Вы находитесь на странице: 1из 91

DIDTICA

DOUTRINA DO ENSINO E DO MTODO Prof. Evilsio Martins Vieira URCA/DEF

HISTORICIDADE DA DIDTICA
Desde os Jesutas, a COMNIO, ROUSSEAU, HERBART, DEWEY, SNYDERS, PAULO FREIRE e outros, a educao escolar percorreu um longo caminho no que concerne a sua teoria e sua prtica.

Era Antiga/Era Medieval


SCRATES, PLATO, ARISTTELES, representam a era antiga. SANTO TOMS de AQUINO o representante da idade mdia. Estes pensadores representam bem o pensamento da poca ao desenvolverem e difundirem, como filosofos e educadores, suas concepes ao mundo. Viveram em momentos diferentes, mas seus estudos e reflexes convergiram para um ponto comum.

ANTIGA/MEDIEVAL
Buscavam desenvolver no homem sua essncia ideal de forma a atender as nescessidades que as justificavam. Levando em conta a estratificao social predominante na sociedade, nesta poca, o homem a ser desenvolvido era o que compunha a classe de homens livres. A esses eram conferidas todas as prerrogativas humanas.

PLATO
A educao: deve proporcionar

ao corpo e alma toda a perfeio e beleza de que so suscetveis.

ARISTTELES
A educao: deve moldar a

matria com a energia do sentido contido na noo de forma humana.

Sto.TOMS DE AQUINO

A educao: deve ser uma

atividade em virtude da qual os dons potenciais se tornam realidade atual.

TRIO DE PENSADORES e SEUS RESULTADOS


Atribuindo essncia humana um modelo ideal, idia perfeita (Plato), uma forma que molda a matria (Aristteles), um ser que existe em potncia (Sto. Toms de Aquino), Eles definiram a educao do homem atravs de um ideal de moral, de formao do carter, de hbitos, do domnio das paixes, da justia, do desenvolvimento intelectual, fsico e artstico

Continuidade do Pensamento antigo e medieval


Buscando conduzir o educando ao alcance deste ideal foi utilizada uma prtica pedaggica baseada em dogmas na autoridade do mestre, na disciplina. Restos de seus princpios fundamentais podem ser encontrados na obra de Sto. Toms de Aquino e na Ratio Studiorum dos Jesustas, esta ltima j influenciada pelo capitalismo emergente no sec,XVI.

Mudanas da Ordem Social Surge o Capitalismo


A relao de produo Feudal pde ser superada pela capitalista, medida em que o trabalho conservador realizado pelas instituies sociais do primeiro desenvolverem as condies materiais e intelectuais, para que novas necessidades, novas concepes, novos valores, novas finalidades gerassem o segundo.

RENASCIMENTO
Durante o Renascimento, a partir do modo de produo Feudal, so desenvolvidas, contraditoriamente, as condies e necessidades sociais para uma mudana fundamental na histria da existncia Humana: O advento do Capitalismo. Entra em cena a Burguesia, a individualidade, a igualdade e a liberdade do homem que so condies para o desenvolvimento do capital, agora bandeira de luta das relaes sociais emergentes.

CAPITALISMO/EDUCAAO
Para a sobrevivncia das respectivas relaes sociais de produo do mundo antigo e medieval a educao escolar era privilgio e necessidade de determinada classe social, para atender as necessidades do capitalismo, ela foi instituda como um direito de todos. assim que se iniciam as transformaes fundamentais da humanidade ocidental.

CAPITALISMO-EDUCAO
Agora as relaes sociais de trabalho caminham para instituir a relao Patro X Operrio, a escola no poderia continuar adotando uma pedagogia fundamentada nos pressupostos e na prtica pedaggica utilizada pela ESCOLSTICA.

ESCOLSTICA

A verdadeira educao cumpre ligar o homem sua verdadeira ptria, a ptria celeste, e destruir, ao mesmo tempo, tudo o que prende o homem sua existncia terrestre.

Superao da Escolstica
Para desenvolver o novo homem, a educao escolar passou por transformaes fundamentais, veiculando, em sua prtica pedaggica, uma compreenso de homem, educao, ensino, sociedade, adequadas a sociedade capitalista. A nova prtica pedaggica deveria, agora, levar em conta os interesses individuais de quem aprende, a nova ordem exigia mo de obra diversificada.

