Вы находитесь на странице: 1из 12

Docente: Jonei Discentes: Cristiano Vieira,Joice Dantas e Mnica Samara Turma: Tcnico de Minerao Disciplina: Concentrao Mineral II Tema:

Separao Eletrosttica

INTRODUO
A Eletrosttica a parte da Fsica responsvel pelo estudo das cargas eltricas em repouso. Ao longo da histria, grandes pesquisadores como Tales Mileto conseguiram verificar a existncia das cargas eltricas. Segundo Maurcio Ruv Lemes, foi Tales quem primeiro conseguiu verificar, em 600 a.C ,que o mbar ,aps atritado, consegue atrair fragmentos de palha.

Fatos Cientficos:
*O pesquisador alemo Otto Von Guericke

(1602 1686) conseguiu inventar a primeira mquina eletrosttica, em 1672.

*J por volta de 1729, Stephen Gray descobre que alguns corpos tem propriedades condutoras de eletricidade.

Contato com a Eletrosttica:

Charles Augustin de Coulomb (1736 1806) conseguiu medir a intensidade das foras de atrao ou de repulso entre as cargas eltricas por volta de 1777, usando uma balana de toro e enunciou a tratando desta fora. J em 1763, o cientista Robert Simmer (...) defendia que existiriam dois tipos de fludos, sendo que um deles teria carga eltrica positiva e outro teria carga eltrica negativa, o que leva a uma condio de conservao da carga, conforme Lemes.

* Num primeiro momento, acreditava-se que os fenmenos eltricos e magnticos no estariam relacionados. A eletrosttica tinha muito a ser descoberto, especialmente no que se refere a sua dependncia com o Houve muitos avanos significativos, como o caso da construo da primeira pilha voltaica, criada por Alessandro Volta, em 1800. Finalmente, em 1819, o dinamarqus Hans Christian Oersted (1777 1851) descobre em uma aula experimental que a geraria um em torno de si.

*Mas talvez uma das mais relevantes descobertas que podem ser inclusas no rol da eletrosttica, destaca-se a da relao da carga do eltron com sua, realizada por Robert Andrews Millikan (1868 1953).

Primeira Mquina Eletrosttica

uma mquina que funciona primariamente pelo princpio da induo eletrosttica. Um par de discos de material isolante colocado prximo girado em sentidos opostos e neles so separadas cargas em extremos dos discos (linha do equador). Estas cargas so multiplicadas medida que giram os discos, e o potencial relativo entre os extremos dos mesmos cresce exponencialmente at que ocorra a ruptura do ar ocasionando fascas.

Princpios Fsicos da Tcnica:


A eletrosttica a parte da Fsica que estuda a ao e as propriedades mtuas das cargas eltricas em repouso, em relao a um sistema inercial de referncia.Podemos citar dois princpios bsicos da eletrosttica :

Princpios da Atrao e Repulso Cargas eltricas do mesmo sinal se repelem. * Cargas eltricas de sinais contrrios se atraem.

Processos de Eletrizao Podem ser de trs tipos:


Atrito: conhecido desde a Antiguidade, pelos gregos, e que consiste em se atrair corpos inicialmente neutros; durante a fase do atrito ocorre a transferncia de eltrons de um corpo para outro. O corpo que perde eltrons fica eletrizado positivamente e aquele que ganha eltrons, eletriza-se negativamente. Na eletrizao por atrito: os corpos sempre se eletrizam com cargas iguais mas de sinais contrrios. O sinal que as cargas iro adquirir depende dos tipos de substncias que sero atritadas.

Contato: um corpo eletrizado pelo contato com outro corpo previamente carregado. Na eletrizao por contato os corpos sempre se eletrizam com cargas de mesmo sinal.

Induo eletrosttica: um corpo eletrizado


apenas pela aproximao de um outro corpo previamente eletrizado, todavia, para que esta eletrizao se mantenha necessrio utilizar de um simples artifcio, sem o qual o corpo volta ao seu estado anterior. Na eletrizao por induo, o corpo induzido sempre se eletriza com carga de sinal contrrio do corpo indutor.

Вам также может понравиться