luzes para o seu especfico compromisso (Compndio da DSI, 11).

Como composta a DSI?

Os principais documentos da Doutrina Social da Igreja so as chamadas Encclicas Sociais dos papas, desde Leo XIII, em 1891.
Temos tambm um documento do Conclio Vaticano II e um texto do Snodo dos Bispos, realizado em Roma em 1971.

Principais documentos da DSI


Rerum Novarum (A Condio dos Operrios), Leo XIII, 1891) Quadragesimo Anno (A Restaurao e Aperfeioamento da Ordem Social), Pio XI, 1931 Mater et Magistra (A Recente Evoluo da Questo Social), Joo XXIII, 1961

Pacem in Terris (Paz na Terra), Joo XXIII, 1963


Gaudium et Spes (A Igreja no Mundo de Hoje), Conclio Vaticano II, 1965 Populorum Progressio (O Desenvolvimento dos Povos), Paulo VI, 1967

Principais documentos da DSI


(cont.)
Octogesima Adveniens (Necessidades de um Mundo em Transformao), Paulo VI, 1971 Justia no Mundo, Snodo dos Bispos, 1971 Evangelii Nuntiandi (A Evangelizao no Mundo Contemporneo), Paulo VI, 1975 Laborem Exercens (O Trabalho Humano), Joo Paulo II, 1981 Solicitudo Rei Socialis (Solicitude Social da Igreja), Joo Paulo II, 1987 Centesimus Annus (Centenrio da Rerum Novarum), Joo Paulo II, 1991 Novo Millennio Ineunte (No Incio do Novo Milnio), Joo Paulo II, 2001

O ensinamento origina-se do encontro da mensagem evanglica e de suas exigncias ticas, com os problemas que surgem na vida da sociedade. As questes que da emergem passam a ser matria para a reflexo moral que amadurece na Igreja por meio da pesquisa cientfica, e inclusive mediante a experincia da comunidade crist. Esta doutrina projeta-se sobre os aspectos ticos da vida, sem descuidar dos aspectos tcnicos do problema, para julg-los com critrio moral. Baseando-se em princpios sempre vlidos, leva consigo julgamentos contingentes, j que se desenvolve em funo das circunstncias dinmicas da histria e se orienta essencialmente para a ao ou prxis crist .
(Orientaes para o estudo e o ensino da DSI na formao dos sacerdotes, n. 3).

Quatro componentes dessa definio:


a) exigncias ticas derivadas da dimenso social do Evangelho; b) imperativos da realidade socioeconmica e poltico-cultural do mundo em que vivemos; c) reflexo moral que confronta a mensagem evanglica com a situao histrica; e

d) ao ou prxis scio-transformadora.

DSI segundo o Snodo dos Bispos


Justia no Mundo, documento do Snodo dos Bispos, 1971

Ao prescrutarmos os sinais dos tempos e ao procurarmos descobrir o sentido do curso da histria, e compartilhando ao mesmo tempo as aspiraes e as interrogaes de todos os homens desejosos de construrem um mundo mais humano, queremos escutar a Palavra de Deus, para nos convertermos para a atuao do plano divino acerca da salvao no mundo (JM, Introd., 2).

DSI segundo o Snodo dos Bispos


Ao ouvirmos o clamor daqueles que sofrem violncia e se vem oprimidos pelos sistemas e mecanismos injustos, bem como a interpelao de um mundo que, com a sua perversidade, contradiz os desgnios do Criador, chegamos unanimidade de conscincia sobre a vocao da Igreja para estar presente no corao do mundo e pregar a Boa Nova aos pobres, a libertao aos oprimidos e a alegria aos aflitos. A esperana e o impulso que animam profundamente o mundo no so alheios ao dinamismo do Evangelho que, pela virtude do Esprito Santo, liberta os homens do pecado pessoal e das conseqncias do mesmo na vida social (JM, Introd., 5).

DSI segundo o Snodo dos Bispos


A ao pela justia e a participao na transformao do mundo aparecem-nos claramente como uma dimenso constitutiva da pregao do Evangelho, que o mesmo dizer da misso da Igreja, em prol da redeno e da libertao do gnero humano de todas as situaes opressivas (JM, Introd., 6). A ao social elemento integrante da mensagem evanglica: no haver verdadeira evangelizao sem um correspondente compromisso de ordem social e poltica.