Propostas Pedaggicas Transformadoras


Comnio- atinge o Feudalismo, quando produz a sua obra maior DIDTICA MAGNA ( 1657), trata-se de uma proposta de reforma da escola e do ensino e lana as bases para uma pedagogia que prioriza a arte de ensinar por ele denominada DIDTICA, em oposio ao pensamento pedaggico predominante at ento.

O Pensamento de Comnio
A proa e a popa da nossa didtica

ser investigar e descobrir o mtodo segundo o qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais; nas escolas, haja menos barulho, menos enfado, menos trabalho inutl, e, ao contrrio, haja mais recolhimento, mais atrativo e mais slido progresso.

COMNIO/LUTERO
Assim como Comnio temos que considerar o papel de Lutero(14831546).Mesmo estando distantes das transformaes que ocorreram na educao e no ensino, aps a culminncia dos movimentos revolucionrios burgueses, as propostas pedaggicas de Lutero e Comnio foram importantes por oporem-se pedagogia Escolstica.

Os Jesuitas e a Companhia de Jesus


No se pode deixar de destacar a companhia de Jesus, fundada em 1540, com a finalidade de lutar contra a difuso de idias Luteranas, atravs do ensino do catolicismo. Este ensino se expandiu pela Europa e America Latina em um momento coincidente com o desenvolvimento de condies que valorizavam o homem como ser individual, buscou divulgar concepes e valores predominantes na idade mdia.

Consequncias na Epca
Mesmo com o trabalho dos Jesutas, com a finalidade de contribuir para manter as concepes do mundo predominantes at ento, novas teorias sobre educao e ensino foram elaboradas para atender aos diferentes momentos do avano capitalista.

Outros Pensadores Participantes do processo


Vamos encontrar outros pensadores:HERBART(1776-1847) e DEWEY(1859-1952) que sintetizaram, em suas teorias, seus diferentes momentos histricos vivenciados. Cabe ainda citar: ROUSSEAU (17121778),PESTALOZZI (1746-1827), FROEBEL (1782-1827)

EDUCAO CAPITALISTA
Assim a educao escolar capitalista, em sua prtica Pedaggica, prope deslocar a nfase em uma finalidade social mais ampla para uma finalidade mais especifica de desenvolvimento individual. Em outras palavras, a escola secundariza o que at ento tinha sido sua funo especfica:

Educao Capitalista 2
Desenvolver no homem, atravs do intelecto, suas potencialidades, e passa a se preocupar com o processo de ensinar que enfatiza o desenvolvimento da individualidade humana. Essa mudana de enfoque alterou a prtica diria da escola do ponto de vista da relao professoraluno, dos meios e procedimentos utilizados, do contedo ensinado e gerou a produo de teorias pedaggicas direcionadas para a arte de ensinar.

Atualidade
Nos tempos atuais, medida que o desenvolvimento tecnolgico conseguiu alcanar nveis bastante avanados e a diviso de trabalho se tornou cada vez mais racional, a escola no pde deixar de cumprir sua funo conservadora. Foi assim desenvolvida uma tecnologia de ensino que levou a extremos a eficincia, a eficcia, a racionalizao do processo de ensino.

Atualidade 2
Temos a Didtica como sntese de determinada forma de organizar a prtica pedaggica, voltou, cada vez mais, seu objeto de estudo para aspectos tcnicos, para meios de ensino. Assim a didtica, se confirmando historicamente, com um contedo que enfatiza a forma de se organizar o ensino, se constituiu, nos cursos de formao de professor, como disciplina que trata dos meios do processo, das tcnicas de ensino.

QUESTIONAMENTO

QUAL SER O MOTIVO QUE TEM LEVADO OS PROFESSORES A QUESTIONAREM O QUE TRS SCULOS DE HISTRIA CONFIRMOU?

A DIDTICA NO BRASIL
No decorrer da historicidade da didtica Brasileira, temos duas partes: na primeira abordado o

papel da disciplina antes de sua incluso nos cursos de formao de professores a nvel superior, compreendendo o perodo de 1549 a 1930.

