Вы находитесь на странице: 1из 40

Elementos de mquinas

Arruela e Porca

Grupo 2
Nomes: Joo Batista Botelho H. Sierra Marcos dos Santos Pereira Weslei de M. Fernandes Wellington Vieira de Cantalice Fonte de pesquisa: Apostila Telecurso 2000 (Elementos de mquinas N1) n 38 n 23 n 35 n34

Definio:

Porca uma pea de forma prismtica ou cilndrica geralmente metlica, com um furo roscado no qual se encaixa um parafuso, ou uma barra roscada. Em conjunto com um parafuso, a porca um acessrio amplamente utilizado na unio de peas. A porca est sempre ligada a um parafuso. A parte externa tem vrios formatos para atender a diversos tipos de aplicao. Assim, existem porcas que servem tanto como elementos de fixao como de transmisso.

Material de fabricao
As porcas so fabricadas de diversos materiais: ao, bronze, alumnio, plstico. H casos especiais em que as porcas recebem banhos de galvanizao, zincagem e bicromatizao para proteg-las contra oxidao (ferrugem).

Tipos de rosca
O perfil da rosca varia de acordo com o tipo de aplicao que se deseja. As porcas usadas para fixao geralmente tm roscas com perfil triangular. As para transmisso de movimentos tm roscas com perfis quadradas, trapezoidais, redondo e dente de serra.

Tipos de porca

Porcas para aperto manual


Para aperto manual so usados os tipos de porca borboleta, recartilhada alta e recartilhada baixa.

Porca borboleta

Porca recartilhda alta

Porca cega

Porcas para ajuste axial


Para ajuste axial (eixos de mquinas), so usadas as seguintes porcas.

-Porca redonda com fenda

-Porca redonda com entalhes

-Porca redonda com furos radiais

-Porca redonda com dois furos paralelos

Veja a aplicao desses tipos de porca.

Certos tipos de porcas apresentam ranhuras prprias para uso de cupilhas. Utilizam cupilhas para evitar que a porca se solte com vibraes.

-Porca sextava com fendas

-Porca castelo

-Porca castelo chata

Veja como fica esse tipo de porca com o emprego da cupilha.

Veja, a seguir, os tipos mais comuns de porcas.

-Porca sextava

-Porca sextavada chata

-Porca quadrada chata

Observe a aplicao da porca sextavada chata.

Para montagem de chapas em locais de difcil acesso, podemos utilizar as porcas:


-Porca rpida -Porca rpida dobrada

Veja a aplicao desses tipos de porca.

Introduo
A maioria dos conjuntos mecnicos apresenta elementos de fixao. Onde quer que se usem esses elementos, seja em mquinas ou em veculos automotivos, existe o perigo de se produzir, em virtude das vibraes, um afrouxamento imprevisto no aperto do parafuso. Para evitar esse inconveniente utilizamos um elemento de mquina chamado arruela

Definio
As arruelas tm a funo de distribuir igualmente a fora de aperto entre a porca, o parafuso e as partes montadas. Em algumas situaes, tambm funcionam como elementos de trava.

Material de fabricao
Os materiais mais utilizados na fabricao das arruelas so ao-carbono, cobre e lato.

Tipos de arruela
Existem vrios tipos de arruela: lisa, de presso, dentada, serrilhada, ondulada, de travamento com orelha e arruela para perfilados. Para cada tipo de trabalho, existe um tipo ideal de arruela.

Arruela lisa

Alm de distribuir igualmente o aperto, a arruela lisa tem, tambm, a funo de melhorar os aspectos do conjunto. A arruela lisa por no ter elemento de trava, utilizada em rgos de mquinas que sofrem pequenas vibraes.

Arruela de presso

A arruela de presso utilizada na montagem de conjuntos mecnicos, submetidos a grandes esforos e grandes vibraes. A arruela de presso funciona, tambm, como elemento de trava, evitando o afrouxamento do parafuso e da porca. , ainda, muito empregada em equipamentos que sofrem variaes de temperatura (automveis, prensas etc).

Arruela dentada

Muito empregada em equipamentos sujeitos a grandes vibraes, mas com pequenos esforos, como, eletrodomsticos, painis automotivos, equipamentos de refrigerao etc. O travamento se d entre o conjunto parafuso/porca. Os dentes inclinados das arruelas formam uma mola quando so pressionados e se encravam na cabea do parafuso.

Arruela serrilhada

A arruela serrilhada tem, basicamente, as mesmas funes da arruela dentada. Apenas suporta esforos um pouco maiores. usada nos mesmos tipos de trabalho que a arruela dentada.

Arruela ondulada

A arruela ondulada no tem cantos vivos. indicada, especialmente, para superfcies pintadas evitando danificao do acabamento. adequada para equipamentos que possuem acabamento externo constitudo de chapas finas.

Arruela de travamento com orelha

Utiliza-se esta arruela dobrando-se a orelha sobre um canto vivo da pea. Em seguida, dobra-se uma aba da orelha envolvendo um dos lados chanfrado do conjunto porca/parafuso.

Arruela para perfilados

uma arruela muito utilizada em montagens que envolvem cantoneiras ou perfis em ngulos. Devido ao seu formato de fabricao, este tipo de arruela compensa os ngulos e deixa perfeitamente paralelas as superfcies a serem parafusadas.

Os tipos de arruelas mais usados so os vistos at aqui. Porm, existem outros tipos menos utilizados:

-Arruela chanfrada

-Arruela de furo quadrado

-Arruela quadrada

-Arruela dupla de presso

-Arruela curva de presso

-Arruela com dentes internos

-Arruela com dentes cnicos

-Arruelas com serrilhado interno

-Arruela com serrilhado cnico

Вам также может понравиться