Вы находитесь на странице: 1из 40

Pois tambm eu te digo que tu s Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno no prevalecero contra

ela. E eu te darei as chaves do reino dos cus; e tudo o que ligares na terra ser ligado nos cus, e tudo o que desligares na terra ser desligado nos cus.

A Igreja Catlica ensina, a partir desta confisso:

1. Cristo lhe mudou o nome, indicando a posio que ocuparia da por diante;
2. Edificou sua igreja sobre Pedro; 3. Pedro a pedra fundamental do texto de Mateus;

4. Pedro foi o superior hierrquico dos Apstolos;


5. Pedro estabeleceu em Roma a sede de seu episcopado; 6. Ele instituiu os bispos de Roma seus herdeiros;

Cristo no mudou o nome de Pedro neste momento, mas apenas confirmou o sobrenome que lhe atribura no dia do seu chamado.

Este achou primeiro a seu irmo Simo, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, o Cristo). E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu s Simo, filho de Jonas; tu sers chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

Simo, ao qual tambm chamou Pedro, e Andr, seu irmo; Tiago e Joo; Filipe e Bartolomeu.

DEUS - SALMO 18:2 O SENHOR minha rocha. - DEUTERONMIO 32:4 Eis a rocha! Suas obras so perfeitas. MESSIAS

- ISAAS 28:16 Uma pedra j provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada.

FUNDAMENTO DA IGREJA
- 1 CORNTIOS 10:4 - ATOS 4:12

- ROMANOS 9:33
- 1 CORNTIOS 3:11 - EFSIOS 2:20 - I PEDRO 2: 4 e 5 - MATEUS 21:42-44

PEDRO = PTROS

PTROS significa fragmento de pedra, pedra movedia, lasca de pedra. PTRA significa rocha, massa slida de rocha.

1. Cristo no queria que nenhum deles fosse mestre ou guia, porque esta uma prerrogativa divina.

Vs, porm, no queirais ser chamados Rabi, porque um s o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vs sois irmos (...) Nem vos chameis mestres, porque um s o vosso Mestre, que o Cristo.

2. Por duas vezes, o problema da primazia entre os discpulos foi levantado entre eles. Tal problema jamais teria acontecido se Cristo tivesse estabelecido a Pedro como superior eles.

E suscitou-se entre eles uma discusso sobre qual deles seria o maior.

E houve tambm entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que tm autoridade sobre eles so chamados benfeitores. Mas no sereis vs assim; antes o maior entre vs seja como o menor; e quem governa como quem serve...

...pois qual maior: quem est mesa, ou quem serve? Porventura no quem est mesa? Eu, porm, entre vs sou como aquele que serve. E vs sois os que tendes perma-necido comigo nas minhas tentaes. E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, Para que comais e bebais minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.

3. Se Cristo tivesse indicado a Pedro como o lder da Igreja, como o Papa, ele seria infalvel em suas decises.

Ento, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe. E, havendo-se acendido fogo no meio do ptio, estando todos sentados, assentouse Pedro entre eles. E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este tambm estava com ele...

...porm, ele negou-o, dizendo: Mulher, no o conheo. E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu s tambm deles. Mas Pedro disse: Homem, no sou. E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Tambm este estava com ele, pois tambm galileu. E Pedro disse: Homem, no sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.

4. Sendo Pedro o dirigente, seria a pessoa que enviaria outros. Porm Pedro e Joo foram enviados pelos apstolos.

Os apstolos, pois, que estavam em Jerusalm, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para l Pedro e Joo.

5. Se fosse o superior hierrquico dos apstolos a argio que eles fizeram e a defesa de Pedro seriam inoportunas e desarrazoadas. (Ver Atos 11:1-18)

6. O primeiro conclio da igreja no foi convocado e dirigido por Pedro mas por Tiago. O contexto sugere que Tiago era o presidente.

E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmos, ouvi-me! (...) Por isso julgo que no se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.

7. Uma epstola enviada a Antioquia foi dirigida em nome dos apstolos, dos presbteros e da igreja e no por Pedro.

Ento pareceu bem aos apstolos e aos ancios, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e envi-los com Paulo e Barnab a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabs, e Silas, homens distintos entre os irmos. E por intermdio deles escreveram (...)

8. Se Pedro fosse o lder, Paulo no poderia escrever o que se encontra em Glatas 2:11-14, pois seria faltar tica hierrquica.

E, chegando Pedro Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensvel. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circunciso...

...e os outros judeus tambm dissimulavam com ele, de maneira que at Barnab se deixou levar pela sua dissimulao. Mas, quando vi que no andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presena de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e no como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?

9. Se Pedro fosse o Papa, na enumerao dos ofcios da Igreja, Paulo no se esqueceria deste to preeminente o Vigrio de Cristo.

E a uns ps Deus na igreja, primeiramente apstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de lnguas.

10. Paulo afirma que Tiago, Cefas (Pedro) e Joo eram considerados como colunas. Note-se que Tiago est em primeiro lugar.

E conhecendo Tiago, Cefas e Joo, que eram considerados como as colunas, a graa que me havia sido dada, deramnos as destras, em comunho comigo e com Barnab, para que ns fssemos aos gentios, e eles circunciso.

IGREJA CATLICA E PEDRO


- Para a Igreja Catlica Pedro estabeleceu em Roma a sede do governo da igreja, em 42 A.D. - Alm disso, geriu a Igreja por 25 anos em Roma, sendo martirizado no reinado de Nero, como Paulo. O ano era 67 A.D.

Pontos de Divergncia
1. Se Pedro estivesse em Roma a Epstola aos Romanos, escrita no ano de 58 A.D., seria completamente desnecessria, porque haveria quem os exortasse e doutrinasse.

Pontos de Divergncia
2. O Novo Testamento, que se iniciou depois de 42 A.D. e foi concludo no final do sculo, totalmente silencioso sobre a investidura de Pedro como a cabea da Igreja.

Вам также может понравиться