A DIDTICA NO BRASIL

-A segunda parte, trata da

trajetria da didtica a partir da dcada de 30 do sculo passado at os dias atuais.

PRIMRDIOS DA DIDTICA 1549/1930(Brasil)


Foram os Jesutas os principais educadores de quase todo o perodo colonial(1549 a 1759). COLONIAL- Sociedade de economia agrrio-exportadora-dependente, explorada pela Metrpole, a educao no era considerada um valor social importante. A educao estava voltada para a catequese e insruo dos indgenas, porm, a elite colonial, outro tipo de educao era oferecido.

Ratio Studiorum
O ideal Jesutico era a formao do homem universal, humanista e cristo. A educao se preocupava com o ensino humanista de cultura geral, enciclopdico e alheio a realidade da vida da colnia. Esses eram os alicerces da Pedagogia Tradicional na vertente religiosa.

Ratio Studiorum II
A ao pedaggica dos Jesutas foi marcada pelas formas dogmticas de pensamento, contra o pensamento crtico. Previlegiavam o exerccio da memria e o desenvolvimento do raciocnio; a ateno era voltada ao preparo de Padres-mestres,dando nfase formao do carter e sua formao psicolgica para conhecimento de si mesmo e do aluno.

Ratio Studiorum III


Seus pressupostos didticos enfocavam instrumentos e regras metodolgicas compreendendo o estudo privado, em que o mestre prescrevia o mtodo de estudo, a matria e o horrio; as aulas expositivas; a repetio visando repetir, decorar e expor em aula: o desafio, estimulando a competio; a disputa, outro recurso metodolgico era visto como uma defesa de tese. Os exames eram orais e escritos.

Ratio Studiorum IV
O enfoque sobre o papel da Didtica, melhor, da Metodologia de Ensino, como denominada no cdigo pedaggico dos Jesutas, est centrado no seu carter meramente formal, tendo por base o intelecto, o conhecimento marcado pela viso essencialista de homem.

Ratio Studiorum V
A metodologia de Ensino entendida como um conjunto de regras e normas prescritivas visando a orientao do ensino e do estudo:

conjunto de normas metodolgicas referentes aula, seja na ordem das questes, no ritmo do desenvolvimento e seja, ainda, no prprio processo de ensino. (Paiva,1981,p.11)

CRTICA

Com a ao pedaggica dos jesutas, no se poderia pensar em uma prtica pedaggica e menos ainda em uma didtica que buscasse uma perspectiva transformadora na educao.

As Abordagens do Processo Didtico


No transcorrer dos tempos a didtica foi se aperfeioando: Abordagem Tradicional. Abordagem

Comportamentalista. Abordagem Humanista. Abordagem Cognitivista. Abordagem Scio-Cultural.

AS ABORDAGENS

So formas de trabalhar a ao do ensino do ponto de vista: Do Homem; do Mundo; Da Sociedade-Cultura; do Conhecimento; da Educao; da Escola; do Ensino-Aprendizagem; do Professor-Aluno; da Metodologia; da Avaliao; e seu(s) Terico Principal.

TRADICIONAL Homem

O ALUNO VISTO COMO TBULA RASA, UM RECEPTOR PASSIVO.

TRADICIONAL Mundo
O mundo fsico e social ser conhecido pelo confronto com modelos, ideais, aquisies cientficas e tecnolgicas, raciocnios, demonstraes e teorias elaborados atravs dos sculos.

TRADICIONAL Sociedade-Cultura
O ensino visa sua

perpetuao. Aquisio de um mnimo cultural, constatado pelas provas e exames. Diploma-hierarquizao. Educao Bancria (Paulo Freire).

TRADICIONAL Conhecimento
Inteligncia - faculdade capaz de acumular/armazenar informaes por meio da transmisso mecnica.

TRADICIONAL Educao
Instruo Transmisso de conhecimentos na escola. Interveno do professor para aproximao do modelo. Valorizao do produto.

TRADICIONAL Escola
Lugar por excelncia onde se realiza a educao (e onde se raciocina); Ambiente austero; Utilitarista quanto a resultados e programas estabelecidos; Local de ajuste social.

