Вы находитесь на странице: 1из 23

Componentes:

ISABELLA DE JESUS SILVA JILVAN DE SOUZA SANTOS

Projeto de Instalaes Eltricas

O projeto a previso escrita da instalao, com todos os seus detalhes, localizao dos pontos de utilizao de energia eltrica, comandos, trajeto dos condutores, diviso dos circuitos, seo dos condutores, dispositivos de manobra, carga de cada circuito, carga total da instalao e etc...

A eletricidade na atualidade
A importncia da eletricidade em nossas vidas e inquestionvel. Ela quem ilumina nossos lares, movimenta nossos eletrodomstico, permite o funcionamento dos aparelhos eletrnicos e aquece o nosso banho.

Precaues

Porm, a eletricidade quando mal empregada, traz alguns perigos como os choques, s vezes fatais, e os curtocircuito, causador de tantos incndio.

Conceitos Bsicos

Sistema Eltrico Circuito ou conjunto de circuitos interligados, destinado a levar energia eltrica gerada no sistema, ou recebida de outros sistemas, at os pontos de utilizao e/ou at os pontos em que essa energia transferida para outros sistemas, e incluindo os circuitos e equipamentos auxiliares destinados ao seu funcionamento.

Instalao Eltrica: Parte determinada de um sistema eltrico, juntamente com as estruturas de montagem, obras civis e demais auxiliares necessrios ao funcionamento dessa parte do sistema

Carga:
Qualquer equipamento ou conjunto de equipamentos ligados a um sistema eltrico e absorvendo potncia desse sistema Conjunto dos valores das grandezas fsicas que caracterizam as solicitaes impostas em dado instante a um sistema ou equipamento eltrico, ou a um componente, por um sistema ou equipamento, eltrico ou no, a ele ligado. A carga pode ser expressa em termos de impedncia de corrente, de potncia ativa,reativa ou aparente, ou de uma caracterstica no eltrica, conforme as circunstncias peculiares a cada caso.

Disjuntor: Dispositivo que tem a capacidade de interromper circuitos pelos quais pode circular uma corrente cujo valor e maximo a sua potencia determinada, ou seja, prevenindo um curto circuito.

Recomendaes e exigncias da NBR 5410


A utilizao de proteo diferencial e residual (disjuntores ou interruptores) De alta sensibilidade em circuitos terminais que sirvam a: Tomadas de cozinhas, copas-cozinha, garagens e, no geral a todo local interno molhado em uso normal ao sujeito a lavagens. Tomadas de corrente em reas externas Tomadas de corrente que, embora instaladas em reas internas, possam alimentar equipamentos de uso externo

Apresentaes

Na planta baixa seria bastante trabalhoso e desnecessrio utilizar os componentes da instalao da forma mais conhecida como:

Pro isso, utilizamos uma forma de diagrama reduzido, denominado no esquema unifilar.

Smbolos

O - Lmpada

S - Interrupto
-> Tomada

Projeto de instalao residencial

Quadros de Distribuio

Interruptores

Lmpadas e interruptos simples;

Esquema multifilar simples

Lmpada e interruptor de duas sees:


Quando desejamos representar, um sistema unifilar, um grupo de lmpadas em um mesmo ponto ( lustre), devemos indicar ao lado do smbolo de lmpada, o numero do grupo na ordem de acendimento. Exemplo: Um lustre com 3 lmpadas , em que uma seo acende 2 lmpadas e outra seo comanda a terceira lmpada.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14039. Instalaes eltricas de mdia tenso de 1,0 kV a 36,2 kV. Rio de Janeiro, 2005. NBR 5410. Instalaes eltricas de baixa tenso (instalao eltrica em edificao). Rio de Janeiro, 2004 INSTITUTE OF ELECTRICAL AND ELETRONIC ENGINEERS. IEEE 80/2000. Guide for safety in AC substation grounding, 2000. NBRNM-IEC60332-3-24. Mtodos de ensaios para cabos eltricos sob condies de fogo - Parte 324: Ensaio de propagao vertical da chama em condutores ou cabos em feixes montados verticalmente - Categoria C. Rio de Janeiro, 2005.

Вам также может понравиться