Вы находитесь на странице: 1из 13

Marketing Verde

Franciso

Arlem Lara Pimentel Pedro Jesus

Marketing verde
As

questes sociais e ambientais passam a frazer parte dos estudos de marketing e de comunicao. As empresas e os profissionais destas reas ampliam o olhar sobre a necessidade de melhor compreender o cenrio ambiental,social,tecnolgico e econmico do marketing, de forma a promover mudanas socioambientais no produto, forma de distribuio, precificao e comunicao. Assim agregando novos valores de potencial reconhecimento por parte dos consumidores.

Surge o marketing verde


O termo marketing verde, ecolgico ou ambiental, surgiu nos anos 70,quando a AMA (American Marketing Association ) realizou um workshop com a inteno de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. Aps este evento o marketing verde foi assim definido: O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de marketing em relao poluio, ao esgotamento de energia e ao esgotamento de recursos no renovveis.

Marketing verde por Kotler


Um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsveis em relao ao meio ambiente.

Marketing verde por Polonsky


Consiste

em todas atividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a inteno de satisfazer os desejos e as necessidades dos consumidores, desde que a satisfao de tais desejos e necessidades ocorra com o mnimo de impacto negativo sobre o meio ambiente.

Implantao

Ao

adotar o marketing verde, a organizao deve informar a seus consumidores acerca das vantagens de se adquirir produtos e servios ambientalmente responsveis, de forma a estimular (onde j exista) e despertar (onde ainda no exista) o desejo do mercado por esta categoria de produtos. O marketing moderno consiste em criar e ofertar produtos e servios capazes de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores. No marketing verde, os consumidores desejam encontrar a qualidade ambiental nos produtos e servios que adquirem.

Marcas que j aderiram

Sustentabilidade O que ?
Podemos

dizer na prtica, que sustentabilidade representa promover a explorao de reas ou o uso de recursos planetrios (naturais ou no) de forma a prejudicar o menos possvel o equilbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.

SUSTENTABILIDADE NA PRTICA
A

base do Projeto o Mtodo REPENSAR. So propostas oito aes bsicas para quem quer praticar a SUSTENTABILIDADE. As letras iniciais de cada ao so as letras que compem a palavra REPENSAR

Reduzir o consumo de recursos naturais e energia Eliminar substncias txicas e persistentes Propagar o conceito de sustentabilidade Empregar energia limpa Notar a importncia das pessoas Substituir materiais virgens por materiais reciclados Abolir o envio de resduos para destinao final Reutilizar e manufaturar materiais, produtos e equipamentos

COMO O PROJETO IMPLANTADO NAS EMPRESAS

Etapa 1: Avaliao das condies e da estrutura de Gesto Ambiental da empresa Etapa 2: Criao de um Grupo ou Comit de Sustentabilidade Etapa 3: Capacitao do Grupo para a prtica da sustentabilidade, preparando seus membros para a difuso dos conceitos de sustentabilidade por toda a empresa Etapa 4: Capacitao de todas as pessoas da empresa para a prtica da sustentabilidade Etapa 5: Formulao de objetivos e metas de sustentabilidade Etapa 6: Definio de Indicadores de Sustentabilidade para medir o progresso da empresa Etapa 7: Elaborao de Planos de Ao para a implantao de medidas prticas de sustentabilidade em todas as reas da empresa Etapa 8: Definio de mecanismo de divulgao e avaliao dos resultados obtidos Etapa 9: Apoio tcnico e acompanhamento da implantao

QUAIS OS RESULTADOS PARA A EMPRESA

Potencializa os resultados econmicos e ambientais Atrai e fideliza clientes ambientalmente exigentes Fortalece a imagem institucional Cria um poderoso diferencial de mercado Atrai publicidade espontnea Maximiza os resultados do Sistema de Gesto Ambiental (SGA) implantado. Eleva a qualificao dos fornecedores

Video para reflexo

Вам также может понравиться