TRADICIONAL Ensino-Aprendizagem
Alunos instrudos e ensinados pelo professor. A existncia de modelos muito importante. Formao de hbitos (reaes estereotipadas, automatismos). Diferenas individuais ignoradas. Valorizao de variedades/quantidades de informao e no com a formao do pensamento reflexivo. Verbalismo. Tarefas padronizadas.

TRADICIONAL Professor-Aluno
Relaes verticais. O professor sabe e ensina; o aluno repete. A relao predominante a individual professor-aluno: a classe uma justaposio dessas relaes. Relaes sociais quase inexistentes.

TRADICIONAL Metodologia
Aula expositiva, demonstraes, exerccios de repetio, aplicaes, recapitulao. A reproduo dos contedos, pelo aluno, indica que houve aprendizagem. Padronizao, tratamento igual para todos. Privilgio do verbal (escrito e oral), atividades intelectuais e o raciocnio abstrato.

TRADICIONAL Avaliao

Provas, exames, chamadas orais, exerccios visam exatido da reproduo.

TRADICIONAL Terico Principal

Esta abordagem no se fundamenta em um terico ou numa teoria empiricamente validada.

COMPORTAMENTAL Homem
Conseqncia das influncias ou foras do meio ambiente; produto do meio. responsvel por seu comportamento (punies/elogios). Deve ser auto-controlvel, autosuficiente.

COMPORTAMENTAL Mundo
um fenmeno objetivo, j construido. O meio pode ser manipulado para modificar o comportamento.

COMPORTAMENTAL Sociedade-Cultura
A sociedade ideal regida pelas LEIS da engenharia comportamental:

Controle e Diretivismo.

Cultura: usos e costumes dominantes, comportamentos que se mantm atravs dos tempos e reforados na medida em que servem ao poder.

COMPORTAMENTAL Conhecimento
Base do conhecimento: a experincia planejada (o conhecimento resultado direto da experincia). No se preocupa com os estados internos, mas com o comportamento observvel.

COMPORTAMENTAL Educao
Intimamente ligada transmisso cultural ( conhecimentos, prticas, habilidades) para manipulao e controle do mundo/ambiente. Promover mudanas nos indivduos, a partir de estimulaes externas.

COMPORTAMENTAL Escola

Instalar e manter comportamentos aceitos como teis e desejveis numa sociedade.

COMPORTAMENTAL Ensino-Aprendizagem
Aprendizagem: mudana relativamente permanentes em uma tendncia comportamental e/ou na vida mental do indivduo, resultante de uma prtica reforada. Ensinar: arranjo e planejamento de contingncias de reforos sob os quais os estudantes aprendem. Elementos mnimos do sistema instrucional: o aluno, um objetivo de aprendizagem, um plano para alcanar o objetivo proposto.

COMPORTAMENTAL Professor-Aluno
Professor: planeja e desenvolve o sistema de ensino aprendizagem, voltado para a maximizao do desempenho do aluno (economia de tempo,esforos e custos). Aluno: controla o processo de aprendizagem.

COMPORTAMENTAL Metodologia
Tecnologia do ensino: planejar, conduzir e avaliar o processo, em termos objetivos especficos (nfase programao). Individualizao do ensino: Maximizar o desempenho do aluno (mdulos de ensino, instruo programada).

COMPORTAMENTAL Avaliao
Constatar se o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos. Uso de pr-testes e avaliaes intermedirias e finais os comportamentos dos alunos so modelados medida em que estes tm conhecimento dos resultados de seu comportamento.

COMPORTAMENTAL Terico Principal

BURRHUS FREDERIC SKINNER (1904 1990)

HUMANISMO Homem
Considerado como pessoa situada no mundo; nico, quer em sua vida interior, quer em suas percepes e avaliaes do mundo. Objetivo ltimo: uso pleno de suas potencilidades e capacidades. Ser em transformao e agente transformador da realidade.

HUMANISMO Mundo
A realidade um fenmeno subjetivo, reconstrudo pelo ser humano, a partir de suas percepes e atribuindo-lhes significado.

HUMANISMO Sociedade-Cultura
Preocupao com o indivduo e no com a sociedade. nfase no processo e no em estados finais de ser: orientado para a sociedade aberta.