DSI segundo o Snodo dos Bispos


A situao atual do mundo, vista luz da f, faz-nos um apelo no sentido de um retorno ao ncleo mesmo da mensagem crist, que cria em ns a conscincia profunda do seu verdadeiro sentido e das suas urgentes exigncias. A misso de pregar o Evangelho requer, nos tempos que correm, que nos comprometamos em ordem libertao integral do homem, j desde agora na sua existncia terrena. Se, efetivamente, a mensagem crist sobre o amor e a justia no mostra a sua eficcia na ao pela justia no mundo, muito dificilmente ela ser aceitvel para os homens do nosso tempo(JM, II, 35).

DSI segundo o Conclio Vaticano II


As alegrias e as esperanas, as tristezas e as angstias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, so tambm as alegrias e as esperanas, as tristezas e as angstias dos discpulos de Cristo; e no h realidade alguma verdadeiramente humana que no encontre eco no seu corao (GS, 1)

A DSI procura atualizar a dimenso social do Evangelho para os distintos contextos da vida cotidiana, levando sempre em conta que o gnero humano encontra-se em uma fase nova de sua histria, na qual mudanas profundas e rpidas estendem-se progressivamente ao universo inteiro (GS, 4). Resumindo, a atualizao da Palavra de Deus para os dias de hoje, traduzida na sensibilidade e na solicitude da Igreja para com aquelas situaes onde a vida encontra-se mais ameaada.

DSI segundo o Conclio Vaticano II


A Constituio pastoral Gaudium et spes (1965), do Conclio Vaticano II, constitui uma significativa resposta da Igreja s expectativas do mundo contemporneo. [...] A GS traa o rosto de uma Igreja verdadeiramente solidria com o gnero humano e com a sua histria (GS, 1), que caminha juntamente com a humanidade inteira e experimenta com o mundo a mesma sorte terrena, mas que ao mesmo tempo como que o fermento e a alma da sociedade humana, destinada a ser renovada em Cristo e transformada na famlia de Deus (GS, 40) (Compndio DSI, 96).

DSI segundo o Conclio Vaticano II


A GS aborda organicamente os temas da cultura, da vida enocmico-social, do matrimnio e da famlia, da comunidade poltica, da paz e da comunidade dos povos, luz da viso antropolgica crist e da misso da Igreja. Tudo considerado a partir da pessoa e em vista da pessoa: a nica criatura que Deus quis por si mesma (GS, 24). A sociedade, as suas estruturas e o seu desenvolvimento no podem ser queridos por si mesmos mas para o aperfeioamento da pessoa humana (GS, 25). (Compndio DSI, 96).

DSI segundo o Conclio Vaticano II


Outro documento do Conclio Vaticano II muito importante no corpus da DSI a declarao Dignitatis Humanae, no qual se proclama o direito liberdade religiosa. O documento trata o tema em dois captulos. 1. de carter geral, afirma que o direito liberdade religiosa tem o seu fundamento na dignidade da pessoa humana e afirma que ele deve ser reconhecido e sancionado como direito civil no ordenamento jurdico da sociedade.

DSI segundo o Conclio Vaticano II


2. aborda o tema luz da Revelao esclarecendo as suas implicaes pastorais, recordando tratar-se de um direito que concerne no somente s pessoas individualmente consideradas, mas tambm s diversas comunidades (Compndio DSI, 97).

Fundamentos ou fontes da DSI


O clamor dos oprimidos, como as vtimas de uma histria que produz, simultaneamente, concentrao de renda e excluso social. Dessa solicitude histrica da Igreja para com os cados beira da estrada, os excludos ou condenados da terra, vai consolidar-se, especialmente a partir do Conclio Vaticano II, a opo preferencial pelos pobres.

A Palavra de Deus, 1 e 2 Testamentos, como luz que ilumina a realidade e desnuda as contradies da organizao social e poltica em confronto com o plano da criao. Neste caso, evidente que a prtica de Jesus ganha particular relevo.

Fundamentos ou fontes da DSI


A sabedoria e a experincia multissecular do Magistrio da Igreja, em que se desenvolvem uma srie de orientaes fundamentais quanto ao seguimento de Jesus Cristo no cumprimento do seu mandamento novo, do amor ao prximo.

A prtica cotidiana dos cristos e das comunidades eclasiais junto aos setores mais marginalizados e empobrecidos da populao. Atravs de aes desse tipo surgem solues criativas e novas organizaes.