HUMANISMO Conhecimento
Construido no processo de vir-aser da pessoa humana. O sujeito cria e elabora o conhecimento por meio da experincia. inerente atividade humana.

HUMANISMO Educao
Centrada na pessoa e no apenas em situao escolar. Responsabilidade do prprio estudante, o sujeito central. Finalidade: liberar a capacidade de autoaprendizagem para o desenvolvimento intelectual e emocional. Tornar o estudante pessoa de iniciativa, responsabilidade, autodeterminao, discernimento para colaborar com os outros.

HUMANISMO Escola
Deve respeitar a criana tal qual e oferecer condies para que ela possa desenvolver-se. Visa autonomia do aluno.

HUMANISMO Ensino-Aprendizagem
Tcnicas de dirigir a pessoa sua prpria experincia, para que ela possa reestruturar-se e agir. Mtodo no-diretivo Confiana e respeito pelo aluno.

HUMANISMO Professor-Aluno
O professor no precisa ter competncia e conhecimentos, o seu ralacionamento com seus alunos tem carter pessoal e nico. Habilidade bsica: Comprender-se e compreender os outros e tambm a autencidade e o apreo. Facilidade da aprendizagem colocar o aluno em contato com os problemas vitais. O aluno responsabilizar-se pelos objetivos da aprendizagem que tm significado para ele.

HUMANISMO Metodologia
As estratgias instrucionais assumem importncia secundria. No so enfatizados mtodos ou tcnicas para se facilitar a aprendizagem. Critica a transmisso de contedos mas no a supresso de informaes quando consideradas significativas para os alunos.

HUMANISMO Avaliao
Desprezo por qualquer padronizao de produtos da aprendizagem. Uso da auto-avaliao.

HUMANISMO Tericos Principais


CARL ROGERS ABRAHAMM MASLOW Alexander S. NEILL

COGNITIVISMO Homem-Mundo
Por se tratar de uma perspectiva interacionista, homem e mundo sero analisados conjuntamente. O indivduo se desenvolve por fases, em reestruturaes sucessivas em busca de um estgio de maior mobilidade e estabilidade. O desenvolvimento do ser humano consiste em alcanar o mximo de operacionalidade em suas atividades motoras, verbais e mentais. A descoberta e a inveno so instrumentos para manter o equilbrio entre o organismo e o meio. O desenvolvimento da inteligncia implica em desenvolvimento afetivo.

COGNITIVISMO Sociedade-Cultura
O desenvolvimento social deve caminhar no sentido da democracia. O nvel de estruturao lgica dos indivduos constitui a infra-estrutura dos fatos sociais (Anomia/Heteronomia/Autonomia). No se tem um modelo de sociedade ideal como produto final da evoluo humana.

COGNITIVISMO Conhecimento
Considerado como uma construo contnua. Desenvolvimento marcado pela formao de novas estruturas. O conhecimento essencialmente ativo: d-se sobre a ao do sujeito sobre objeto. Processos contnuos de desequilibrao/equilibrao.

COGNITIVISMO Educao
Provocar situaes desequilibradoras para o aluno. No consiste na transmisso de verdades, modelos, informaes, demonstraes, mas que o aluno aprenda por si prprio. Visa a autonomia intelectual do aluno (desenvolvimento da personalidade e aquisio de instrumental lgico-racional). Processo de socializao: cooperao, vivncia da democracia.

COGNITIVISMO Escola
Ensinar a observar ao real e material. Oportunizar ao aluno aprender por si prprio, investigar (problemas, desafio). Desenvolver possibilidaades de ao motora, verbal e mental para intervir no processo scio-cultural e inovar na sociedade. Favorecer o trabalho em grupo. No estaria presa a currculos fixos; valorizao de atividades e no de contedos.

COGNITIVISMO Ensino-Aprendizagem
Aprender significa assimilar o objeto a esquemas mentais. Deve ser baseado no ensaio e no erro, na investigao, na soluo de problemas por parte do aluno. O ponto fundamental do ensino consiste em processos e no em produtos da aprendizagem. A aprendizagem verdadeira se d no exerccio operacional da inteligncia (Quando o aluno elabora seu conhecimento). O ensino consistiria na organizao dos dados da experincia.

COGNITIVISMO Professor-Aluno
Cabe ao professor evitar rotina, fixao de respostas, hbitos, e sim, provocar desequilbrios, fazer desafios e orientar o aluno, concedendo-lhe ampla margem de auto-controle e autonomia. Tratar o aluno respeitando a fase evolutiva em que se encontra.

COGNITIVISMO Metodologia
No existe um modelo pedaggico, uma metodologia piagetiana, e sim, uma teoria do cohecimento, de desenvolvimento humano, que traz implicaes para o ensino. A ao do indivduo o centro do processo e o fator social ou educativo constitui uma condio de desenvolvimento. O ensino deve tender para a construo de operaes pelo aluno. Continua

COGNITIVISMO Metodologia
O trabalho em grupo deve ser preponderante, o ambiente desafiador e promotor de desequilbrios. As situaes de ensino devem ser coerentes com o desenvolvimento da inteligncia e no com a idade cronolgica dos indivduos. Os programas, as tcnicas, os horrios devem ser suficientemente flexveis.

COGNITIVISMO Avaliao
A avaliao tradicional (testes, notas, provas, exames) tm pouco respaldo. Formas de se verificar o rendimento: reprodues livres, com expresses prprias, relacionamentos, explicaes prticas, exploraes causais, etc

COGNITIVISMO Terico Principal


O PSICLOGO FRANCS

JEAN PIAGET

SCIO-CULTURAL Homem-Mundo
Em se tratando de uma abordagem interacionista, as duas categorias so consideradas conjuntamente, mas o sujeito enfatizado. No existem seno homens concretos, situados no tempo e no espao. O homem chega a ser sujeito refletindo sobre o seu ambiente concreto e desenvolvendo a conscincia crtica; coloca-a a servio da transformao do mundo.

SCIO-CULTURAL Sociedade-Cultura
Cultura: resultado da atividade humana, do esforo criador e recriador do homem, de seu trabalho por transformar e estabelecer relaes dialogais com os outros homens. Representa o nvel de desenvolvimento alcanado pela sociedade em determinada etapa histrica.

SCIO-CULTURAL Conhecimento
A vocao do homem a humanizao, que supe a libertao da expresso desumanizadora que se impe ao homem; essa libertao passa pelo desenvolvimento de uma conscincia crtica. A elaborao e o desenvolvimento do conhecimento esto ligados ao processo de conscientizao (desvelamento da realidade). A resposta do homem aos desafios modifica a realidade e tambm a si prprio, cada vez de forma diferente (perspectiva interacionista na elaborao do conhecimento).

SCIO-CULTURAL Educao
O homem sujeito da sua educao; esta implica uma reflexo sobre si e a anlise do meio de vida desse homem concreto. O objetivo primeiro de toda educao a tomada de conscincia (reflexo crtica comprometida com a ao). No restrita ao processo formal.

SCIO-CULTURAL Escola
Deve propiciar o crescimento mtuo, de professores e alunos. Existe num contexto histrico determinado e preciso saber a servio de quem est.

SCIO-CULTURAL Ensino-Aprendizagem
Busca a superao da relao opressor/oprimido. No h restrio s situaes formais de instruo. A educao deve ser problematizadora, ao contrrio da educao bancria. A dialogicidade e dialeticidade so a essncia da educao. Educador e educando so sujeitos do processo.

SCIO-CULTURAL Professor-Aluno
A relao professor/aluno horizontal e no imposta. Desenvolvimento do dilogo; So oportunizadas a cooperao, a unio, a organizao e a soluo comum aos problemas.

SCIO-CULTURAL Metodologia
Metdo de alfabetizao ativo, dialgico e crtico. Criao de contedo programtico prprio universo temtico, temas geradores.

SCIO-CULTURAL Avaliao
Auto-avaliao e/ou avaliao mtua e permanente da prtica educativa por professores e alunos. Notas, exames, no fazem sentido nessa abordagem.

SCIO-CULTURAL Terico principal


O EDUCADOR BRASILEIRO

PROF. PAULO FREIRE

Вам также может понравиться