Fundamentos ou fontes da DSI


A produo teolgica, como uma reflexo a partir da f que acompanha a prxis dos cristos, com especial ateno para a teologia da libertao, a teologia negra, a teologia poltica e a teologia feminina alm de outras reflexes na linha sciotransformadora. A contribuio da cincia em suas mais variadas disciplinas, como aproximao aos dados de uma realidade sempre cambiante. inegvel hoje o suporte terico das cincias sociais e humanas para um conhecimento mais profundo do relacionamento entre as pessoas e as sociedades, como tambm da histria da humanidade.

Fundamentos ou fontes da DSI


A abertura riqueza inesgotvel de pessoas, culturas e povos distintos, processo em que prevalece o ecumenismo e o dilogo interreligioso e em que aquilo que nos une bem mais do que aquilo que nos separa. Uma mstica ou espiritualidade que, diante das tenses e conflitos sociais, possa ser ao mesmo tempo encarnada, libertadora e inculturada.

Caractersticas da DSI

Centesimus Annus, Joo Paulo II, 1991


A DSI justifica-se a partir da ateno ao homem real e concreto, entendido como ser social (CA, 53). A DSI um instrumento de evangelizao: com os olhos voltados para o anncio da salvao, preocupa-se com todos os demais problemas que afetam o homem (CA, 54). A DSI uma parte da teologia: para conhecer o homem de hoje, preciso conhecer a Deus; anunciar a salvao enriquece a dignidade do homem (CA, 55).

Caractersticas da DSI

Centesimus Annus, Joo Paulo II, 1991


A DSI supe a colaborao das igrejas locais para aplic-la s diversas situaes (CA, 56). A DSI , antes de mais nada, fundamento e estmulo para a ao; hoje, mais do que nunca, tornar-se- digna de crdito pelo testemunho das obras: a que encontra seu sentido a opo preferencial pelos pobres (CA, 57). A DSI exige a promoo da justia: no s dando do suprfluo, mas ajudando os povos a entrar no crculo do desenvolvimento, transformando as estruturas, criando rgos internacionais de controle e orientao (CA, 58).

Caractersticas da DSI

Centesimus Annus, Joo Paulo II, 1991


A DSI tem uma dimenso interdisciplinar e uma dimenso prtica e experimental (CA, 59).

A DSI exige a colaborao de todos para ser posta em prtica: das Igrejas crists, das religies, de todos os homens de boa vontade (CA, 60). A DSI vem mantendo uma constante ao longo destes cem anos: a defesa do homem (CA, 61).

Quando e em que contexto nasceu a DSI


Encclica Rerum Novarum, Leo XIII, 15 de maio de 1891.

O Papa prope-se abordar a condio dos operrios.


Mudana de enfoque: a Igreja, na pessoa do papa, deixa em segundo plano os assuntos internos e volta-se para os problemas que afligem os trabalhadores da poca.

A revoluo industrial e a Rerum Novarum


A revoluo industrial representou uma revoluo em quatro dimenses: Ordem socioeconmica consolidao da indstria; surgimento e

Ordem poltica fortalecimento dos Estadosnao a partir da Revoluo Francesa; Ordem cientfica aprofundamento e sistematizao do conhecimento e do mtodo experimental; Ordem filosfica razo ilustrada e emergncia da subjetividade.

A revoluo industrial e a Rerum Novarum


Mas esse conjunto de transformaes trouxe tambm efeitos negativos. Se verdade que o poder das mquinas multiplicou em muito a capacidade de produzir bens, alimentos e equipamentos, tambm verdade que os benefcios de semelhante progresso no foram equitativamente distribudos. Os tempos modernos ou a era da mquina vieram acompanhados, simultaneamente, de um enorme potencial produtivo e de uma crescente desigualdade social.

A revoluo industrial e a Rerum Novarum


Pano de fundo distores sociais da encclica graves

Indstria sistema capitalista de produo filosofia liberal Lucro motor da economia

Patres (capital e meios de produo) X operrios (fora de trabalho)


Liberalismo econmico = seleo natural

Consequncias: xodo intercontinentais

rural,

migraes

Questes para reflexo


1. Como definir a Doutrina Social da Igreja a partir dos desafios de hoje?
2. Quais as fontes e constitutivos da DSI? os elementos

3. Relacionar o contexto em que nasceu a DSI com os tempos atuais.

Referncias

GONALVES, Pe. Alfredo J. Introduo Doutrina Social da Igreja. Apostila.

PONTIFCIO CONSELHO JUSTIA E PAZ. Compndio da Doutrina Social da Igreja. Roma: Libreria Editrice Vaticana, 2004.

Вам также может понравиться